Você não vai conseguir se aposentar! Da forma como a coisa está, é provável (muito provável) que você terá que: trabalhar até morrer, ou dependerá dos filhos ou de caridade para sobreviver.
Não quero ser um vendedor de sustos. O que eu quero é abrir os seus olhos. Abrir seus olhos para o fato de que existe uma crise (gigantesca) na previdência que (certamente) afetará você.
Amigo e amiga, o INSS não é confiável! Ele não vai garantir seu sustento. A verdade é que a previdência, tal como está, é uma grande pirâmide financeira – a pirâmide financeira que você foi obrigado entrar e que não te contaram a verdade sobre ela.
Por que eu a chamo de pirâmide financeira? Porque a conta simplesmente não fecha! E eu vou te mostrar por que não fecha. Mais do que isso. Vou te apresentar alternativas para que você tenha uma boa vida financeira hoje e também amanhã.
Aí você pode falar: ah… falta muito tempo para me aposentar, nem vou me preocupar agora, afinal, basta a cada dia o seu mal!
Pensamentos assim são comuns, afinal, a maioria ignora aquilo que é importante, mas que não é urgente. Muitos não se alimentam bem, não cuidam da vida espiritual como deveriam, não estudam um novo idioma e etc. Note que todas essas coisas são importantes, mas não são urgentes. É importante cuidador da alimentação, da vida espiritual, e intelectual. Todavia, estas coisas não são urgentes: você não vai morrer agora se comer porcarias hoje.
O mesmo vale para seu futuro financeira: se você não cuidar bem dele hoje, você pode não ficar em apuros amanhã. Mas, todavia, entretanto… Daqui há 10 ou 20 anos: você e sua família estarão em grandes apuros se não tomar as devidas atitudes a partir de agora.
Mas antes, fique sabendo: caso prefira, existe uma versão em vídeo deste conteúdo no Youtube.
Cuidado com o INSS
Existem aproximadamente 51,5 milhões pessoas contribuindo com o INSS. Entre elas temos cerca de 38 milhões profissionais de carteira assinada; 10 milhões de Contribuintes Individuais; 1 milhão de trabalhadores domésticos. Talvez, você também seja um destes contribuintes. E, assim como todos, você possa querer (ou até mesmo sonhar) com o dia em vai viver da renda da sua aposentadoria.
Mas, todavia, entretanto… Se você conta com INSS para sua aposentadoria, cuidado! Muito cuidado! Por quê ? Porque a dependência do INSS provavelmente fará você passar necessidade; Ou te levar à dependência de parentes; Ou da caridade; Ou até mesmo fará com que você tem que continuar trabalhando em sua velhice para se sustentar.
Isso não sou eu que falo. Quem fala são os números, as pesquisas e os fatos.
Mas… O que os fatos falam?
Veja, existem diversas pesquisas que nos alertam sobre os perigos ocultos da dependência do INSS. Faço questão de apresentar aqui os dados de uma dessas pesquisas. Veja a triste realidade os aposentados e pensionistas pelo INSS, segundo dados da pesquisa realizada pelo IBGE:
- 46% dependem de parentes para sobreviver;
- 28% dependem da caridade;
- 25% tem que continuar trabalhando para sobreviver;
- 1% são que independentes financeiramente!
Ou seja, 99% dos aposentados e pensionistas pelo INSS não conseguem se sustentar. Mesmo tendo uma vida inteira de trabalho e esforço, eles não possuem renda suficiente no momento da vida onde mais precisa.
Isso significa que se você trabalhar vida inteira, apenas contribuindo para o INSS, o mais provável é que você dependa de parentes ou dependa de caridade ou tenha que continuar trabalhando até os últimos dias de sua vida. Afinal, essa é a realidade de noventa e nove porcento dos aposentados e pensionistas pelo INSS.
Ei! Não podemos nos enganar! Se continuarmos seguindo nossas vidas da forma como todos fazem, se continuarmos administrando o dinheiro como a maioria, se continuamos tratando a nossa aposentadoria como todos estão fazendo por aí: o resultado será o mesmo que a maioria tem: uma vida de dependência financeira.
O sistema de previdência social do Brasil
Atente-se para o nome: previdência social. Eu digo previdência social, não previdência privada, não previdência individual!
Ou seja, quando você contribui com a previdência social, você não está custeando a sua previdência, você está pagando a previdência de quem hoje está aposentando: você está pagando a aposentadoria do seu pai, da sua mãe, do seu vizinho e etc.
Se a população dos aposentados aumenta, é preciso que entrem mais contribuintes. É por isso que, para mim, isso é uma pirâmide financeira: para que mais pessoas recebam, novas pessoas precisam pagar!
Todavia, sejamos francos: isso até que funcionou no passado. Mas hoje, da forma como está, definitivamente, não funciona mais! Não funciona, pois o dinheiro que os trabalhadores hoje contribuem não é suficiente para pagar todos os aposentados.
O valor que os aposentados recebem é maior que o valor que os contribuintes dão!
Todavia, o que já está ruim, pode piorar! E piorar muito! Por quê? Por causa da bendita pirâmide etária brasileira.
A Pirâmide etária brasileira
É provável que você já tenha percebido que antigamente, existiam (proporcionalmente) mais jovens no país. Inclusive, as famílias tinham muito mais filhos do que possuem hoje.
Para se ter uma ideia, veja como era a pirâmide etária brasileira em 1980:
Pirâmide etária brasileira de 1980:
Agora observe a pirâmide etária de 2020:
Pirâmide etária brasileira de 2020:
Percebe como a distribuição da pirâmide mudou? Percebe como a quantidade de idosos e adultos aumentou? E que a população jovem diminuiu? Sim, a população começou a envelhecer e, graças as projeções, já temos uma ideia confiável de onde isso vai chegar. Confira agora a projeção para 2050:
Pirâmide etária brasileira de 2050:
[imagem da pirâmide de 2050]
https://www.populationpyramid.net/brazil/2050/
Em 2050 a população de idosos será proporcionalmente muito maior do que a atual. Consequentemente, a população de adultos será menor, bem menor. Com uma população economicamente ativa menor, haverá ainda menos contribuintes que hoje, logo, o rombo da previdência será maior ainda!
Daí vem o meu alerta: não dependa exclusivamente do INSS!
Uma alternativa para o INSS
Imagino que neste ponto você deva estar chocado, assustado e se perguntando: será que existe alguma saída para essa triste realidade? A resposta é sim! Existe uma saída! Melhor dizendo: existem algumas saídas. Então, ouça me atentamente…
Você não pode depender exclusivamente do INSS. Ele é uma pirâmide! Ele não é sustentável hoje, e será menos ainda amanhã! Você precisa viver independentemente do INSS. E um dos caminhos para essa independência é obter renda passiva.
Existe uma frase famosa atribuída a Warren Buffett que diz: Se você não encontrar um jeito de ganhar dinheiro enquanto dorme, você vai trabalhar até morrer.
Você precisa receber renda sem ter que trabalhar. Mas, como se faz isso? Ganhando na loteria? Sendo político? Não!
Existem formas mais seguras, garantidas e honestas para receber dinheiro sem ter que trabalhar. Veja algumas:
1° forma para gerar renda passiva e ter uma aposentadoria tranquila sem depender do INSS: imóveis.
Você pode, ao longo de sua vida profissional, ir adquirindo algumas casas e apartamentos e, depois, quando seu vigor para o trabalho diminuir, viver com os aluguéis de seus imóveis.
Evidentemente, você sabe: uma casa, apartamento ou loja comercial não é barato. Consequentemente, nem todos conseguem comprar uma, muito menos algumas. Mas, existe uma alternativa mais acessível para viver da renda de imóveis que veremos na 2° forma para gerar renda passiva:
2° forma para gerar renda passiva: fundos de investimento imobiliário.
Um Fundo de Investimento Imobiliário (também conhecido como FII) é formado por um grupo de investidores que investem no mercado de imóveis. Geralmente construindo ou adquirindo imóveis para: locação, arrendamentos ou vendas – onde os lucros dessas operações são divididos entre os participantes do fundo.
E, para sua alegria, com menos de 100 reais, você pode ser um participante de diversos fundos de investimento imobiliário que são comercializados na bolsa de valores do Brasil.
Convenhamos… É muito mais acessível adquirir a cota de um fundo e receber proventos todos os meses por menos de 100 reais do que comprar um imóvel por 400 mil reais.
Mas, existe outra possibilidade de renda passiva que quero compartilhar com você:
3° forma para gerar renda passiva: um negócio independente.
Você pode criar um negócio que funcione sem a sua presença constante. No livro Trabalhe 4 Horas Por Semana, Tim Ferriss conta como criou negócios onde os outros trabalhavam para ele.
Não, isso não é conversa fiada. Não é papo de livro de autoajuda barata. Isso é real! E fique sabendo: existem inúmeras outras formas de ter renda passiva, caso você queira saber mais: assista ao artigo exclusivo sobre renda passiva que publiquei.
Ressalva
Vale dizer que não estou te incentivando a deixar de pagar seu INSS. Eu mesmo pago o meu. Meu objetivo aqui é que você tenha outras formas de renda complementares ao INSS. Minha intenção é abrir seus olhos para que você comece a estudar (e praticar) formas de se livrar da dependência exclusiva do INSS e que assim você possa conquistar a sua Independência Financeira. E vale dizer: usando essas formas de gerar renda passiva você pode (inclusive) se aposentar muito antes do tempo.
Se pelo INSS você precisa de mais de 30 para se aposentar hoje, sabendo como gerar renda passiva você pode se aposentar com 20, 15 e até mesmo com 10 anos de trabalho.
Caso você queira se aposentar antes do tempo gerando renda passiva independente do INSS, acesse o link abaixo e assista a palestra especial onde revelo como fazer isso:
Assista aqui a Palestra Gratuita 3 Segredos para a Liberdade Financeira.
No mais: forte abraço, fique na paz de Cristo e até a próxima!
Link permanente
Incrível ter essa visão de futuro. Gratidão por expandir minha mente, trazer esse alerta e abrir meus olhos.
Louvado seja Deus!