71% dos brasileiros relataram que sofrem de estresse financeiro em uma pesquisa realizada pela FEBRABAN, que é Federação Brasileira de Bancos.
Já outra pesquisa produzida pela fintech Onze revelou que 74% dos brasileiros dizem que o dinheiro é sua maior fonte de preocupação. Tal número é maior que as preocupações com questões familiares (60%), com a saúde (57%) e com o trabalho (44%).
O pior não são os números, o pior são as consequências de tais números, visto que o estresse financeiro pode gerar ansiedade, depressão, insônia, hipertensão e doenças cardíacas. Sem contar que as questões financeiras tem sido combustivel para inúmeras brigas familiares, conjugais e separações.
Quem sofre de estresse financeiro, tende a tomar decisões ruins. Quando estamos preocupados com o dinheiro, a parte do cérebro responsável pelo julgamento e pela tomada de decisões pode ficar sobrecarregada, tornando difícil avaliar as opções de resolução de forma lógica e equilibrada.
Além do mais, sob estresse, ficamos mais tendenciosos a tomarmos decisões financeiras impulsivas que geralmente não são nada boas. É no estresse que muitos recorrem a empréstimos com juros abusivos. É no estresse que muitos tomam decisões profissionais equivocadas que prejudicam suas carreiras e, consequentemente, prejudicam mais ainda suas finanças, o que causa ainda mais estresse e faz a bola de neve de preocupação aumentar.
Mas, todavia, entretanto… Existe uma saída. E uma saída descrita na Bíblia Sagrada.
É por isso que estou aqui, para te apresentar 7 estratégias bíblicas para se livrar do ESTRESSE FINANCEIRO.
Observação: caso você prefira, existe uma versão em vídeo deste conteúdo no Youtube.
1° estratégia para se livrar do estresse financeiro: Ore
Em Filipenses 4:6-7 é dito: “Por nada estejais ansiosos; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecido diante de Deus, pela oração e súplicas, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus.”
A oração é uma ferramenta poderosa para encontrar a paz em meio ao estresse financeiro. Se você se sente sobrecarregado, recorra a Cristo, lance sobre Ele o seu fardo. É claro que isso não é fácil. Porém, a Bíblia apresenta diversos exemplos de pessoas que se livraram de suas preocupações financeiras.
Paulo foi um exemplo disso ao dizer: “Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece.” (Filipenses 4:12,13).
Sim, a oração é fundamental para reduzir o estresse financeiro, mas, como dizem por aí, oração é orar e agir. Então, confira a próxima estratégia:
2° estratégia para se livrar do estresse financeiro: Minimize as dívidas
Provérbios 22:7 diz que “O rico domina sobre os pobres, e quem toma emprestado é escravo de quem empresta”.
Dívida hoje é algo cultural, já faz parte dos nossos hábitos, da nossa sociedade. Pense bem, se você deseja comprar algo, mas, não tem dinheiro: você pode parcelar a compra, pegar um empréstimo ou financiar e tudo bem! Ninguém achar estranho. Ninguém vai te recriminar por isso.
Tal realidade é tão comum a ponto de não notarmos que, até pouco tempo, as coisas não eram assim. Antigamente, se alguém queríamos algo, era preciso juntar dinheiro – era necessário poupar primeiro para só depois comprar.
Hoje fazemos o contrário: primeiro compramos depois tratamos de pagar.
É obvio que isso não é algo ruim. Na verdade, se for bem utilizado, é algo maravilhoso. O problema é o exagero! E como o crédito tem sido utilizado de forma exagerada e descontrolada. Hoje em dia, as pessoas estão financiando não apenas a casa própria ou carro. Elas estão parcelando quase tudo, até a compra no supermercado.
Infelizmente, a parcela é uma dívida. E uma pequena dívida, pode se tornar uma grande dívida. Uma dívida grande, pode gerar uma inadimplência. E a inadimplência certamente vai gerar estresse financeiro. Portanto, comece a minimizar suas dividas, isto é: evite comprar tudo pode meio de financiamentos. Reduza suas parcelas e se possível, antecipe parcelas.
3° estratégia para se livrar do estresse financeiro: Gaste menos do que recebe
Não tem saída, se você quer prosperar, você precisa gastar menos do que se ganha.
O livro de Provérbios aborda essa ideia ao dizer no capitulo 21 versículo 20 que “Na casa do sábio há comida e azeite armazenados”.
Ora, só existe comida e azeite armazenados por que o sábio não esgotou tudo que recebeu! Não! Ele poupou parte! Ele armazenou algo!
Em contra-partida, o mesmo versículo complementa dizendo “o tolo devora tudo o que pode”.
Poupar é um sinal de sabedoria. Porém, quem não poupa nada é chamado na Bíblia de tolo. Daí eu te pergunto: você é sábio ou tolo?
Sim, eu sei que pode ser extremamente difícil não gastar tudo quando se recebe pouco. É claro que é difícil poupar parte de um salário mínimo. É fato que é uma missão quase impossível poupar recebendo o mínimo.
Entretanto, também é fato que a maior parte da população, ao receber um aumento salarial, também aumenta o custo de vida na mesma proporção do aumento recebido.
Da mesma forma que nossa sociedade está viciada em dívida, ela também está viciada em aumentar o padrão de vida constantemente.
Olha… Se você gastar menos do que recebe, você poderá realizar seus grandes sonhos financeiros com mais facilidade: o sonho da casa própria, do carro, de uma viagem internacional e etc.
Se você gastar menos do que recebe você poderá conquistar a Independência Financeira e assim não mais precisar trabalhar num emprego que você não gosta enfrentando um transito terrível todos os dias.
Se você gastar menos do que que recebe você poderá se livrar do estresse financeiro: do medo de perder o emprego, de não conseguir pagar as contas, do medo da pobreza e da miséria.
Então, se esforce ao máximo para gastar menos do que recebe. Se isso não for possível agora, pelo menos, se comprometa a, quando tiver um aumento salarial, não aumentar seu padrão de vida na mesma proporção.
4° estratégia para se livrar do estresse financeiro: Faça um plano
Confira o registro de Provérbios 21:5a: “Os planos bem elaborados levam à fartura”.
Quem deseja ter fartura, precisa ter um plano. Tal princípio é bíblico, atemporal e aplicável a diversas áreas da vida, incluindo a área financeira.
Já adianto, o plano na área financeira, tem nome: ele se chama orçamento. Então, por favor, faça e siga um orçamento. Coloque nele todos os seus recebimentos e suas estimativas de gastos. Assim, você vai preparar um caminho para se livrar do estresse financeiro de não saber como suas finanças estão e ainda conseguirá direcionar seus gastos para a realização dos seus maiores sonhos financeiros.
Devo dizer, muitos vêm o orçamento como uma maneira chata de ficar controlado gastos que somente pessoas metódicas usam. Mas, não é isso! Nada disso! O orçamento é o meio que viabilizará (ou pelo menos agilizará) a realização do seus sonhos financeiros.
Quer comprar sua casa? Quer abrir o negocio próprio? Quer trocar de carro? O orçamento pode (e certamente vai) te ajudar muito.
5° estratégia para se livrar do estresse financeiro: Assuma somente riscos adequados
O futuro é incerto. Só Deus o conhece. Logo, estar vivo é conviver com o risco.
Sim, há risco em tudo. Porém, isso não significa que você precisa tomar riscos financeiros desnecessariamente elevados. Falo isto, pois, na ansia de enriquecer rapidamente, muitos assumem altos riscos – e a Bíblia é taxativa: A riqueza adquirida às pressas diminuíra; mas quem a ajunta pouco a pouco terá aumento (Provérbios 13:11).
Ei… Você não precisa arriscar todo seu patrimônio investindo em criptomoedas. Ora, cripto é um tipo de investimento de alto risco, logo, não é nada aconselhável investir tudo nesse tipo de ativo.
Semelhantemente, existem empresas listadas em bolsa que são arriscadas, portanto, é bom ter cuidado (muito cuidado) ao investir em tais empresas.
Vale também dizer que existem profissões altamente arriscadas. Olha, irei falar agora algo que pode ser impopular ou que pode ser desconfortável de ouvir. Sim, existem profissionais altamente arriscados e não podemos negar. Por exemplo, o motoboy está exposto há um alto risco se exercer essa profissão por muitos anos – não precisa nem falar que é alta a possibilidade de acidentes que causem graves danos, financeiros e físicos.
Sim, você precisa assumir riscos, afinal, viver já é um risco – não assumir risco é o mesmo que não viver. Entretanto, assuma somente riscos adequados. Na próxima estratégia você verá uma forma de diminuir os riscos:
6° estratégia para se livrar do estresse financeiro: Diversifique
Está escrito em Eclesiastes 11:2 “Reparte com sete, e ainda até com oito; porque não sabes que mal haverá sobre a terra”.
Uma das formas de diluirmos o risco é diversificarmos. E a diversificação vale para muitas áreas financeiras.
Por exemplo, muitos vivem com medo de perderem o emprego por que possuirem somente uma fonte de renda. Ora, se você só recebe dinheiro de um lugar, provavelmente, você vai morrer de medo de perder essa renda.
Outro exemplo, muitos não não dormem de preocupação com seus investimentos por que concentraram boa parte deles em um único produto financeiro. Inclusive, conheci um amigo que investiu 100% do seu patrimônio na mineração de bitcoins – e vou dizer viu: cada dia que eu o via, seu semblante parecia pior. Não, ele não estava nada bem, mesmo quando o bitcoin subia.
Olha… Se você quer se livrar do estresse financeiro: diversifique! Falo por experiência própria, afinal, eu já fui demitido, mas, quando isso aconteceu, não tive medo, não me preocupei. Por quê? Por que eu tinha mais de três fontes de renda além do meu emprego formal. Graças a Deus, não precisei correr atras de outro emprego de forma desesperada. Pelo contrario, pude dedicar de forma integral aos projetos que sempre sonhei.
Quando a crise da pandemia derrubou as bolsas ao redor do mundo, não tive medo, pois, eu investia em mais de 10 ações brasileiras, em mais de 10 fundos de investimento imobiliários, em vários títulos do tesouro direito, tinha investimentos no exterior e em criptmoedas. Sim, eu sabia que meus ativos iriam sofrer, mas, também sabia que meu patrimônio estava suficientemente diversificado para passar (com louvor) por uma crise como essa.
Sim, a diversificação reduz consideravelmente o estresse financeiro.
7° estratégia para se livrar do estresse financeiro: Aprenda constantemente
A sabedoria oferece proteção, como o faz o dinheiro, mas a vantagem do conhecimento é esta: a sabedoria preserva a vida de quem a possui.
Eclesiastes 7:12
Geralmente, temos medo quando não nos sentimos seguros. Pense bem, se você vê um animal que possa te ameaçar (uma aranha, cobra ou seja lá o que for), possivelmente, você sentirá medo.
Algo semelhante acontece nas finanças, quando você vê uma ameaça, ou algo estranho, algo que você não conhece: você terá medo.
Se você ver que a empresa onde trabalha está com as finanças em ruínas, perdendo clientes, e ficando endividada: você terá medo de perder o emprego.
O mesmo vai acontecer se você ver uma crise politica ou financeira no pais.
Mas, voltemos ao livro de Eclesiastes: A sabedoria oferece proteção […].
Olha, ao conhecer o mundo das finanças, ao conhecer (e praticar) os princípios da educação financeira: você certamente se sentirá mais protegido – a sabedoria oferece proteção.
A educação financeira tem 5 pilares:
- Como ganhar dinheiro
- Como gastar
- Como poupar
- Como investir
- Como doar.
Note que quando você (realmente) aprender como ganhar, gastar, poupar, investir e doar: seu medo financeiro será erradicado.
Sim, a sabedoria oferece proteção. Mas, o versículo continua dizendo: como o faz o dinheiro.
É… Não podemos negar: o dinheiro oferece proteção! Os fatos dizem isso! A Bíblia também diz! É por isso que, para você se livrar do estresse financeiro, você precisa:
- Minimize as dívidas
- Gaste menos do que recebe
- Fazer um planejamento financeiro
- Assumir somente riscos apropriados
- Diversificar
Você precisa aprender fazer isso, pois a sabedoria vai te proteger. Você precisa fazer isso, pois, o dinheiro é um meio que Deus usa para te proteger, como a própria Bíblia diz.
Então, se você deseja aprender e praticas os princípios financeiros bíblicos, acesse o link abaixo:
Assista aqui a Palestra Gratuita 3 Segredos para a Liberdade Financeira.
Agora, deixo com você um vídeo complementar a este. O artigo com o título “VOCÊ PRECISA DE BOIS“. Nele apresento o que Provérbios 14:4 que dizer ao dizer que: “Onde não há bois o celeiro fica vazio”.
No mais: forte abraço, fique na paz de Cristo e até a próxima.