A história de Rute revela princípios bíblicos capazes de trazer sucesso e prosperidade a vida de quem os conhecem. Conheça aqui 5 lições de Rute que levaram sua vida espiritual, profissional e financeira para outro patamar.
Rute era viúva, pobre, sofredora e rejeitada. Ela cresceu num país inimigo de Israel e considerado amaldiçoado. Não tinha filhos e, com a morte de seu marido, teve que se mudar para uma terra estrangeira onde não conhecia ninguém, além de sua sogra Noemi. Ali lutou contra a pobreza colhendo espigas no campo para sustentar a si e a sua sogra.
Após tal descrição, você deve estar se questionando: o que essa pobre e sofrida viúva poderia me ensinar?
É… Realmente, este é um questionamento válido, mas, a história de Rute não terminou dessa forma, pois, sua vida teve uma reviravolta inacreditável. Rute trabalhou, sustentou a si e a Noemi, casou-se novamente, se tornou mãe, prosperou, e ainda teve o prazer de fazer parte da linhagem de Davi, Salomão e Jesus Cristo!
Sim, essa mulher tem muito a nos ensinar sobre vida financeira, espiritual, relacionamentos e empreendedorismo. E é isso que veremos agora. Veremos as 5 Lições de Rute!
Mas, caso você prefira, saiba que existe uma versão em vídeo deste artigo no Youtube.
Quem foi Rute na Bíblia?
Para compreender os ensinamentos financeiros da vida de Rute, primeiro é preciso relembrar sua história.
Rute era uma moabita que se casou com um homem chamado Malom, filho de Elimeleque e Noemi, uma família judia que havia se mudado para Moabe devido a um período de fome em Israel.
Após a morte de seu marido e de seu cunhado, Rute decidiu não abandonar sua sogra e a seguir na volta para Israel.
Chegando em Belém, decidiu trabalhar colhendo espigas, ela disse: “Vou recolher espigas no campo daquele que me permitir” (Rute 2:2).
Rute trabalhou com tanta dedicação, com tanto empenho, que chamou atenção de Boaz, o dono do campo. Este, interrogando seus funcionários a respeito dela, descobriu que tinha deixado pai, mãe e sua terra natal para viver em Israel ao lado da já idosa Noemi (Rute 2:11).
Sabendo dessa história, o rico e influente Boaz, favoreceu Rute concedendo água (Rute 2:9), pão (Rute 2:14), proteção contra possíveis assédios dos homens (Rute 2:22) e ordenando seus funcionários a permitirem e facilitarem seu trabalho (Rute 2:16).
Assim, a moabita conseguiu sustentar a si e a Noemi.
O tempo passou, Boaz se apaixonou por Rute. Eles se casaram e tiveram um filho chamado Obede (Rute 4:21), que gerou Jessé, e Jessé gerou Davi. Ou seja, a Moabita Rute fez parte da linhagem do Salvador Jesus.
Feito esse breve resumo, vamos direto as lições de Rute.
1° lição de Rute: Seu passado não te define
Analisando o passado de Rute, tenderemos a pensar que ela teria um futuro trágico.
Veja, Rute era uma moabita (Rute 1:4). Os moabitas eram descendentes de Moabe, filho de Ló (Gênesis 19:37). Eles eram conhecidos por suas práticas pagãs, dessa forma, Israel se opôs veementemente a eles.
Porém, Rute rejeitou esse passado potencialmente negativo. Sua decisão de se mudar para Israel com Noemi, implicava, necessariamente, em trocar sua nacionalidade. Ou seja, ela abriu mão de seu passando para se tornar: uma judia, abandonar seu deus pagão em favor do Deus de Israel e ser sepultada no mesmo local que sua sogra. Rute declara tal decisão da seguinte forma:
[Noemi,] Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus! Onde morreres morrerei, e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue com todo o rigor, se outra coisa que não a morte me separar de ti!
Rute 1:16-17
Além de moabita, ela tinha perdido o marido e não teve filhos – ou seja, era viúva e possivelmente estéril.
Um passado nada bom. Mas, apesar disso, corajosamente, Rute seguiu em frente, seguiu com Noemi olhando para o futuro, apesar do passado. O mesmo eu recomendo para você! Que você olhe para frente, independentemente do que viveu.
Ora… Talvez, você tenha nascido numa cidade pobre, sem estrutura, e com pouco acesso à educação, cultura e entretenimento. Quem sabe, você nasceu numa família de baixa renda, baixa instrução, muitos vícios e distante (muito distante) dos caminhos do Senhor. Também é possível (até mesmo provável) que você não tenha nascido num país tido como do primeiro mundo: com mais segurança, desenvolvimento econômico e social.
Seu passado não define seu futuro!
Não dá para escapar de quem você foi. E também não podemos negar que os acontecimentos vividos exercem influência em nós. Onde nascemos e crescemos: influência o que somos. A família que tivemos, também. Porém, exercer influência não significa determinar o que somos. Você pode ter pais que não completaram o ensino médio e, mesmo assim, cursar doutorado em Havard. Pode ter nascido numa família que despreza os princípios bíblicos e, mesmo assim, ser um cristão fiel. Você pode ter sido criado com pouquíssimos recursos financeiros e se tornar o primeiro milionário da família.
Não importa o seu passado, ele não precisa definir o seu futuro. Uma vez que você colocou sua fé em Cristo, você é uma nova criatura, como Paulo já disse: “[…] se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”, 2 Coríntios 5:17.
É libertador saber que não estamos presos ao passado. Conheço muita gente que, semelhante a Rute, ao se encontrar com Deus, deixou seu passado para trás e escolheram viver para Ele.
Então, liberte-se de seu passado, pois, seu passado não te define!
2° lição de Rute: Faça o certo, não o fácil
Após a morte de seu marido, Rute ouviu de Noemi que ela estava livre – livre para partir, voltar para seus deuses e livre para procurar um novo marido.
Convenhamos, abandonar Noemi e voltar para a casa de sua mãe era a opção mais fácil. Porém, não foi a opção que Rute tomou. Ela não escolheu o mais fácil, escolheu o mais certo! Ela não abandou Noemi. Também não voltou aos deuses pagãos! Ela decidiu se mudar para uma terra estrangeira e viver com sua sogra idosa e sem filhos.
Fazer o certo nem sempre é fácil. Na verdade, geralmente, o certo costuma exigir sacrifício. O certo para Rute, exigiu o sacrifício de não voltar para sua família. O certo para você, provavelmente, exigirá também algum sacrifício.
Estudar e se tornar um bom profissional, exige sacrifício. Aprender sobre investimentos, organizar suas finanças, também. De igual modo, seguir os princípios bíblicos exige sacrifício.
Mas, tenho uma boa notícia: sacrifícios no presente trazem recompensas maiores no futuro.
Sacrifícios no presente trazem recompensas maiores no futuro
Aquele que sacrifica parte de se seu tempo estudando e se tornando um profissional melhor, receberá melhores salários no futuro. Quem se esforça para buscar a Deus, terá uma eternidade plena. Aquele que, no início de sua vida profissional, evitar ficar comprando tênis de marca, celulares topo de linha, e que evita fazer gastos excessivos para, assim, sobrar dinheiro e investir em sua Independência Financeira, terá uma vida mais prospera, tranquila e livre, podendo inclusive se aposentar financeiramente bem antes que a maioria da população.
Jordan Peterson em seu livro 12 Regras para a Vida escreveu:
Qual é a diferença entre os bem-sucedidos e os malsucedidos? Os bem-sucedidos sacrificam. As coisas melhoram à medida que eles praticam seus sacrifícios.
Jordan Peterson
Se as coisas não estão como você gostaria que estivessem, talvez, seja hora de fazer algum sacrifício: fazer o que é certo, não o que é fácil. Quem sabe, não seja necessário abrir mão daquilo que mais ama para poder se tornar quem Deus te chamou para ser em vez de continuar sendo quem é.
Jesus, ao dizer “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.(Mateus 4:4)” nos deixou um belo exemplo de que fazer o certo, mesmo sendo difícil, é melhor, é mais lucrativo, e no fim, é mais prazeroso!
Você, assim como eu, pode não gostar da ideia de fazer sempre o que é certo e não necessariamente fácil. Todavia, tenho certeza de que você vai gostar (e muito) do resultado dessa ação.
Fazer o certo, mesmo sendo mais difícil, traz os melhores resultados.
3° lição de Rute: Tenha um caráter virtuoso
Uma das definições do termo caráter que mais gosto, é atribuída a Epícuro, que diz: Caráter é aquilo que você é quando ninguém está te olhando.
Quando falo, ter um caracter virtuoso, me refiro a fazer aquilo que é digno, que é bom e de boa fama mesmo que ninguém esteja te vendo. É agir de forma digna distante dos olhos da sociedade, das redes sociais e do olhar de seu gerente ou cliente.
Em minha opinião, Rute foi um exemplo desse caráter virtuoso, mesmo longe dos olhares dos outros.
Note que, quando Rute disse para Noemi: “aonde fores irei (Rute 1:16)”, a impressão de que o relato bíblico passa é que não tinha ninguém perto dela. Outro ponto, certamente não passou por sua mente que sua história estaria registrada na Bíblia Sagrada e que milhares leriam sobre ela e aprenderiam sobre seu caráter.
As ações de seu caráter virtuoso foram tomadas com discrição, sem holofotes. E aqui está (a meu ver) um bom balizador para suas ações. Quando for fazer algo, considere se faria a mesma coisa se alguém importante estivesse vendo. Imagine que sua mãe, pai, ou filhos estivessem observando. Você faria o mesmo? Melhor ainda, lembre-se que Deus está te vendo. Você ainda assim tomaria as atitudes que toma?
Sendo prático, eu digo: trabalhe sempre como se seu patrão, gerente ou cliente estivesse vendo. Converse com as pessoas como se seu cônjuge estivesse ouvindo. Assista as coisas que assistiria mesmo na presença de seus pais.
Adequar nosso comportamento ao ambiente onde estamos?
Sim, é sensato adequar nosso comportamento ao ambiente onde estamos: é recomendado agir de uma forma num almoço em família e de outra forma numa reunião do trabalho. Entretanto, essa não é a questão que me refiro. Não estou me referindo a regras de etiqueta ou convívio social. Estou falando de sempre ter um caráter virtuoso. Sempre ser verdadeiro, educado e confiável.
Sobre caráter virtuoso, recomendo que confira o Infográfico 10 características da Mulher Virtuosa.
4° lição de Rute: Cultive relacionamentos significativos
Com a morte de seu primeiro marido, Rute preferiu não voltar para a casa de seus familiares. Ela se recusou voltar a viver em meio ao povo que não adorava o Deus de Israel. Em vez disso, escolheu ficar com Noemi, ir para Israel com Noemi, servir ao Senhor junto ela.
Ouça-me: existem pessoas que entram em nossas vidas que não devemos deixá-las sair. Pessoas que nos aproximam de Deus. Que nos ajudam a progredir, a sermos pessoas melhores, profissionais melhores, e cristãos melhores.
Provavelmente, Noemi foi uma dessas pessoas para Rute.
Boaz, foi outra pessoa assim – outra pessoa que potencializou Rute. Outra pessoa que a acolheu, protegeu, e ainda a aproximou de Deus.
Somos influenciados pelo meio
É fato: somos influenciados pelo meio. Sim, de uma forma ou de outra as pessoas que nos cercam exercem algum tipo de influência em nós. Tanto a Bíblia, quanto diversas pesquisas cientificam apontam para tal fato. Sendo assim, então cabe a nós, mantermos nossos relacionamentos significativos, nos aproximarmos daqueles que nos fazem progredir, que acrescentam em nossas vidas, que tenham objetivos parecidos com os nossos.
Você quer emagrecer? Então aproxime-se de pessoas que vivam de forma mais saudável e que te incentivam. Quer prosperar? Se cerque de pessoas que buscam progredir na vida. Quer conhecer mais a Deus? Passe tempo com aqueles que o buscam.
Veja, não estou falando que você não deve conversar com aqueles que são vistos como pecadores. Não é isso! Até porque o próprio Jesus conversou com muitos pecadores! Mas, veja o fato: Jesus conversa com pecadores, mas, Ele mantinha relacionamento constante e íntimo com seus discípulos, com aqueles que buscavam o Reino de Deus.
É provável que existam pessoas em seu trabalho que são profissionais ruins, que não buscam evoluir, que só conversam bobagens que não levam a lugar nenhum. Daí eu te pergunto: o que você está fazendo com essas pessoas? Se você é alguém que busca o progresso, fique sabendo, é mais fácil você descer ao nível deles do que eles subirem ao seu. Perceba que é muito mais fácil descer do que subir. E mais, nem todos que estão no fundo desejam subir.
Então, busque e mantenha relacionamentos significativos. Relacionamentos trabalhistas, de amizade ou românticos. Tenha por perto relacionamentos que você recomendaria à sua irmã, filhos e netos. Se você tem um amigo cuja amizade não recomendaria à alguém que ama, essa amizade não deveria servir para você.
5° lição de Rute: Faça o que puder
Com a morte de seu marido, Rute ficou na pior. Pense bem, ela era uma mulher pobre, moabita, viúva, sem filhos, possivelmente estéril e ainda tinha sua sogra idosa pra sustentar.
Tal situação não era boa. Pelo contrário, era péssima! Um cenário desse é capaz de levar muitos ao desespero, descrença e a desistirem da vida. Isso não aconteceu com Rute.
Ela tinha problemas, grandes problemas. Mas se concentrou no que poderia fazer, naquilo que estava no seu raio de atuação. Seus problemas eram imensos, mas ela ainda podia trabalhar, ela ainda poderia colher espigas. E foi isso que ela fez! Fez o que poderia fazer!
Ela se mudou para uma terra estrangeira onde não conhecia ninguém. O que ela podia fazer? Trabalhar de forma honesta para criar novos relacionamentos confiáveis. Foi isso que ela fez! Fez o que poderia fazer!
Essa é uma mensagem profunda de mais que fico até com receio de não a transmitir da forma mais clara possível.
Concentre-se no seu campo de influência
Note que muitos se concentram em coisas grandes demais nas quais eles possuem pouco poder de atuação. Vários se concentram nos problemas do capitalismo, nos problemas da corrupção, da nova ordem mundial, da globalização, das mudanças climáticas, da imigração descontrolada, dos illuminatis e até dos extraterrestres. Estes querem mudar o mundo, mas se esquecem de arrumar até mesmo a cama onde dormem.
Todos esses grandes assuntos são importantes e interessantes, mas, se você é uma pessoa com 99,99% das pessoas, você terá pouquíssima influência sobre tais questões. Em outras palavras, o que você pode fazer nada mudará simplesmente não fará diferença.
Por outro lado, você tem muito a fazer para mudar sua realidade financeira, bem como, das pessoas que te cercam. Você também pode influenciar a vida espiritual daqueles que te cercam levando as boas novas do evangelho. Você pode (e deve) trabalhar com afinco, ser um profissional melhor, aprender um novo idioma, buscar mais a Deus, aprender mais da Sua Escritura, cuidar melhor da sua saúde e por aí vai.
Resumindo: antes de querer mudar o mundo, arrume a sua cama, faça o que puder.
Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.
Eclesiastes 9:10
As 5 lições de Rute: conclusão
As lições de Rute são profundas de mais. Elas dizem:
- Seu passado não te define
- Faça o certo, não o fácil
- Tenha um caráter virtuoso
- Cultive relacionamentos significativos
- Faça o que puder
Acredito que o tempo é um dos bens mais preciosos do mundo. Não tem como recuperar o tempo que passou. Se passou é passado, não volta mais. Sendo assim, valorize (valorize muito) o tempo que você passou aqui comigo.
Esta não é uma mensagem apenas para te entreter. Ela visa te impactar. Te transformar. Transformar sua vida, suas ações, seus hábitos e consequentemente seus resultados.
Então, não perca seu tempo. Faça uma avaliação de cada um desses pontos. Se possível, anote-os. Coloque no papel de parede do seu celular ou notebook. Coloque também sua vida em revisto. Veja em quais pontos você pode e precisa melhorar. Em seguida, comece agir na direção das melhorias necessárias.
E se você deseja acelerar esse processo de progresso, clique no link abaixo e assista a primeira aula do curso liberdade Financeira Cristã:
Assista aqui a primeira aula do Curso Liberdade Financeira!
Forte abraço, fique na paz de Cristo e até a próxima.
Link permanente
Nossa amei muito, me tocou profundamente, chorei horrores, tenho certeza que o Espirito Santo de Deus preparou essas lições para mim, agradeço muito a dedicação do obreiro de Deus que preparou essa mensagem com cuidado e o amor de Cristo no coração, de fato, não me entreteu, me IMPACTOU.
Link permanente
Rebeca, fico muito feliz em saber que essa mensagem mexeu com você. Que Deus te abençoe!
Link permanente
Muito obrigada estava precisando.