Os Frutos do Espírito Santo em Suas Finanças

Os Frutos do Espirito Santo em suas Finanças

Os Frutos do Espírito Santo são: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Sim, isso provavelmente você já sabe. Mas você sabia que todos esses frutos se aplicam à sua Vida Financeira?

Sim! Cada um dos Frutos do Espírito possui uma aplicabilidade prática em nossas finanças. E é sobre isso que iremos falar neste artigo, sobre os Frutos do Espírito em Nossas Finanças.

Também irei sugerir uma atitude prática (e simples) para que você caminhe em direção a conquista de cada um desses Frutos do Espírito. Mas…

CUIDADO: este artigo poderá trazer novas metas para a sua Vida Financeira.

Se não quer mudanças em sua vida, progressão financeira, ou se não deseja adequar suas finanças aos princípios bíblicos: NÃO LEIA ESTE ARTIGO!

Caso contrário, continue lendo e conheça a aplicação dos Frutos do Espírito em sua Vida Financeira.

Observação: caso você prefira assistir vídeos, saiba que existe uma versão em vídeo deste artigo:

Dito isso, vamos ao primeiro fruto.

Amor

Amor: fruto do Espirito Santo

A essência do Cristianismo é o amor.

É por isso que Jesus resumiu os mandamos em: [1] Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento; [2] E amarás o teu próximo como a ti mesmo (Mateus 22:37,39).

É por isso que Deus deu seu Filho unigênito a este mundo (João 3:16).

É por isso que a Bíblia diz que o amor é maior que a fé e a esperança (1 Coríntios 13:13).

Mas o que é o amor?

Na minha modesta opinião, o amor bíblico não é um sentimento e sim uma escolha, uma decisão (1 Coríntios 13:4-7). A decisão de buscar sempre o bem estar dos outros. A decisão de assumir um caráter doador. A decisão de até mesmo colocar o próximo em primeiro lugar.

E como o amor se materializa na Vida Financeira?

Ele se materializa em doações, em buscar a alegria e bem estar do próximo com os bens que Deus colocou em suas mãos.

Ou seja: um cristão verdadeiro busca sempre amar quem o rodeia, e parte desse amor se materializa em doações.

Atitude Prática para uma vida financeira mais amorosa: presenteie alguém

Compre um presente para algum amigo de trabalho. Ou, se faz tempo que você não dá nenhum presente a seu cônjuge, faça isso.

É obvio que um simples presente não é suficiente para classificá-lo como “alguém que ama”. Mas certamente essa pequena atitude é um ótimo passo para que você comece a viver uma vida financeira de amor.

Alegria

Alegria: fruto do Espirito Santo

O assunto dinheiro é motivo de tristeza para muita gente. Não acredita? Fale sobre dinheiro em uma roda de amigos e perceba como o semblante de muitos muda.

Em contrapartida, a Bíblia aconselha que estejamos contentes tendo sustento e abrigo. Mas quem fica feliz tendo apenas o que comer e vestir? Quase ninguém!

Todos querem sempre mais… Mais bens, mais carros, mais roupas, casas melhores, utensílios melhores, eletrônicos melhores…

Esquecemos do conselho de Cristo: “Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens” (Lucas 12:15).

Querer mais não é pecado! Digo até que se você não deseja mais, você tem sérios problemas psicológicos.

O pecado é quando condicionamos a nossa felicidade as posses materiais.

O que amar o dinheiro nunca se fartará de dinheiro; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isso é vaidade.
Eclesiastes 5:10

Diante desse versículo, muitos acreditam que é pecado ter dinheiro, que é pecado ter uma boa condição financeira e desfrutar dessa condição.

Devo dizer: é justo que você desfrute do fruto do seu trabalho honesto. Inclusive, foi isso que Salomão disse no livro de Eclesiastes:

Assim eu concluí que nada é melhor para o homem do que alegrar-se e procurar o bem-estar durante sua vida; e que comer, beber e gozar do fruto de seu trabalho é um dom de Deus.
Eclesiastes 3:12,13

Mas desfrutar do resultado do seu trabalho não significa se alegrar apenas nos bens materiais. Desfrutar não é gastar apenas consigo e não doar nada. Desfrutar não é priorizar as coisas deste mundo.

Atitude Prática para uma vida financeira mais alegre: separe parte da sua renda para diversão

Tem gente que direciona o dinheiro apenas para pagar contas. Conheço casais que arruínam o relacionamento por não usarei parte de seus salários para aproveitarem juntos.

Por isso, sugiro que você separe parte da sua renda para diversão. Separe parte da sua renda para ir ao cinema, conhecer restaurantes ou fazer algum passeio.

Separe parte do seu dinheiro para fazer atividades que trazem bem estar. Dinheiro não deve ser apenas para pagar contas!

Paz

Paz: fruto do Espirito Santo

Poucos são os que possuem uma vida financeira pacífica.

A triste verdade é que a maioria vive intermináveis problemas financeiros que causam inúmeras preocupações. E essas preocupações geram muitos problemas: estresse, insônia, falta ou excesso de apetite, crises conjugais, baixa produtividade no trabalho, e por aí vai.

Evidentemente, este não é o plano do Espírito Santo para nos. Muito pelo contrário, Ele nos ensina a ter paz em nossas finanças.

Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
João 14:26,27

Mas como ter paz financeira em um mundo tão complicado?

Filipenses 4 ajuda a responder:

Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.
Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.
Filipenses 4:6-9

Se queremos ter paz em nossas finanças, precisamos seguir bons exemplos, precisamos seguir tudo o que é de boa fama.

Pensando nisso, tenho uma dica prática para que você tenha paz em suas finanças.

Atitude Prática para uma vida financeira mais pacífica: crie uma reserva para emergências

Ter uma reserva financeira para emergências é bíblico:

Tesouro desejável e azeite há na casa do sábio, mas o homem insensato os esgota.
Provérbios 21:20

O tamanho da sua reserva deve ser entre 3 e 6 meses de sua renda.

Se você tem um emprego muito estável (servidor publico ou funcionário de carteira assinada em uma empresa extremamente consolidada), o recomendado é que sua reserva seja equivalente a pelo menos 3 meses de sua renda.

Se você tem menos estabilidade de renda (profissional autônomo ou empreendedor), o recomendado é que sua reserva seja equivalente a 6 meses de sua renda.

Criar uma reserva equivalente a 3 meses de renda pode ser uma tarefa bem difícil. Mas não se preocupe, um passo de cada vez. Busque primeiro criar uma reserva equivalente a 10% de sua renda, depois aumente para 50%, 100%… Daí você vai (pouco a pouco) chegando próximo ao valor ideal.

Caso queira saber mais sobre reserva de emergência, recomendo a leitura do artigo Reserva Financeira: tudo o que você precisa saber!

Paciência

Paciência: fruto do Espirito Santo

A falta de paciência em nossos hábitos de consumo é um caminho que leva a um único destino: dívidas!

E como um abismo chama outro (Salmos 42:7-9), as dívidas nos levam para outros problemas: conjugais, familiares e de saúde (conforme inúmeras pesquisas compravam).

Motivados pela impaciência financeira compramos tudo em prestações, nos tornamos escravos de empréstimos que poderiam ser evitados (Provérbios 22:7) e jogamos no lixo o dinheiro que Deus confiou em nossas mãos ao pagarmos juros desnecessários (Lucas 16:11).

A verdade é que somos vítimas nessa história. Afinal, não fomos educados na arte da paciência financeira.

Pense bem… na sua infância, quando você recebia um dinheiro, você era incentivado a poupar parte para depois comprar aquele brinquedo que tanto queria? Ou era incentivado a gastar tudo o que ganhou comprando balas na esquina?

Crescemos e continuamos agindo com crianças: comprando “balas” na esquina! Recebendo e gastando imediatamente. E quando não temos dinheiro suficiente para comprarmos, parcelamos.

É obvio quem nem toda compra parcelada é ruim. Existem casos onde dividir é necessário. Um remédio (em uma situação de doença) é um exemplo.

Também há casos em que comprar por meio de financiamentos é vantajoso. Se você pretende fazer uma faculdade ou um curso e não possui recursos, faz todo o sentido financiar esse investimento. Até porque o melhor investimento é aquele que contribui para o nosso crescimento (Provérbios 4:7-17).

Mas estes casos são exceções, não a regra!

Atitude Prática para uma vida financeira com mais paciência: poupe mensalmente para realizar algum objetivo financeiro

Qual é seu próximo objetivo financeiro? Trocar de celular, renovar o guarda roupa, um computador novo?

Que tal (ao invés de fazer essa compra em parcelas) exercitar a paciência financeira. Que tal poupar para comprar à vista?

A paciência é como um músculo: se não estimulado, enfraquece. Se estimulado, se torna forte. Portanto, se você não pratica o hábito da paciência financeira, será difícil poupar. Mas difícil não significa ser impossível.

Benignidade e Bondade

Bondade: fruto do Espirito Santo

Benignidade não é o mesmo que bondade…

Benignidade é a disposição em ser bondoso. Se refere a característica de caráter.

Já bondade é a ação gerada pela benignidade. É o ato de ser bom, gentil e justo para com o próximo.

Portanto, devemos pensar benignamente e agir com bondade.

Em se tratando de finanças, benignidade é olhar para as necessidades dos outros com amor, com desejo de ajudar. Diante desse desejo, vem a ação bondosa que não mede esforços para contribuir com o próximo.

O melhor disso é que podemos contribuir financeiramente mesmo sem recursos financeiros! Podemos contribuir com nosso tempo, nosso trabalho voluntário, com nosso conhecimento…

Se este Fruto do Espírito floresceu em você, certamente você encontrará um modo para contribuir.

Atitude Prática para uma vida financeira mais benigna: ajude uma instituição social

Escolha uma instituição e faça uma doação. Pode ser cesta básica, roupas, dinheiro… Com apenas 10 reais você já consegue doar mensalmente para instituições que realizam um ótimo trabalho social.

Fidelidade

Fidelidade: fruto do Espirito Santo

Ser fiel significa ser confiável. E o que a Bíblia diz sobre dinheiro e confiabilidade?

Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas?
Lucas 16:11

A maior riqueza que podemos ter é uma eternidade ao lado de Deus vivendo na Nova Jerusalém Celestial.

Mas só poderemos desfrutar dessa riqueza se formos dignos de confianças nas riquezas deste mundo. Como a Bíblia diz: quem é fiel no pouco, também é fiel no muito (Lucas 16:10).

Conheço cristãos que devem e não pagam, que compram produtos pirateados, e que fazem ligações clandestinas de energia elétrica (o famoso “gato”) .

Mas a infidelidade financeira não para por aí…

Aquele que administra mal o dinheiro, se revela infiel. Quem não busca poupar para imprevistos, também demonstra infidelidade (Eclesiastes 3:9.). Quem não procura fazer doações, não segue a recomendação bíblica, revelando assim infidelidade (Tiago 2:14-17).

Mas como ser fiel nas riquezas deste mundo?

O primeiro passo é entender que somos apenas administradores dos bens que Deus confiou a nós. Admitindo que nada que “temos” é nosso, que tudo pertence a Deus (Deuteronômio 10:14).

E se tudo pertence a Ele, cedo ou tarde teremos que prestar contas sobre a nossa (boa ou má) administração.

Deste modo precisamos conhecer os princípios bíblicos sobre como ganhar, gastar, poupar, investir e doar dinheiro. Só assim conseguiremos praticar os princípios da Fidelidade Financeira Cristã.

Infelizmente… a maioria dos cristãos não conhecem o que a Bíblia diz sobre dinheiro. E se não conhecem, não colocarão em prática esses princípios!

É por isso que criei esse blog. É por isso que criei o treinamento Liberdade Financeira Cristã. Para que todo cristão brasileiro conheça e pratique os princípios bíblicos sobre finanças.

Atitude Prática para uma vida financeira mais fiel: jogue fora algum produto pirata

Uma ótima dica é jogar fora algum CD pirata, caso você tenha.

É claro que esse simples ato não é suficiente para nos classificarmos como “fieis”. Mas essa atitude é de grande relevância no campo espiritual e mental.

Fazendo isso estamos dizendo para a nossa mente que não há beneficio na aquisição de produtos pirateados. Já no campo espiritual, estamos declarando que vamos lutar para ter um estilo de vida mais coerente com a Palavra de Deus.

Mansidão

Mansidão: fruto do Espirito Santo

Mansidão Financeira… é isso que todo cristão precisa ter.

  • Quem é manso não toma atitudes desesperadas e mal pensadas diante de problemas financeiros.
  • Quem é manso consulta ao Senhor antes de tomar grandes decisões financeiras e avalia cada alternativa de forma menos emocional e mais racional.
  • Quem é manso repreende atitudes financeiras equivocadas e aconselha amigos e parentes com mansidão e amor.

Chamo atenção para o último ponto: se você está lendo esse artigo é provável que esteja buscando conhecer e praticar os princípios bíblicos sobre finanças. Quando estamos nessa busca, descobrimos uma infinidade de erros financeiros que a maioria comete. Diante disso, podemos nos tornar altivos e arrogantes em nossos conselhos e opiniões. Portanto, tome cuidado para que nenhuma arrogância esteja em suas palavras.

“Irmãos, se alguém for surpreendido em uma falta, vós, que são espirituais, restaurai a pessoa no espírito de mansidão; considerando-te, para que também não sejas tentado”). “Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, abstendo-se um ao outro em amor”
Efésios 4:2

Atitude Prática para uma vida financeira mais mansa: aconselhe mansamente alguém que precisa de conselho financeiro

Certamente você conhece alguém que não poupa mensalmente, que não possui uma reserva para emergências, que não contribui com a obra de Deus, que não faz doações, que não gasta com sabedoria…

Sugiro que você escolha alguém e o aconselhe com todo amor e mansidão, sem arrogância ou altivez.

Domínio Próprio

Dominio próprio: fruto do Espirito Santo

O Autocontrole Financeiro vai além de dizer não para uma compra indevida. Ele nos capacita para que possamos nos mantermos firmes em nossos planos. Ele é o combustível que nos movimenta mesmo diante do medo, das adversidade e dos desafios.

O autocontrole é a ferramenta que o Espírito Santo usa para nos aconselhar para tomar e manter decisões financeira corretas.

Atitude Prática para uma vida financeira com mais domínio próprio: crie e siga um orçamento

O orçamento é a melhor ferramenta para você ter autocontrole em suas finanças.

Recomendo que você use a Planilha de Orçamento do Vamos Prosperar. Ela é prática, simples de usar e o melhor: nela você pode fazer um orçamento considerado vários meses (o que evita ser pego de surpresa diante de gastos de meses específicos).

Baixe gratuitamente pelo link abaixo:

Planilha de Orçamento do Vamos Prosperar

Os Frutos do Espírito Santo em suas Finanças: CONCLUSÃO

Os Frutos do Espirito Santo em suas Finanças

Esses são Os Frutos do Espírito Santo em nossas Finanças junto com as minhas sugestões de atitudes práticas para que você caminhe em direção a conquista de cada um deles:

  • Amor: presenteie alguém;
  • Alegria: separe parte da sua renda para diversão;
  • Paz: crie uma reserva para emergências;
  • Paciência: poupe mensalmente para realizar algum objetivo financeiro;
  • Benignidade e Bondade: ajude uma instituição social;
  • Fidelidade: jogue fora algum produto pirata;
  • Mansidão: aconselhe mansamente alguém que precisa de conselho financeiro;
  • Domínio próprio: crie e siga um orçamento;

Responda: diante desses frutos você considera que a sua vida financeira está cheia do Espírito Santo?

Mesmo que não esteja, não se desespere. Fruto nenhum cresce da noite para o dia. Mesmo regando a árvore e adubando o solo, o tempo é necessário para que o fruto apareça.

Então comece a regar e adubar a sua vida financeira para que todos os Frutos do Espírito cresçam em você.

Caso queira fazer isso de forma mais rápida e garantida, recomendo o Treinamento Oficial do Vamos Prosperar: o Liberdade Financeira Cristã! Acesse o link abaixo e saiba mais:

Liberdade Financeira Cristã.

É isso aí. No mais: forte abraço, fique com Deus e até a próxima!

 

Referências:
https://www.bibliaon.com/os_frutos_do_espirito/

15 Comentários

  1. Hirondina

    Bom dia Samuel,

    Gostei imenso deste seu artigo, tal como gostei dos outros. Realmente esses artigos estão me ajudando imenso a mudar a minha vida financeira, com base nas escrituras. Tenho partilhado os
    seus ensinamentos com outras pessoas da minha igreja.
    Que Deus lhe abençoe!
    Obrigada

    Responder
    1. Samuel Vinicius

      Olá Hirondina, tudo na paz? Fico feliz em saber que você está gostando. E mais feliz ainda que está passando a mensagem adiante.
      Que Deus continue te abençoando!

      Responder
  2. Wagner

    Obrigado, por compartilhar a visão financeira que Deus lhe deu.
    Só posso orar, para que Deus prospere seu ministério mais e mais, para que outras vidas sejam alcançadas através desses ensinamentos. Deus abençoe!!

    Responder
    1. Samuel Vinicius

      Olá Wagner, que a paz de Cristo esteja com você.
      Sua oração é sem dúvida alguma a melhor forma de contribuição com esse ministério. Que Deus te retribua!

      Responder
  3. Cláudio Nogueira Santos

    Uma verdadeira benção , muito obrigado pela orientação . Eu sou um abençoado ,ter descoberto esse tipo de leitura . Deus lhe abençoe muito ,Samuel .

    Responder
    1. Samuel Vinicius

      Obrigado pelo comentário Cláudio. Que Deus te abençoe grandemente!

      Responder
    1. Samuel Vinicius

      A paz do Senhor. Que Deus te abençoe também Reichard. Fico feliz em saber que você está me indicando.

      Responder
  4. Sueli Sragão

    Olá Vinicius
    Graça e paz
    ja participei de varios seminários sobre Vida Cristã financeira,mas a sua simplicidade de expor a verdade me cativou.Gostei muito.
    Deus te abençoe ricamente!

    Responder
    1. Samuel Vinicius

      Ola Sueli, que honra. Fico feliz por você ter gostado. Que Deus continue nos abençoando.

      Responder
  5. GABRIELA FERNANDA NOGUEIRA

    Gostei muito do seu artigo, e trouxe mais clareza para essa área! Gostaria de saber se você conhece algum livro sobre educação financeira baseado na bíblia para e indicar?
    Obrigada

    Responder
    1. Samuel Vinicius

      Obrigado pela mensagem Gabriela. Conheço vários livros. Mas de deixarei duas dicas:

      1. O Seu Dinheiro (autor: Howard Dayton)
      2. As 25 Leis Bíblicas do Sucesso (autor: William Douglas e Rubens Teixeira)

      Responder
  6. Sebastião Monteiro

    Muito bom esta matéria Samuel, realmente é o que eu precisava. Deus o abençoe muito!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *