Que tal uma viagem? Conhecer a Terra Santa, ou ir a Disney, ou talvez fazer uma euro-trip no velho continente?
Parece bom? Sim? Mas, você não tem dinheiro?
Ah… Que isso, sem problemas! Você pode viajar AGORA e só pagar depois, em 12 vezes sem juros…
Opa, peraí… Cuidado! Cuidado com o crédito fácil e rápido! Pois nele existem armadilhas escondidas que estão arruinando a vida de muitas famílias.
O interessante é que, há milhares de anos a Bíblia já alertava sobre essas armadilhas, porém, quase ninguém percebe os avisos.
Então, se você quer ter uma vida mais prospera livre das armadilhas do crédito fácil, continue lendo.
Observação: se preferir, existe uma versão em vídeo deste conteúdo.
A importância do crédito
O fato de termos que ter cuidado com o crédito fácil, não elimina a importância e utilidade do crédito na atualidade. Pense só: se não houvesse o crédito, a maioria das famílias simplesmente não conseguiriam comprar uma casa ou carro. Sem contar que é por meio do crédito que muitas empresas conseguem viabilizar ou expandir seus negócios.
De fato, o acesso ao crédito já proporcionou muito crescimento econômico. Crescimento à pessoas, empresas e a países. E para alinharmos as coisas aqui. Me refiro a crédito como um empréstimo que alguma pessoa ou empresa contrai para viabilizar algo.
A cultura do crédito
Hoje, o crédito está enraizado em nossa sociedade. Assim, é comum usá-lo a todo momento: na compra de roupas, de eletrônicos, na aquisição de serviços e etc. Inclusive, algumas pessoas até estranham quando não possuem nenhuma parcela para pagarem.
Nesse contexto, as vezes nem nos damos conta de que, há não muitos anos atras, o acesso ao crédito não era tão fácil assim.
No passado, se alguém queria algo, teria que juntar dinheiro para tal. Se queria uma casa, teria que juntar dinheiro. Queria abrir um negócio, comprar um carro ou fazer uma viagem: seria necessário primeiro poupar para depois gastar.
Mas hoje, se você quer algo e não tem dinheiro, sem problemas! Você pode fazer um financiamento, pode usar o cartão de crédito e dividir em 10 vezes sem juros.
Se no passado, o problema era a grande dificuldade de se obter crédito, podemos dizer que hoje, o acesso extremamente facilitado ao crédito, tem sido um vilão.
A armadilha: cuidado com o Crédito Fácil
O acesso fácil e rápido ao crédito tem sido um dos principais causadores de problemas financeiros nas famílias brasileiras. Isso não é opinião. É fato! Fato comprovado por diversas pesquisas.
Inclusive, a pesquisa realizada pelo Banco Central atestou que o excesso de parcelamento, de uso de linhas de crédito, e compras por impulso, são uma das principais causas do endividamento excessivo. Isso por que, na maioria dos casos, o crédito fácil possui altíssimas taxas de juros.
Repito: cuidado com o crédito fácil! Não é exagero falar que muitos compram um, mas pagam dois.
Se você sonha com um carro zero, vai na concessionária e divide em 60 vezes sem entrada, ironicamente eu digo (ironicamente): parabéns! Provavelmente você pagará o valor de dois carros. Ou seja, você jogará no lixo o preço inteiro de um carro.
O juros compostos é um dos motivos de cuidado com o crédito fácil. Caso queira entendê-los melhor, confira o vídeo O Poder Dos Juros Compostos.
Agora, pense comigo…
Geralmente, quem mais faz uso do crédito fácil, é quem possui menor poder aquisitivo. E como sabemos, esse tipo de crédito geralmente possui altas taxas de juros. Logo, quanto mais ele é usado, mais dinheiro poderá ser desperdiçado.
Percebe a armadilha disso?
Quem menos tem é quem mais desperdiça. Aquele que tem menor condição financeira, normalmente, desperdiça mais usando crédito de maneira descontrolada e compulsiva. Sobre isso, a Bíblia diz:
O rico domina sobre os pobres e o que toma emprestado é servo do que empresta.
Provérbios 22:7
Muitos não notam, mas o crédito rápido é uma bomba prestes a explodir a vida financeira dos desavisados. E para piorar, a cada dia, o marketing tem sido mais agressivo, gerando em nos maiores desejos de consumo, oferecendo mais e mais produtos e serviços como se não pudéssemos mais viver sem eles.
Ressalva: nem todo crédito é ruim
Não estou falando que todo crédito é ruim e que você nunca deve recorrer a eles. Não é isso, pois, nem todo crédito é ruim.
Por exemplo, imagine que você usou o crédito para ampliar seu negócio. Ampliação esta que dobrará seu lucro nos próximos meses. Com esse crédito você amplia seu negócio, seu lucro dobra e você passa a pagar o crédito adquirido com o acréscimo no lucro que teve.
Notou como esse tipo de crédito é bom, e bom para os dois envolvidos? Bom para você que pegou, pois serviu para ampliar seu negocio e assim lucrar mais; e bom para quem concedeu o crédito, afinal, ele receberá o dinheiro emprestado com o devido lucro dos juros.
Ou seja: nem todo crédito é ruim. Geralmente o crédito usado para ampliação de negócios, para estudos (especializações, faculdade e cursos), são boas ideias de crédito.
Entretanto, o fato de existirem casos onde o crédito é benéfico, não elimina o fato de existirem muitos outros (talvez a maioria) onde o crédito fácil possui armadilhas que o torna extremamente prejudicial.
Mas, o que a Bíblia tem a dizer sobre isso?
O que as Escrituras dizem para evitar com que venhamos cair na armadilha do crédito fácil? Veremos isso a partir de agora
Sabedoria Bíblica para não cair na armadilha do crédito
Pode acreditar, as Sagradas Escrituras tem muito a dizer sobre como você deve administrar seu dinheiro. Sendo assim, irei te apresentar agora três princípios bíblicos para ter cuidado com o crédito fácil:
1˚ princípio bíblico para ter cuidado com o crédito fácil: Diferenciar Desejo De Necessidade
O apóstolo Paulo escreveu:
Tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos.
1 Timóteo 6:8
Sendo direto, o necessário é aquilo precisamos para viver: comida, moradia, transporte, cuidados médicos, roupas e etc. Fora isso, podemos considerar as demais coisas como desejos:
Eu posso não precisar de um novo celular para viver, mas, isso não me impede de desejar trocar de celular;
De igual modo, trocar o carro, ou adquirir um instrumento (um violão ou guitarra), pode não ser essencial, mas, talvez eu deseje essas coisas e não há nada de errado nisso!
Não há nada de errado, mas, é preciso ter clareza emocional para saber que essas coisas são desejos, não necessidades.
Eu posso querer muito essas coisas, mas, a vida continuará se tiver que esperar para compra-las mais tarde, depois de ter economizado para isso.
E mais. É preciso dizer que a falta dessas coisas não pode trazer tristeza em minha vida, conforme lemos em 1 Timóteo 6:8.
Saber diferenciar desejo de necessidade pode parecer algo simples, mas não é. Afinal, muitos não conseguem fazer essa distinção.
Salomão viu essa diferença, bem como, o quanto ela poderia impactar na vida financeira das pessoas. Por isso, ele escreveu:
Quem se entrega aos prazeres passará necessidade; quem se apega ao vinho e ao azeite jamais será rico.
Provérbios 21:17
Não, não é pecado desejar (ou mesmo ter) boas coisa. Porém, devemos ter o cuidado de termos apenas as boas coisas que podemos pagar – de preferência, à vista! Como diz Provérbios 15:16-17:
É melhor ter pouco com o temor do Senhor do que grande riqueza com
Provérbios 15:16-17
inquietação. É melhor ter verduras na refeição onde há amor do que
um boi gordo acompanhado de ódio.
2˚ princípio: Administração Financeira Inteligente
Independentemente do quanto você recebe – quer seja muito, quer seja pouco – você precisa administrar com sabedoria o que você recebe.
Todos deveriam ter (e seguir) um orçamento realista. Inclusive, Salomão escreveu:
Esforce-se para saber bem como suas ovelhas estão, dê cuidadosa atenção aos seus rebanhos, pois as riquezas não duram para sempre, e nada garante que a coroa passe de uma geração a outra.
Provérbios 27:23-24
Realmente, as riquezas podem não durar para sempre. Principalmente, para aqueles que não administram bem. Prova disso podemos ver nos muitos ganhadores de loterias que faliram pouco tempo após o prêmio. É incrível a rapidez com que o dinheiro pode escorrer por entre os dedos dos que não tem sabedoria, tanto que Provérbios 17:16 diz:
De que serve o dinheiro na mão do tolo, já que ele não quer obter sabedoria?
Provérbios 17:16
Sim, você precisa de um orçamento e, obviamente, criar e seguir um orçamento exige esforço. Mas, vale lembrar Provérbios 10:4:
As mãos preguiçosas empobrecem o homem, porém as mãos diligentes lhe trazem riqueza.
Provérbios 10:4
Se você quer começar, melhorar, seu orçamento: recomendo fortemente que baixe a Planilha de orçamento do Vamos Prosperar (que é a planilha que eu uso) e que assista ao vídeo “Como fazer um orçamento perfeito”. Os links estão na descrição.
3˚ princípio bíblico para ter cuidado com o crédito fácil: Aprender Com Os Erros
Todo mundo erra. Ou seja, você também erra! Então, não se culpe exageradamente pelos erros financeiros do passado. Errou, passou! Procure não errar mais! E quando errar novamente, reconheça o erro, reconheça o por que você errou e procure novamente evitar o mesmo erro.
Você pode se esforçar para conseguir diferenciar suas necessidades dos seus desejos. Você pode também fazer um orçamento que cubra suas necessidades ao mesmo tempo que permite a realização de seus desejos. Mas, em muitos momentos, as coisas não saem com planejados. As vezes algumas coisas custam mais caro do que imaginávamos. De tempos em tempos, alguns imprevistos acontecem. Também acontece de, ocasionalmente, fazermos uma compra por impulso atribuindo a um “desejo” o status de “necessidade” e, assim, nos endividarmos.
O que devemos fazer? Aprender com o erro e não sofrer de forma exagerada.
Crédito é algo poderoso: conclusão
Crédito é algo extremamente poderoso e capaz de transformar a vida das pessoas, para muito melhor ou para muito pior.
Por meio do crédito você pode abrir ou ampliar seu negócio, comprar seu carro e conquistar a casa própria.
Mas é também por meio do crédito que você pode se endividar excessivamente, sujar seu nome, e arruinar a sua vida financeira e também a vida daqueles que te cercam.
Definitivamente, crédito não é algo ruim. Porém, como disse, crédito é algo poderoso. E, como sabemos: “com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”.
Lembre-se do que a Bíblia diz:
O rico domina sobre o pobre; quem toma emprestado é escravo de quem empresta.
Provérbios 22:7
Espero realmente que essa mensagem te edifique e te ajude a escapar da armadilha do crédito fácil. E se você conhece alguém que também poderia ser beneficiado com esse conteúdo, compartilhe. Faça essa palavra edificar mais e mais pessoas.
Se você deseja sair das dívidas, aumentar sua renda e conquistar a tão sonhada Liberdade Financeira, assista a aula gratuita onde revelo três chaves para tais conquistas acessando o link abaixo:
Assista aqui a Aula Especial e Gratuita 3 Segredos Para Prosperar!
Forte abraço, fique na paz do Senhor e até a próxima!
Link permanente