O fiel será ricamente abençoado, mas quem tenta enriquecer-se depressa não ficará sem castigo.
Provérbios 28:20
Você conhece a fabula da “Tartaruga e da lebre“? Existe uma grande relação entre esse provérbio e essa fábula.
Tal fabula diz a lebre vivia zombando da lentidão da tartaruga. Certa vez, a tartaruga cansada de tanta zombaria, desafiou a lebre para uma corrida. A lebre, obviamente, aceitou o desafio.
A corrida começou e logo a lebre estava na frente. Mas, ao passar por uma plantação de repolhos, a lebre, vendo que estava muito a frente, decidiu parar para comer. Depois de comer, bateu aquele sono e ela dormiu. Ao acordar, avistou a tartaruga a poucos passos da linha de chegada. Ela correu o mais rápido que pôde, porém, não conseguiu ultrapassá-la. A lenta (mas consistente) tartaruga venceu a rápida (e displicente) lebre.
É… A consistência traz grandes benefícios: o fiel será ricamente abençoado. Porém, a pressa displicente não ficará sem castigo. É sobre isso que falaremos neste artigo.
Mas, fique sabendo que existe uma versão em vídeo deste artigo:
Você quer ficar rico rápido?
Não sejamos hipócritas. Quase todos desejam enriquecer. E, se for rápido então, melhor ainda! Mas, cuidado! Tal desejo te deixará vulnerável às armadilhas e perigos escondidos do complexo mundo atual. Por mais contraditório que possa parecer, a pressa em enriquecer provavelmente te empobrecerá!
A pressa em enriquecer provavelmente te empobrecerá.
Quem quer ficar rico rápido: fará investimentos impossíveis
Querendo prosperar rapidamente, você poderá se desanimar com os investimentos em renda fixa que possuem rentabilidade aproximada de 5% ao ano. Você vai preferir investir naquela “oportunidade única” de investimento em supostos fundos de criptomoedas que garantem um retorno MENSAL (e não anual) de 5% ou 10%.
Você vai na fé. Investe no primeiro mês e recebe o retorno prometido durante o primeiro, segundo e terceiro mês. Iludido pelo acaso do “sucesso” inicial, vende seu carro e pega um empréstimo para investir mais. Entretanto, a fralde vem a tona nos noticiários, a insustentabilidade do esquema é revelada e o prejuízo será o resultado da sua pressa em enriquecer que levará sua família à uma crise sem precedentes.
O inexperiente acredita em qualquer coisa, mas o homem prudente vê bem onde pisa.
Provérbios 14:15
Quem quer ficar rico rápido: consumirá antes da hora
Se você estiver na ânsia pelo enriquecimento rápido, você poderá se cansar de poupar e investir parte da sua renda todos os meses. Você pode querer começar a “curtir a vida”. Assim, ao invés de investir em ações e em fundos imobiliários, você vai preferir comprar um iPhone novo, um carro importado, uma casa maior, num bairro melhor e fazer inúmeras viagens.
A pressa poderá te fazer colocar os carros na frente dos bois.
Sem uma poupança, ao surgir uma boa oportunidade, você não a aproveitará. E quem não aproveita as oportunidades, está fadado a continuar na mesma situação que está. Inclusive, se você está na mesma posição a anos, é provável que você não esteja aproveitando as oportunidades.
Se você preferir comprar um carro novo em vez de criar uma reserva de segurança, se uma emergência acontecer (um desemprego, uma crise econômica ou sanitária): você ficará na pior! Talvez, precisará pegar um empréstimo, se endividar, ou mesmo vender seus bens abaixo do preço que valem. Nessa linha, a Bíblia questiona:
Por que gastar dinheiro naquilo que não é pão e o seu trabalho árduo naquilo que não satisfaz? Escutem, escutem-me, e comam o que é bom, e a alma de vocês se deliciará na mais fina refeição.
Isaías 55:2
Quem quer ficar rico rápido: esgotará suas forças em vão
Na ânsia de enriquecer, você poderá trabalhar incansavelmente. Talvez, em dois empregos ou pegando vários projetos por fora. Você pode trabalhar de segunda a segunda em mais de 60 horas semanais até acordar um dia com um ataque cardíaco que o impeça de trabalhar, papéis do pedido de divórcio e filhos que o odeiam. Está escrito:
Não esgote suas forças tentando ficar rico; tenha bom senso!
Provérbios 23:4-5
As riquezas desaparecem assim que você as contempla; elas criam asas e voam como águias pelo céu.
O problema da pressa
Não vamos ficar romantizando as coisas e nem passado pano para a lentidão de muitos.
Não estou falando para você ficar parado enquanto o mundo anda. A mensagem não é para você trabalhar a vida toda no mesmo emprego onde não tem oportunidade de crescimento. Não estou dizendo que você deve se conformar passivamente com um salário ruim sem nada fazer para melhorar. Não, não e não!
Você precisa querer e fazer o que pode para melhorar! Melhorar espiritualmente, profissionalmente e financeiramente! Você já chegou no seu máximo, então, peça a Deus que te leve logo!
A mensagem não é de estagnação. A mensagem aqui é de equilíbrio! Nem oito, nem oitenta! Não significa ficar parado esperando dinheiro cair do céu. Muito menos se matar, perder a família e amigos para enriquecer. O nome desse projeto é Vamos Prosperar. Sim, eu quero que você prospere. Mais do que isso, eu quero a sua prosperidade seja benéfica para você, sua família e para o Reino. Mas, este alerta precisa ser feito: o desejo de enriquecer rapidamente possui muitos perigos. Citarei aqui, três destes perigos:
1° perigo da pressa: a pressa distorce sua percepção de tempo
Frutos não surgem da noite para o dia. Você planta a semente, rega, combate as pragas, a semente vira árvore e, só depois, surgem os primeiros frutos.
Vale dizer: uma única semente produz muitos, muitíssimos frutos e, cada um destes frutos, possui inúmeras sementes. Ou seja: sua colheita é maior que a sua semeadura. É por isso que Provérbios 12:11a afirma que: O que lavra a sua terra se fartará de pão.
É assim em quase todas as áreas da vida: na área espiritual, na saúde física, na área familiar e também na área financeira. Sim, seus frutos provavelmente serão maiores que suas sementes. Porém, eles precisam de tempo! E a pressa distorce essa percepção de como as coisas realmente são.
A pressa nos faz pensar que sementes plantadas pela manhã já frutificaram a tarde.
A Bíblia diz que quem “lavra a sua terra se fartará de pão”, mas, demanda tempo para se fartar de pão!
Você quer viver de renda? Quer conquistar a independência financeira? Sim? Então você terá que semear todos os meses (poupando e investindo). Fazendo isso, provavelmente você conseguirá viver de renda com 10, 15 ou 20 anos. Mas, dificilmente, você conseguirá viver de renda com dois anos de investimento. Então, não deixe que a pressa distorça sua percepção de tempo: bons frutos demandam tempo. Lembre-se do que diz Provérbios 21:5: Os planos bem elaborados levam à fartura; mas o apressado sempre acaba na miséria.
2° perigo da pressa: a pressa distorce a percepção dos riscos
O prudente percebe o perigo e busca refúgio; o inexperiente segue adiante e sofre as consequências.
Provérbios 27:12
O desejo pelo enriquecimento rápido nos faz fechar os olhos para os riscos das coisas. Assim, somos presas fáceis para: esquemas de pirâmides financeiras, “fundos de investimentos” fraudulentos, e empresas oportunistas que se utilizam do Marketing de Rede.
Na ganância, você não percebe o perigo! Sem tal percepção você leva sua família a falência. Eu já vi isso acontecer. Já tive um amigo que, na ânsia de prosperar rapidamente, se envolveu num negócio que prometia retorno de 6% ao mês. Eu o avisei. Alertei! Mas, ele só conseguia fazer planos para o que faria com o dinheiro que receberia. Assim, ele pegou suas economias e vendeu seu carro para investir no suposto negócio. O resultado você já deve imaginar. O esquema de pirâmide foi descoberto, meu amigo perdeu absolutamente tudo que investiu (um valor próximo de um apartamento), e sua família enfrentou grande crise financeira pelos próximos 4 anos. A pressa distorce a percepção dos riscos.
3° perigo da pressa: a pressa te expõe às tentações
Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos.
1 Timóteo 6:9-10
A pressa contribui para que você se envolva com fraudes, corrupção e crimes. Mas, dinheiro é passageiro, você não o levará quando partir desse plano. De nada adianta ser rico hoje e pobre na eternidade. Por isto, reflita:
Como você chegou aonde chegou? Como adquiriu o que tem? Qual o preço de suas conquistas?
Lembre-se do que Salomão disse: “Fazer fortuna por meio da mentira é vaidade e armadilha mortal” Provérbios 21:6.
O contexto de Provérbios 28:20 (fidelidade financeira)
O fiel será ricamente abençoado, mas quem tenta enriquecer-se depressa não ficará sem castigo.
Provérbios 28:20
Há um contexto para este provérbio. A fidelidade aqui se refere (em boa medida) a fidelidade financeira e profissional. É nessa linha que estão o versículo anterior e posterior de Provérbios 28:20. Veja:
Quem lavra sua terra terá comida com fartura, mas quem persegue fantasias se fartará de miséria.
Provérbios 28:19-21
O fiel será ricamente abençoado, mas quem tenta enriquecer-se depressa não ficará sem castigo.
Agir com parcialidade não é bom; pois até por um pedaço de pão o homem se dispõe a fazer o mal.
A fidelidade financeira e profissional referida aqui é a fidelidade de seguir os corretos princípios financeiros bíblicos. De trabalhar diligentemente em sua lavoura, seja em seu negócio próprio ou como funcionário de uma empresa. A fidelidade de não perseguir as fantasias dos gananciosos. A fidelidade de ser honesto e não fazer o mal em prol de possíveis vantagens.
A prosperidade (duradoura) costuma acompanhar aqueles que não se distraem com promessas de enriquecimento rápido, que não perseguem fantasias e que não se dispõem a fazer o mal em troca de benefícios.
Fidelidade aqui se refere ao esforço diário em um negócio honesto, perene e lucrativo.
Por exemplo: se você é dono de um negócio, por exemplo um restaurante, seu negócio pode não te tornar milionário em 6 meses, mas, ele pode sustentar você e sua família ao longo de anos a fio.
Semelhantemente, seu emprego numa empresa estruturada pode até não permitir que seu salário dobre a cada trimestre, mas, pode contribuir para que você esteja constantemente evoluindo profissionalmente e financeiramente.
Percebe? Geralmente o caminho para a prosperidade financeira é trilhado aos poucos, de degrau em degrau. O caminho para o alto, costuma ser mais cadenciado do que gostaríamos. Todavia, não existem atalhos. Se você quiser se apressar, o castigo será inevitável: “[…] quem tenta enriquecer-se depressa não ficará sem castigo” (Provérbios 28:20).
Se você deseja aumentar sua renda e conquistar a Independência Financeira, acesse o link abaixo para assistir a palestra onde apresento 3 chaves para tais conquistas:
Assista aqui a Palestra Especial e 3 Segredos Para A Independência Financeira!
No mais: forte abraço, fique na paz do Senhor e até a próxima!
Link permanente
Muito obrigado Samuel, seus conteúdos estão me ajudando muito!!
Link permanente
Por nada Lucas. Deus te abençoe grandemente!