Generosidade Condenável: quando doar é pecado?

Generosidade condenável: muitos podem ser desaprovados por atos de caridade feita de forma antibíblica.

A Bíblia apresenta exemplos de pessoas que sofreram terríveis consequências devido a uma generosidade condenável. Algumas destas, até mesmo morreram.

Infelizmente, muitos cristãos hoje continuam praticando a mesma generosidade falsa que já destruiu a muitos. Falo por experiência própria, pois eu já fiz caridade e doações da forma que a Bíblia abomina. Assim como eu, muitos outros também fazem, sem se darem conta do erro.

É por isso que estou aqui: para te alertar; para abrir seus olhos; para que você se distancie de toda generosidade condenável.

Continue lendo e conheça os tipos de generosidade que a Bíblia condena e você não deve praticar.

Mas antes, saiba que existe uma versão em vídeo deste artigo.

1˚  Generosidade Condenável: Generosidade Que Espera Algo Em Troca

Amem, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta.

Lucas 6:35a

Confesso, eu já fui generoso esperando recompensas. Sim… Eu já fiz caridade esperando aprovação social. Já presenteei para ser presenteado. Já doei para não ser mal visto por um grupo.

Sei, que muitos também praticam atos de generosidade esperando recompensas, mas, definitivamente, não é isso que a Bíblia recomenda. Ela recomenda que nossa generosidade não vise nosso próprio benefício. Inclusive, nesse sentido, ao final da parábola dos primeiros lugares, Jesus recomendou:

Quando você der um banquete ou jantar, não convide seus amigos, irmãos ou parentes, nem seus vizinhos ricos; se o fizer, eles poderão também, por sua vez, convidá-lo, e assim você será recompensado. Mas, quando der um banquete, convide os pobres, os aleijados, os mancos, e os cegos. Feliz será você, porque estes não têm como retribuir. A sua recompensa virá na ressurreição dos justos.

Lucas 14:12-14

Não! Esta não é uma proibição a jantares com amigos. Mas, sim, um incentivo a generosidade que não espera recompensa.

2˚  Generosidade Para Impressionar Os Outros

Tenham o cuidado de não praticar suas ‘obras de justiça’ diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai celestial. Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu lhes garanto que eles já receberam sua plena recompensa.

Mateus 6:1-2

Hoje é tão comum vermos os generosos do Instagram. Aqueles que anunciam para o mundo inteiro suas boas obras.

Não, não digo que é pecado postar atitudes generosas. Inclusive, muitos dos atos de caridade devem ser postados para incentivar outras pessoas e ainda prestar contas com aqueles que ajudam os projetos sociais acontecerem.

O problema é quando nossas postagens são feitas com intenções erradas: quando postamos para recebermos honra, sermos aprovados e bem vistos pelos outros.

Falar nisso me faz lembrar alguns políticos que em períodos eleitorais se mostram os mais caridosos do mundo. Para estes, o Senhor já disse: Eu lhes garanto que eles já receberam sua plena recompensa. Mateus 6:2b.

3˚  Generosidade Para Buscar Salvação

Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.

Efésios 2:8-9

No passado, nós como igreja, caímos no equivoco de acharmos que a generosidade poderia nos salvar. Neste erro, criarmos instituições de caridade, organizações e chegamos até mesmo a vender indulgências.

Infelizmente, um comportamento parecido ainda existe. Sim, muitos agem de forma caridosa, mas, sem amor. Muitos fieis tentam ser generosos para, interiormente, se provarem salvos.

A verdadeira generosidade deve ser fruto da fé em Deus e, consequentemente, do amor. Não o contrário!

Então, faça uma autoanalise sincera e investigue qual é a fonte da sua generosidade.

4˚  Generosidade Que Contribui Para O Pecado

Irei, brevemente, contar algo que aconteceu comigo que mostra um exemplo de generosidade que contribui com o pecado.

Certa vez, estava numa praça e chegou alguém pedindo esmola:

“Ei, me ajude com um pouco de dinheiro”.

Antes mesmo que eu perguntasse para o que ele precisava do dinheiro, ele já disse:

“Preciso de dinheiro para tomar mais cachaça. É, eu falo a verdade mesmo! Tem muita gente aí que pede falando que é para comprar comida sendo que na verdade é para tomar todas”.

Confesso, diante de tamanha sinceridade, eu não aguentei e acabei caindo no erro de dar dinheiro para ele. Nesse momento, eu não lembrei do que está no livro de  Tiago:

lembrem-se disso: Quem converte um pecador do erro do seu caminho, salvará a vida dessa pessoa e fará que muitíssimos pecados sejam perdoados.

Tiago 5:20

Sim, precisamos ser generosos. Mas também é importante avaliarmos se nossos atos de generosidade estão contribuindo para a salvação ou para perdição.

Que fique claro: não estou falando para você não ajudar aquele que te pede. Estou dizendo que nem sempre aquilo que é pedido é o que (de fato) ajudará.

A Bíblia apresenta exemplo disso. Lembra do aleijado que pediu esmola a Pedro e João na entrada do templo?

Pedro não o ajudou com dinheiro, mas sim, como o que de fato o coxo precisava, que era voltar a andar:

Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto lhe dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, ande.

Atos 3:6

5˚  Generosidade Que Impede Nossas Responsabilidades

Deus nos deu responsabilidades financeiras. Vemos um exemplo disso em 1 Timóteo:

Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente.

1 Timóteo 5:8

Note que é importante cuidarmos de nossos parentes, em especial dos de nossa própria família. Logo, devemos evitar atos de generosidade que nos impeçam de cuidar de nossa própria família.

Quanto a isso, eu já gente que doou tanto que não teve condição de pagar conta de energia.

Reafirmando, você deve sim ser generoso. Mas sua generosidade não deve impedir o sustento de sua casa.

Conclusão Sobre Quando É Pecado Doar

Generosidade condenável: quando doar é pecado?

Estão aí exemplos de Generosidade Condenável pela Bíblia Sagrada:

  1. Generosidade que espera algo em troca
  2. Para impressionar os outros
  3. Para buscar salvação
  4. Que contribui para o pecado
  5. Que impede nossas responsabilidades

Minha intenção é incentivar a verdadeira generosidade em você. Que você, de forma verdadeira e Bíblica, doe a moradores de rua, participe de projetos que combatem os vícios, e se envolva em ações de caridade com famílias carentes.

A salvação vem por meio da fé. Mas a fé sem obras é morta. Então, viva! Viva como a Bíblia diz!

Se você deseja aumentar sua renda, conquistar a sua Independência Financeira e assim poder ser mais generoso, acesse o link abaixo e assista a aula gratuita onde revelo 3 segredos (escondidos pela grande mídia) para essas conquistas. É só acessar o primeiro link na descrição.

Assista aqui a Aula Especial e Gratuita.

Forte abraço, fique na paz de Cristo e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *