Deus se importa com minhas finanças?
Se você já se fez essa pergunta, provavelmente, foi num momento de grande dificuldade financeira. Talvez, você estava com muitas contas acumuladas, com uma despesa alta; quem sabe, você estava endividado: dívidas no cartão de crédito e empréstimos; talvez, você já estava com o nome sujo por causa de parcelas atrasadas.
Em momentos assim é comum se perguntar se Deus vê nossas dificuldades financeiras.
Bem… Mas, a resposta é simples e objetiva: Sim, Deus se importa profundamente com a sua situação financeira.
Não porque o dinheiro (em si) seja importante para Ele, mas porque VOCÊ é importante para Ele. Consequentemente, Ele se importa com cada detalhe da sua vida, incluindo suas finanças.
Ressalva: Sua salvação é o mais importante para Deus, mas…
Este é um ponto que pode gerar dúvidas. É óbvio que o que mais importa para Deus é a sua salvação. Mas, isso não exclui o fato de que o Senhor também se importa por outras áreas de sua vida, até porque, essas outras áreas podem influenciar a sua nossa salvação.
Dito isso, vejamos agora algumas provas concretas de que Deus se importar com nossas finanças:
Provas de que Deus se importa com minhas finanças

Em todas as Escrituras, vemos o coração de Deus para com aqueles que estão em dificuldades financeiras:
Salmo 55:22 diz: Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá. Não se engane, esse sustento prometido inclui as questões financeiras.
Confira agora Filipenses 4:19: “O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus”. Observe que não está escrito “o meu Deus suprirá algumas necessidades”. Não mesmo! Está escrito “todas as necessidades”, obviamente, isso inclui as necessidades financeiras.
E agora, para te provar (de uma vez por todas) que o Senhor se importa com as suas finanças, lembre-se da oração do Pai Nosso ensinada por Jesus: “o pão nosso de cada dia nos dá hoje”, Mateus 6:11.
Bom, mas se o Senhor se importa com nossos finanças:
Por que enfrentamos tantos problemas financeiros?
Problemas financeiros podem ser preparações
Muitas das lutas que enfrentamos não são punições divinas, muitas são apenas preparações.
Não, isso não é frase de efeito ou uma visão fofa de Deus que tenta ocupar a ira divina ou as consequências de nossos atos.
Falo isso, pois, é um fato. Falo por que é real. Falo, inclusive, porque já senti isso na pele. A fase que eu mais aprendi sobre dinheiro e sobre a visão bíblica sobre finanças foi quando me vi estagnado financeiramente e em meio a problemas. Isso quando vi que meus esforços profissionais e financeiros já não me faziam progredir e que, na verdade, eu estava regredindo, estando cada vez mais endividamento e apertado financeiramente.
Foi no momento da dificuldade que me vi obrigado a aprender com meus erros e me tornar uma pessoa melhor. Foi em meio aos problemas financeiros que eu estive mais aberto a ser discipulado financeiramente pelo Senhor. Como diz a Palavra, o poder [de Deus] se aperfeiçoa em nossa fraqueza (2 Coríntios 12:9).
Um exemplo bíblico disso é o de José. Ele foi vendido por seus irmãos como escravos, passou anos na prisão até que chegou o momento de se tornar o segundo no comando do Egito. Como muito se fala por aí: só vive o propósito quem suporta o processo.
Não me entenda errado: não estou afirmando que você precisa enfrentar problemas para progredir. Não estou falando que você precisa ser preso como José ou viver no aperto financeiro que eu vivi. Estou dizendo que o Senhor pode usar problemas para que você progrida. Nesse sentido, há um versículo que me encanta, ele diz: todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a deus (Romanos 8:28).
Resumindo, se você está enfrentando uma dificuldade, saiba que ela pode ser o trampolim que você precisava para alçar voos mais altos.
Problemas financeiros podem ajustar determinadas perspectivas
Provérbios 11:28 diz: Quem confia em suas riquezas certamente cairá, mas os justos florescerão como a folhagem verdejante.
Enquanto nossas finanças estão indo bem, somos tentados a confiarmos em nosso saldo bancário, em nossa profissão, carreira ou seja lá qual for o foco de confiança terreno que temos. Mas, o dinheiro é assim: incerto. Empregos não são vitalícios. O sucesso passado nos investimentos não é garantia de sucesso futuro. Às vezes, vivemos um período de crescimento econômico, outras vezes, de crise, inflação e recessão. Sobre isso, Provérbios 27:24 nos lembra que “as riquezas não duram para sempre”.
Uma boa condição financeira pode ser passageira. Sendo assim, se a sua confiança estiver no dinheiro, se ele passar, é provável que uma ruína aconteça com você: sua confiança desabe, sua fé se perca, você se afunda na depressão, nas crises de ansiedade e no estresse. Consequentemente, você perderá amigos e até o casamento.
Não é incomum pessoas que, ao enfrentarem grandes problemas financeiros, chegarem no fundo do poço. Entretanto, se você tiver a sua confiança firmada em Deus (não no seu emprego, carreira ou dinheiro), você sairá do fundo do posso de forma bem menos traumática.
Se você está passando por problemas, busque confiar mais em Deus e em sua provisão do que no dinheiro.
Conclusão
Se você tem dúvidas sobre se Deus se preocupa com sua vida financeira, aqui está o que você precisa lembrar:
- Ele vê os desafios que você enfrenta.
- Você não foi esquecido por Ele.
- Mesmo quando não conseguimos enxergar, Deus continua agindo.
- Sua fé, por menor que pareça – como uma semente de mostarda –, tem grande valor para Deus e é capaz de mover montanhas.
Quero te incentivar a dar o primeiro passo: leve suas preocupações financeiras a Deus diariamente em oração, enquanto adota atitudes práticas para administrar melhor seus recursos.
Comece aos poucos. Viva um dia de cada vez. Lembre-se de que Deus valoriza mais sua caminhada do que soluções imediatas. Afinal, o destino final sempre tem mais peso do que o ponto de partida.
Não perca a esperança.
O Senhor é especialista em fazer muito mais do que tudo o que pedimos ou imaginamos (Efésios 3:20).
Nenhuma situação financeira é grande demais para Ele resolver, nem pequena demais para que Ele se importe.
O caminho para a liberdade financeira pode ser desafiador e não acontecer da noite para o dia, mas você não está sozinho. Deus caminha ao seu lado e está transformando todas as coisas – inclusive suas dificuldades financeiras – para o seu bem (Romanos 8:28).
Pegue essa pequena semente de fé que ainda resta em seu coração e firme-a nas promessas de Deus.
Espere com confiança pela provisão d’Ele, que muitas vezes chega de formas inesperadas. E lembre-se: Deus ainda não terminou de escrever sua história financeira.
Agora se você realmente deseja aumentar sua renda e conquistar a Independência Financeira, acesse o link abaixo e confira a breve palestra onde apresento 3 chaves bíblicas para isso.
Confira a palestra especial 3 Chaves Para A Independência Financeira.
No mais: forte abraço, fique na paz de Cristo e Vamos Prosperar!