Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio!
Provérbios 6:6
Por meio de Salomão, Deus aconselhou que observemos as formigas… Devemos notá-las e aprender com elas.
Façamos isso então. Observemos essa pequena criatura.
Observação: saiba que existe uma versão em vídeo deste artigo no Youtube.
O trabalho da formiga
Ela não tem nem chefe, nem supervisor, nem governante, e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento.
Provérbios 6:7-8
Observar as formigas nos conduz a grandes aprendizados. Veja, as formigas se levantam com o sol, trabalham o dia todo e depois, à noite, voltam para seus abrigos.
Elas trabalham durante o verão, pois no inverno, precisam ficar em seus abrigos. Isso significa que, no inverno, elas se mantem com o fruto do trabalho do verão.
Esse relato bíblico levanta uma questão intrigante. O versículo 7 diz: “Ela não tem nem chefe, nem supervisor, nem governante”. Mesmo não tendo quem fique supervisionando seu trabalho, a formiga faz o que tem que fazer.
- Primeiro ponto: elas sabem o que precisam fazer!
Eu e você precisamos ser como elas, precisamos saber o que fazer. Você quer abrir um negócio? Precisa descobrir o que precisa fazer, quais são os passos, quem serão os fornecedores, clientes e etc.
Você trabalha no atendimento de uma empresa, você não pode ficar perdido quando um cliente faz um pedido inusitado, você precisa aprender a se virar – criar autonomia.
- Segundo ponto: As formigas fazem o que precisam fazer!
Tem gente que sabe que precisa organizar sua vida financeira, que sabe que precisa pedir perdão pra alguém, que precisa orar mais, fazer um curso, uma especialização, aprender um determinado idioma ser mais ativo na obra de Deus e etc. Porém, apesar de saber que precisa fazer, muitos não fazem. Querem muitos resultados, mas fazem pouco.
As formigas não ficam sentadas esperando algo cair do céu. Não! Pelo contrário! Elas vão ao trabalho, fazem a parte delas, sem a necessidade de um supervisor cobrando. Trabalham duro, não ficam de corpo mole.
Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio!
Nessa linha, há um outro provérbio interessante. Ele diz: O preguiçoso deseja e nada consegue, mas os desejos do diligente são amplamente satisfeitos – Provérbios 13:4.
É provável que você conhece alguém que parece sempre estar se arrastando no trabalho. Alguém que parece que vive com o freio de mão puxado, sempre em marcha lenta. Talvez, até mesmo você seja este alguém que se arrasta no trabalho.
Sim, eu sei que, é possível que você não tenha o emprego mais divertido do mundo. Todavia, o conselho bíblico é duramente claro: imite a conduta trabalhista da formiga; mesmo com um emprego chato, mesmo sem chefe, faça seu trabalho da melhor forma possível, tal como a formiga.
Esse pequeno invertebrado é um grande exemplo de auto iniciativa. Ele não precisa de uma liderança externa dizendo o que precisa ser feito, ele faz o que tem que ser feito da melhor forma possível. Isso me faz lembrar do relato de Efésios 6:7-8: Sirvam aos seus senhores de boa vontade, como servindo ao Senhor, e não aos homens, porque vocês sabem que o Senhor recompensará cada um pelo bem que praticar, seja escravo, seja livre.
Se você é um fiel seguidor de Cristo, você precisa saber que o seu chefe não é o seu patrão e nem mesmo seu cliente. Seu patrão é o próprio Deus. Você tem que trabalhar como se o Senhor fosse seu gerente. Então, faça o seu melhor sempre, certo de que o seu real patrão te recompensará no tempo oportuno.
Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.
Colossenses 3:23-24
O hábito de poupar da formiga
Os versículos de provérbios 6 dizem que as formigas trabalham diligentemente, mas, também dizem que armazenam comida no verão.
Elas não trabalham o mínimo possível apenas para garantir o que precisam no dia, semana ou mês. Elas se dedicam em suas atividades para terem mais que apenas o necessário, elas trabalham mais para terem sobras para o inverno. Por quê? Porque quando o inverno chegar, elas ficarão tranquilas em seus abrigos sem precisar trabalhar fora.
Esta é uma lição da natureza revelada por Deus que você precisa aprender caso queria ter uma vida prospera hoje e sempre. Digo mais: é importante que você aprenda e pratique isso o quanto antes.
Se o peso da idade ainda não chegou e você pode trabalhar duro: trabalhe! Não seja como muitos jovens por aí que não trabalham e não estudam. Mas, não apenas trabalhe. Faça como as formigas: poupe parte do fruto do seu trabalho! Poupe parte no verão para ter no inverno.
Observação: caso queira saber mais sobre o que a Bíblia diz a respeito de poupar, confira o artigo 7 Motivos Para Poupar dinheiro.
O inverno chegará
Note que, também existem estações ao longo da sua vida aqui nessa terra. Durante os setenta, oitenta ou cento e poucos anos que viver, você também passará pelas estações da vida. Você também terá uma primavera, um verão, um outono e um inverno.
O verão é o período que você (geralmente) mais pode trabalhar e produzir patrimônio. É aí onde as pessoas costumam alcançar o ápice de suas carreiras. Então, enquanto você é jovem ou adulto, você tem mais fôlego. Aproveite seu fôlego!
Já no inverno, você não poderá trabalhar tanto. Na terceira idade, provavelmente, você não terá a mesma disposição. Por isto, você precisa construir reservas, para suprir a redução do seu ritmo de produção.
É importante que você tenha um patrimônio que possa te manter quando você não mais produzir tanto. Procure construir esse patrimônio, seja por meio de imóveis, investimentos em renda fixa, variável ou em planos de aposentadoria.
Você não pode…
Note algo importante aqui: para fazer reservas para o inverno, você não pode gastar tudo o que produz no verão. Para armazenar suas provisões no verão, você precisa poupar parte. Isso é bíblico, inclusive, Provérbios 21:20 diz que “Na casa do sábio há comida e azeite armazenados, mas o tolo devora tudo o que pode”.
Se você gasta todo seu salário, sinto dizer: você é um tolo, pelo menos é assim que a Bíblia classifica aquele que gasta tudo que recebe.
Sim, eu sei que pode ser extremamente difícil para quem ganha pouco guardar parte. Mas, o fato é este: se você gastar tudo no verão, você poderá não ter nada no inverno.
Um pensamento comum e equivocado…
Nessa mesma linha, há um pensamento comum entre as pessoas que, a meu ver, é muito, muito errado.
Ouço muito cristão dizendo: pra que que eu vou planejar minha aposentadoria se o futuro pertence a Deus e se eu nem sei se estarei vivo amanhã?
Olha, viver dessa forma (sem se planejar para o futuro) é como fazer um plano que só dará certo se você morrer cedo. Percebe? Viver o hoje sem pensar no amanhã só dará certo se você (realmente) morrer amanhã. Isso é loucura! Insanidade! Como alguém pode fazer um plano que só funcionará se ele morrer?
Então, se você é como a maioria que não deseja morrer cedo, planeje viver bem por muito tempo. Poupe no verão o mantimento do seu inverno, assim como as formigas poupam.
Se você agir dessa forma, sua prosperidade será constante, independentemente da estação. Mesmo que períodos de inverno surjam antes do previsto, você terá sustento. Mesmo que uma crise econômica, um problema de saúde ou mesmo uma pandemia aconteça: você estará salvo de problemas maiores.
Não podemos ignorar a sabedoria financeira bíblica. E a Bíblia diz que o dinheiro serve de proteção: A sabedoria oferece proteção, como o faz o dinheiro – é o que diz Eclesiastes 7:12.
Então, observe a formiga, reflita nos caminhos dela e seja sábio!
Trabalhe diligentemente, mesmo longe dos olhos do seu chefe ou supervisor. Trabalhe como se fosse para Deus!
Não conte apenas com o INSS
Não apenas trabalhe, poupe parte do fruto do seu trabalho. Poupe para criar um patrimônio que te sustentará quando você tiver que trabalhar menos. Não conte apenas com o INSS, ele não será suficiente, inclusive, existe uma pesquisa que diz que apenas 1% dos aposentados e pensionistas pelas INSS são independentes financeiramente! Ter apenas o INSS não é nada seguro. Crie outras formas de sustento, seja por meio de aluguéis de imóveis, fundos de investimento imobiliário, planos de aposentadoria, investimentos em renda ou variável. Estude as opções e veja quais se adequam melhor a você.
Poupe também para criar uma reserva de segurança. Afinal, imprevistos acontecem. Então, crie uma reserva equivalente a pelo menos três meses do seu custo de vida, se você conseguir uma reserva de 6 meses, melhor ainda!
Espero realmente que essa mensagem possa ser um marco para sua nova vida financeira.
Estou ficando por aqui. Forte abraço, fique na paz de Cristo e até a próxima!
Link permanente
A paz do Senhor Jesus Cristo Samuel, Deus continue te abençoando, gostei muito do artigo e irei usar para minha vida e para abençoar a vida dos meus irmãos em Cristo obrigado.
Link permanente
Amém Jeremias. Fico feliz em saber. Deus abençoe!
Link permanente
Olá Samuel, boa tarde
Percebe-se que as valiosas lições encontram-se nas coisas mais singelas do nosso mundo, nas formigas.
Olhar com carinho para todas as criaturas de Deus é um grande ato de aprendizado.
Abraços
Link permanente
Verdade: olhar com carinho para todas as criaturas de Deus é um grande ato de aprendizado.