A coisa mais difícil que JESUS DISSE SOBRE DINHEIRO!

Ao ler os Evangelhos, você poderá começar a se sentir desconfortável com algumas coisas que Jesus disse sobre dinheiro e riqueza. Um exemplo é o que Ele disse ao jovem rico: vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me (Mateus 19:21).

Se o Filho de Deus tivesse dito somente isso, já seria difícil, porém, Ele disse mais, muito mais.

Continuando o que foi dito ao Jovem Rico, Jesus afirma: É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus” (Mateus 19:24).

No evangelho de Lucas vemos Cristo dizendo que os pobres são bem-aventurados, pois a eles pertence o Reino de Deus (Lucas 6:20). Em contrapartida, o Mestre se refere aos ricos da seguinte forma: “Mas ai de vocês, os ricos, pois já receberam sua consolação (Lucas 6:24).

Sim, se continuarmos mencionando todas as falas desafiadoras de Jesus quanto a riquezas, ficaríamos um bom tempo. Mas, há uma parábola especial contada por Jesus que, para mim resume a coisa mais difícil que Jesus disse sobre dinheiro. Me refiro a parábola do Rico e Lazaro. Continue comigo e vamos juntos entender o ensinamento financeiro contido nessa parábola. Tal ensinamento é, para mim, A COISA MAIS DIFÍCIL QUE JESUS DISSE SOBRE DINHEIRO.

A Parábola Do Rico E De Lázaro

Jesus conta a seguinte parábola:

Havia um homem rico que se vestia de púrpura e de linho fino e vivia no luxo todos os dias. Diante do seu portão fora deixado um mendigo chamado Lázaro, coberto de chagas; este ansiava comer o que caía da mesa do rico. Em vez disso, os cães vinham lamber as suas feridas.

Lucas 16:19-21

O Mestre evidência aqui o contraste brutal entre o homem rico e pobre Lázaro. Precisamos lembrar que, segundo a Antiga Aliança, segundo os Escritos de Moises e os profetas: esse rico judeu deveria ter cuidado do pobre Lázaro. Mas, ele não Lázaro em nada.

Lázaro Não Foi Ajudado Pelo Rico, Mas…

O significado do nome Lázaro é “Deus ajudou” ou “Deus tem ajudado”. O rico não o ajudou, mas, o Criador do Universo o ajudou! E na continuação da parábola poderemos ver como se deu a ajuda divina:

Chegou o dia em que o mendigo morreu, e os anjos o levaram para junto de Abraão.

Lucas 16:22a

Lázaro obteve a vida eterna. Ele foi levado para junto de Abraão. Sim, Lazaro viveu privações na terra. Teve problemas financeiros, problemas para se sustentar, chegou até mesmo a mendigar, a desejar as migalhas que caiam da mesa do rico. Mas, todo esse sofrimento ficou para traz e agora ele passará a eternidade junto de Abraão.

Mas, o que aconteceu com o rico? Vejamos:

O Que Aconteceu Com O Rico?

O rico também morreu e foi sepultado. No Hades, onde estava sendo atormentado, ele olhou para cima e viu Abraão de longe, com Lázaro ao seu lado.

Lucas 16:22-23

Jesus apresenta uma verdade paradoxal para aquela época. Note que, para o judeu dos templos bíblicos, a riqueza era sinal da benção de Deus. Isso tinha razão, e razão bíblica, afinal, Deus havia prometido (em suas leis) prosperidade para aqueles que obedecessem a seus estatutos. Prova disso é que Davi foi rico. Salomão também. De igual forma: Abraão, Isaque e Jacó foram ricos.

Porém, neste momento, Jesus estava apresentando um rico que (para surpresa de muitos) não herdaria a vida eterna. Pior que isso, Jesus estava apresentando um rico em extremo sofrimento. Diante de tão grande dor, o rico, ao ver Lázaro e Abraão, suplica um favor:

A Súplica Do Rico

Pai Abraão, tem misericórdia de mim e manda que Lázaro molhe a ponta do dedo na água e refresque a minha língua, porque estou sofrendo muito neste fogo.

Lucas 16:24

Os papeis se inverteram: na terra, o pobre da parábola clamava pelo favor do rico; todavia, na eternidade, o rico clamou pelo favor do pobre.

O curioso é que, semelhante ao pobre que não teve seu clamor atendido na terra, na eternidade o rico também não foi atendido:

Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembre-se de que durante a sua vida você recebeu coisas boas, enquanto Lázaro recebeu coisas más. Agora, porém, ele está sendo consolado aqui e você está em sofrimento. Além disso, entre vocês e nós há um grande abismo, de forma que os que desejam passar do nosso lado para o seu, ou do seu lado para o nosso, não conseguem’.

Lucas 16:25-26

Tendo perdido a esperança em si mesmo, o homem rico súplica por seus irmãos:

Então eu lhe suplico, pai: manda Lázaro ir à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos. Deixa que ele os avise, a fim de que eles não venham também para este lugar de tormento. Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os Profetas; que os ouçam’.

Lucas 16:27-29

As Escrituras Hebraicas estão repletas de apelos para cuidarmos dos necessitados. Sem contar as inúmeras e advertências sobre o julgamento de Deus contra aqueles que não ajudam o próximo. O homem rico e seus irmãos tinham acesso a todas essas informações, o que Abraão deixou claro ao dizer que eles já têm Moisés e os Profetas.

Mesmo assim, o rico continuou sua súplica:

‘Não, pai Abraão’, disse ele, ‘mas se alguém dentre os mortos fosse até eles, eles se arrependeriam’. “Abraão respondeu: ‘Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão convencer, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos’ “.

Lucas 16:30-31

A Dura Mensagem Da Parábola Do Rico E De Lázaro

Percebe o quão dura é essa mensagem que Jesus nos apresenta em forma de parábola?

Você pode não ser um ricaço que vive em mansões, você pode não ter sua garagem repleta de carros de luxo, ou mesmo viver na casa ou bairro que deseja. Mas, é bem provável que existam pessoas que suplicam o seu favor em coisas que você pode (muito bem) ajudar.

Talvez, exista um morador de rua que você sempre vê em seu trajeto para o trabalho. Quem sabe, um familiar que está enfrentando a depressão e que você pode ouvi-lo. Ou até mesmo, pessoas em sua congregação que precisam da sua atenção.

Certa vez aprendi algo que me marcou. Aprendi que todos possuem alguma riqueza. Todos possuem algo em que são bons. Alguns são ricos em saber ouvir. Outros ricos em aconselhar, em ajudar, em doar, em ensinar ou em orar.

Também aprendi que todos, absolutamente todos, são pobres em algo. Existem aqueles que são pobres no falar em público, aqueles que não lidam bem com o dinheiro, que não são bons em lutar por seus direitos e etc.

É como o ditado diz: ninguém é tão pobre que nada possa dar e ninguém é tão rico que nada precise receber.

Nosso Trato Com Os Outros Determinará O Trato Que Receberemos

Jesus disse sobre dinheiro

Em Mateus 25, Jesus diz que, em sua segunda vinda, separará as nações em dois grupos: um à sua direita; e outro à sua esquerda, assim “como o pastor separa as ovelhas dos bodes (Mateus 25:32).

Para as ovelhas à sua direita, ele dirá:

[…] ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo. Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram’.

Mateus 25:34-36

Ao ouvirem isso, as ovelhas perguntarão quando fizeram essas coisas, então O Rei dirá:

[…] o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram.

Mateus 25:40

Jesus deixou claro que devemos cuidar dos necessitados. Também deixou claro que a maneira que os tratamos, é como se estivéssemos tratando o próprio Deus. Se os tratarmos bem, trataremos bem o próprio Deus, logo, teremos uma eternidade ao seu lado. Mas, se os tratarmos mal, veja o que Jesus nos dirá naquele grande dia:

Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos. Pois eu tive fome, e vocês não me deram de comer; tive sede, e nada me deram para beber; fui estrangeiro, e vocês não me acolheram; necessitei de roupas, e vocês não me vestiram; estive enfermo e preso, e vocês não me visitaram.

Mateus 25:41-43

Não! Essa não é uma mensagem contra a riqueza. Não, não e não! O próprio Abraão da história era rico. Essa mensagem é sobre o que fazemos com aquilo que temos, se usamos nossos bens apenas para nossos prazeres, ou se temos compaixão do próximo.

Espero que essa mensagem possa ter impactado a sua vida, como impactou a minha. Mais que isso! Que ela possa trazer mudanças reais e práticas em cada um de nós.

Se você deseja sair das dívidias, aumentar a sua renda e conquistar a Independência Financeira, acesse o link abaixo e confira como fazer:

Acesse aqui a Palestra 3 Chaves Bíblicas para Prosperar!

No mais: forte abraço, fique na paz do Senhor e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *