3 Coisas Que Jesus Não Disse Sobre Dinheiro, Riqueza E Posses Materiais

É fato: Jesus, em seu ministério neste mundo, falou muito sobre dinheiro. Inclusive, Ele constantemente usava exemplos financeiros para demonstrar verdades sobre o Seu Reino.

Porém, existem muitas falas financeiras e pensamentos sobre dinheiro equivocados que as pessoas pensam que Jesus disse. Aqui, irei te apresentar 3 coisas que Jesus nunca disse sobre dinheiro, riqueza e posses materiais. Assim, você evitará de cair em alguns equívocos financeiros que estão empobrecendo muitos por aí.

Observação: caso prefira, fique sabendo que eu publiquei uma versão em vídeo deste conteúdo no YouTube.

1° coisa que Jesus nunca disse sobre dinheiro: Jesus nunca disse que os ricos não podem entrar no céu

Coisas que Jesus não disse sobre dinheiro

Em Mateus 19, após uma conversa com o Jovem Rico, Jesus reflete e diz: “Digo-lhes a verdade: Dificilmente um rico entrará no Reino dos céus. E lhes digo ainda: é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus” (Mateus 19:23-24).

Acredito que essa é uma das falas de Jesus sobre dinheiro mais difíceis de compreender. Então, peço uma atenção redobrada aqui.

Jesus disse que (no mínimo) é muito difícil para um rico entrar no reino de Deus. Aqui, o Filho de Deus, disse algo totalmente inesperado para os discípulos. Ora, nesse tempo, a riqueza era vista como sinal da bênção do Senhor, como sinal de Deus estava com a pessoa. Inclusive, muitos dos referenciais de fé que os discípulos tinham eram extremamente ricos: Abraão, Isaac, Jacó, José, Davi, Jó e Salomão são exemplos.

Riqueza era sinal da bênção do Senhor: este era o pensamento dos fieis naquele tempo. Mas, Jesus chega e fala que dificilmente um rico entrará no Reino dos céus. Confira o que aconteceu após tal afirmação:

Ao ouvirem isso, os discípulos ficaram perplexos e perguntaram: “Neste caso, quem pode ser salvo?”
Jesus olhou para eles e respondeu: “Para o homem é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis”
Mateus 19:25-26.

Para o homem é impossível se salvar. Para o rico é impossível. Para o pobre, também! Para o alto, impossível. Para o baixo, também. Para o gordo, para o magro, para o loiro, para o ruivo, para o latino americano ou asiático, para qualquer um, é impossível se salvar. Mas, para Deus tudo é possível.

Jesus estava dizendo aqui que a salvação não vem de nós. Nada que possamos fazer pode pagar a multidão de nossos pecados. Mas, o sangue de Jesus pagou o preço da morte de nossos pecados. O que era impossível para nós, foi possível para Ele.

Esta passagem me lembra Ezequiel, onde Deus fala sobre remover o coração de pedra e dar a Israel um coração de carne. Da mesma forma, Paulo fala sobre como somos circuncidados não exteriormente, mas em nossos corações, separados para a glória de Deus. Para nós mesmos, é impossível mudar o coração humano. Mas pelo poder de Deus, podemos superar o engano da riqueza e as tentações deste mundo que nos afastam de nosso relacionamento com Ele.

2° coisa que Jesus nunca disse sobre dinheiro: Jesus nunca disse que bens e riquezas são ruins

Muitas pessoas veem a história do Jovem Rico como se Jesus estivesse estabelecendo um padrão de como os fieis deveriam viver. O Filho de Deus disse ao homem: Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me” (Mateus 19:21).

Veja atentamente o que Jesus disse: Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e VOCÊ terá um tesouro no céu. O Mestre não disse, todos os fieis que querem ser perfeitos devem vender os seus bens e dar aos pobres. Ele não disse que, para ter um tesouro no céu, os cristãos devem vender suas casas e carros, doar a instituições de caridade.

Não! Não podemos colocar palavras na boca de Cristo que Ele não disse. Esta história destaca a luta pessoal de um homem que amava o dinheiro. Inclusive, foi exatamente por causa desse amor que ele se retirou triste da presença de Jesus.

O Antigo Testamento está cheio de pessoas justas e fieis ao Senhor que foram abençoadas com dinheiro e bens. De Abraão, que era tão rico que teve que se separar de seu sobrinho, Ló (pois a terra não comportava duas pessoas tão ricas), a Salomão, que tinha mais riqueza do que qualquer outra pessoa registrada na história, onde a prata era considerada sem valor porque era tão comum (1 Reis 10:21). Se Deus considerasse as riquezas más, por que Ele abençoaria Seu povo justo com riqueza financeira?

Mas, não se engane! O Novo Testamento também está repleto de fieis ricos: José de Arimatéia, o Centurião de Cafarnaum, O Centurião Cornélio e as mulheres que apoiam financeiramente o ministério de Cristo são exemplos do que estou falando.

Jesus não disse que dinheiro, riqueza ou posses eram ruins. Em vez disso, Ele disse que o amor a essas coisas nos coloca em risco de vacilar na fé.

3° coisa que Jesus nunca disse sobre dinheiro: Precisamos apenas buscar o Reino de Deus pois as demais coisas serão acrescentadas

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.

Mateus 6:33

Novamente eu peço, veja bem o que Jesus disse: Busquem […] em PRIMEIRO LUGAR o Reino de Deus. Ele disse “em primeiro lugar”, não disse “Busquem somente o Reino de Deus”. Ele não disse “Busquem apenas o Reino”, “Busquem exclusivamente o Reino”. Sendo mais atual e direto, Ele não disse “não trabalhe e fique o tempo todo na igreja”. Ele não disse, “não sustente a sua família, não estude, e não cuide da sua saúde”.

Veja, Jesus está definindo prioridades. Ele disse que a nossa prioridade máxima deve ser o Seu Reino. Mas, também disse em outros momentos por meio de sua palavra que devemos trabalhar, estudar, cuidar de filhos, cônjuge, passar tempo de qualidade com amigos e familiares.

Até aqui, apresentei três coisas que Jesus não disse sobre dinheiro. Todavia, acredito ser produtivo apresentar algumas coisas que Jesus efetivamente disse sobre dinheiro.

1° coisa que Jesus disse: Use a riqueza com sabedoria para propósitos eternos

Na parábola do administrador astuto (Lucas 16:8-9), Jesus elogiou o administrador por sua astúcia em usar os recursos com sabedoria, mesmo que ele tenha sido desonesto. A lição aqui é que Jesus encoraja Seus seguidores a usar a riqueza mundana de uma forma que tenha significado eterno. Isso pode significar usar nossos recursos para abençoar os outros, apoiar o trabalho do Reino e construir relacionamentos que tenham impacto duradouro e eterno.

2° coisa que Jesus disse: O dinheiro pode ser um teste da nossa fidelidade

Jesus também nos ensinou que a maneira como administramos a riqueza é um teste de nossa fidelidade. Em Lucas 16:10-11, Ele diz: “Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito. Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas? Lucas 16:10-11

Aqui, Jesus está deixando claro que nossa administração de recursos materiais é indicativa de nossa capacidade de lidar com maiores responsabilidades espirituais.

3° coisa que Jesus disse: Não se preocupe com as necessidades materiais

Em Mateus 6:25-34, Jesus encoraja seus seguidores a não se preocuparem com suas necessidades materiais, como comida, bebida e roupas. Ele os lembra de que Deus, que provê para os pássaros do céu e os lírios do campo, certamente proverá para Seu povo. Este ensinamento é um chamado para confiar na provisão de Deus e viver uma vida livre da ansiedade que frequentemente acompanha a busca por riqueza.

Coisas que Jesus não disse sobre dinheiro: conclusão

Em resumo, os ensinamentos de Jesus sobre dinheiro, riqueza e posses nos desafiam a viver com uma perspectiva eterna. Ele não condenou a riqueza em si, mas alertou contra os perigos de amar o dinheiro e permitir que ele tenha precedência sobre nosso relacionamento com Deus. Ele chamou seus seguidores para serem fieis administradores dos recursos que eles têm, usando-os para promover o Reino de Deus e abençoar os outros.

À medida que navegamos em nosso próprio relacionamento com dinheiro e posses, devemos nos perguntar continuamente: Estamos buscando primeiro o Reino de Deus? Estamos usando nossos recursos de maneiras que O honrem? E estamos confiando em sua provisão, ou estamos sendo influenciados pelas tentações da riqueza material?

Ao alinhar nossos corações e ações com os ensinamentos de Jesus, podemos viver vidas que refletem os valores do Reino de Deus, onde as verdadeiras riquezas não são encontradas nas riquezas terrenas, mas em nosso relacionamento com Ele.

Se você deseja sair das dívidas, aumentar sua renda e conquistar a Independência Financeira, acesse o link abaixo e conheça três chaves para essa conquistas:

Confira a palestra especial 3 Chaves Para A Independência Financeira.

No mais: forte abraço, fique na paz de Cristo e Vamos Prosperar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *