Mordomia Cristã: este é, na minha opinião, um dos conceitos bíblicos mais importantes que há. Afinal, ele transforma a forma como o cristão trabalha, ganha e administra dinheiro, gere seu tempo e se relaciona com pessoas ao seu redor. Por isto, todo cristão, precisa conhecer o que está escrito sobre mordomia na bíblia. Sendo assim, veremos aqui os melhores versículos sobre mordomia.
Mas, vale dizer que existe uma versão em vídeo deste conteúdo no YouTube.
O que é mordomia?
A conceito de mordomia cristã consiste na administração responsável de todos os bens disponíveis, partindo do princípio que nada temos, que tudo que há pertence a Deus e que, consequentemente, somos apenas mordomos dos bens que Cristo nos confiou – em outras palavras, somos apenas administradores dos bens que o Senhor nos confiou.
Dito isso, vamos aos melhores versículos sobre mordomia. Os primeiros versículos deixam claro o ponto de partida inicial do conceito de mordomia, que é o fato de tudo pertencer a Deus:
Versículos Sobre Mordomia Cristã: Tudo Pertence a Deus
Ao Senhor, o seu Deus, pertencem os céus e até os mais altos céus, a terra e tudo o que nela existe.
Deuteronômio 10:14
Tal versículo é reforçado pelos dois seguintes:
Tudo o que há debaixo dos céus me pertence.
Jó 41:11
[…] Porque minha é toda a terra;
Êxodo 19:5b
Mas, não somente a terra pertence ao Senhor, todos aqueles que nela habitam também pertencem a Ele:
Do Senhor é a terra e a sua plenitude; o mundo e aqueles que nele habitam.
Salmos 24:1
Nós não somos de nós mesmos, e vale dizer que nem mesmo as nossas conquistas, podemos dizer que são totalmente nossas. Confira o que está no livro de Deuteronômio.
Não digam, pois, em seu coração: “A minha capacidade e a força das minhas mãos ajuntaram para mim toda esta riqueza”. Mas, lembrem-se do Senhor, do seu Deus, pois é ele que lhes dá a capacidade de produzir riqueza, confirmando a aliança que jurou aos seus antepassados, conforme hoje se vê.
Deuteronômio 8:17-18
Até mesmo as nossas conquistas não vem totalmente de nós, pois, a força que temos, vem do Senhor.
Não é fácil aceitar que absolutamente tudo pertence a Deus, eu tive essa dificuldade, mas o próximo versículo me auxiliou nesse processo:
Pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar.
1 Timóteo 6:7
Com esses versículos, acredito que ficou claro que tudo que há no mundo pertence a Deus. Se tudo pertence a Deus, tudo aquilo que (aparentemente) é nosso, na verdade, não é nosso. Tudo é de Deus. Isto é: seu carro, sua casa, suas roupas, seu cônjuge, filhos, sogra, pai, mãe, gato, cachorro… Tudo pertence a Deus!
Porém, embora pertença a Deus, Ele confiou a você essas pessoas, bens e animais. Portanto, cabe a nós administrarmos bem aquilo que o Senhor nos confia. Ou seja, sermos bons mordomos das posses divinas.
Precisamos ser bons mordomos (isto é, bons administradores) dos bens materiais que o Senhor nos confiou
Se por um lado tudo pertence a Deus, por outro, Ele confiou a nós a sua criação. E isso aconteceu desde a criação do mundo. Confira:
O Senhor Deus tomou o homem e o colocou no jardim do Éden para cultivá-lo e guardá-lo.
Gênesis 2:15
O Senhor criou o jardim e o entregou aos cuidados do homem. Deus tem disso, Ele cria algo, e coloca esse algo aos nossos cuidados. Por isto, precisamos ser bons administradores de tudo aquilo que o Senhor nos confia. Inclusive, do dinheiro que recebemos, conforme diz o livro do profeta Isaías:
Por que gastais o dinheiro naquilo que não é o pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura.
Isaías 55:2
Precisamos usar os recursos de maneira sábia, logo, também precisamos nos planejar, afinal:
Os planos bem elaborados levam à fartura: mas o apressado sempre acaba na miséria.
Provérbios 21:5
Em outras palavras, precisamos fazer orçamentos, como próprio Jesus ilustrou numa parábola onde Ele estava explicando verdades sobre o Reino:
Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la?
Lucas 14:28
O Senhor nos confia bens materiais que precisamos administrar de maneira correta, mas, Ele também confia a nos bens imateriais:
Precisamos ser bons mordomos dos bens imateriais que o Senhor nos confiou
Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas.
1 Pedro 4:10
Todos os nossos dons e talentos, foram concedidos por Deus. Logo, precisamos ser administrá-los e usá-los da melhor forma possível.
Se alguém fala, faça-o como quem transmite a palavra de Deus. Se alguém serve, faça-o com a força que Deus provê, de forma que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glória e o poder para todo o sempre. Amém.
1 Pedro 4:11
Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé.
Romanos 12:6
A carta de 1 Timóteo, complementa essa mensagem:
Não negligencie o dom que foi dado a você por mensagem profética com imposição de mãos dos presbíteros.
1 Timóteo 4:14
Sendo prático, veja quais são seus dons e talentos. Você é bom em aconselhar, em explicar, em servir; é um bom contador, advogado ou vendedor; você canta, prega ou evangeliza… Não negligencie o dom que te foi dado. Use-o da melhor forma. Tal como o próximo versículo diz:
Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.
Colossenses 3:23-24
Tudo pertence a Deus. Logo, todos os bens materiais e imateriais que temos, recebemos d´Ele. Mas, além disso, recebemos o tempo. Quero dizer que, o tempo que temos de existência nesta terra nos foi dado por Deus. Ora, não escolhemos nascer. Não decidimos nascer. O Senhor nos trouxe a este mundo e nos deu um tempo aqui, logo, precisamos ser bons mordomos deste tempo:
Precisamos Ser Bons Mordomos Do Tempo
Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus.
Efésios 5:15-16
E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos. Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé.
Gálatas 6:9-10
Até aqui, vimos que tudo que temos pertence a Deus: nossos bens materiais, imateriais e até mesmo o nosso tempo. Portanto, precisamos administrar bem tudo aquilo que recebemos. E agora, chegou o momento de dizer que um dos motivos pelos quais devemos administrar bem o que recebemos é que Prestaremos conta a Deus:
Prestaremos Conta Sobre Como Administramos Aquilo Que Recebemos
Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus.
Romanos 14:12
De um encarregado espera-se que seja fiel.
1 Coríntios 4:2
Um dia teremos que prestar conta, e vale dizer: a forma como administramos os bens que recebemos nessa terra, determinará a nossa eternidade:
A Nossa Mordomia Determinará A Nossa Eternidade
[…] Se vocês não foram dignos de confiança ao lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas?
Lucas 16:11
O Mordomo Fiel Será Recompensado
Ao explicar como é o Reino dos céus, Jesus apresentou a conhecida Parábola dos Talentos, que conta a história de um senhor que sai de sua terra e deixa seus bens sobre a administração de seus servos. Dois destes, multiplicaram os bens recebidos e o senhor da parábola disse para eles:
[…] ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor!’
Mateus 25:23
Porém, um dos servos não multiplicou o que recebeu. Ele pegou o talento recebido, escondeu e depois devolveu para o senhor da parábola. Para este, o senhor disse:
Servo mau e negligente! Você sabia que eu colho onde não plantei e junto onde não semeei? Então você devia ter confiado o meu dinheiro aos banqueiros, para que, quando eu voltasse, o recebesse de volta com juros. Tirem o talento dele e entreguem-no ao que tem dez. Pois a quem tem, mais será dado, e terá em grande quantidade. Mas a quem não tem, até o que tem lhe será tirado. E lancem fora o servo inútil, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes.
Mateus 25:26-30
Amigo e amiga, é fato: Não temos nada! Somos apenas mordomos dos bens de Cristo. Logo, precisamos ser bons mordomos. Bons administradores dos recursos financeiros que temos, das pessoas que estão em nossas vidas, dos nossos talentos, aptidões, bons mordomos do tempo, não o desperdiçando.
Então, revise a sua vida e veja em qual área você não tem sido um bom mordomo.
Se você chegou até aqui, por favor: deixe seu like. Essa é uma maneira simples e rápida de você apoiar esse projeto que visa levar a educação financeira com base em princípios bíblicos para o maior número possível de pessoas. Então, por favor, deixe seu like.
Se você deseja sair das dívidas, aumentar sua renda e conquistar a Independência Financeira, acesse o link abaixo e confira a palestra especial onde apresento três chaves práticas para essas conquistas:
Acesse aqui a Palestra 3 Chaves Bíblicas para Prosperar!
No mais: forte abraço, fique na paz de Cristo e até a próxima.