“Isso não é justo”… Desde criança, passamos por situações em que falamos e ouvimos a frase “Isso não é justo”. Lutamos (desde sempre) contra a forma como as coisas são. O mundo (nem sempre) é justo, e isso é frustrante. À medida que crescemos, percebemos que a pobreza e a injustiça social são problemas maiores do que imaginamos.
Ao longo da Bíblia, Deus nos fala muito sobre dinheiro. Neste assunto a questão da pobreza é mencionada diversas vezes. O Senhor sabe que haveria pobres. Ele ama os pobres. E o Eterno deseja seus seguidores também vivam esse amor em atitudes práticas.
Para compreender melhor o coração de Deus para com os necessitados, vamos examinar 15 Versículos que mostram como ajudar os pobres e necessitados. Acredite, esses versículos mudaram a sua visão sobre pobreza e cristianismo.
Observação: vale dizer que este conteúdo também foi publicado no YouTube:
https://youtu.be/Nc2lXYxP1hc
1. Sempre Haverá Pobres (Deuteronômio 15:11)
Sempre haverá pobres na terra. Portanto, eu lhe ordeno que abra o coração para o seu irmão israelita, tanto para o pobre como para o necessitado de sua terra.
Deuteronômio 15:11
Tem gente que se ilude ao acreditar que um dia iremos conseguir construir uma sociedade que não tenha pessoas pobres. Mas, a Bíblia, há milhares de anos já, alertava que sempre haverá pobres.
Dado que sempre haverá pobres, o que devemos fazer? A própria Bíblia diz: Devemos abrir o coração para o pobre e necessitado.
Jesus volta a esta passagem de Deuteronômio quando diz aos discípulos em MATEUS 26:11: “os pobres vocês sempre terão consigo” (Mateus 26:11).
Isso é um fato, mas um fato que não diminui o apelo à generosidade, pelo contrário. Aqui Deus está dizendo: Os pobres sempre estarão entre vocês, então vocês devem estar sempre preparados para ajudá-los:
2. Ajude Os Pobres (Levítico 25:35-36)
Se alguém do seu povo empobrecer e não puder sustentar-se, ajudem-no como se faz ao estrangeiro e ao residente temporário, para que possa continuar a viver entre vocês. Não cobrem dele juro algum, mas temam o seu Deus, para que o seu próximo continue a viver entre vocês.
Levítico 25:35-36
Hospitalidade e compaixão deveriam ser inegociáveis entre o povo de Deus. O Senhor disse a Abraão no início da formação do povo hebreu que Israel deveria ser um modelo para o mundo e que, por meio desse modelo, todas as famílias da terra seriam abençoadas.
Veja como esse modelo (para abençoar todas as nações da terra) foi estabelecido, os hebreus deveriam tratar estrangeiros com dignidade e respeito. O mesmo deveria acontecer com os pobres, o que na prática significava em, até mesmo, emprestar sem cobrar juros.
O interessante é que, já no Novo Testamento, Jesus vai ainda além, ele diz para emprestarmos sem nem esperarmos receber de volta.
3. Não Cometa Injustiça com os Pobres (Levítico 19:15)
Não cometam injustiça num julgamento; não favoreçam os pobres, nem procurem agradar os grandes, mas julguem o seu próximo com justiça.
Levítico 19:15
O Eterno não é ingênuo. Ele sabe que existe uma tendência de os fortes explorarem os fracos. Por isto, Ele exige que seu povo seja diferente, é por isso que ele reforça que sejamos imparciais.
A justiça deveria seguir esse modelo divino de imparcialidade. Os pobres devem ser cuidados, mas não simplesmente porque são pobres, mas porque são gente. Da mesma forma que os ricos, que também devem receber uma justiça (de fato) justa, sem tratamento especial devido a sua condição econômica.
4. O Senhor Garante A Justiça Dos Pobres (Salmo 140:12)
Sei que o Senhor defenderá a causa do necessitado e fará justiça aos pobres.
Salmos 140:12
Ao longo das Escrituras, o Criador encoraja seu povo ser generoso e justo com os pobres. Entretanto, Ele nos lembra que a justiça chegará (de uma forma, ou de outra). E vale dizer: é melhor (muito melhor) escolher agir com justiça do que experimentar a justiça de Deus.
5. Seja Bondoso com os Necessitados (Provérbios 14:21)
Quem despreza o próximo comete pecado, mas como é feliz quem trata com bondade os necessitados!
Provérbios 14:21
Quando Jesus ordenou que amássemos o próximo, não foi um mandamento que veio do nada. O amor ao próximo refletido em bom tratamento já era mencionando nas escrituras bem antes do Mestre pisar na terra. Não tem conversa, sem amor (prático) ao próximo, não há cristianismo!
6. Oprimir os Pobres é Desprezar o Criador (Provérbios 14:31)
Aquele que oprime o pobre com isso despreza o seu Criador, mas quem ao necessitado trata com bondade honra a Deus.
Provérbios 14:31
Precisamos reconhecer que Deus (no relacionamento conosco) considera o tratamento que damos aos pobres. Quando somos gentis com os necessitados, demonstramos respeito por Deus. Afinal, Ele é o criador deles e Ele os ama.
A recíproca é verdadeira, o oposto também acontece: quando tratamos mal o pobre, desconsideramos o Criador.
7. Não Zombe dos Pobres (Provérbios 17:5)
Quem zomba dos pobres mostra desprezo pelo Criador deles; quem se alegra com a desgraça não ficará sem castigo.
Provérbios 17:5
Para Deus, todos são valiosos, desde o mendigo ao homem mais rico do mundo. Por isto, é desejo d’Ele que as pessoas tratem os outros de modo que reforce esse valor – independentemente da condição econômica.
Infelizmente, é comum em nossa sociedade a zombaria com o pobre. Vejo isso acontecer muito com pessoas que trabalham em determinadas cargos. Vejo garis sendo hostilizados. Diaristas sendo zombadas. Atendentes de telemarketing, caixa e etc.
8. Trate Bem os Pobres (Provérbios 19:17)
Quem trata bem os pobres empresta ao Senhor, e ele o recompensará.
Provérbios 19:17
Eu tenho o hábito de fazer investimentos. Todo mês eu invisto em algumas aplicações. Vários desses investimentos (principalmente os de renda fixa) consiste em emprestar dinheiro para uma instituição, de modo que ela devolverá o dinheiro emprestado com juros.
Agora, imagine que essa instituição seja o próprio Deus, o Criador do universo, dono de todo ouro e prata do mundo! Isso seria maravilhoso! Afinal, Ele poderia me dar um rendimento muito alto!
É exatamente isso que acontece quando tratamos bem o pobre: emprestamos ao Senhor, e Ele nos recompensará.
9. Ouça os Pobres (Provérbios 21:13)
Quem fecha os ouvidos ao clamor dos pobres também clamará e não terá resposta.
Provérbios 21:13
É fácil olhar para este versículo e presumir que ele está dizendo que Deus não responde às orações daqueles que ignoram as necessidades dos pobres, mas não é bem assim que Deus trabalha. Ele não nos ignora por causa de nossas falhas. Mas, é inegável: a forma como tratamos os outros é um fator relevante no mundo espiritual e material.
A mensagem deste versículo é simples, mas profunda. Os hebreus viviam em comunidade. Ao ignorarem os gritos dos pobres, criaram uma cultura de descaso às necessidades. Infelizmente, eles acabariam se tornando os necessitados e, consequentemente, ninguém respondeu aos seus clamores.
Se você ignorar o clamor dos outros, quando você clamar: ninguém vai te ouvir.
10. Se Preocupe com os Pobres (Provérbios 29:7)
Os justos levam em conta os direitos dos pobres, mas os ímpios nem se importam com isso.
Provérbios 29:7
Jesus resumiu a lei em amar a Deus e aos outros. Isto significa que a nossa justiça é vista no nosso respeito pelos outros – especialmente pelos pobres e necessitados. Ímpios não se preocupam com os pobres, logo, se não nos importamos com o direito dos pobres: estamos agindo como ímpios; e quem age como ímpio, ímpios é (pelo menos em alguma medida).
11. Leve o Evangelho aos Pobres (Isaías 61:1)
O Espírito do Soberano Senhor está sobre mim porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros
Isaías 61:1
É surpreendente que Jesus iniciaria seu ministério levantando-se numa sinagoga e afirmando exatamente as palavras de Isaías 61. Entre tudo o que foi escrito na Antiga Aliança, o Mestre escolheu essas palavras. Isso ressalta o quão importante esta missão é para Ele.
O amor Divino é demonstrado em seu cuidado para com aqueles que estão necessitados, pobres e em dificuldades. E nos, devemos ser como Ele é.
12. Serva aos Pobres (Lucas 14:12-14)
Então Jesus disse ao que o tinha convidado: “Quando você der um banquete ou jantar, não convide seus amigos, irmãos ou parentes, nem seus vizinhos ricos; se o fizer, eles poderão também, por sua vez, convidá-lo, e assim você será recompensado. Mas, quando der um banquete, convide os pobres, os aleijados, os mancos, e os cegos. Feliz será você, porque estes não têm como retribuir. A sua recompensa virá na ressurreição dos justos”.
Lucas 14:12-14
É comum queremos fazer boas coisas para quem amamos ou para quem poderá retribuir nosso favor. Porém, Jesus nos instruiu a nos esforçarmos para fazermos o bem àqueles que não podem retribuir.
A beleza desta passagem é que Cristo não está apenas pedindo aos seus seguidores que deem dinheiro ou comida aos pobres, aleijados, mancos e cegos. Não, não e não! Ele está pedindo que façam mais que isso. Ele está nos encorajando a fazer o possível para incluí-los, para proporcionamos a ele um tempo que jamais esquecerão.
Não é tão difícil assim dar uma esmola para alguém. Mas, conceder uma experiência incrível para quem pouco tem, para quem é desprezado, para quem (talvez) esteja sujo e cheirando mal, não é tão fácil assim.
13. O Que Fazemos Aos Pobres, Fazemos A Deus (Mateus 25:40)
O Rei responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram’.
Mateus 25:40
Numa parábola reveladora sobre o julgamento de Deus, as pessoas são separadas com base no serviço que prestam aos mais vulneráveis, incluindo os famintos, os doentes e os presos.
Para total surpresa de todos, Jesus se identifica tanto com esses vulneráveis que comunica que, ao servi-los, nós realmente O servimos.
14. Não Discrimine Os Pobres (Tiago 2:2-4)
Suponham que na reunião de vocês entre um homem com anel de ouro e roupas finas, e também entre um homem pobre com roupas velhas e sujas. Se vocês derem atenção especial ao homem que está vestido com roupas finas e disserem: “Aqui está um lugar apropriado para o senhor”, mas disserem ao pobre: “Você, fique de pé ali”, ou: “Sente-se no chão, junto ao estrado onde ponho os meus pés”, não estarão fazendo discriminação, fazendo julgamentos com critérios errados?
Tiago 2:2-4
O que dá valor a uma pessoa? Realmente não deveríamos precisar de nenhum outro critério além do fato de que eles foram criados à imagem de Deus e que o Senhor se entregou na cruz por eles. Infelizmente, é fácil nos prendemos nas coisas que o mundo valoriza.
No reino de Deus, uma pessoa rica não deveria ser mais digna de respeito ou consideração do que o pobre.
15. Se Compadeça Dos Pobres (1 João 3:17-18)
Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade.
1 João 3:17-18
Não deveríamos ficar presos aos nossos bens a ponto de não compartilhar nada com os necessitados.
Conclusão: Amar a Deus amando os outros
Estas são apenas algumas (das muitas) advertências bíblicas sobre como ajudar os pobres. A principal conclusão aqui é que Deus está intimamente investido naqueles que a sociedade tende a esquecer.
Quando reconhecemos e respondemos àqueles que estão à margem da sociedade, ajudamos a trazer o reino de Deus a terra.
O Senhor não fecha os olhos para os pobres. Ele os vê e conhece cada um pelo nome. Se Ele cuida dos humildes pássaros dos campos, Ele certamente cuida daqueles que Ele criou à Sua imagem (Mateus 6:26).
Se essa mensagem te edificou de alguma forma, por favor, deixe seu like e se inscreva no canal. Dessa forma você contribui para que esse projeto alcance mais e mais pessoas levando a visão bíblica sobre finanças. Então, por favor, deixe seu like e se inscreva no canal.
Agora, se você deseja se afastar da pobreza, sair das dívidas, aumentar sua renda e caminha para a Liberdade financeira, acesse o link abaixo e confira a palestra especial onde apresento 3 chaves bíblicas para tais conquistas:
Acesse aqui a Palestra 3 Chaves Bíblicas para Prosperar!
No mais: forte abraço, fique na paz do Senhor e até a próxima.