Existe na Bíblia uma técnica de sucesso, pouco conhecida, capaz de revolucionar vidas.
O mais surpreendente é que a maioria dos cristãos não conhece essa técnica, consequentemente, muitos vivem grandes dificuldades financeiras.
Ao ler as Escrituras e me deparar com essa técnica, logo percebi seu grande potencial de transformar realidades e a batizei com o nome PPE.
Então, se você quer ter sucesso em seus planos e projetos, vem comigo e conheça a PPE, uma estratégia de sucesso bíblica.
Se você gosta mais de vídeo, saiba que existe uma versão deste artigo em vídeo:
O que é a PPE?
Por mais incrível que possa parecer para alguns, a Bíblia ensina como ter sucesso! É, as Escrituras apresentam as regras, os princípios e as diretrizes para realizarmos aquilo que nos propormos a fazer.
Ao descobrir isso nas Escrituras, denominei essa técnica como PPE, que é uma sigla para 3 fatores que conduzem pessoas comuns a sucessos extraordinários. Então, vamos direto ao primeiro fator:
1˚ fator: Priorizar
Muitos sabem que priorizar é importante, é bíblico e fundamental para uma vida de sucesso em todas as áreas. Mas, uma coisa é ter esse conhecimento; outra coisa, é saber como colocar esse conhecimento em pratica no dia a dia.
Sendo direto, tenho um alerta indelicado pra você: se você não está tendo progresso em seus planos, talvez, seja por falta de uma definição correta de prioridades.
Termine primeiro o seu trabalho a céu aberto; deixe pronta a sua lavoura. Depois constitua família.
Provérbios 24:27
Aqui vemos um exemplo bíblico de priorização que conduz ao sucesso: primeiro o seu trabalho, depois constitua família.
Sim, uma família é benção. Noivar, casar e ter filhos é sim maravilhoso! Entretanto, seria importante você primeiro terminar o seu trabalho. Seria importante, antes de se casar, você ter uma profissão, uma carreira, ou um negócio.
Percebe?
O ideal seria, antes de constituir família, criar o meio para sustentar a família! É isso que a Bíblia recomenda!
Agora, olhe ao seu redor e veja quanto dor, fracasso e insucesso ocorre pela falta de priorização ou pela priorização equivocada.
Veja, quantos vivem uma vida de grandes limitações financeiras por terem se casado antes de, ao menos, terem um meio de subsistência.
Note que muitos passam por dificuldades ao terem filhos sem antes se prepararem para tê-los.
Não estou dizendo que tudo deve estar perfeito para que você constitua sua família, abra seu negócio, ou mude de profissão. Não, não e não! Só estou dizendo que é importante priorizar os passos corretos que te aproximarão das grandes realizações de sua vida. Isso vale para constituição de família, de empresa, de aposentadoria e etc.
Sim, a priorização bem feita, te conduzirá ao sucesso. Mas, em seu processo de priorização, por favor, atente-se para algo fundamental: consagrar suas prioridades ao senhor:
Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.
Provérbios 16:3
Chame o Senhor para participar de suas prioridades. Que o próprio Senhor seja sua prioridade.
2˚ fator da estratégia de sucesso: Planejar
Depois de definir prioridades – ou seja, depois de definir o que fará primeiro, e o que fará depois – é preciso planejar como será feito. Quanto a isso, serei franco e direto:
A maioria das pessoas que fracassam, não planejam fracassar. Mas fracassam, por não planejar.
Não sei você, mas eu já tive muitos fracassos em minha vida pela falta de planejamento adequado:
- Já fracassei em negócios pela falta de planejamento;
- Também já tive que desistir de projetos por falta de planejamento;
- Já quebrei a cara por falta de planejamento.
Ou seja, eu já fracassei por não considerar o questionamento feito por Jesus, que certa vez disse:
Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele, dizendo: ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de terminar’.
Lucas 14:28-30
A necessidade de planejamento parece óbvia, mas, só parece! Digo que só parece óbvia pois muitos cristãos simplesmente não conseguem planejar.
Muitos não conseguem planejar suas finanças e vivem atrasando contas, apertados financeiramente e sempre sendo surpreendidos por imprevistos financeiros: uma manutenção no carro, um tratamento médico, ou uma reforma inesperada.
Também existem aqueles que são incapazes de planejar sua carreira profissional. Estes ficam estagnados em seus empregos, não crescem, não recebem aumentos e não são promovidos!
Já outros não planejam como vão se aposentar e depois se assustam ao descobrir que terão que trabalhar mais 5 ou 10 anos para só depois conseguirem aposentar já com idade avançada e com um salário que não é suficiente nem mesmo para se alimentar devidamente.
Olha… Tudo de relevante que nos propomos a fazer, precisa primeiro ser definido como prioridade e depois necessita de um planejamento – seja um casamento, uma reforma, ou a criação de um negócio próprio. planejamento é preciso.
3˚ fator: Executar
Agora, irei apresentar um ponto de vista bíblico sob o trabalho que desentoa (e muito) da prática de nossa sociedade atual.
Servos, obedeçam em tudo a seus senhores aqui na terra, não servindo apenas quando estão sendo vigiados, visando somente agradar pessoas, mas com sinceridade de coração, temendo o Senhor. Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor e não para as pessoas.
Colossenses 3:22-23
Nestes versículos vemos algumas instruções de Paulo aos cristãos “servos” que trabalhavam para seus senhores.
Mas, por mais que esses versículos foram direcionados aos servos, notamos que seu princípio serve para todo cristão que trabalha, seja servo, funcionário, voluntário ou empresário.
Todos devem desempenhar suas atividades como se fosse para o próprio Deus, como se o Senhor fosse o patrão, como se o Eterno fosse seu real gerente.
Em outras palavras: trabalhe como se estivesse trabalhando ao próprio Deus. Execute seus planos como se Deus fosse o avaliador do seu trabalho.
Sêneca, um famoso filosofo, recomendou em uma de suas obras um exercício para aqueles que desejam uma vida relevante. Se você é um destes, ouça, o exercício é o seguinte:
- Traga a memória uma pessoa que você muito admira;
- Com essa pessoa em mente, em tudo que for fazer, faça como se essa pessoa (que você admira) estará sempre te observando.
Note, diante do olhar de quem admiramos, a tendência é darmos o nosso melhor em tudo que fizermos.
Amigo e amiga, traga esse pensamento para sua vida. Se você é cristão, Deus é aquele que você mais admira. Então, no seu dia a dia de trabalho, ao executar seus planos e projetos, imagine que o Senhor está (a todo momento) te observando e avaliando o que você faz e como você faz.
Assim, tudo o que você fizer, será de todo o coração. E o resultado? O resultado é o que podemos ver no próximo versículo:
Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor e não para as pessoas, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.
Colossenses 3:22-24
Aqueles que executam com diligência o que se propõem a fazer, receberam recompensa. E vale dizer, algumas recompensas chegam no tempo presente: seja em melhores remunerações, mais prosperidade financeira, mais prosperidade espiritual e familiar. Mas também existem recompensas que desfrutaremos na eternidade.
Conclusão sobre a PPE: uma estratégia de sucesso bíblica
Priorizar, Planejar e Executar: é assim que Deus age, e é assim que eu e você deveríamos agir.
É agindo assim que você aumentará significativamente suas chances de sucesso nas mais diversas áreas da vida. É assim que você se afastará dos fracassos e se aproximará de uma vida prospera: mais prospera espiritualmente, financeiramente e emocionalmente.
Se você quer aprender como implementar a estratégia PPE em suas finanças e assim ter uma vida mais prospera e longe das dívidas: acesse o link abaixo e assista a aula gratuita onde revelo como fazer isso:
Se gostou do que viu aqui, siga o Canal Vamos Prosperar, o nosso Instagram @VamosProsperar e o nosso Podcast Vamos Prosperar.
Tem algo a acrescentar sobre este assunto? Me diga nos comentários.
No mais: forte abraço, fique na paz do senhor e até a próxima.
Link permanente
Muito enriquecedor esse artigo, acordar para a realidade obrigado
Link permanente
Conhecimento profundo!
Link permanente
Obrigado pela participação Noemi. Deus te abençoe!
Link permanente
Obrigado pela mensagem Luciano. Deus te abençoe grandemente!
Link permanente
obrigado Samuel Vinicius por seus estudo, tem me edificado e aberto os meus olhos para uma maior compreensão do plano de deus para a vida financeira de seus filhos.
Link permanente
Por nada Francisco. Deus abençoe!