7 Lições Financeiras da Parábola dos Talentos

A Parábola dos Talentos é certamente uma das mais conhecidas parábolas bíblicas. Nela Jesus conta a história de um senhor que, ao sair de sua terra, distribui seus bens a seus servos.

É provável que você já conheça essa história. Mas tem algo que talvez você não conheça. Talvez você não conheça as poderosas lições financeiras que existem na Parábola dos Talentos.

Então, continue lendo este artigo e conheça as 7 Lições Financeiras da Parábola dos Talentos.

Parábola dos Talentos

Resumo da Parábola dos Talentos

No capitulo 25 do livro de Mateus Jesus conta a Parábola dos Talentos. Essa parábola consiste na história de um senhor que, ao sair de sua terra, distribui seus bens a seus servos conforme a capacidade de cada um. Um servo recebeu cinco talentos, outro dois, e outro um.

Aqui vale lembrar: talento se refere a uma quantidade financeira. Inclusive, alguns historiadores dizem que um talento vale algo em torno de 40 mil reais.

Prosseguindo… Os servos que receberam dois e cinco talentos investiram e multiplicaram seus talentos. Já o que recebeu um, decidiu guardá-lo debaixo da terra.

Tempos depois o senhor dos servos voltou e procurou saber o que cada um fez com os talentos recebidos. Os que receberam cinco e dois talentos, investiram e dobraram seus talentos. Para estes o senhor disse: “servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei”.

Já o servo que escondeu o talento recebido, ouviu do senhor: “servo mau e preguiçoso, você devia ter confiado o meu dinheiro aos banqueiros, para que, quando eu voltasse, o recebesse de volta com juros”.

Como disse, nesta parábola podemos encontrar grandes lições em vários aspetos de nossas vidas. Mas aqui quero focar apenas nos aspectos financeiros. Mais precisamente, irei apresentar para você 7 lições financeiras da Parábola dos Talentos. Vamos a primeira lição.

1º lição: Você tem o dinheiro que é capaz de ter

E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe.
Mateus 25:15

O versículo acima é claro ao dizer que o senhor distribuiu seus talentos de acordo com a capacidade de cada um. Que fique claro: você tem o dinheiro que pode ter! Seu salário, sua renda, seus negócios, são limitados ao que você é capaz de ter.

É por isto que pesquisas indicam que aproximadamente 70% dos ganhadores de loterias perdem tudo em até 5 anos após o prêmio. É por isto que a Bíblia fala que a riqueza de procedência vã diminuirá (Provérbios 13:11).

Diante dessa verdade, eu afirmo: se você está precisando de mais dinheiro, provavelmente o que você precisa mesmo é aprender algo que ainda não sabe. É provável que você tenha que desenvolver algo para se tornar capaz de ter mais dinheiro. É como a frase diz:

Aquilo que você não tem, é pelo o que você não sabe.
Paulo Vieira

É claro que a economia do país influência no seu salário. É claro que fatores externos como doença, problemas familiares, conjugais, sociais, entre tantos outros, influenciam a sua capacidade de obtenção de renda.

Mas mesmo influenciando, eles não determinam a sua capacidade de ganhar dinheiro. Quem de fato determina, é você. Sua capacidade de obter renda, diante do cenário que você está, com a permissão e benção de Deus, é determinada por você.

Para fechar essa lição financeira, medite no que Robert H. Schuller disse:

Você nunca sofre de problemas financeiros, mas sim de problemas de ideia.
– Robert H. Schuller

2º lição: você deve multiplicar o dinheiro que recebe

Nessa parábola, os servos que multiplicaram o dinheiro recebido foram elogiados. Já o servo que não multiplicou, foi repreendido. Para este o senhor disse: “devia ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia com juros”.

Deus quer que você, além de usar bem aquilo que Ele coloca em suas mãos, multiplique os talentos. Falando da área financeira, multiplicar talentos significa investir dinheiro! E para investir, primeiro é preciso poupar.

Aqui eu te pergunto: você tem o hábito de poupar dinheiro? Ao receber, você separa parte do seu dinheiro? Você investe seu dinheiro? Você investe em aplicações financeiras? Investe em Tesouro Direto? CDBs? LCIs? LCAs, Fundos de investimentos? Ações?

Infelizmente a maioria das pessoas não possuem o hábito de multiplicar o dinheiro por meio de investimentos. Fato que é comprovado por uma pesquisa realizada pela ANBIMA que constatou que mais de 75% dos brasileiros não investem nada.

Ouça o que vou dizer: aprender a poupar e investir é algo fundamental para quem deseja ter uma vida financeira estável, equilibrada e de acordo com os princípios bíblicos.

3º lição: Não deixe o medo e a preguiça falarem mais alto

O servo que recebeu um talento ficou amedrontado com a possibilidade de perder o que tinha recebido. Tão amedrontado que escondeu o talento debaixo da terra. O que levou o senhor a dizer: “servo mau e preguiçoso” (Mateus 25:26).

Muitas vezes me pergunto: por que a parábola não mostrou um servo que investiu de forma errada e teve prejuízo? Afinal, este servo mau não perdeu nenhum centavo do seu senhor, ele “apenas” guardou e não multiplicou o dinheiro.

Isso nos leva a pensar que a maior frustração do senhor foi a mistura de medo e preguiça do servo. Medo que gerou uma adversidade. E preguiça que não o permitiu transpor a adversidade.

Quanto ao medo… Wanderley Luxemburgo (técnico de futebol) certa vez disse algo que ficou em minha memória:

O medo de perder tira a vontade de ganhar.
Wanderley Luxemburgo

Foi exatamente isso que aconteceu com este servo. Ele não ganhou nada devido ao medo de perder. Muito pelo contrário, ele acabou perdendo tudo que tinha recebido.

Quanto à preguiça… Lembro-me quando descobri o mundo da Educação Financeira. Quando vi que existiam outras possibilidades de fazer dinheiro; Quando vi que existiam diversas formas de se investir dinheiro; Quando descobri que a Bíblia era a maior fonte de Educação Financeira existente no mundo… Fiquei perplexo diante de tanta coisa que eu não sabia e que precisava estudar sobre finanças. Perplexidade esta que (se não fosse tratada) geraria preguiça. Preguiça que me traria os mesmos resultados que trouxe ao último servo da parábola.

O mesmo vale para você! Se o medo e a preguiça falarem mais alto, eles certamente te impedirão de:

  • Buscar aquela promoção que tanto sonha;
  • Fazer e seguir um orçamento junto com sua família;
  • Aprender e começar a investir em aplicações melhores que a Caderneta de Poupança.

4º lição: Não se compare com os outros

…a um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade…
Mateus 25:15

De forma ampla, os talentos representam tudo aquilo que recebemos. Em vista disso, quando olhamos ao nosso redor, parece que alguns receberam mais talentos que outros. Alguns nasceram em família prósperas financeiramente. Outros nasceram com habilidade natural para falar em público. Já outros com facilidade nas ciências exatas…

Mas pensar que a quantidade de talentos distribuída para cada um é diferente, não é 100% verdade. Confesso inclusive que estou mais inclinando a acreditar que o senhor deu a cada servo a mesma quantidade!

Como assim? Nos não acabamos de ler que a um deu cinco, a outro dois, e a outro um?

Sim! Mas existe algo que é negligenciado neste texto. E este algo diz o seguinte: “a cada um [deu] segundo a sua capacidade”.

O primeiro servo recebeu o que era capaz de administrar. O segundo também. O terceiro, de igual modo. Todos receberam segundo suas respectivas capacidades.

Agora vem o mais importante disso. No final, quando estivermos diante de Deus prestando contas sobre o que fizemos com nossos talentos, não seremos avaliados pela quantidade final que alcançamos, seremos avaliados justamente pelo que fizemos com o que recebemos.

Este fato joga por terra toda possível justificativa de comparação com outras pessoas. Afinal, comparações só servem para duas coisas:

  • 1º Acharmos que não somos capazes, ao vermos o “sucesso” do outro;
  • 2º Acharmos que não precisamos evoluir mais, ao vermos o “fracasso” e/ou o quanto estamos “melhores” que o outro.

A comparação limita seu real potencial. Ou ela te humilha, impedindo assim que você alcance tudo o que pode. Ou ela te envaidece, o que também te impedirá de conquistar tudo que Deus poderia te permitir conquistar.

5º lição: Seu dinheiro não é seu

Tudo que “temos” não é nosso. É tudo emprestado por Deus. Logo somos apenas administradores dos bens de Cristo.

A Parábola dos Talentos revela este fato. Nela, o senhor deixa seus talentos com seus servos e depois busca saber o que cada servo fez com os talentos.

Aprendemos com isso que a nossa função é administrar e zelar pelos recursos que o Senhor deixa conosco. Ele é o dono dos talentos, Ele é o dono do dinheiro. Basta a nos administrarmos bem (ou mal) os recursos que Ele tem colocado em nossas mãos.

Eis que do Senhor teu Deus são o céu e o céu dos céus, a terra e tudo o que nela há.
Deuteronômio 10:14

Falo mais sobre isto no vídeo Mordomia Cristã: O Principal Princípio Bíblico Sobre Finanças. E caso queira saber se tem sido um bom ou mal mordomo de Deus, veja o Infográfico Mordomo Fiel VS Mordomo Infiel.

6º lição: Você trabalha para Deus

O dinheiro que cada servo recebeu não foi dado, foi apenas confiado a eles. Portanto, tudo aquilo que eles multiplicaram, foi multiplicado para o senhor.

Essa é outra lição que nos conduz ao princípio da mordomia cristã. Assim, devemos maximizar nossos recursos, não apenas para propósitos egoístas, mas para honrar a Deus e expandir o seu reino.

Sirvam aos seus senhores de boa vontade, como servindo ao Senhor, e não aos homens, porque vocês sabem que o Senhor recompensará cada um pelo bem que praticar, seja escravo, seja livre.
Efésios 6:5-8

7º lição: você terá que prestar contas da utilização do seu dinheiro

E muito tempo depois veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles.
Mateus 25:19

Chegara o dia em que você terá que prestar contas com Deus a respeito de como usou os recursos que Ele colocou em suas mãos. E não se engane, isso também inclui o dinheiro.

Quero dizer que a forma como você utiliza seu dinheiro, interfere na sua vida espiritual, e por consequência: na sua eternidade.

Lucas 16:11 é um dos versículos bíblicos sobre finanças que considero dos mais impactantes. Este versículo é uma prova de que a forma como lidamos o dinheiro interfere na nossa eternidade. Veja:

Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas?
Lucas 16:11

Conclusão das 7 lições financeiras da Parábola dos Talentos

Estas são as 7 lições financeiras da Parábola dos Talentos:

  1. Você tem o que é capaz de ter
  2. Você deve multiplicar o dinheiro que recebe
  3. Não deixe o medo e a preguiça falarem mais alto
  4. Não se compare com os outros
  5. Seu dinheiro não é seu
  6. Você trabalha para Deus
  7. Você terá que prestar contas da utilização do dinheiro

Lembre-se: conhecimento sem ação não serve pra nada. Então anote quais destas lições você precisa colocar em prática na sua vida. Depois trace planos para melhorar onde você mais precisa. De nada terá valido a pena ler este artigo, se ele não trouxer nenhuma mudança em sua vida.

Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica, deixe seu comentário abaixo, será um prazer saber o que você tem a dizer.

Se deseja aprender de forma estruturada e passo a passo o que a Bíblia diz sobre as suas finanças e assim conseguir alcançar seus objetivos financeiros e conquistar a tão sonhada liberdade Financeira, te convido a assistir a aula 3 lições financeiras para você ter liberdade Financeira:

Link da Aula 3 Segredos Para Conquistar a Independência Financeira.

 

No mais: forte abraço, fique com Deus e até a próxima.

Referencias:

16 Comentários

  1. CRISTINA

    PAZ…DEUS O ABENÇOE! GOSTEI
    MUITO DESTE ARTIGO, ELE REALMENTE ME TROUXE UMA GRANDE LIÇÃO.

    Responder

    1. seu trabalho e absoluto e necessário, assim continue prosperando no seu caminho.ensine,ensine,multiplique os talentos de todos os irmãos.

      Responder
      1. Samuel Vinicius

        Muito obrigado pelas palavras Pedro. Elas foram de grande incentivo!
        Que Deus me capacite para exercer essa missão.
        Forte abraço e fique na paz do Senhor!

        Responder
    2. Samuel Vinicius

      Bom saber disso Cristina. Que Deus continue abençoando a sua vida!

      Responder
  2. simone verissimo

    Valorizo todo o seu conhecimento e dedicação .
    Penso somente que poderia ser mais acessível os valores para adquirir tais informações , mas agradeço por tudo que você publica.

    Deus te abençoe !

    obrigada

    Responder
    1. Samuel Vinicius

      Olá Simone. Obrigado pela participação e sugestão, é sempre bom ouvir feedbacks. Irei pensar sobre seu comentário.

      Atualmente cerca de 90% do que público (no Blog, Youtube, Instagram e Facebook) é gratuito. Penso que assim consigo seguir com minha missão, que é fazer com que os princípios bíblicos sobre finanças sejam conhecidos por todos os cristãos brasileiros.

      Novamente, obrigado pela participação (irei refletir sobre ela) e que Deus abençoe a sua vida.

      Responder
  3. Abraão

    Muito amplo e bem explícito este conteúdo me ajudou muito até mesmo para compartilhar com outras pessoas ,, Deus abençoe

    Responder
  4. Luciano Batista Gomes

    Muito útil aumentou ainda mais as minhas experiências, obrigado

    Responder

  5. Maria Cleonice

    Gostei muito do artigo Samuel. Que Jesus te abençoe cada vez mais.
    Me vi em alguns tópicos, como se estivesse diante de um espelho. E diante do espelho, nós podemos aperfeiçoar o que não está bom, não é mesmo?
    Obrigada.

    Responder
  6. Osmar Silva Coelho

    Parabéns,ou melhor, Venhabéns Samuel; sou grato a Deus pelo q vc desenvolve, procurando administrar o talento q o Senhor Deus, criador e bem feitor de todas as coisas, te confiou , Objetivamente, bela exposição, amém. Continua na força e saber q o Mestre te entregou. Sincero abraço, amém.

    Responder

  7. Louvado seja Deus meu irmão.

    A cada artigo várias fichas estão caindo e minha mente sendo renovada em Cristo Jesus.

    Deus abençoe

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *