Existe algo interessante com relação a dinheiro e riqueza: não importa o quanto temos, nunca parece ser o suficiente. Sempre queremos mais! Só um pouco mais, então poderei comprar tão coisa, é o que pensamos! Só mais um pouco, aí poderei dar uma condição melhor para meus filhos. Só mais um pouco de esforço e receberei uma promoção no trabalho e poderei pegar mais leve, desacelerar e passar mais tempo com a família.
Mas… Você sabe: vem a inflação e os preços sobem. Depois, novas necessidades de compra surgem, novos produtos (hora, um novo celular; hora um smartwacth ou um eletrodoméstico ou seja lá o que for). Como se não bastasse, seus filhos passam a precisar de aulas de reforço. Seu cônjuge, de um tratamento médico. Depois, você vê a necessidade de morar numa casa maior e num bairro melhor. Seu custo de vida vai aumentando cada vez mais, consequentemente, seu desejo por mais dinheiro dinheiro também aumenta.
A verdade é que também vivemos numa sociedade viciada em consumo e dinheiro. Se não temos algo, estamos fazendo tudo para termos. Isso não é totalmente culpa nossa, pois, também somos vitimas nessa história. Observe que, para onde quer que olharmos, veremos propagandas dizendo: compre mais, adquira isso, você precisa desse novo produto, sua vida será mais feliz investindo aqui, compre isso, compre aquilo, compre hoje, amanhã e sempre.
E para piorar, estão fazendo com que não consigamos mais esperar. Ora, se antigamente alguém quisesse comprar uma TV, por exemplo, teria que juntar dinheiro suficiente. Mas hoje em dia, se você quer algo e não tem dinheiro, é só dividir em dez vezes. Inclusive, outro dia, vi uma placa numa loja que dizia: “não passe vontade, passe cartão”.
É obvio que, nesse contexto, tudo o que temos nunca parecerá suficiente. Isso me me faz pensar:
- Será que estamos buscando mais dinheiro para que possamos cuidar melhor de nossas famílias e para que possamos contribuir melhor com o reino de Deus?
- Ou será que estamos buscando apenas satisfazermos nossos desejos?
- Ou pior ainda, será que estamos buscando riquezas porque o amor ao dinheiro nos alcançou?
Se estamos amando o dinheiro, nossa vida será trágica, pois a própria Bíblia diz: Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos. Isso também não faz sentido (Eclesiastes 5:10).
Observação: existe uma versão em vídeo deste conteúdo publicada no YouTube.
Existe Um Perigo Nas Riquezas
Vamos encarar os fatos: diversos versículos bíblicos alertam a respeito do perigo que há em colocarmos muita ênfase na busca por dinheiro e posses materiais. Afinal, as Escrituras alertam que riqueza e posses podem:
Gerar orgulho (Ezequiel 28:4-5); Separar Pessoas, conforme vemos na história de Abraão e Ló, que não puderam morar juntos pelo fato de seus bens serem muitos, conforme retrata Gênesis 36:7; Gerar inveja, assim como aconteceu com Isaque, que “Possuía tantos rebanhos e servos que os filisteus o invejavam” (Gênesis 26:14).
Sem contar que as riquezas também podem gerar:
- Uma Falsa Sensação De Segurança (Provérbios 11:28)
- A Falsa Sensação De Sabedoria (Provérbios 28:11)
- Pode Tornar A Palavra Infrutífera (Mateus 13:22)
Sobre esses perigos da riqueza, falo de forma detalhada no artigo “7 perigos da prosperidade (segundo a Bíblia)“.
Agora… Se por um lado, a Bíblia nos alerta sobre os perigos de uma vida focada nas riquezas materiais; por outro lado, as Escrituras não condenam a prosperidade financeira.
A Bíblia Não Condena As Riquezas!
A Escritura não condena a riqueza, o dinheiro e nem a pessoa rica. O que a Bíblia (enfaticamente) condena é o amor ao dinheiro, não o dinheiro em si. Pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males (1 Timóteo 6:10).
Não! Ricos não vão arder no mármore do inferno (apenas) por serem ricos. Inclusive, a Palavra de Deus apresenta diversos ricos que foram fieis: Abraão, Isaque, Jacó, Davi, Samuel, José de Arimateia, o Centurião de Cafarnaum, o Centurião Cornélio, as mulheres apoiadoras de Cristo, o Eunuco Etíope, entre outros.
É claro que existem perigos nas riquezas. É claro que as riquezas podem seduzir o coração humano o distanciando de Deus. Tanto que o próprio Jesus enfatizou esse perigo ao dizer que é mais fácil um camelo passar por um fundo de uma agulha do que o rico entrar no reino dos Céus. Todavia, o próprio Cristo continuou sua fala dizendo que para o homem [rico ou pobre] é impossível se salvar, mas, para Deus, tudo é possível. Existe salvação para o rico que não colocou o coração na riqueza.
A Bíblia Ensina Como Administrar A Riqueza
A Escritura Sagrada oferece uma vasta gama de lições sobre dinheiro, riqueza e bens materiais. Ela ensina que o dinheiro não é mau, mas sim uma ferramenta a ser usada com potencial para o bem, mas também para o mal.
A Bíblia ensina que Deus é o dono de tudo! Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o SENHOR dos Exércitos (Ageu 2:8). Ei… Todo o dinheiro e todos os bens que você possa ter, não são seus! Eles pertencem a Deus, Ele é o dono de tudo!
A Bíblia também ensina que devemos ser bons administradores dos recursos que o Senhor deixa em nossas mãos. Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem confiará as verdadeiras riquezas a vocês? (Lucas 16:11).
Não para por aí, as Escrituras afirmam que devemos buscar contentamento independente da condição financeira. Mantenha sua vida livre do amor ao dinheiro e contente-se com o que você tem, pois ele disse: ‘Eu nunca te deixarei, nem te desampararei’ (Hebreus 13:5).
A Palavra de Deus ainda diz que precisamos evitar as dívidas, principalmente as dívidas excessivas que podem nos escravizar e nos impedir de sermos generosos. “O rico domina sobre o pobre, e o que toma emprestado é escravo do que empresta” (Provérbios 22:7).
Existem muitos outros ensinamentos bíblicos sobre riqueza, bens materiais e dinheiro, mas, achei por bem finalizar com o Seguinte: A Bíblia ensina que devemos honrar a Deus com nossas finanças.
Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares (Provérbios 3:9-10).
Se você quer sair das dívidas, aumentar a sua renda e conquistar a Independência Financeira, acesse o link abaixo e confira a breve palestra onde mostro como fazer isso por meio de ensinamentos bíblicos:
Acesse aqui a Palestra 3 Chaves Bíblicas para Prosperar!
Forte abraço, fique na paz de Cristo e até a próxima!