Quero economizar, mas não consigo poupar dinheiro! 6 motivos pelos quais você não consegue

Não consigo poupar dinheiro: 6 motivos para nao poupar dinheiro

Responda uma pergunta: Você já tentou poupar dinheiro e não conseguiu?

Provavelmente a sua resposta seja sim. Afinal, não conseguir poupar dinheiro é claramente uma das principais dificuldades financeiras do brasileiro. Inclusive, pesquisas revelam que 62% dos brasileiros não guardam dinheiro.

Mas, se por um lado muitos não conseguem poupar dinheiro, por outro, a grande maioria gostaria de poupar.

Diante disso, a pergunta que deve ser feita é: Por que não conseguimos poupar dinheiro?

Responder a essa pergunta é a principal missão desse artigo. Para cumprir essa missão, separei os 6 principais motivos pelos quais as pessoas não conseguem poupar dinheiro. Se você já disse: “não consigo poupar dinheiro”,  acredito que você se enquadrará em um deles.

Entretanto, mais do que apenas revelar os motivos pelos quais você não consegue poupar (se este é o seu caso), quero que esse artigo te motive a criar o excelente hábito de poupar dinheiro. Afinal, tenho certeza que, ao adquirir esse hábito, a sua vida financeira entrará em um novo patamar.

Então, vamos aos 6 principais motivos que te impedem de poupar dinheiro?

1. Você não foi treinado para poupar, você foi treinado para gastar

Ensina à criança o caminho que ela deve seguir; mesmo quando envelhecer, dele não se há de afastar.
Provérbios 22:6

Lembre-se da sua infância… Quando você recebia aquele dinheiro dos seus pais ou responsáveis. Qual era o conselho deles?

Eles diziam: Tome esse dinheiro filho, pode comprar balas nas esquina, mas não se esqueça guardar um pouco para comprar aquele brinquedo que você tanto sonha.

Provavelmente não!

É quase certo que seus pais não te ensinaram como poupar dinheiro. É muito provável que desde a mais tenra idade você foi ensinando a gastar todo dinheiro que recebesse.

O triste é que esse comportamento tende a se repetir ao longo da sua vida. A menos que você decida firmemente mudar essa situação, passaram anos e você continuará agindo como criança.

É por isso que a Bíblia é clara ao dizer em Provérbios 22:6 que dificilmente alguém vai se desviar daquilo que foi ensinando em sua infância.

Somos o que fomos ensinados a ser.

Infelizmente esse princípio funciona para o bem e para o mal. Se você foi bem educado financeiramente em sua infância, dificilmente será um adulto descontrolado financeiramente. Mas o contrario também é verdade: se não foi bem educado, será mais difícil poupar dinheiro quando for adulto.

Se você, assim como eu, não foi ensinando a poupar dinheiro, será necessário criar o bom hábito de poupar por conta própria. Mas não se preocupe, é para te motivar a isso, que escrevo esse artigo.

2. Você espera que sobre no final do mês

Honre o Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações; os seus celeiros ficarão plenamente cheios, e os seus barris transbordarão de vinho.
Provérbios 3:9-10

Esperar sobrar dinheiro no final do mês, é um dos principais erros que impede muitos de conseguirem poupar dinheiro.

Mas o por que é errado em esperar o final do mês e poupar o que sobrar?

A resposta é simples: Por que nunca vai sobrar!

Você já deve ter passado por isso, disse que guardaria o que sobrasse ao final do mês. Mas chegou o final e não sobrou nada!

Escute o que tenho a dizer: se você deseja poupar dinheiro, poupe assim que receber seu salário!

Se de fato estamos comprometidos com algo, devemos priorizar esse algo. É por isso que a Bíblia fala que o dízimo deve ser das primícias. Pois, aquilo que não é priorizado, não é realizado.

Se você espera sobrar para poupar, certamente você nunca conseguira poupar!

3. Você não automatiza a sua poupança

As formigas não são um povo forte; todavia no verão preparam a sua comida;
Provérbios 30:24-25

Nunca foi tão fácil automatizar nossas finanças. Hoje, além de poder pagar contas no débito automático, é possível programar a sua poupança mensal.

Então, se você deseja mesmo poupar dinheiro, automatize a sua poupança. Programe, por exemplo, uma aplicação em sua conta poupança para todo dia 10 do mês. Se você gosta de investir por meio de uma corretora, é possível programar transferências mensais para a sua corretora.

Vejo muitas pessoas que aderem a títulos de capitalização apenas para conseguirem poupar dinheiro devido a obrigação em fazer os pagamentos mensais. Essas pessoas mal sabem que podem programar essa poupança para todos os meses sem a necessidade de um título de capitalização.

Felizmente, hoje podemos colocar boa parte do nosso dinheiro no piloto automático. E fazer isso: é uma das decisões mais importantes e cruciais da sua vida financeira.

4. Você não tem objetivos bem definidos

Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.
Filipenses 3:13-14

O primeiro passo para poupar é ter um motivo pelo qual poupar.

Obvio, não é? Mas muitos não poupam por não terem um bom motivo para tal! De modo geral: não tem dinheiro para poupar, quem não tem objetivos relevantes pelos quais poupar.

Mas o que é um objetivo relevante? Considero que um bom objetivo é definido por meio de uma meta SMART, ou seja, por meio de uma meta inteligente. Mas o que é uma meta SMART?

Uma meta SMART deve ser:

Meta smart

Especifica:
Sua meta deve ser especifica e detalhada. Se você deseja, por exemplo, comprar um apartamento, não defina essa meta como: “Quero comprar um apartamento”. Pois isso não é nada especifico.

Defina da seguinte forma: “Quero comprar um apartamento com 3 quartos, de 100m², a 10 minutos de carro do centro de São Paulo e a no máximo 7 minutos da estação de metrô.

Mensurável:
“O que pode ser medido pode ser melhorado.” já dizia Peter Drucker. Continuando no caso da compra do apartamento, defina quanto você precisará para comprar o apartamento. Por exemplo: “Quero comprar um apartamento com 3 quartos, de 100m², a 10 minutos de carro do centro de São Paulo e a no máximo 7 minutos da estação de metrô que custe aproximadamente 500 mil reais

Atingível:
A meta deve conter um plano possível para alcançá-la. Por exemplo: “Quero comprar um apartamento com 3 quartos, de 100m², a 10 minutos de carro do centro de São Paulo e a no máximo 7 minutos da estação de metrô que custe aproximadamente 500 mil reais. Para isso irei investir 130 mil reais que tenho guardado à uma taxa de 10% ao ano, irei aplicar 2 mil reais com a mesma taxa de retorno e utilizar meu FGTS para comprar o apartamento

Relevante:
Nesse ponto defina o por que a sua meta é importante para você? Por que você quer realizá-la? Por que você investirá tempo e esforço nela?

Isso evitará que você caía na armadilha de buscar objetivos que não são importantes para você, apenas por aprovações sociais.

Continuando no exemplo da compra do apartamento, a sua menta será definida da seguinte forma:

“Quero comprar um apartamento com 3 quartos, de 100m², a 10 minutos de carro do centro de São Paulo e a no máximo 7 minutos da estação de metrô que custe aproximadamente 500 mil reais. Para isso irei investir 130 mil reais que tenho guardado à uma taxa de 10% ao ano, irei aplicar 2 mil reais com a mesma taxa de retorno, e utilizar meu FGTS para comprar o apartamento. Irei comprar esse apartamento para proporcionar uma moradia melhor aos 2 filhos que terei com a minha esposa“.

Temporal:
Uma boa meta deve ter período de início e fim. No caso do apartamento, deve-se definir quando a poupança para tal aquisição começará e terminará.

“A meta deve conter um plano possível para alcançá-la. Por exemplo: “Quero comprar um apartamento com 3 quartos, de 100m², a 10 minutos de carro do centro de São Paulo e a no máximo 7 minutos da estação de metrô que custe aproximadamente 500 mil reais. Para isso irei investir 130 mil reais que tenho guardado à uma taxa de 10% ao ano, irei aplicar 2 mil reais com a mesma taxa de retorno durante 5 anos, e utilizar meu FGTS para comprar o apartamento. Irei comprar esse apartamento para proporcionar uma moradia melhor aos 2 filhos que terei com a minha esposa”

Vamos ao 5º motivo pelo qual você pode não está conseguindo poupar o seu dinheiro?

5. Você eleva seu padrão de vida a medida que sua renda aumenta

Faça isso Faraó e ponha governadores sobre a terra, e tome a quinta parte da terra do Egito nos sete anos de fartura, e ajuntem toda a comida destes bons anos, que vêm, e amontoem o trigo debaixo da mão de Faraó, para mantimento nas cidades, e o guardem. Assim será o mantimento para provimento da terra, para os sete anos de fome, que haverá na terra do Egito; para que a terra não pereça de fome.
Gênesis 41:34-36

Qual é o seu primeiro pensamento ao receber um aumento salarial ou um dinheiro extra?

Você já fica eufórico imaginando o que comprará?

Saiba de uma coisa: se você realmente deseja poupar dinheiro para realizar grandes sonhos financeiros, é necessário ficar eufórico com a possibilidade de poupar mais, ou seja: ficar eufórico com a possibilidade de caminhar mais rápido para seu objetivo!

Partindo para a vida prática, se seu salário aumentou em mil reais, não eleve seu padrão de vida em mil reais. Eleve seu custo de vida em R$ 500,00 e use a sobra para investir em grandes sonhos financeiros, tais como: Independência Financeira, aquisição da casa própria ou criação de uma reserva de emergência.

Se planeje e comece a poupar parte daquilo que recebe, assim como José do Egito fez. Fazendo isso, sua vida financeira certamente será próspera. Afinal, este é um dos grandes segredos para o sucesso financeiro.

Olhe as pessoas ao seu redor… Se ganham mil, gastam mil. Se ganham 5 mil gastam 5 mil. Se ganham 10 mil gastam 10 mil.

Mas pergunte para essas pessoas: O que aconteceria se um imprevisto ocorresse? O que aconteceria se tivessem que passar por um tratamento médico que demandasse um recurso financeiro significativo? O que aconteceria se ficassem desempregados?

Muitos cristãos agem como se nenhum imprevisto fosse ocorrer. Mas a Bíblia fala exatamente o contrário, conforme vemos em Eclesiastes 9:11:

“Retornei para ver debaixo do sol que a corrida não é dos ligeiros, nem a batalha dos poderosos, nem tampouco são os sábios os que têm alimento, nem tampouco são os entendidos os que têm riquezas, nem mesmo os que têm conhecimento têm o favor.” Por quê? Ele explicou: “Porque o tempo e o imprevisto sobrevêm a todos eles.”

Do mesmo modo que sol e chuva ocorrem para todos, os imprevistos também ocorrem. Então, pare de elevar seu custo de vida na mesma medida que seu salário aumenta.

6. Você não tem um bom orçamento

Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la?
Lucas 14:28

Querer poupar dinheiro sem ter um bom orçamento é o mesmo que viajar sem saber onde quer ir.

Ouça o que tenho a dizer: seu orçamento é seu guia para a realização dos seus objetivos financeiros. Ele é como o mapa do tesouro. Sem um, nenhum tesouro sairá da sua vida financeira!

Então se você não tem um orçamento financeiro, recomendo que comece a fazer um.

Se você já possui um, mas mesmo assim não consegue cumpri-lo, e por consequência não consegue poupar dinheiro. Uma coisa é certa: seu orçamento não é realista!

Em se tratando de orçamento não devemos ser demasiadamente otimistas e nos esquecermos que imprevistos acontecem. Então, separe parte do seu orçamento para imprevistos.

Um orçamento realista te ajudará a gerir melhor o seu dinheiro. Te ajudará a perceber onde você pode estar gastando de forma errada.

Alguns não tem um orçamento por puro medo, afinal, diante de um orçamento não há escapatória: você terá que enfrentar seus gastos. Se essa é a razão pela qual você não tem um orçamento, chegou a hora de enfrentar seus medos e criar um hoje mesmo.

Se você tem facilidade com planilhas em Excel, recomendo que utilize a Planilha de Orçamento do Vamos Prosperar. Caso não tenha, recomendo que anote seus gastos em um caderno.

CONCLUSÃO: está na hora de parar de dizer “não consigo poupar dinheiro”

Decidir poupar é uma das decisões mais importantes e cruciais da sua vida financeira. De nada adiantará ter um excelente salário, um negócio excepcional, e uma currículo fantástico se você não ter o hábito de poupar dinheiro.

É por meio da poupança que você viabilizara a realização de grandes objetivos financeiros. É por meio da poupança que você terá mais poder de compra. É por meio da poupança que você conquistará a tão sonhada Independência Financeira.

Chegou a hora de acabarmos com nossas desculpas , de pararmos de dizer “não consigo poupar dinheiro” e fazermos o que precisamos fazer. Este é o desejo de Deus: que você tenha uma vida financeira tranquila e equilibrada. Então, comece a fazer a sua parte.

Precisamos deixar a tolice do imediatismo e passarmos a ver nossas finanças de acordo com a visão bíblica.

Espero de todo coração que o conteúdo desse artigo possa te ajudar assim como me ajudou. Se hoje eu poupo todos os meses, é por que um dia busquei aprender como fazer isso. E parte desse conhecimento, está nesse artigo. Então, quebre as desculpas que te impedem de agir e coloque em prática esse conhecimento.

Na casa do sábio há comida e azeite armazenados, mas o tolo devora tudo o que pode.
Provérbios 21:20

Para fechar, quero te lembrar de algo: a transformação começa na mente. É o que vemos em Romanos 12:2:

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

Então, se você deseja transformar a sua vida financeira, busque se educar financeiramente.

Mas como se educar financeiramente? Saiba de algo: a Bíblia Sagrada é a maior fonte de Educação Financeira existente!

Se você quer saber mais sobre o que a Bíblia fala sobre finanças, clique na imagem abaixo e veja um vídeo que fiz explicando o por que a Bíblia é o maior guia sobre finanças que existe no mundo!

O maior guia

2 Comentários

  1. João

    Ótimo artigo!
    Por alguns desses motivos eu tenho dificuldades para economizar, mas pretendendo acabar com isso e começar a poupar para realizar os sonhos que Deus tem colocado em meu coração.

    Responder
    1. Samuel Vinicius

      Muito obrigado pelo comentário João.
      Que Deus te abençoe!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *