Não podemos normalizar a pobreza, pois: o pobre é evitado, desprezado, pode se relacionar mal com os ricos, pode ser escravizado, explorado e ainda pode perder o lucro de seu trabalho.
Nesse sentido, existe um versículo que, quando eu li pela primeira vez: fiquei me perguntando: será que isso realmente está na Bíblia?
Este versículo é Provérbios 10:15. Ele diz:
A riqueza dos ricos é a sua cidade fortificada, mas a pobreza é a ruína dos pobres.
Provérbios 10:15
Note bem o que está escrito: a pobreza é a ruína dos pobres. Isso precisa ser enfatizado, pois, muitos hoje em dia romantizam a pobreza. Muitos pensam que é normal viver contando centavos, que é bonito passar aperto, que natural viver cheio de problemas financeiros, dívidas e nome sujo.
O obvio precisa ser dito: a pobreza pode arruinar a sua vida – bem como a vida da sua família, dos seus pais, filhos, amigos e familiares! A pobreza não deveria ser vangloriada, pois, a pobreza é a ruína do pobre.
Mas… Qual é o motivo da Bíblia dizer que A Pobreza é a Ruína do Pobre? É isso que veremos aqui.
Observação: caso prefira, fique sabendo que existe uma versão em vídeo deste conteúdo no YouTube.
Pobres São Evitados
Os pobres são evitados até por seus vizinhos, mas os amigos dos ricos são muitos.
Provérbios 14:20
Note que, neste versículo, a Bíblia não está dizendo como as coisas deveriam ser. A Escritura está dizendo (sem rodeios) como as coisas (de fato) são. Ela está descrevendo a realidade de como as pessoas tratam os pobres. E, como lemos e sabemos, os pobres são evitados!
Não! Não deveria ser assim! Não deveria, mas, é assim!
Veja aqueles que pedem ajuda nos sinais de trânsito. Note como as pessoas desviam o olhar para eles. Observe como são evitados! Lembre-se das pessoas que passam por dificuldades financeiras. Elas são evitadas até mesmo por seus vizinhos.
Infelizmente, é isso que acontece e, sejamos francos: ninguém gosta de ser evitado! Você não quer que seu filho seja evitado. Você não quer que seu cônjuge, amigo ou pai seja evitado. Porém, se a pobreza alcançar as pessoas, provavelmente isso acontecerá.
Nesse sentido, a Bíblia diz: A riqueza traz muitos amigos, mas até o amigo do pobre o abandona (Provérbios 19:4).
Como se não bastasse, As Escrituras revelam: O pobre é desprezado por todos os seus parentes, quanto mais por seus amigos! Embora os procure, para pedir-lhes ajuda, não os encontra em lugar nenhum (Provérbios 19:7).
Não normalize a pobreza, pois, ele te fará ser evitado.
O Pobre Pode Ser Desprezado
Há um relato bíblico impressionante sobre como a opinião do pobre é desprezada. Veja:
Havia uma pequena cidade, de poucos habitantes. Um rei poderoso veio contra ela, cercou-a com muitos dispositivos de guerra. Ora, naquela cidade vivia um homem pobre mas sábio, e com sua sabedoria ele salvou a cidade. No entanto, ninguém se lembrou daquele pobre. Por isso pensei: Embora a sabedoria seja melhor do que a força, a sabedoria do pobre é desprezada, e logo já não se dá atenção às suas palavras.
Eclesiastes 9:14-16
Essa é a triste realidade: o pobre é (na maior parte das vezes) desprezado. Não importa se ele é sábio. Não importa se ele fez coisas boas ou se ele salvou a vida de muitos. O pobre é desprezado! Num mundo que, desde os tempos bíblicos, é materialista, quem tem poucos recursos, geralmente, é mal-visto,
Porém, o que é ruim, pode piorar. Pois, além de ser desprezado, o pobre pode se relacionar mal com determinadas pessoas.
O Pobre Pode Se Relacionar Mal Com O Rico
O pobre implora misericórdia, mas o rico responde com aspereza.
Provérbios 18:23
Parece que esse versículo foi escrito ontem, de tão atual que ele é. Note quantas pessoas em cargos elevados se relacionam mal com aqueles que possuem empregos de menor remuneração. Quantas vezes vemos pessoas dizendo frases como: você sabe com quem está falando? Quem é você pra me tratar assim? Cenas assim são tão comuns!
Além do pobre ser tratado mal por alguns ricos, ele ainda pode ser escravizado.
O Pobre Pode Ser Escravo Do Rico
O rico domina sobre o pobre; quem toma emprestado é escravo de quem empresta.
Provérbios 22:7
Existe uma tendência de o rico ficar cada vez mais rico e o pobre ficar cada vez mais pobre. O que é explicado por muitos fatores e Provérbios 22:7 apresenta um destes fatores.
O pobre, para conseguir algumas conquistas, precisa tomar emprestado com o rico, o que o deixa, de certa forma, escravo do rico.
Sendo atual, para o pobre comprar um carro, ele precisa de fazer um financiamento num banco. Dessa forma, o pobre compra um carro, mas acaba pagando o valor de dois carros. Assim, o rico dono do banco recebe os juros que o pobre terá que pagar no financiamento. Dessa forma, o pobre vai se escravizando perante o rico. Ele vai ficando mais pobre e o rico mais rico.
Cuidado! Empréstimo é uma escravidão que pode te deixar mais pobre te levando a ruína.
O Pobre Pode Perder A Sua Produção
A lavoura do pobre produz alimento com fartura, mas por falta de justiça ele o perde.
Provérbios 13:23
Este versículo afirma que o pobre pode produzir muita riqueza: ele pode trabalhar, ser produtivo e gerar muito (muito) lucro. Porém, a falta de justiça pode tirar o lucro produzido pelo pobre.
Este é outro versículo que parece ter sido escrito ontem. Observe como a falta de justiça hoje reduz o lucro do pobre. Por exemplo: a maior parte dos impostos de nosso país são cobrados em cima do consumo. Em outras palavras, boa parte dos impostos que pagamos são em cima daquilo que compramos. Do arroz, feijão, carne, leite, materiais de construção, combustível, produtos importados e etc.
Agora, note que a maior parte da renda do pobre é usada para gastos como esses. Geralmente, tudo o que o pobre recebe, ele gasta comprando itens essenciais para sobreviver. Ou seja, praticamente tudo que ele compra é tributado! E vale dizer que mais de 40% daquilo que recebemos é tributado!
A lavoura do pobre produz alimento com fartura, mas por falta de justiça ele o perde.
Este é um exemplo de falta de justiça que o pobre pode sofrer do sistema tributário. Ou seja, é um exemplo de injustiças que terceiros podem comer com o pobre. Porém, o pobre também pode cometer injustiças consigo mesmo que podem fazer com que ele perca o lucro de seu trabalho:
O pobre também pode cometer injustiças consigo mesmo
Lembro que, durante a reforma que minha irmã estava fazendo em sua casa, ela me dizia que ficava assustada com o quanto o pessoal que trabalhava na obra desperdiçava o dinheiro que recebia com bebidas e drogas. Minha irmã pagava os trabalhadores toda sexta feira. Daí, eles gastavam tudo no final de semana, e chegavam na segunda-feira bêbados e sem nenhum dinheiro.
Repito: a lavoura do pobre produz alimento com fartura, mas por falta de justiça ele o perde.
Sei que o que estou dizendo aqui não são coisas confortáveis de se ouvir. Não são mesmo! Na verdade, são coisas que geram indignação e revolta. Porém, eu e você precisamos nos atentar para a realidade. Precisamos nos atentar para evitarmos a nossa ruína.
Sejamos francos: a maioria de nós não nascemos ricos, do ponto de vista financeiro. Logo, se dermos bobeira. Se não ficarmos expertos. Se deixarmos a vida nos levar: seremos assolados pela ruína da pobreza. Então, abra os olhos! Procure sair da pobreza. Inclusive, aqui no canal tem um vídeo que fala exatamente sobre Como Sair da Pobreza (segundo a Bíblia). Deixarei o link para esse vídeo na descrição.
Não podemos normalizar a pobreza, pois, o pobre é:
- Evitado
- Desprezado
- Pode se relacionar mal com os ricos
- Pode ser escravizado
- Explorado, e ainda:
- Pode perder o lucro de seu trabalho.
Agora, se você deseja sair das dívidas, aumentar sua renda e conquistar a Liberdade Financeira, acesse o link abaixo e assista a palestra especial onde revelo três chaves para isso:
Acesse aqui a Palestra Especial 3 Chaves Para a Liberdade Financeira.
No mais: forte abraço, fique na paz do Senhor e até a próxima!
Link permanente
Muito top Samuel que o nosso Senhor Jesus Cristo continuei abençoando sua vida com sabedoria.
Link permanente
Amém!!! Deus te abençoe também!
Link permanente
Excelente conteúdo, isso devia chegar para mais e mais pessoas… Infelizmente boa parte dos cristãos romantizam a pobreza, falam como se Deus odiasse ricos então temos que ser pobres. Tristes isso!
Link permanente
Verdade: Infelizmente boa parte dos cristãos romantizam a pobreza