Tome-se a veste de quem serve de fiador ao estranho;
Provérbios 20:16
sirva ela de penhor de quem dá garantia a uma mulher leviana.
Neste curto versículo encontramos princípios financeiros sobre: empréstimo, crédito e análise de risco financeiro que poucos (pouquíssimos) conhecem hoje em dia. É pela falta deste conhecimento que vejo diversas pessoas distantes de uma vida financeira prospera.
Esse provérbio é atribuído a Salomão a quem o Senhor concedeu uma sabedoria sem igual e que o inspirou para escrevê-lo. Portanto, está não é uma mensagem qualquer. Aqui você vai encontrar um conhecimento que pode, sem dúvida, mudar o jogo em sua vida. Sim, sua vida financeira pode melhorar radicalmente a partir das implicações deste versículo. Então, continue comigo e conheça os princípios financeiros de Provérbios 20:16.
Observação: este conteúdo foi publicado em forma de vídeo em nosso canal no Youtube.
1° alerta financeiro de Provérbios 20:16: Evite (ao máximo) ser fiador
O versículo recomenda que se deve tomar como garantia as vestes daquele que se torna fiador de um estranho e a quem dá garantia a uma mulher leviana.
Nos atentemos primeiro para aquele que se torna fiador do estranho. Note o grande risco que há nisso. Pra deixar claro e trazer para a atualidade, imaginemos uma situação bem comum nos dias de hoje…
Imagine uma situação atual…
Um colega de trabalho vai se casar e está procurando um apartamento pra comprar. Depois de muito pesquisar, ele encontra o imóvel dos sonhos no valor de 400 mil. Só tem um problema: será necessário um fiador que tenha um imóvel registrado na mesma cidade para fazer o financiamento. Pronto, você acabou de se tornar (da noite pro dia) seu melhor amigo e candidato único a fiador do sonho da casa própria do seu colega de trabalho. Você se vê pressionando, acaba cedendo e se tornando seu fiador.
Este é um cenário comum atualmente. É comum a exigência de fiadores para financiamentos de imóveis, de carros e também para locação de apartamentos.
Mas, o comum nem sempre é seguro. O problema é que, se acontecer qualquer coisa com seu colega que inviabilize o pagamento das parcelas do imóvel, é você que terá que arcar com a dívida.
Seu colega pode ser responsável, boa gente e um bom profissional… Todavia, e se a empresa onde vocês trabalham passar por uma situação financeira complicada e ele for demitido? E se os pais do seu colega passarem por problemas de saúde que exijam tratamentos caros para tentarem sobreviverem e o valor desses tratamentos inviabilizarem o pagamento do apartamento? E se o improvável ocorrer e seu colega falecer num acidente de carro?
Estou dizendo algumas coisas pesadas não para assustar ou desejar o mal para alguém. Estou dizendo isso para alertar.
É obvio que tudo isso pode ser improvável de acontecer. Todavia, olhe para o tanto de coisa improvável que tem acontecido nos últimos ano. Veja, todo ano acontece algo improvável. Seja no contexto pessoal. Ou seja no contexto mundial.
Percebe que são inúmeras as possibilidades que podem inviabilizar o pagamento da dívida? E se qualquer uma delas ocorrer, é você que terá que pagar!
Daí, eu te pergunto: você tem 400 mil? Você assumiria essa responsabilidade sem grandes dificuldades? Quitar essa dívida não atrapalharia a manutenção da sua casa, dos seus filhos e nem da sua família?
Se não tiver problema nenhum, ok, seja fiador. Porém, se você é como a maioria esmagadora da população, que teria grandes dificuldades em assumir uma responsabilidade financeira como esta: NÃO ACEITE SER FIADOR! Evite (ao máximo) ser fiador de responsabilidades financeiras que você não conseguiria arcar!
O obvio as vezes precisa ser dito: ser fiador é um grande risco! Seu nome pode ficar sujo, você pode ter quitar uma dívida complicada e sua família pode ser prejudicada, muito prejudicada. Ficar por fiador é assumir um risco elevado.
2° alerta financeiro de Provérbios 20:16: Cuidado ao se associar com fiadores
Espero ter te convencido no tópico anterior que não é bom ser fiador. Mas, provérbios 20:16 vai além. Ele problematiza não apenas o ser fiador. Ele problematiza a associação com fiadores. Ele dificulta a sua negociação com pessoas que são fiadoras de outras.
De forma coloquial, o provérbio diz: filho, se você for fazer negócio com alguém que é fiador de outra pessoa, exija dele algo de muito valor como garantia, pois, essa pessoa tem um risco maior. Se o risco é maior, você precisa se resguardar, você precisa reduzir as possibilidades de prejuízo.
Tome-se a veste de quem serve de fiador ao estranho;
Provérbios 20:16a
Talvez, você nunca olhou para este versículo dessa forma. Porém, é fato: grande parte dos que aceitam ser fiadores, não costumam calcular bem os riscos financeiros que assumem. O que revela certa imaturidade financeira. Uma imaturidade que pode arruinar as finanças dessas pessoas e, consequentemente, arruinar a vida daqueles que com elas se associa.
A Bíblia é direta: tenha cuidado ao se associar com quem aceita ficar como fiador.
É… Tal recomendação é forte e (de certa forma) dura. Entretanto, ela visa te proteger: proteger a sua família, seus filhos, proteger sua saúde (espiritual, emocional e financeira). Cuidado ao se associar com fiadores.
3° alerta financeiro de Provérbios 20:16: Cuidado ao se associar com quem se associa com pessoas levianas
Você já sabe que não é lá uma ideia das melhores se associar com pessoas levianas. A Bíblia não apoia a associação com pessoas de má índole, de caracter questionável, desonestas ou mesmo que possuem profissões de moral questionável.
Todavia, Provérbios 20:16 foi além, muito além. Nele, através de Salomão, o Senhor nos alerta: tenha cuidado, muito cuidado, ao se associar com quem se associa com pessoas levianas.
Note que o alerta aqui não é apenas para você ter cuidado ao se associar com pessoas levianas. O alerta é para você ter cuidado ao se associar com pessoas que possuem associação com pessoas levianas.
Ei… Isso não é um exagero bíblico. Não! Quem possui sociedade com pessoas de moral questionável, se coloca em risco, bem como sua família. E este risco também influenciará a sua relação com essa pessoa. Se algo der errado na vida dela, devido ao alto risco que ela se expõe, vai respingar em você também. Se isso acontecer, a sua família, seus filhos e cônjuge também serão afetados. Portanto, tenha cuidado ao se associar com quem se associam com pessoas levianas.
3 Alertas Financeiros Bíblicos para 2024 (Provérbios 20:16): Conclusão
Aquele que serve de fiador ao estranho, assume um risco elevado. De igual modo, também assume um alto risco quem serve de penhor a pessoas levianas.
Ao contrário do que muitos pensam, viver assumindo grandes riscos, não é sinal de coragem ou determinação. Não, não e não! Isso na verdade é sinal de loucura, tolice e ansiedade.
Riscos altos são amplamente desaconselhados pelas Escrituras. Se são desaconselhados, certamente não são bons pra ninguém. Logo, quem os assumir, estará também assumindo suas ruins consequências. Inclusive, uma delas é o baixo nível de crédito na praça.
Não se engane, as pessoas observam quem assume muitos riscos. As pessoas dão pouco crédito para quem assume muitos riscos. Se você for um destes, cedo ou tarde, ninguém vai dar bola para sua ideias – nem mesmo seus familiares. E quem se dispor a te dar alguma chance, seja ela qual for: seja um empréstimo, a concessão de crédito, a participação numa empresa ou negócio: pedirá a você muitas exigências. E é exatamente isso que Salomão aconselha que seja feito com aqueles que assumem altos riscos:
Tome-se a veste de quem serve de fiador ao estranho;
Provérbios 20:16
sirva ela de penhor de quem dá garantia a uma mulher leviana.
É uma bênção conhecer pessoas corretas, cautelosas e sabia com quem você pode fazer negócio sem muito se preocupar. Porém, os imprudentes, os que não são disciplinados financeiramente ou mesmo moralmente: não são bons parceiros de negócios. Eles devem ser evitados. O sábio não se arriscará confiando naquele que corre riscos desnecessários.
Em resumo, a ideia é: evite fazer parcerias com pessoas propensas a assumir elevados riscos financeiros com pessoas estranhas ou levianas. É melhor prevenir do que remediar.
Resista aos apelos dos outros, resista a seu orgulho (todos nos temos em alguma medida); resista também à ganância. Evite fazer negócio com prostitutas, agentes de prostituição, e pessoas financeiramente irresponsáveis.
Escolha os fiéis para serem seus sócios, parceiros e amigos (Salmos 101:6; 119:63). Eles se beneficiarão com você e você com eles. Assim, você evitará muitos problemas e terá pessoas a quem recorrer quando precisar.
Se você deseja aumentar sua renda e conquistar a tão sonhada independência financeira: acesse o link abaixo e assista a palestra especial onde revelo 3 chaves bíblicas para tais conquistas:
Acesse aqui a Palestra Especial 3 Chaves Para a Liberdade Financeira.
No mais: forte abraço, fique na paz de Cristo e até a próxima!