Bons Hábitos Financeiros (Bíblicos)

As coisas não acontecem da noite pro dia… Se você hoje sabe dirigir ou andar de bicicleta, entenderá perfeitamente o que vou dizer.

Lembra quando você aprendeu a dirigir ou mesmo andar bicicleta? Era preciso se concentrar em tudo a todo momento: para aprender a dirigir (por exemplo) você precisava se concentrar no acelerador, na pressão no pedal de freio, na embreagem, nas marchas, retrovisores e etc.

Você tinha que ter foco total. Sem contar que ainda precisava de um instrutor 100% dedicado para evitar que você se envolvesse em acidentes.

É quase um milagre, mas, você conseguiu! Eu também! O interessante é que, depois de anos dirigindo (ou andando de bicicleta), vamos ganhando experiência, desenvolvendo o hábito e não mais precisamos nos esforçar tanto. Não precisamos mais ficar 100% focados nos pedais, nos retrovisores e etc. Tudo fica mais natural. Pegamos o jeito. A direção passa a ser um hábito, em outras palavras: passamos a dirigir (ou andar) sem ter que pensar muito.

Hábito… É nessa palavra que queria chegar. Assim como existe o hábito de dirigir, ou andar de bicicleta, também existem os Hábitos Financeiros, decisões e escolhas financeiras que você faz sem muito pensar, que são naturais e rotineiras.

Observação: caso prefira, fique sabendo que esse conteúdo também foi publicado em formato de vídeo no YouTube.

bons hábitos financeiros

Hábitos Financeiros

A maioria das coisas que fazemos, não precisamos pensar demais, pois, elas são feitas por meio dos hábitos: comer, escovar os dentes e muitas tarefas de nossos trabalhos são apenas hábitos que temos, coisas que fazemos já de forma automatizada, sem muito pensar.

Semelhantemente, a forma como administramos o dinheiro também é determinada (em grande medida) pelos hábitos que temos.

E aqui chegamos no mais importante: nossos hábitos financeiros (bem como todos os hábitos) podem ser bons ou ruins, construtivos ou destrutivos; eles podem gerar resultados extraordinários ou desastrosos. Logo, é fundamental desenvolver bons hábitos financeiros e descartar aqueles que não são bons.

Como Hábitos Surgem?

Hábitos não surgem da noite para o dia. Eles se formam com o tempo. Quando fazemos algo diversas vezes, desenvolvemos padrões, desenvolvemos uma série de pensamentos e comportamentos que aumentam a nossa capacidade de realizar o que fazemos de forma mais rápida, eficiente e sem termos que pensar demais.

Assim como o tempo influência os hábitos, nossas emoções também, elas são parte crucial nos hábitos que temos. Nós, humanos, temos a tendencia de repetir tudo aquilo que nos dá prazer e evitar tudo que nos causou dor. Obviamente, tal realidade impulsiona em grande medida nossos seus gastos.

Não acredite? Então, lembre-se da última vez que você comprou algo que realmente queria. Como você se sentiu? Certamente, você ficou feliz e satisfeito! E quiz repetir essa compra mais vezes. Seja uma compra de uma viagem, de uma comida, ou de um passeio.

Mas… E quando você recebeu uma fatura inesperada? Por exemplo, uma conta que veio alta demais! Talvez um jantar no restaurante que a conta ficou cara e que a comida nem era tão boa assim. Lembra do seu sentimento? Provavelmente, você não ficou tão feliz assim. É mais provável ainda que você passou a evitar tal restaurante.

Nossos hábitos também são influenciados pelas experiências que tivemos e pelas coisas que ouvimos. Se você cresceu ouvindo que dinheiro é a raiz de todo mal; que quem tem dinheiro é porque roubou; ou que ricos vão queimar no mármore do inferno: provavelmente seus hábitos financeiros serão influenciados por essas ideias.

Hábitos se formam com o tempo e são influenciados por nossas emoções, por aquilo que vivenciamos e ouvimos. Mas, independentemente de como os hábitos se foram, existem aqueles que nos fazem prosperar e aqueles que não.

Hábitos Financeiros Que Prosperam

Há uma infinidade de pesquisas sobre hábitos financeiros. Dentre estas, as que mais chamam atenção são as que buscam entender quais são hábitos financeiros das pessoas de mais sucesso no mundo.

O interessante é que, observando os hábitos financeiros que os ricos possuem, e que os levam ao sucesso, notamos a existência evidente de quatro. O mais surpreendente é que esses 4 hábitos estão descritos na Bíblia. Veja quais são:

  • 1° hábito de pessoas bem-sucedidas: gastam menos do que ganham. Assim como aconselha Provérbios 21:20 que diz que “Na casa do sábio há comida e azeite armazenados, mas o tolo devora tudo o que pode”
  • 2° hábito: evitam dívidas. Seguindo o conselho de Provérbios 22:26 que aconselha: “Não seja como aqueles que, com um aperto de mãos, empenham-se com outros e se tornam fiadores de dívidas”
  • 3° hábito de pessoas bem-sucedidas: possuem uma reserva de segurança. Tal como diz Provérbios 6:6-8: Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio! Ela não tem nem chefe, nem supervisor, nem governante, e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento.
  • 4° hábito: investem de forma diversificada. Exatamente como o livro de Eclesiastes diz para fazer: Empregue o seu dinheiro em bons negócios e com o tempo você terá o seu lucro. Aplique-o em vários lugares e em negócios diferentes porque você não sabe que crise poderá acontecer no mundo. Eclesiastes 11:1-2

Nem Todo Rico Nasceu Rico

Sei que muitos, ao ouvirem sobre hábitos que geram prosperidade, vão logo dizer que o único hábito que o rico possui é o hábito de já ter nascido rico.

Porém, contudo, entretanto… Entre todos os bilionários do mundo, a maioria não herdou a fortuna. A maioria construiu a própria riqueza. Para ser mais preciso 54,7% dos bilionários do mundo construíram a própria fortuna, isso de acordo com o Censo de Bilionários.

É fato: existe um número significativo de ricos não nasceram ricos. A verdade precisa ser dita: quem vive falando que “para ser rico, tem que nascer rico” vive com grandes dificuldades financeiras, não prospera e consequentemente não consegue realizar seus sonhos financeiros. Não é para menos, pois, esse alguém não consegue perceber que existem hábitos que nos aproximam da prosperidade e hábitos que nos distanciam da prosperidade.

Nem Todo Rico Materialmente É Pobre Espiritualmente

Muitos também pensam que quem é rico materialmente não pode ser rico espiritualmente. Obviamente, isso impede a pessoa de adquirir esses 4 hábitos financeiros.

Porém, a Bíblia diz o contrário! Ela diz que é (sim) possível ser rico financeiramente e também ter uma vida espiritual prospera.

Jesus contou uma parábola que apresenta um exemplo disso. O Bom Samaritano (Lucas 10:25-37) teve a compaixão de ajudar alguém necessitado e usou os recursos financeiros que tinha (ataduras, óleo, vinho, um burro e dinheiro) para fazê-lo. Sim, a riqueza nas mãos de alguém comprometido com Deus poderá fazer o mundo um lugar melhor.

Vale também dizer que na Bíblia existem diversos exemplos de pessoas ricas materialmente e espiritualmente:

  • Abraão (Gênesis 13:2)
  • Isaque (Gênesis 26:12-13)
  • Jó (Jó 1:3)
  • José (Gênesis 4:26)
  • Barzilai (2 Samuel 19:32)
  • José de Arimateia (Mateus 27:57-60)
  • Zaqueu (Lucas 19:2)
  • Maria, Joana, Susana (Lucas 8:1-3)
  • E muitos outros!

É desejo de Deus que nos juntemos a Ele no bom trabalho que ele está realizando pelo mundo espalhando as boas novas do evangelho, tanto nos lugares pobres, quanto nos ricos. Para se juntar a Deus neste trabalho, você precisa ser um bom mordomo dos recursos que Ele colocou em suas mãos, e desenvolver bons hábitos financeiros o ajudará a se tornar esse mordomo fiel.

Ficar criando desculpas não nos aproximará da prosperidade. Se queremos prosperar, é preciso cultivas hábitos que nos aproximam da prosperidade, é preciso criar o hábito de:

  1. Gastar menos do que ganha
  2. Evitar dívidas
  3. Possuir uma reserva de segurança
  4. Investir de forma diversificada

Se isso fez sentido para você, se essa mensagem te edificou de alguma forma, por favor, deixe seu like e se inscreva no canal. Essas são maneiras simples, rápidas e gratuitas de você contribuir para que esse projeto que visa levar a educação financeira para as pessoas continue existindo. Então, deixe seu like e se inscreva no canal.

Se você deseja aumentar sua renda, e conquistar a Independência Financeira, acesse o link abaixo e assista a palestra especial onde revelo 3 chaves bíblicas para tais conquistas:

Acesse aqui a Palestra 3 Chaves Bíblicas para Prosperar!

No mais. Forte abraço, fique na paz de Cristo e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *