No capítulo 17 do livro de 1 Reis encontramos a história da Viúva de Sarepta.
Essa viúva, mesmo enfrentando grave crise financeira que colocava em risco a sua vida e de seu filho, abrigou e alimentou o profeta Elias.
As Escrituras não relatam seu nome, tão pouco conta sua trajetória. Mas, nos poucos registros bíblicos sobre essa viuva, podemos encontrar grandes lições financeiras que podem te aproximar de uma vida mais prospera.
Vem comigo e descubra as 3 Grandes Lições Financeiras Da Viúva De Sarepta. Afinal, essa viuva pobre pode nos ensinar muito sobre finanças e prosperidade.
Mas, se você gosta mais de vídeo, saiba que existe uma versão deste artigo em vídeo:
Rodrigo, um exemplo atual das lições da Viúva de Sarepta
Para deixar claro as lições financeiras da Viúva de Sarepta, quero rapidamente contar algo que aconteceu com o Rodrigo.
Certamente você não o conhece. Mas, o Rodrigo é casado, pai de 3 filhos e, nessa época, ele estava desempregado.
Certo dia, Rodrigo foi a igreja, e pretendia, ao voltar para sua casa, usar o pouco dinheiro que tinha para comprar leite para seu filho mais novo.
Porém, na igreja, ele sentiu no coração que deveria ofertar o dinheiro que tinha e que seria usado para o leite do seu filho.
Rodrigo refletiu, pensou, e tomou uma decisão: mais a frente eu te conto sobre a decisão de Rodrigo e qual é a relação da história de Rodrigo com a Viúva de Sarepta.
Vejamos então quem foi a Viúva de Sarepta:
Quem foi a Viúva de Sarepta?
As escrituras relatam que o profeta Elias foi enviado por Deus para uma cidade chamada Sarepta. Deus lhe informou que lá, ele receberia ajuda de uma viúva que tinha recebido uma ordem de Deus para ajuda-lo, conforme diz 1 Reis 17:9.
Ao chegar na cidade, Elias avista a viúva que colhia gravetos. Ao se aproximar, ele pede que ela lhe dê água. Enquanto ela ia indo buscar água, Elias pede também que ela trouxesse pão.
Foi quando a viúva lhe informou que nada tinha em sua casa, senão, um punhado de farinha e um pouco de azeite, que usaria para fazer um último pão para ela e seu filho comerem. Já sem esperanças, ela completa dizendo que, após essa refeição, esperariam a morte, porque já não tinham de onde tirar alimento.
A fome era grande nessa época pois não estava chovendo, devido a uma profecia feita por Elias contra o Rei Acabe, que havia feito o que era mau aos olhos de Deus – conforme diz 1 Reis 17:1.
O relato bíblico continua e Elias pede que a viúva usasse o pouco que tinha para alimentar ele, ela e seu filho afirmando que não faltaria alimento em suas vasilhas se assim o fizesse.
A história da viúva tem muita coisa em comum com a história de Rodrigo.
E você quer saber se Rodrigo ofertou o dinheiro do leite?
Depois de muito pensar, Rodrigo conversou com sua esposa, que aceitou que ele ofertasse como tinha sentido no coração.
Podemos olhar para tudo isso com um olhar crítico, nos sentindo mais racionais que Rodrigo. Mas, como na história da viúva de Sarepta, Rodrigo fez aquilo que Deus colocou em seu coração. E você vai se surpreender com o desfecho de ambas histórias.
Assim como Rodrigo, que se rendeu a vontade de Deus, e ofertou o único dinheiro que tinha, a viúva usou tudo que possuía para preparar alimento para Elias, seu filho e para si própria, obedecendo assim o que Deus tinha lhe ordenando.
Não sei você, mas, a primeira vista, essas histórias me causam estranheza. Afinal, são completamente ilógicas, irracionais e absurdas aos olhos humanos.
Explicando a história, vamos direto para as 3 lições financeiras da Viuva de Sarepta:
1˚ Lição financeira da Viuva de Sarepta: Fé
Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem.
Hebreus 11:1
Não estou falando de uma fé cega e puramente religiosa que te leva decisões impulsivas e impensadas.
Cada cristão deve ter sua fé bem fundamentada. Todo fiel deve saber o porquê crê nas Escrituras e ter sua própria experiência de fé.
Porém, sejamos francos: o atual contexto sócio-econômico que o mundo vive, muita das vezes coloca em prova a nossa fé. Afinal, de tempos em tempos estamos sujeitos a crises financeiras, ao desemprego, a problemas de saúde e uma infinidade de imprevistos que ameaçam nossa vida financeira e, consequentemente, ameaçam até mesmo a nossa saúde.
Talvez, você já tenha vivido grandes crises financeiras que colocaram a sua fé a prova.
Mas, não devemos nos assustar com momentos de dificuldade. Até por que, o próprio Jesus disse que no mundo teremos aflições (João 16:33). E outra, lá em Eclesiastes 9:11 diz que o tempo e o imprevisto sobrem a todos.
Em meu trabalho de educar as pessoas financeiramente por meio dos ensinamentos bíblicos, ensino exaustivamente os cristão a pouparem, a investirem, a criarem uma reserva de emergência, a terem mais de uma fonte de renda, e por aí vai.
Mas, nenhum desses bons hábitos financeiros devem substituir a fé no Deus Vivo que prometeu nos sustentar conforme diz em Mateus 6:26:
Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?
Mateus 6:26
Ei… Você precisa colocar fé em todas as suas decisões financeiras.
E quando digo que você precisa colocar fé, quero dizer que você deve aplicar a sua fé nas Sagradas Escrituras:
Se a Bíblia diz em Provérbios 21:20 que “Na casa do sábio há comida e azeite armazenados, mas o tolo devora tudo o que pode”, você tem que acreditar no que a Bíblia diz e não agir como um tolo que devora tudo o que pode.
Ao dizer que você precisa ter fé financeira, digo que, se a Bíblia diz em Eclesiastes 11:2 que você deve diversificar seus investimentos: “Reparta o que você tem com sete, até mesmo com oito, pois você não sabe que desgraça poderá cair sobre a terra”. Você deve ter fé no que a Bíblia diz e assim diversificar seus investimentos.
Reparta o que você tem com sete, até mesmo com oito, pois você não sabe que desgraça poderá cair sobre a terra.
Eclesiastes 11:2
E para finalizar, se a Bíblia diz em Atos 20:35 que é melhor dar do que receber, você deve (de fato) ter fé que é melhor dar do que receber.
2º lição da Viúva de Sarepta: Honrar a Deus
1 Reis 17:9 diz que Deus deu ordem a viúva para que ela alimentasse Elias. Asssim, a viúva deu o único alimento que possuía.
Honra ao Senhor com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos; E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.
Provérbios 3:9
A viúva fez exatamente isso, honrou a Deus com os bens que possuía.
Ouça-me: honra a Deus com nossos bens se dá quando consideramos que tudo aquilo que (aparentemente) temos, na verdade, pertence a Deus.
Essa é a verdade! Você não tem nada! Nada é seu! Tudo pertence a Deus. Você é apenas um administrador dos recursos que Deus confiou a você.
Então, honre a Deus e administre as riquezas que Ele coloca em suas mãos conforme Ele ordenou:
- Seja generoso: contribua com a casa de Deus, oferte, doe!
- Não seja tolo: poupe parte da sua renda. Faça e siga um orçamento: afinal, Provérbios 19:2 diz que não é bom agir sem pensar.
Você honra a Deus com seus bens quando conhece e segue os ensinamentos bíblicos sobre dinheiro.
3º Lição financeira da Viuva de Sarepta: Obediência
Deus nos ensina que a obediência a Ele nos aproxima de uma vida de prosperidade
Falei sobre isso no vídeo 5 Segredos Do Sucesso De Noé, falei também no vídeo 7 Princípios Bíblicos para Prosperidade Financeira.
E aqui não é diferente! A terceira grande lição dessa mulher foi sua obediência. Ela obedeceu mesmo tendo que tirar do próprio filho.
E qual foi o resultado?
O resultado pode ser visto em 1 Reis 17:15:
Ela foi e fez conforme Elias lhe dissera. E aconteceu que a comida durou todos os dias para Elias e para a mulher e sua família.
1 Reis 17:15
A obediência da viúva garantiu alimento para muitos dias.
Amigo e amiga, quando Deus te ordenar algo: obedeça! Não existe, obedeça! Obedeça pois Ele tem o melhor para você:
Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.
Jeremias 29:11
E quanto ao Rodrigo?
Ele agiu como a viúva, mesmo parecendo ilógico, obedeceu a Deus e abriu mão do dinheiro do leite de seu filho.
E sabe o que aconteceu?
No final, antes de sair da igreja, Rodrigo é chamado e o pastor pede que o tesoureiro entregue toda a oferta arrecadada para Rodrigo alegando que Deus tinha mandando. O que era superior a um salário mínimo.
Quando Deus te disser para fazer algo: simplesmente faça! Não questione! Obedeça a Deus, pois, Ele tem o melhor para você!
Não estou dizendo para você negligenciar sua família em prol da igreja, de amigos e de necessitados. Estou dizendo para que você obedeça a Deus, mesmo que pareça ilógico o que Deus te pedir. Seja como Abraão que não hesitou sacrificar seu próprio filho para obedecer o mandamento divino.
Conclusão da história da Viúva de Sarepta
Essas 3 lições bíblicas e financeiras compartilhadas aqui, antes de instruir você, instruiu a mim. Eu e você, precisamos:
- Aplicar a fé em nossas finanças
- Honrar a Deus com nossas posses
- E obedecermos ao Senhor também nas questões financeiras
E você? Você deseja avançar em seus conhecimentos bíblicos sobre dinheiro, para, por meio deles, aumentar sua renda e conquistar a tão sonhada Liberdade Financeira dando assim uma vida mais digna a você e sua família? Então acesse o link abaixo e assista aula gratuita onde revelo três segredos para você conquistar a sua Liberdade Financeira:
Gostou do que viu aqui? Então me siga no Instagram e Facebook, e se inscreva no Canal Vamos Prosperar.
Tem alguma duvida ou sugestão? Deixe seu comentário logo abaixo.
No mais: forte abraço, fique na paz de Cristo e até a próxima!
Link permanente
Gostei da lição
Link permanente
Que bom que gostou Odair. Deus te abençoe!