Quais pensamentos sabotam sua prosperidade?
Quais atitudes esses pensamentos geram que te fazem fracassar?
Muitos desejam uma vida prospera. Prospera na área financeira, física, mental, conjugal, profissional e prospera espiritualmente.
Esses desejos, pensamentos e ideias são conscientes e racionais: você sabe que quer prosperar, você acredita que uma vida mais prospera seria o melhor para você e sua família. Porém, existe uma tendência de atraímos para nós não apenas aquilo que desejamos e pensamos de forma conscientemente, mas também, aquilo que pensamos de forma inconsciente.
Você pode querer muito prosperar e, mesmo assim, ter pensamentos que te impedem de prosperar, pois, tais formas de pensar podem te fazem tomar atitudes que te lavam à pobreza. O pior é que você pode fazer essas coisas sem estar ciente que elas bloqueiam seu progresso. Tais comportamentos e hábitos são conhecidos com sabotadores de prosperidade.
Os sabotadores surgem de padrões mentais que podem te levar à autossabotagem bloqueando seu desenvolvimento, desviando seu foco e te levando ao fracasso. Algumas de nossas programações mentais podem (silenciosamente) conspirar contra nossos objetivos.
Mas…
- Quais são os principais Sabotadores da Prosperidade?
- Como eles impactam a sua vida?
- O que você pode fazer para evitá-los?
É isso que veremos aqui.
Observação: caso prefira, saiba que existe uma versão deste conteúdo em vídeo publicada no YouTube.
1° Sabotador de Prosperidade: Conformidade
A maioria esmagadora da população brasileira não nasceu em berço de ouro. É fato, boa parte dos brasileiros são de famílias que convivem com dificuldades financeiras. Inclusive, de acordo com o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro – I-SFB/FEBRABAN, 6 em cada 10 brasileiros consideram que suas finanças não os permitem aproveitar a vida; 64,7% dizem que não têm segurança sobre o seu futuro financeiro e 58,4% afirmam que as finanças são motivos de estresse.
Dentro dessa realidade é fácil se conformar e dizer: Não tem jeito, a vida é assim mesmo; Quem nasceu pobre, morrerá pobre; A gente tem que se contentar com aquilo que tem; A vida é dura mesmo…
Se você aceitar tal situação, mesmo ela não sendo a vida que você gostaria de ter, nem mesmo a vida que você queria dar para seus filhos, você estará se conformando.
A lei física da inércia diz que um corpo tende a permanecer em seu estado atual. Acredito que podemos fazer um paralelo entre a lei da inércia e a conformidade de mente. É muito mais fácil (mentalmente) aceitar a pobreza do que lutar contra ela. Temos a tendência de nos conformamos com o mundo e como as coisas são, por mais que elas sejam ruins, do que fazermos todo possível para transformarmos a realidade.
Porém, a Bíblia combate radicalmente esse conformismo. Pense só: a própria mensagem do evangelho é uma luta aberta contra a realidade pecaminosa da humanidade. Jesus te chamou para se inconformar contra vários padrões sociais. É nessa linha que vemos o seguinte registro Bíblico:
E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Romanos 12:2
Se você aceitar uma situação financeira ruim, se você se conformar com a realidade vivida pela maioria, dificilmente você sairá do lugar, será quase impossível você progredir e prosperar.
A conformidade é um dos principais sabotadores de prosperidade. Ela impede o crescimento pessoal e profissional! Ao se acomodar com a realidade, a pessoa tenderá a perder oportunidades de crescimento, desenvolvimento e progresso.
Para superar o sabotador da conformidade, é preciso cultivar uma mentalidade de crescimento e de abertura a novas possibilidades. Isso envolve desafiar crenças limitantes, enfrentar o medo do desconhecido e buscar ativamente oportunidades de aprendizado e desenvolvimento. Ao se comprometer com o crescimento contínuo e a busca da excelência, uma pessoa pode transcender a conformidade e abrir caminho para uma vida de verdadeira prosperidade e realização.
2° Sabotador de Prosperidade: Mentalidade de Escassez
A mentalidade de escassez condiciona a pessoa a trabalhar a partir de uma realidade de falta. A mente escassa gira em torno da crença de que os recursos e oportunidades são extremamente limitados e difíceis. É uma mentalidade baseada no medo de não ter o suficiente, de não ser suficiente, e de não conseguir o que é preciso para viver com dignidade.
O indivíduo com a mentalidade de escassez, geralmente, diz coisas como: eu não tenho tempo, não tenho dinheiro, não tenho contatos, não tenho oportunidades, conhecimento e a formação necessária.
Quem pensa assim está constantemente focado no que falta, em vez de reconhecer e valorizar o que já se tem. Ele pensa que dinheiro é algo extremamente limitado, que deve ser protegido, economizado e guardado. Ao se concentrar no que está faltando (ou no que poderá faltar), a pessoa perde de vista as oportunidades e recursos disponíveis – o que certamente condicionará suas decisões ao medo, autosabotagem e a sensação de insatisfação.
Outro ponto perigoso. A mente escassa relaciona a abundância ao sentimento de culpa, isto é, a pessoa se sente culpada ao conseguir uma promoção, um aumento de renda, ou o fechamento de um bom negócio. Tal mentalidade pode levá-lo a pensar que há muitos limites para o que você pode ter. Como resultado, você pode ficar com ciúmes de qualquer um que receba algo que você não tem.
A pessoa de mente escassa vive se preocupando com questões financeiras: se preocupa com o que precisa comprar, com as contas, alimento, roupa, aluguel, energia e etc. Mas, Jesus disse:
[…] não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. A vida é mais importante do que a comida, e o corpo, mais do que as roupas. Observem os corvos: não semeiam nem colhem, não têm armazéns nem celeiros; contudo, Deus os alimenta. E vocês têm muito mais valor do que as aves! Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? “Observem como crescem os lírios. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, quanto mais vestirá vocês, homens de pequena fé!
Lucas 12:22-28
3° Sabotador de Prosperidade: Procrastinação
A procrastinação é o ato de adiar a realização de tarefas. Pode parecer algo normal e natural, entretanto, quando a procrastinação se torna um hábito, ela também se torna um grande inimigo da prosperidade.
Pense o seguinte, se você não fizer nada, se ficar deixando tudo para depois (se não trabalhar, se não estudar, se não se esforçar) é certo que você empobrecerá. Afinal, para prosperar, você precisa agir. E a procrastinação impede (ou adia ao máximo) a ação. Sobre isso, a Bíblia tem muito a dizer:
- Ela diz: As mãos preguiçosas empobrecem o homem, porém as mãos diligentes lhe trazem riqueza (Provérbios 10:4).
- Também diz que: O preguiçoso deseja e nada consegue, mas os desejos do diligente são amplamente satisfeitos (Provérbios 13:4).
- E, como se não bastasse, afirma: As mãos diligentes governarão, mas os preguiçosos acabarão escravos (Provérbios 12:24).
É fato: a procrastinação te afastará da prosperidade. Para piorar, a cada dia está mais fácil procrastinar: é fácil passar horas rolando a timeline das redes sociais; é fácil ficar vendo vídeos engraçados na internet; ficar lendo inúmeros emails; acompanhar todas as notícias do time que torce e etc.
Todo esse excesso de entretenimento e de informações pode minar a nossa energia para agir naquilo que realmente precisamos agir. Meu conselho é, se você deseja diminuir a procrastinação, priorize aquilo que é mais importante. Algo que funciona comigo é fazer, no início do meu dia, primeiramente o que considero mais importante. Assim, ao acordar busco ter (mesmo que de forma rápida) um tempo com Deus, um tempo de estudo e leitura; e um atividade física (mesmo que seja apenas 15 ou 30 min). Depois, eu priorizo as principais atividades do meu trabalho, antes mesmo de ler emails.
Para evitar a procrastinação, priorize o que é mais importante, pois, aquilo que não é priorizado não é realizado.
Se você deseja aumentar sua renda, se afastar dos sabotadores de prosperidade e conquistar a Independência Financeira, acesse o link abaixo e assista a palestra onde revelo três chaves para essas conquistas:
Acesse aqui a Palestra 3 Chaves Bíblicas para Prosperar!
No mais: forte abraço e fique na paz do Senhor.