Como seria a sua vida se você não precisasse trabalhar para viver? Como seria se você tivesse renda suficiente para viver o resto da vida sem a necessidade de um emprego? Como seria se você vivesse de renda? Se você conquistasse a Independência Financeira?
Independência Financeira não é balela, nem papo furado de coach. Amigo e amiga, foi a partir do dia que conheci (e entendi) o que (realmente) é a Independência Financeira, que minhas finanças começaram mudar da água para o vinho. Em outras palavras, o dia que me deparei com o conceito de Independência Financeira, marcou o início da minha jornada de prosperidade. Neste dia, eu disse: independência financeira, é isso que eu quero pra mim. Acredito que o mesmo acontecerá com você hoje! Acredito nisto porque você verá aqui que:
- A Independência Financeira pode livrá-lo de ter que enfrentar um trânsito assustador para ir (com sono e cansado) para um trabalho que você não gosta.
- A Independência financeira vai te permitir trabalhar apenas naquilo que você gosta, e nos dias e horários que preferir.
- E mais: essa tal Independência Financeira possibilitará que você se aposente bem antes que a maioria. Afinal, independente financeiro pode se aposentar com 50, 40 ou até mesmo com 30 anos de idade – se assim, ele quiser.
Tudo isso parece distante (muito distante) da realidade da população. Mas fique sabendo: pessoas comuns estão (por aí) conquistando a Independência Financeira: gente que não herdou grandes fortunas, que não nasceu em famílias ricas e que nem mesmo possui QIs elevado pode alcançar a Independência Financeira.
Mas, como uma pessoa comum pode conquistar a independência financeira? Melhor ainda: como você pode ser independente financeiramente?
A primeira coisa que você precisa é entender realmente o conceito de Independência Financeira.
Observação: saiba que existe uma versão em vídeo deste conteúdo no YouTube.
O Que É Independência Financeira?
Muitos dizem por aí: tal pessoa conseguiu um emprego, agora ela é independente. Fulano foi promovido no trabalho, agora ele não depende mais ninguém, ele é financeiramente independente.
Entretanto… Independência Financeira não é nada disso!
Quem tem um bom emprego, com um bom salário, ainda não é independente, pois, ele ainda depende financeiramente do emprego que tem.
Então, o que de fato é independência financeira?
Analisando o termo Independência Financeira, percebemos que independência significa liberdade, e financeira (obviamente) significa dinheiro. Logo, quem tem Independência Financeira, possui liberdade para conduzir a sua vida sem se preocupar (tanto) com questões financeiras. Quem é livre financeiramente, vive sem ficar pensando quando o próximo salário vai cair.
Independência financeira É LIBERDADE! Uma liberdade a respeito das preocupações financeiras. Vejamos, agora como isso acontece na prática, no mundo real.
INDEPENDÊNCIA = LIBERDADE
FINANCEIRA = DINHEIRO
Independência Financeira Na Prática
Geralmente, as pessoas trabalham para ter dinheiro e pagar as contas. Quem tem carteira assinada, trabalha durante um mês para receber seu salário; Se é um profissional autônomo, faz um serviço e recebe o pagamento. Este tipo de renda se chama RENDA ATIVA, pois, como o nome diz, para consegui-la, você precisa trabalhar ativamente.
Mas, pense comigo: existem outras formas de receber dinheiro que não exigem um trabalho de forma tão direta assim. Por exemplo: alguém que possui um imóvel (uma casa, apartamento ou salão), pode alugá-lo e receber dinheiro – sem ter que trabalhar diariamente. Outro exemplo, quem investe nos títulos do Tesouro Direto (com juros semestrais), recebe juros semestralmente, ou seja: a cada 6 meses tem dinheiro caindo direto em sua conta sem que ele tenha que trabalhar – e aqui, vale dizer algo importante: com menos de 100 reais, você já pode comprar títulos do Tesouro Direto que pagam juros semestrais.
O fato é que, tanto o dinheiro recebido do aluguel, quanto o recebido dos investimentos, não exigem trabalho direto. É óbvio que, para comprar um imóvel ou títulos do tesouro direto, você precisará trabalhar para ter o dinheiro necessário. Todavia, depois que você comprou esses bens, você não mais precisa trabalhar para ter renda, você não mais precisa trabalhar (constantemente) para receber. Por isso, este tipo de renda se chama RENDA PASSIVA, pois, para consegui-la, você não precisa trabalhar de forma ativa.
Neste ponto, você já deve estar imaginando como pessoas comuns podem conquistar a Independência Financeira. Mas, sejamos claros. E aqui, peço sua total atenção, pois, o que vou dizer é importante:
Existem dois tipos de renda, dois tipos:
- A renda ativa (que é aquela que você precisa trabalhar diretamente para receber);
- E a renda passiva (onde você não precisa trabalhar diretamente para receber).
Falei para prestar muita atenção nisso, pois, este conhecimento é capaz de mudar a sua vida financeira para sempre. A maioria das pessoas possuem apenas a renda ativa: a maioria recebe dinheiro de seus empregos, ou dos produtos e serviços que vendem.
Porém, existe um minoria que possui renda passiva, estes recebem dinheiro de alugueis de casas, carros ou outros bens; eles recebem dinheiro de livros, músicas, ou até mesmo de vídeos (atemporais) que publicam no YouTube ou em outras plataformas; estes (que possuem renda passiva) também podem receber dividendos, proventos e lucros dos seus investimentos, seja ações de empresas pagadoras de dividendos, seja de Fundos de Investimento Imobiliário ou de produtos de renda fixa.
E aqui vai a cereja do bolo dessa história (que você já deve imaginar): o segredo da independência Financeira está na renda passiva. Ou seja, se você deseja ser independente financeiramente, VOCÊ PRECISA POSSUIR RENDA PASSIVA, pois, é ela que vai colocar dinheiro no seu bolso sem que você trabalhe diretamente para receber.
Como Você Pode Gerar Renda Passiva E Se Tornar Independente Financeiramente
Façamos um novo exercício de imaginação… Você está trabalhando e, com parte do seu salário, você começa a comprar bens que geram renda passiva. Você vai investindo em determinados produtos financeiros, você vai comprando (todos os meses) algumas ações, algumas cotas de fundos de investimento imobiliário e alguns títulos do Tesouro Direto.
Esses investimentos vão gerar renda passiva para você, ou seja: você passa a receber dinheiro, lucro, renda dos seus investimentos. Nos primeiros meses, você recebe apenas alguns centavos. Mas, você continua investindo aquilo que era pouco, quase nada, vai aumentando: você começa a receber 2 reais, 10 reais, 100, 500, mil e assim por diante.
Imagine que você reinvista todos esses proventos e dividendos desses investimentos para fazer novos investimentos e assim receber cada vez mais renda passiva.
Não para por aí. Agora imagine que você continua trabalhando (em seu emprego de carteira assinada, por exemplo) e consegue juntar dinheiro suficiente para dar uma entrada para financiar um imóvel. Aí, você aluga esse imóvel e, com o dinheiro do aluguel, você vai quitando seu financiamento imobiliário. Com o passar do tempo, você terá um imóvel quitado que vai gerar mais renda passiva pra você.
Percebe que essa renda passiva vai aumentando com o passar do tempo? Percebe que, se você for consistente, chegará o dia em que sua renda passiva será capaz de pagar todas as suas contas? Percebe que, quando isto acontecer, você não mais precisará trabalhar para viver? Que você poderá viver de renda? Afinal, sua renda passiva se tornou capaz de pagar todas as suas contas!
É assim que pessoas comuns, que não herdaram grandes fortunas, que não ganharam na loteria, que não nasceram em berço de ouro, e que não possuem QI elevado conseguem conquistar a Independência Financeira.
E vale dizer: existem pessoas que conquistam essa independência aos 50 anos, aos 40 e até mesmo aos 30 anos. Como disse, para isto, você precisa ir, mesmo que aos poucos, adquirindo renda passiva – seja por meio de bens como imóveis, seja por meio de investimentos em produtos financeiros, ou seja por qualquer outro meio legal e honesto. Fato é que você precisa ir aumentando a sua renda passiva.
Se você não sabe como fazer isso, recomendo fortemente que acesse o link abaixo e assista a palestra onde revelo três coisas que podem te impedir de fazer isso e três coisas para você conseguir conquistar a Independência Financeira. É só acessar o link abaixo:
Acesse aqui a Palestra 3 Chaves Bíblicas para Prosperar!
No mais: forte abraço, fique na paz de Cristo e até a próxima.