5 Chaves de Como Desenvolver Bons Hábitos Financeiros

Se você deseja prosperar e, para tal, quer saber como desenvolver bons hábitos financeiros, você está no lugar certo. Pois, aqui irei apresentar hábitos geradores de prosperidade. Bem como, as 5 chaves de como adquirir tais hábitos.

Hábitos Geradores de Prosperidade

Existem hábitos que geram prosperidade. Algumas atitudes, comportamentos, formas de pensar e agir atraem riqueza. E isso não se trata de lei da atração, nem pensamento positivo, nem nada do tipo.

Isso é cientifico. Muitas pesquisas identificam a existência de hábitos e comportamentos comuns entre aqueles que são ricos. Mas, não é apenas cientifico. Isso também é bíblico! Ou seja, a Bíblia afirma que determinados hábitos são geradores de prosperidade.

Ou seja, se você deseja prosperar financeiramente, é extremamente importante que você comece adquirir determinados hábitos daqueles que são prósperos. Para tal, a primeira coisa que devo esclarecer é: o que (na verdade) são hábitos:

O Que São Hábitos?

Lembra quando você aprendeu a dirigir? Era preciso concentração total em tudo a todo momento: concentração no pedal do acelerador; na embreagem; nas marchas; no freio; na velocidade; no trânsito ao redor; nas setas; nos retrovisores; na posição das mãos, dos pés e por aí vai.

Nessa época, nada parecia ser natural. Tudo exigia foco. Era, inclusive, necessário ter um instrutor de direção, observando e julgando seu desempenho!

Provavelmente, não foi nada confortável aprender dirigir. Mas, você venceu! Você conseguiu! E agora, depois de anos de pratica, aprendendo e ganhando experiência, você desenvolveu o hábito de dirigir. Agora, dirigir é mais fácil, mais automático, mais natural.

Este é um ótimo exemplo de hábito. E… O que são hábitos?

Hábitos são ações que repetimos com frequência, conscientemente ou não. São comportamentos aprendidos que mantemos de forma automática, sem muito pensar.

Note algo importante: a maioria das coisas que fazemos são ações subconscientes conduzidas pelos hábitos que temos. Comer, escovar os dentes e muitas tarefas do trabalho, são feitos por meio de hábitos.

Obviamente, a forma como ganhamos e administramos o dinheiro, é determinada por nossos hábitos. Consequentemente, nossos resultados financeiros, são amplamente determinados por nossos hábitos financeiros: bons hábitos financeiros, tendem a gerar bons resultados financeiros; maus hábitos, costumam conduzir a maus resultados.

Em resumo: existem hábitos que conduzem a pobreza e hábitos que geram prosperidade:

5 Hábitos Financeiros Geradores De Prosperidade

Os princípios financeiros de Deus contêm a sabedoria para aumentar e manter a riqueza. Olhando para alguns dos mais conhecidos hábitos financeiros dos ricos, que os levam ao sucesso, você descobrirá que eles se alinham com os princípios de Deus. Eles são:

Sendo direto aqui te apresentarei 5 hábitos financeiros que geram prosperidade. Estes hábitos foram identificados em diversas pesquisas. Bem como, são hábitos que a Bíblia revela que geram prosperidade.

1° hábito gerador de prosperidade: Hábito De Gastar Menos Do Que Se Ganha

Ricos não gastam tudo o que recebem, e eles não fazem isso apenas por que possuem muito. Não! Eles fazem isso por terem o hábito de pouparem parte de seus recebimentos.

Quem gasta tudo, nunca terá dinheiro. Sempre precisará do próximo salário, da próxima venda ou do próximo negócio fechado. Mas, quem poupa parte, sempre tem algo! Independentemente se o mês foi bom ou ruim. Independente se um imprevisto ocorreu. Quem poupa sempre tem!

Sobre isso, Provérbios 21:20: Tesouro desejável e azeite há na casa do sábio, mas o homem insensato os esgota.

2° Hábito gerador de prosperidade: Hábito De Evitar Dívidas

Sim, a ideia de contrair uma dívida é tentadora. Afinal, quem não quer comprar algo agora, sem ao menos ter dinheiro, e poder pagar somente depois, em suaves prestações?

É obvio que ter crédito não é ruim. Afinal, o crédito bem utilizado pode viabilizar coisas que você dificilmente conseguiria.

Mas, todavia, entretanto… É preciso ter ciência de que: a dívida é o primeiro passo para a inadimplência; e a inadimplência é o caminho para a escassez, falência e miséria.

Não ignore os fatos. Boa parte dos que estão faliram, dos que arruinaram suas vidas financeiras, bem como de suas famílias, começaram o caminho da urina com algumas dívidas inocentes, que logo se transformaram em dívidas impagáveis. É por isso que a Bíblia diz:

O rico domina sobre os pobres e o que toma emprestado é servo do que empresta.

Provérbios 22:7

3° hábito gerador de prosperidade: Hábito De Investir

Por que você deve evitar dívidas e gastar menos do que ganha? Para investir!

Olha… É muito difícil, muito difícil mesmo, encontrar alguém verdadeiramente prospero financeiramente que não investe. Então, se você deseja prosperar, pelo amor de Deus comece aprender a investir!

Eu comecei investindo na renda fixa: tesouro direto, CDBs, LCIs e LCAs. Depois, aprendi a investir na renda variável: em ações, fundos imobiliários, criptomoedas e etc.

Também tem aqueles que investem em imóveis, bem como aqueles que investem em negócios de terceiros. Independentemente de onde, é por meio dos investimentos que os ricos multiplicam o dinheiro.

Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás.

Eclesiastes 11:1

4° hábito gerador de prosperidade: Hábito De Ter Uma Reserva De Segurança

Uma reserva de segurança é um dinheiro poupado que só é utilizado em casos imprevistos, seja imprevistos bons (como uma oportunidade de intercambio) ou imprevistos ruins (como no caso de desemprego).

Sempre ter uma reserva é um hábito que poucos possuem. Infelizmente, a falta deste hábito é um dos motivos pelos quais muitos arruínam suas vidas quando alguns imprevistos acontecem.

Não podemos esquecer que o dinheiro guardado pode nos proteger. Nos proteger de crises econômicas, políticas e sanitárias. Pode nos proteger de atitudes autoritárias de governantes. Pode nos proteger de maiores problemas vindos de problemas de saúde.

Proteção é uma das principais funções bíblicas do dinheiro: Porque a sabedoria serve de defesa, como de defesa serve o dinheiro […] É o que diz Eclesiastes 7:12

5° hábito gerador de prosperidade: Hábito De Buscar Sabedoria

Ganhar mais dinheiro é obviamente algo que gera prosperidade.

E sobre isso, não podemos negar, aquele que está sempre buscando conhecimento, procurando ser um profissional melhor, se empenhando para melhorar aquilo que se propôs a fazer: tende a ser mais bem pago, a fazer mais dinheiro, gerar mais lucro, a ser mais produtivo! Nessa linha, a Provérbios 3:13,14 diz:

Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;
Porque é melhor a sua mercadoria do que artigos de prata, e maior o seu lucro que o ouro mais fino.

Provérbios 3:13,14

Como adquirir esses hábitos?

Ok… Chegando aqui você já sabe que, para prosperar financeiramente é importante ter os hábitos de: gastar menos do que se ganha, evitar dívidas, investir, ter uma Reserva de segurança e buscar sabedoria.

Mas…

Hábitos não são facilmente adquiridos. Geralmente, precisamos de um bom tempo para adquirirmos um hábito de forma sólida. Daí, vem a pergunta:

Como adquirir esses hábitos geradores de prosperidade?

Isso é o que veremos, em poucas palavras, a partir de agora através das 5 Chaves para desenvolver bons hábitos financeiros:

5 Chaves para desenvolver bons hábitos financeiros

1° chave para bons hábitos financeiros: Entenda Seus Gastos

Para criar e manter bons hábitos é preciso conhecer sua situação financeiro. Sendo direto, é preciso ter plena consciência de para onde seu dinheiro está indo.

Como é que você faz isso? Registrando as suas despesas.

Ei… Registrar seus gastos vai contribuir para que você tenha comportamentos financeiros mais prósperos. Até por que, os números não mentem.

Se você gasta muito com bobagens, com coisas sem importância: os valores desses gastos estarão lá no seu registro. Do mesmo modo que, se você investe parte do seu dinheiro, se está guardando para comprar seu carro, fazer uma viagem, ou realizar outro grande sonho financeiro: seus registros financeiros mostraram.

Diante dos fatos não existem argumentos. É nessa linha que vemos Mateus 6:21: Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.

E como você vai registrar seus gastos?

Você pode usar papel e caneta para registrar seus gatos.

Se tem facilidade com tecnologia, pode registrá-los em aplicativos. Inclusive, existem apps que fazem esse controle de entradas e saídas de forma automática:

Sem contar que você pode usar a forma que eu uso para registrar meus gastos, que é a Planilha de Orçamento do Vamos Prosperar.

2° chave para desenvolver bons hábitos financeiros: Entenda Seus Gatilhos

Ao registrar seus gastos, você começa ver para onde seu dinheiro está indo.

Acredite em mim, é certo que você vai se espantar com alguns gastos que tem ao começar registrá-los.

É… Você vai se questionar: Como é que eu gasto tudo isso em fast-food? Por que está tão alto o valor das minhas compras no shopping! Por que boa parte do meu salário está comprometida com parcelamentos?

Saber onde você gasta te ajudará a descobrir o que motiva seus gastos. E vale dizer: boa parte de nossos gastos são motivados por questões psicológicas (por desejos, vontades e compulsões) e não por necessidade.

Tendo essa ciência, é possível perceber que os muitos gastos com fast-food podem estar acontecendo devido a ao stress no trabalho. Stress esse que também pode está gerando mais compras no shopping, mais gastos com vícios e menor produtividade.

3° chave para desenvolver bons hábitos financeiros: Determine Sua Resposta

Decida com antecedência como reagirá quando tiver vontade de gastar.

Se você sempre gasta de mais quando tem um dia estressante no trabalho, defina que, quando o dia no trabalho for difícil você evitará ir ao shopping depois do serviço.

Todos nós temos nossos pontos francos financeiros e emocionais. Cabe a nós determinarmos o que faremos com nossos momentos de maior vulnerabilidade.

Para ser objetivo, já adianto, a melhor de determinar sua resposta aos estímulos financeiros externos é tendo um orçamento.

É no orçamento que você define onde deseja gastar o dinheiro que passa por suas mãos. É nele que você define prioridades, que define o que é de fato importante. Ou seja, se você quer ter bons hábitos financeiros, você precisa de um orçamento. Afinal, o orçamento orientará seus gastos, te ajudando a manter o controle e a sabias decisões financeiras.

4° chave para desenvolver bons hábitos financeiros: Construa Rotinas

Rotinas formam hábitos. Nunca se esqueça disso! Rotinas formam hábitos!

Cada boa rotina que você cria – como por exemplo, registrar todas as despesas e poupar antes de gastar – te ajudará a desenvolver hábitos financeiros geradores de prosperidade.

Sem essas rotinas, suas decisões financeiras estarão sob controle de suas vontades e desejos – que a todo momento podem mudar. Quando acordarmos bem, queremos fazer atividade física, estudar e não gastar com futilidades. Mas, quando acordamos mal, quando temos alguma briga na família, ou quando temos dias difíceis no trabalho, o que queremos pode não tão bom assim. É por isso que rotinas são importantes.

5° chave para desenvolver bons hábitos financeiros: Repita

Você aprendeu dirigir porque continuou dirigindo até o momento que essa atividade ficou fácil.

O mesmo se aplica ao desenvolvimento de bons hábitos financeiros. No começo, tudo parece ser difícil. É difícil gastar menos do que se recebe, é assustador ter que registrar seus gastos, dá medo investir, é quase impossível não cair na tentação de fazer uma dívida e por aí vai.

Mas, com o passar do tempo onde você vai repetindo esses bons hábitos, as coisas vão ficando mais fáceis, mais automáticas.

Ei… Não se assuste com isso.

Criar um hábito é um processo. Não um evento! Grave isso. Criar um hábito é um processo. Não um evento!

Ou seja, não é algo que acontece da noite para o dia. É algo que acontece, aos poucos, ao longo de dias.

Conclusão

como desenvolver bons hábitos financeiros

E aí? Vamos Prosperar? Sim? Então crie o hábito de:

  1. Gastar menos do que se ganha
  2. Evitar dívidas
  3. Investir
  4. Ter uma Reserva de Segurança
  5. Buscar sabedoria.

Quais são as chaves para criar esses hábitos?

  1. Entender seus gastos
  2. Entender os gatilhos que levam a esses gastos
  3. Determinar a resposta que dará aos gatinhos
  4. Construir boas rotinas
  5. Repeti-las

Se você deseja aumentar sua renda e conquistar a Independência Financeira, acesse o o link abaixo e assista a aula especial e gratuita onde revelo 3 segredos para tais conquistas:

Aula especial Aumente Sua Renda e Conquiste a Sua Liberdade Financeira!

Forte abraço, fique na paz do Senhor e até a próxima!

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *