Você tem dificuldade em equilibrar as contas?
Seu salário não chega no fim do mês?
Sente que seus gastos estão saindo do controle?
Sim? Então esse artigo foi feito pra você.
Primeiro é importante ressaltar que tudo isso não é (totalmente) culpa sua. Não é, pois vivemos num sistema corrupto, repleto de injustiças sociais e econômicas, com uma burocracia gigantesca e uma carga tributária imoral que sufoca a população em benefício de alguns integrantes da classe política.
Não é totalmente sua culpa pois, provavelmente, você nunca foi ensinado sobre finanças. Certamente, não te ensinaram sobre investimentos na escola. Provavelmente, seus familiares não te instruíram sobre como viver de renda. E até mesmo a sua igreja, possivelmente, não te ensinou os profundos (e diversos) ensinamentos financeiros contidos na Bíblia Sagrada, afinal, a maioria das igrejas (infelizmente) não ensinam seus membros sobre a educação financeira das Escrituras Sagradas que são capazes de tornar a vida dos fiéis muito mais prospera, alinhada aos preceitos divinos e distante do desequilíbrio dessa sociedade.
Ok… Isso não é totalmente culpa sua. Mas, existe algo que você pode fazer para equilibrar suas contas. Você tem sim responsabilidade sobre seu (possível) desequilíbrio financeiro. Visto que, boa parte do descontrole financeiro que as pessoas possuem, é originado em péssimos hábitos financeiros.
Sendo direto, se sua vida financeira não está como você gostaria que estivesse, é provável (muito provável) que seus hábitos financeiros sejam responsáveis (em boa medida) por seus resultados insatisfatórios.
Você precisa mudar isso. Você precisa substituir hábitos empobreceres por hábitos enriquecedores!
É por isto que você precisa conhecer os 5 Hábitos Para Equilibrar As Contas e Prosperar Financeiramente (descritos na Bíblia).
1° Hábito Para Equilibrar As Contas: Hábito De Se Examinar
À primeira vista, o título desse hábito pode parecer filosófico demais ou distante da realidade prática, mas espere um minuto e logo você vai entender o quão importante e prático ele é.
Confira o que está no livro de Gálatas e entenda o que quero dizer:
Se alguém se considera alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo.
Gálatas 6:3-4
Cada um examine os próprios atos, e então poderá orgulhar-se de si mesmo, sem se comparar com ninguém,
Diante desse trecho bíblico, eu te pergunto: Quais são os seus atos financeiros? Como estão sendo suas escolhas? O que você tem priorizado?
Se você deseja uma vida mais prospera, você precisa examinar seus atos financeiros, isto é, suas decisões financeiras. Examine se suas escolhas estão te aproximado da prosperidade ou se elas só estão te fazendo afundar na pobreza. Você tem tomado atitudes que estão te endividado ou que estão te libertando das dívidas? Você tem aumentado seu custo de vida ou tem feito coisas que proporcionam aumento de renda?
Para equilibrar as contas, você precisa examinar seus atos financeiros. Mas, como fazer isso? Como fazer essa autoanálise?
A melhor forma de você analisar (de fato) sua vida financeira é ver o seu extrato bancário. Os números ali não mentem! Eles mostram exatamente quais são os destinos de cada centavo que entra na sua conta. Eles revelam a direção de todo seu tesouro financeiro. E nessa linha, Jesus afirma em Mateus 6:21: “[…] onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração”.
É duro, mas, nessa autoanálise, podemos descobrir verdades sobre nós mesmos que não gostaríamos de saber. É essa autoanálise que podemos perceber o quão egoístas somos ao gastarmos apenas com nós mesmos. É nesse exame que podemos notar que somos ansiosos e imediatistas ao comprarmos tudo por meio de prestações. É no autoconhecimento financeiro que percebemos que vivemos estressados e que para compensar tal estresse gastamos muito com guloseimas, jogos, bebedice, vícios e por aí vai.
Adquira o hábito de, todo mês, examinar seus atos. Assim, você se conhecerá mais e poderá se afastar de suas fraquezas financeiras para se aproximar da prosperidade bíblica.
2° Hábito Para Equilibrar As Contas: Hábito de Evitar Dívidas
É louco dizer isso, mas, vivemos numa sociedade que criou o hábito da dívida! Isto é, as pessoas já estranham quando não possuem nenhuma parcela para pagar. Dessa forma, se um financiamento está acabando, logo, as pessoas já entram em outro. Parece uma rotina de viciado: antes mesmo do álcool acabar, já está comprando mais!
Hoje, é muito fácil se endividar. Você pode financiar a compra de algo, pegar um empréstimo, comprar em inúmeras parcelas, usar o cheque especial e a lista segue.
Hoje em dia, as pessoas estão parcelando até mesmo compras de supermercado! Isso é doentio!
Ei… Parcela é dívida! Se você costuma parcelar tudo o que pode, você pode estar criando o hábito da dívida em sua vida! E a dívida é uma escravidão! ES-CRA-VI-DÃO! É exatamente isso que afirma Provérbios 22:7: O rico domina sobre o pobre; quem toma emprestado é escravo de quem empresta.
Muitos leem este versículo e não dão crédito para o poder de suas palavras. Quem toma emprestado se endivida, e tal dívida o escraviza. Veja:
A dívida é o primeiro passo para a inadimplência. E a inadimplência é o caminho para a ruína financeira e miséria que trazem consigo: o fim de inúmeros casamentos, os vícios, o álcool, as drogas, o estresse, ansiedade, a queda de cabelo, a falta de libido, a irritabilidade, o roubo, a corrupção e diversas outras coisas que evito até dizer aqui.
Evite ficar financiando tudo, evite até mesmo financiar a compra do seu carro. Explicando melhor… Você pode até comprar o seu primeiro carro financiado, afinal, é quase impossível alguém comprar o primeiro carro à vista. Entretanto, a partir do momento que você já tem um carro quitado e deseja apenas trocá-lo por um mais novo, você pode se planejar poupando para conseguir trocar seu carro sem entrar num financiamento. É isso que veremos nos próximos hábitos.
3° Hábito Para Equilibrar As Contas: Hábito de Planejar
Para não manter o hábito da dívida, você (necessariamente) precisa criar o hábito de se planejar. E se planejando que você deixa de pagar o preço de dois carros para levar apenas um. É planejando que seu salário não acaba antes do fim do mês. É planejando que você consegue realizar seus maiores sonhos financeiros, o sonho de uma viagem, da faculdade, da casa própria e etc.
Precisamos ser francos com nós mesmos. Eu e você somos movidos (e muitas vezes) por nossos sentimentos e emoções. Nossas emoções definem muitas de nossas decisões financeiras, depois, só usamos a razão para justificar nossas decisões emocionais.
Isso é fato! Não brigue com os fatos. Humanos são bem mais emocionais do pensam que são! Não acredita? Basta ir ao shopping depois de um dia estressante no trabalho que provavelmente você comprará mais coisas que não precisava do que se fosse num dia de menos estresse.
Este é um dos motivos pelos quais é tão fundamental o planejamento, pois, ele é como um mapa que te direciona. Que mostra o caminho mesmo quando suas emoções ofuscam sua visão e tentam te tirar da direção.
É no planejamento que, sobriamente e longe das emoções extremas, você define o que vai priorizar. É no planejamento que você considera o que provérbios 19:2 diz: Não é bom agir sem pensar; quem se precipita acaba pecando.
Se você quer equilibrar as contas e prosperar financeiramente, saiba: sua vida financeira não mudara do dia para noite, mas, é com planejamento que você trilha o caminho de uma vida mais prospera financeiramente.
4° Hábito Para Equilibrar As Contas: Hábito de Poupar
Tudo começa no autoexame, na autoanálise que te faz conhecer os motivos que te levam a gastar de forma descontrolada. Depois, você precisa abandonar o hábito da dívida. Se planejar. E agora, é hora de separar parte daquilo que você recebe para o futuro.
Nem tudo que se recebe deve ser gasto! Você não pode ser como o tolo descrito em Provérbios 21:20 que devora tudo o que pode. De forma alguma, você deve ser como o sábio que sempre tem comida e azeite armazenados.
É poupando que você realizará seus grandes sonhos financeiros. É poupando que você se livra de empréstimos, agiotas e penhores. É poupando que você vai prosperar!
Isso é o que a Bíblia diz! Lembra do que Deus mandou José fazer para que o Egito se salvasse nos sete anos de escassez? Deus mandou que José poupasse 20% da produção! Foi isso que fez o Egito prosperar como nunca!
E Salomão que escreveu em Provérbios 30:24-25 sobre a sabedoria das formigas que armazenam comida no verão e assim prosperam mesmo no inverno?
Ei… Você precisa criar o hábito de poupar, e poupar todos os meses.
Sendo prático, minha recomendação é que você poupe, pelo menos, 10% da sua renda. Esses 10% serão como um dízimo para seus grandes sonhos. Essa é uma ideia simples, prática, mas poderosa. Foi tal ideia responsável por boa parte da mudança financeira que eu tive em minha vida.
Amigo e amiga, se você criar esse hábito (provavelmente) nunca mais você terá problemas financeiros na vida! Falo por experiência própria! O hábito de poupar é poderoso, mas, devo dizer: ele vem acompanhado do próximo hábito:
5° Hábito Para Equilibrar As Contas: Hábito de Semear
Uma analogia agrícola se faz necessária aqui.
Imagine que você tem uma fazenda. Você planta suas sementes e depois de um ano, colhe os frutos. Parte desses frutos, você usa para se alimentar, outra parte para vender, mas é preciso que uma parte seja poupada, é necessário que você separe parte de seus frutos para plantá-los e assim ter mais frutos no próximo ano.
Você já deve estar imaginando aonde quero chegar… Sua renda, seu salário, é sua colheita. Se você usar toda sua colheita para saciar suas necessidades de hoje, amanhã você não terá nada. Logo, você não pode comer todas as sementes, você precisa separar parte para o amanhã. Você precisa poupar parte do seu salário como disse no hábito anterior.
Mas, melhor do que apenas poupar, seria bom (muito bom) você investir o que poupou! Afinal, investido você multiplica o dinheiro, você coloca o dinheiro para trabalhar para você, e ele trabalha mesmo enquanto você dorme.
Lembre-se da parábola dos talentos contada por Jesus em Mateus 25. Nessa parábola um servo recebeu 5 talentos, outro 2, e outro 1. Este último, apenas poupou o dinheiro recebido. Porém os demais, investiram o que receberam e multiplicaram os talentos. Dessa forma, o Senhor da parábola parabenizou os servos investidores e repreendeu o servo que apenas poupou: “Servo mau e negligente! […] você devia ter confiado o meu dinheiro aos banqueiros, para que, quando eu voltasse, o recebesse de volta com juros”. Mateus 25:26-27.
Você não quer ser um servo mau é negligente! Você quer ser um servo bom e fiel que multiplica todos os talentos que recebe. Eu disse: todos os talentos que recebe. Isso significa suas habilidades; seus dons; familiares, amigos, clientes e fornecedores; seus bens, e até mesmo seus recursos financeiros devem ser vistos como talentos que Deus te deu e que você deve procurar multiplicar, não apenas poupar e devolver da mesma forma.
Você precisa investir para multiplicar aquilo que tem, você precisa semear. E vale ressaltar o que está em Eclesiastes 11:4: […] aquele que semeia pouco, pouco também colherá, e o que semeia com fartura com abundância colhera.
Crie o hábito de semear, crie o hábito de investir e você muito colherá.
5 Hábitos Para Equilibrar As Contas E Prosperar Financeiramente
Estão aí cinco simples (mas poderosos) hábitos que vão equilibrar suas contas e te farão prosperar financeiramente:
- Hábito de se examinar
- Hábito de evitar dívidas
- Hábito de Planejar
- Hábito de poupar
- Hábito de Semear
Forte abraço, fique na paz do Senhor e até a próxima.
Link permanente
Você é benção, Vinícius. Sucesso!👏🏻
Link permanente
Muito obrigado pela mensagem José. Deus abençoe!
Link permanente
Ensinamentos muito importantes! Parabéns, Vinícius!
Link permanente
Obrigado Marcelo. Deus abençoe!
Link permanente