Atenção: esses 7 Hábitos Financeiros Bíblicos vão impactar à sua vida.
Aristóteles dizia: “Você é o que repetidamente faz. Excelência não é um evento – é um hábito.”.
Partindo desse pensamento saiba que a sua vida financeira é determinada pelos seus hábitos financeiros. Se suas finanças não estão boas, provavelmente seus hábitos financeiros também não estão. Logo, o caminho para melhorar sua vida financeira é melhorar seus hábitos financeiros.
Dai vem a pergunta de um milhão: Quais novos hábitos financeiros você deve adotar para melhorar suas finanças?
É aí que vem algo revelador… A resposta para essa pergunta está na Bíblia Sagrada. E é sobre isso que vamos tratar nesse artigo. Sobre os 7 Hábitos Financeiros Bíblicos Para Revolucionar Sua Vida.
Continue comigo!
Mas antes, vale dizer: se você gosta mais de vídeo, saiba que existe uma versão deste artigo em vídeo:
1˚ Hábito Financeiro Bíblico: Comprar à vista
Quando falo que deveríamos gastar somente o que temos, todos concordam. Entretanto, quando digo que devemos comprar (sempre que possível) à vista, poucos concordam.
Percebe que gastar somente o que temos é a mesma coisa que sempre comprar à vista?
Fato é que existe em nossa sociedade uma cultura de financiamentos, parcelamentos e empréstimos que não nos deixar perceber a verdade. Qual verdade? A verdade de que crédito é igual a dívida! A verdade de que quando você usa um crédito você está se endividando.
Sendo prático e direto, sabe aquela conversa de 10 vezes sem juros? Pois é… Ela é mentirosa! Isso não existe! Não existe 10 vezes sem juros!!!
Se o pagamento será parcelado, certamente terá juros. Não acredita? Então pergunte o preço à vista. É quase certo que será inferior ao preço parcelado. E se não for, vá ao concorrente que ele provavelmente dará desconto na compra à vista.
Acredito que você já esteja convencido que crédito é igual a dívida. Mas o que a Bíblia diz sobre dívida? Veja o que está em Provérbios 22:7:
O rico domina sobre o pobre; quem toma emprestado é escravo de quem empresta.
Provérbios 22:7
O livro de provérbios é claro: quem toma emprestado se torna escravo. Agora vejamos o que a Bíblia diz sobre sermos escravos:
Vocês foram comprados por alto preço; não se tornem escravos de homens.
1 Coríntios 7:23
Percebe? Em provérbios vemos que tomar emprestado é se tornar escravo. Já em 1 Coríntios vemos que não devemos nos tornar escravos de homens.
Atente-se ao que eu digo: se você quer ter uma vida financeira saudável e alinhada aos princípios bíblicos, adquira o hábito financeiro de evitar ao máximo dívidas, empréstimos e parcelamentos.
Evitando-os você não se tornará escravo financeiro de ninguém. Evitando-os você evitará uma vida financeira problemática. Evitando-os você terá mais paz e tranquilidade financeira.
Mas note bem o que eu disse: estou dizendo para você evitar as dívidas. Não estou dizendo para nunca contrair dividas. Até porque nem toda divida é ruim. Inclusive existem dívidas consideradas boas. Entenda:
Imagine que você pegou um empréstimo para ampliar seu negócio. Ampliação esta que dobrará seu lucro em breve. Você amplia seu negócio, seu lucro dobra e agora você passa a pagar seu empréstimo. Mas como o aumento do lucro obtido é suficiente para pagá-lo, essa dívida pode ser considerada boa. Tão boa, que pode até ser chamada de investimento.
Mas atenção: a regra é não se endividar. Já a excessão, é que algumas poucas dívidas podem ser boas.
2˚ Hábito Financeiro Bíblico: Ter um orçamento
Muitos não fazem orçamento por acreditarem que ele não passa de um controle financeiro chato que apenas pessoas metódicas fazem.
Puro engano!
Orçamento não se trata de um controle financeiro para pessoas metódicas. O orçamento é o seu plano para facilitar a realização dos seus sonhos financeiros.
Benjamin Franklin, certa vez disse:
Se você falha em planejar, está planejando falhar.
Benjamin Franklin
Trazendo para as finanças, se você não tem um orçamento (que é o seu plano), seus sonhos financeiros falharam.
Quanto a isto a Bíblia é clara. Podemos ver no questionamento feito Jesus em Lucas 14:28:
Pois qual de vós, querendo edificar uma torre,
Lucas 14:28
não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos,
para ver se tem com que a acabar?
Mas não para por aí, a Bíblia também ensina que orçamentos são fundamentais. E vai além! Ela diz que bons orçamentos conduzem a prosperidade. Veja:
Os planos bem elaborados levam à fartura;
Provérbios 21:5
mas o apressado sempre acaba na miséria.
Amigo e amiga, atente-se para o que eu digo: você precisa criar o hábito de ter e seguir um orçamento. Isso levará sua vida financeira a outro patamar. Inclusive, você pode usar a mesma planilha de orçamento que eu uso. Basta acessar o link abaixo para baixá-la:
Planilha de Orçamento Vamos Prosperar.
3˚ Hábito Financeiro Bíblico: Se pagar primeiro
Tenha atenção ao que vou dizer: você é importante!
Se não fosse, Deus Pai não teria enviado seu próprio filho a morte na cruz por você (João 3:16).
Ok… Acredito que você já sabia disso. Mas vou dizer outra verdade que talvez você não sabia:
Aquilo que é importante, é priorizado!
Isso significa que, se você tem sonhos e objetivos financeiros que são importantes para você, é preciso prioriza-los!
Se seu sonho é casa própria, o negócio próprio, uma viagem, aposentadoria ou mesmo a liberdade financeira: é fundamental priorizá-los.
A triste verdade é que existe uma multidão de sonhadores e uma minoria de realizadores. Isso pois, muitos são os que sonham, mas poucos os que priorizam seus sonhos.
Existe uma multidão de sonhadores e uma minoria de realizadores.
Samuel Vinícius
Quero dizer que um bom hábito financeiro para realizar seus maiores sonhos financeiros é priorizá-los em seu orçamento. Ao meu ver, seus sonhos devem ter prioridade maior (até mesmo) que as suas contas.
Sendo direto: depois de contribuir, pague-se primeiro (poupando para seus sonhos); depois pague os outros. Ou seja: poupe primeiro para realização dos seus grandes objetivos financeiros, depois pague suas contas.
Mas atenção: não estou dizendo que você não deve pagar suas contas. Estou dizendo que antes mesmo de pagar suas contas, você deveria poupar para realizar seus sonhos financeiros.
Aí você pode estar pensando: poxa, mas se eu poupar antes de pagar minhas contas não vou conseguir pagar todas as contas.
A ideia aqui é que, ao se pagar primeiro, você terá que criar meios para pagar suas contas depois. Talvez para isto você terá que reduzir seus gastos supérfluos. Talvez terá que encontrar alguma forma de ganhar dinheiro extra. Talvez terá que fazer hora extra. Seja lá como for, você terá que criar formas para que seus sonhos se tornem realidade.
4˚ Hábito Financeiro Bíblico: Poupar
Certa vez ouvi de uma senhora que congrega em minha igreja algo marcante. Ela disse:
Quem poupa, tem!
Frase simples, mas de uma sabedoria assombrosa.
Pense comigo… Quantas pessoas tiveram fartura no passado e hoje vivem em dificuldades. Quantos ganharam na loteria e perderam tudo. Quantos receberam grandes heranças mas gastaram tudo e vivem hoje precariamente.
A parábola dos filho pródigo demonstra muito bem isso. Aquele filho que pegou sua herança, saiu pelo mundo gastando tudo e depois acabou na miséria, é um aviso para nós. Um aviso para termos cuidado. Um aviso que, se não pouparmos parte do que temos, cedo ou tarde, tudo acabara!
Nesse contexto ainda vale acrescentar que uma pesquisa realizada pela Fundação Nacional para Educação Financeira atestou que cerca de 70% dos ganhadores de loterias perdem tudo em até 5 anos após o prêmio. Por que isso acontece? Um dos motivos é o fato de que, boa parte das pessoas, ainda não possuem o hábito de poupar.
Se você quer uma vida financeira prospera, você precisa criar o hábito de poupar sempre. Afinal, como diz a senhora da minha igreja: quem poupa, tem. E mais, como diz a Bíblia Sagrada, quem poupa demonstra sabedoria. Veja:
Na casa do sábio há comida e azeite armazenados,
Provérbios 21:20
mas o tolo devora tudo o que pode.
5˚ Hábito Financeiro Bíblico: Investir
O hábito de poupar é bom e todos sabem. Entretanto, melhor que apenas poupar, é fazer o dinheiro trabalhar para você – e isso se faz investindo.
Lembra que disse anteriormente que você deve evitar empréstimos? Aconselhei isso pois empréstimos podem te tornar escravo – não só do dinheiro, mas como também de outras pessoas.
Mas com os investimentos acontece exatamente o contrário: ao invés de você se tornar escravo do dinheiro, você colocar o dinheiro como seu escravo. E como diz a frase:
O dinheiro é um bom empregado,
mas é um péssimo patrão.
Colocar o dinheiro para trabalhar por você, te faz receber sem ter que trabalhar diretamente. Por exemplo, hoje mesmo quando estava escrevendo este artigo, abri meu celular e recebi uma mensagem dizendo: Pode comemorar, você acaba de receber proventos de tal fundo imobiliário.
Um adendo: Caso não saiba que são os fundos imobiliários, basta acessar o artigo onde explico o que são os fundos de investimento imobiliário: Fundos de Investimento Imobiliário: o guia completo dessa maneira inteligente e acessível de investir em imóveis.
Voltando ao assunto… Note que eu recebi dinheiro por ter colocado meu dinheiro para trabalhar por mim. Eu não tive que trabalhar diretamente para recebê-lo. Esse dinheiro foi produzido por meus investimentos.
O bom é que isso gera um ciclo virtuoso de renda, isso gera uma bola de neve positiva: eu invisto dinheiro; o dinheiro investido gera mais dinheiro; o dinheiro gerado é reinvestido gerando assim mais dinheiro!
E o que a Bíblia diz sobre investir dinheiro? Ela diz que temos que investir a fim de multiplicar o que Cristo coloca em nossas mãos.
Essa é a mensagem da parábola dos talentos. Lembra? Essa parábola que conta a história de um senhor que sai de sua terra e deixa seus bens para serem administrados por três servos. E ao retornar percebe que alguns servos dobraram os recursos por meio de investimentos. Porem, outro servo não investiu o que recebeu e o senhor, desapontado, disse:
[…] Servo mau e preguiçoso, você devia ter confiado o
Mateus 25:26
meu dinheiro aos banqueiros, para que, quando eu voltasse,
o recebesse de volta com juros.
Saiba de algo: o dinheiro que hoje você tem, assim como tudo que você tem, não é seu. Tudo pertence a Cristo! Tudo é dEle, e um dia, Ele voltará para avaliar o que visemos como o que foi colocado em nossas mãos. Um dia, Ele irá analisar se multiplicamos os recursos ou se não.
6˚ Hábito Financeiro Bíblico: Doar
A verdade é que doar faz parte da essência do cristianismo. Podemos ver isso ao analisar como Jesus resumiu os mandamentos. Ele resumiu em dois:
- Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração,
e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças,
e de todo o teu entendimento; - E ao teu próximo como a ti mesmo.
Ou seja, a marca principal do cristão é o amor.
Mas… O que o amor gera? Qual é o resultado prático do amor?
O resulta é doação!
Duvida? Então vamos lembrar daquele que é considerado o principal versículo da Bíblia, João 3:16, que diz:
Porque Deus amou o mundo de tal maneira
João 3:16
que deu o seu Filho unigênito, para que
todo aquele que nele crê não pereça,
mas tenha a vida eterna.
Veja o que o versículo diz. Deus amou o mundo de tal maneira que doou seu filho. Percebe como o resultado do amor de Deus para com o mundo foi a doação de seu filho? Logo, como somos imitadores de Deus, devemos fazer o mesmo que ele fez: devemos também doar sempre que possível, assim como está em Gálatas 6:10:
Então, enquanto temos oportunidade, façamos bem a todos,
Gálatas 6:10
mas principalmente aos domésticos da fé.
Mas atenção: doar dinheiro é diferente, muito diferente, de emprestar!
Seu foco como cristão deve ser a doação, não o empréstimo. Vou além. Meu conselho que você nunca empreste dinheiro. Ao invés de emprestar, aconselho que doe. Além de doar, acompanhe a pessoa que precisou o ajudando para que no futuro ele possa doar e não precise receber doações.
Explico isso melhor no vídeo: NÃO EMPRESTE DINHEIRO:
7˚ Hábito Financeiro Bíblico: Aprender
Certa vez ouvi algo que mudou minha vida. Este algo é o seguinte:
Aquilo que você não tem é pelo o que você não sabe.
Paulo Vieira
Essa frase diz que se você não tem uma vida financeira saudável, é por que você não sabe com tê-la. Se você não tem um casamento harmonioso, é por que você não sabe como tê-lo. Se você não tem um ministério frutífero, é por que você sabe como tê-lo!
Analisando minha história vejo o quanto isso foi verdade em minha vida financeira. Quando olho para o passado, vejo que os apertos financeiros que vivi foram por pura falta de sabedoria. As dificuldades que tinha para realizar sonhos financeiros eram por falta de sabedoria. A dependência que tinha do meu emprego, era por falta de sabedoria.
E aqui vale uma observação: sabedoria não é conhecimento. Sabedoria é conhecimento colocado em prática. É por isso que a Bíblia diz:
Todo homem prudente age com base no conhecimento […]
Provérbios 13:16
Ou seja: eu não tinha uma boa vida financeira por que eu simplesmente não era educado financeiramente. Eu não sabia como o dinheiro funcionava. Eu não conhecia a Educação Financeira Cristã.
Por essa falta de sabedoria, eu não tinha os resultados que queria. É como a Bíblia diz: Meu povo perece por falta de conhecimento. Oséias 4:6
Resumindo. A mensagem aqui é que você precisar criar o hábito de aprender constantemente. Você precisa ter sede de aprender.
Vejo muita gente reclamando por não crescer em sua profissão, empresa ou por não ser reconhecido pelo seu patrão. Para esses que vivem reclamando, as seguintes perguntas são validas:
- Quantos livros você leu nesse ano a respeito da sua área de atuação?
- Quais foram os cursos que você fez relacionados a sua profissão?
- Em quais eventos você foi no ultimo ano?
É triste, mas a verdade é que boa parte dos que vivem reclamando por não crescerem, também não fazem sua parte: eles geralmente não buscam aprender. Geralmente eles não possuem o hábito de sempre aprender.
Ouça o que eu digo: se você quer evoluir, você precisa criar o hábito de aprender constantemente! Se você quer uma vida financeira melhor: você precisa aprender sobre finanças. E se você é cristão, melhor ainda seria aprender sobre dinheiro com a Bíblia Sagrada – pois nela tem o plano de Deus para sua vida financeira.
É por isso que criei o curso LIBERDADE FINANCEIRA CRISTÃ: para facilitar o caminho de quem quer melhorar sua vida financeira por meio dos ensinamentos bíblicos.
Se este é o seu caso, te convido a conhecer o curso Liberdade Financeira Cristã, basta clicar no link abaixo:
Conheça o curso Liberdade Financeira Cristã.
Os 7 bons hábitos financeiros Bíblicos: Conclusão
Esses são os 7 bons hábitos financeiros Bíblicos para revolucionar sua vida:
- Comprar à vista
- Ter um orçamento
- Se pagar primeiro
- Poupar
- Investir
- Doar
- Aprender
Mas fica o alerta: conhecimento sem ação não vale nada. Então recomendo fortemente que faça uma auto-avaliação em sua vida e veja quais hábitos você ainda não possui. Depois, trace um plano para adquirir cada um destes hábitos.
É isso. No mais: forte abraço, fique na paz de Cristo e até a próxima!
Link permanente
Adorei os princípios colocados, já prático alguns deles , mas reconheço que preciso melhorar. Obrigado pela dica. Deus abençoe.
Link permanente
Maravilha Fernando. Fico feliz em saber que já pratica alguns princípios.
Link permanente
Preciosas Lições, mas colocadas em PRÁTICA é a Chave !
Obrigado pelo Conhecimento Compartilhado.
Link permanente
Verdade Renato: colocar em prática é a chave!
Link permanente
EkVOPcmltvNu
Link permanente
Boa tarde Samuel!
Esse curso é de quanto tempo?
Porque comprei ele, mas deixei um pouco pois tava sem tempo, quando fui acessar novamente pra terminar, não encontrei o linke!!
Será possível acessa- lo de novo? Ainda estou pagando a parcela dele e não pude terminar, devido não encontrar mais. Desde já obrigado.
Link permanente
Olá Ana Maria. Tudo na paz?
Mandei para seu email as instruções para você recuperar seu acesso.
Qualquer coisa, estou a disposição.
Link permanente