A guerra entre Israel e o Hamas trouxe novamente à tona o grande desafio que os israelenses enfrentam para se manterem como povo e nação.
Mas… É fato que tais desafios vêm de muitos anos.
Os registros bíblicos dizem que o povo hebreu foi escravizado no Egito. Para libertá-los, Deus levanta Moises, houve embate contra Faraó, vieram as pragas, os filhos primogênitos do Egito foram mortos, o povo hebreu fugiu, atravessou o mar vermelho a seco, e a elite dos soldados egípcios foram mortos ao tentarem atravessar o mar. A partir de então, os Israelitas começaram a travessia pelo deserto sendo liderados por Deus por meio da pessoa de Moises.
É sabido que tal travessia poderia ter durado menos de um mês – mesmo havendo entre dois ou três milhões de pessoas (Êxodo 12,37), afinal, o percurso não era tão longo assim. Porém, como sabemos, o caminho não durou apenas um mês. Ele durou quarenta anos!
Ao contrário do que muitos pensam, Moisés não escolheu o caminho mais longo porque estava perdido no deserto. Não foi isso! Até porque Moisés não estava agindo por conta própria; ele estava, a cada passo, sendo guiado pelo Eterno.
Daí, surgem algumas perguntas:
- Por que Deus escolheu o caminho mais longo sendo que existia um caminho mais curto, direto e óbvio?
- Existe relação entre o tempo no deserto do povo de Deus com o tempo que você demorar para conquistar determinados objetivos?
- E o que podemos aprender com os quarenta anos que Israel demorou no deserto?
Vem comigo e conheça as 5 Lições Do Deserto Que Precisamos Aprender Com A Travessia De Israel No Mar Vermelho:
Observação: saiba que existe uma versão em vídeo deste conteúdo, caso prefira:
1° lição do deserto: O caminho para grandes conquistas (geralmente) não é curto
Quando o faraó deixou sair o povo, Deus não o guiou pela rota da terra dos filisteus, embora este fosse o caminho mais curto, pois disse: “Se eles se defrontarem com a guerra, talvez se arrependam e voltem para o Egito”.
Êxodo 13:17
Ao sair do Egito, o povo iria trilhar o caminho mais longo. Caminho este, escolhido pelo próprio Deus. Não! Moises não estava perdido. Muito menos Deus estava perdido. Aqui é preciso entendermos o que realmente estava acontecendo naquele tempo, pois, quando o mesmo acontece conosco hoje, raramente entendemos.
O povo hebreu iria conquistar a Terra Prometida! Iriam ter a própria terra, se organizarem como nação e como povo. Entretanto… Eles ainda não estavam preparados para tal conquista. Sendo assim, o caminho mais curto seria (inevitavelmente) um caminho de morte. Eles não estavam preparados para vencerem uma guerra contra os filisteus.
Percebe que o caminho mais longo foi o meio que Deus usou para preparar o povo para a grande conquista? Notou que Deus conduziu os israelitas por um longo caminho porque tinha grandes planos para eles? Percebe que o Criador pode fazer o mesmo com você? Que ele pode te conduzir por um caminho mais longo para te preparar para uma grande conquista?
As conquistas que você terá, geralmente, serão posteriores a longas jornadas de preparo. Ora, não é da noite para o dia que você se torna um excelente profissional. Não é em poucas semanas que você fatura milhões por mês em seu negócio. Não! Não é nos primeiros meses ou anos que o rendimento dos seus investimentos na bolsa de valores vai te proporcionar a tão sonhada independência financeira!
Sim, grades conquistas, via de regra, exigem tempo de preparo e execução! Mas, não se desanime. Afinal, a próxima lição será um grande incentivo para que você continue, mesmo que o caminho não seja curto.
2° lição do deserto: Deus abre caminhos aparentemente impossíveis
Quando o faraó deixou sair o povo, Deus não o guiou pela rota da terra dos filisteus, embora este fosse o caminho mais curto […] Assim, o Senhor fez o povo dar a volta pelo deserto, seguindo o caminho que leva ao mar Vermelho. […]
Êxodo 13:17a,18a
Lendo este registro bíblico, consigo imaginar os possíveis questionamentos do povo: Para onde estamos indo? Em direção ao mar? O que vamos fazer? Isso não faz sentido! Não existe rota nesse caminho!
Se coloque no lugar deles. O mar estava adiante, os Egípcios atras. O problema era grande. E um grande problema é capaz de drenar toda nossa atenção. Diante de problemas significativos, temos uma tendência de concentramos neles e esquecermos daquele que é maior do que todas as nossas dificuldades.
Podemos nos esquecer que Deus abre caminhos aparentemente impossíveis. Caminhos que, enquanto estamos trilhando, parecem não fazer o menor sentido. Mas que, quando chegamos ao fim da jornada e olhamos para traz, vemos o quanto foram necessários.
Veja, humanamente falando, não fazia sentido fugir do Egito ruma ao mar vermelho. Mas, foi neste caminho que o Senhor abriu o mar vermelho e fez o povo atravessar a seco. Foi neste caminho que o Senhor eliminou os principais oficiais de Faraó, enfraquecendo a possibilidade do Egito se levantar novamente contra os hebreus.
Note que essa não é uma mensagem distante da sua realidade hoje. Não! A Bíblia é viva e extremamente atual. Mais atual que o noticiário de hoje.
Observe a sua vida. Analise os caminhos aparentemente impossíveis que você foi exposto. Talvez, você nasceu numa família pobre do ponto de vista financeiro, num bairro precário, perigoso, com poucos recursos, num lugar onde muitos dos seus amigos de infância se perderam nas drogas.
Quem sabe você está rodeado de pessoas que ignoram a Palavra de Deus. Pessoas que não buscam evoluir, que não buscam o progresso. Assim, você talvez se veja diante de uma trilha sem saída aparente. Mas Deus abre caminho onde não existe caminho. Foi isso que ele fez com Israel. É isso que Ele pode fazer com você.
3° lição do deserto: O Senhor é um ótimo guia / O Senhor pode te guiar rumo a terra prometida
Durante o dia o Senhor ia adiante deles, numa coluna de nuvem, para guiá-los no caminho, e de noite, numa coluna de fogo, para iluminá-los, e assim podiam caminhar de dia e de noite.
Êxodo 13:21
Neste ponto da história, o povo caminhava em direção ao mar vermelho, mas, como disse, eles não estavam perdidos. Não, não e não! Eles estavam sendo guiados pelo próprio Deus.
O Senhor nunca deixou seu povo desamparado nessa jornada. A manifestação da presença de Deus foi sempre presente: era coluna de nuvem durante o dia e coluna de fogo pela noite
A vida pode ser complexa, podemos enfrentar problemas que não sabemos resolver, inclusive, não temos as respostas para todas as perguntas. Todavia, Deus não nos desampara. Ele não nos deixa sozinhos para cuidarmos de nós mesmos e lutarmos para encontrarmos nosso caminho sozinhos.
Não mesmo! Ele pode te libertar do Egito, te dar a esperança da terra prometida e te guiar por todo caminho até a conquista.
Ele é fiel. Mesmo que você não veja uma coluna de nuvem e de fogo, saiba que a Sua Palavra é a coluna que te guia. O Espírito Santo é quem deve orientar em seus dias.
Amigo e amiga, permita-se ser guiado por Deus em todas as áreas de sua vida – na aérea espiritual, profissional, financeira, familiar e emocional. Sim, a palavra de Deus tem ensinamentos para guiar todas as áreas de sua vida. Porém, infelizmente, muitos desconhecem a Palavra e, consequentemente, não a prática.
Como este é um projeto de Educação Financeira Cristã, dou mais ênfase aos princípios financeiros bíblicos e posso dizer: a grande maioria dos cristãos não são guiados nem pela Bíblia, nem pelo Espírito Santo em suas decisões financeiras.
Veja, a Bíblia diz em Colossenses 3:23 que devemos trabalhar como se fosse para Deus. Porém, muitos trabalham de forma displicente como se estivessem trabalhando para ninguém.
A Escritura diz em Provérbios 21:20 que o sábio poupa parte daquilo que recebe. Entretanto, muita gente que se diz fiel a Deus não poupa nada, mesmo quando recebe um dinheiro extra ou um aumento salarial.
A Palavra também diz em Provérbios 22:29 que aquele que é habilidoso em seu trabalho será promovido e não trabalhará para gente obscura. Note que muitos trabalhadores, que se dizem cristãos, não são bons naquilo que se propõem a fazer! Quantos contadores, que se dizem cristãos, são péssimos contadores! Quantos pedreiros “cristãos” não possuem compromisso! Quantos professores, ditos cristãos, são educadores terríveis?
O Senhor é um ótimo guia. Permita-se ser guiado por Ele em todas as áreas alcançar para a terra prometida!
4° lição do deserto: Para chegar a terra prometida, às vezes, é preciso eliminar o caminho de volta
Mas o Senhor disse a Moisés: “Estenda a mão sobre o mar para que as águas voltem sobre os egípcios, sobre os seus carros de guerra e sobre os seus cavaleiros”. Moisés estendeu a mão sobre o mar, e ao raiar do dia o mar voltou ao seu lugar.
Êxodo 14:26-27a
Com o Mar Vermelho voltando ao seu curso normal, não havia mais caminho de volta ao Egito.
Não tinha como voltar para suas antigas moradias egípcias. Não era possível levar a comida do Egito na bagagem. Tudo isto ficou pra traz. Não tinha mais volta e números 11:5 retrata bem tal sentimento: Nós nos lembramos dos peixes que comíamos de graça no Egito, e também dos pepinos, das melancias, dos alhos-porós, das cebolas e dos alhos.
Entre a escravidão e a terra que mana leite e mel, havia um vasto deserto. O povo enfrentaria dificuldades, e teria saudade das coisas boas da antiga vida. Nesse sentido, penso eu que, se houvesse caminho de volta, eles inevitavelmente voltariam ao Egito nas primeiras dificuldades. Acredito que regressariam, viveriam como escravos e nunca conquistariam a terra da promessa, não haveria a nação de Israel, talvez nem existiriam como povo nos dias atuais.
Quando não há volta, a única opção é fazer dar certo. Logo, destruir o caminho de volta, em muitos casos, é fundamental para avançar.
Veja, se você vivia uma vida distante de Deus e foi alcançado pela boa nova do evangelho, é inevitável: algumas pontes para a vida passada precisam ser queimadas.
Note que escolher uma coisa é rejeitar muitas outras coisas. Escolher uma pessoa para se casar é o mesmo que rejeitar todas as outras pessoas da face da terra. Escolher uma profissão, geralmente, é o mesmo que rejeitar muitas outras profissões. Sim, a escolha de algo implica na rejeição de muitos outros “algos”. E se você fizer uma escolha e ficar (a todo momento) pensando nas outras possibilidades, é quase impossível fazer com que sua escolha dê certo. Não vai dar certo escolher a terra prometida e ficar pensando no Egito.
Aqui, eu te convido para uma auto análise: existe algum caminho com o passado que você precisa quebrar? Existe um caminho que te afasta da terra prometida e faz ter saudade da escravidão egípcia? Se sim, é hora de eliminá-lo.
Cuidado!
Essa é uma mensagem poderosa e, como se diz: com grandes poderes se tem grandes responsabilidades.
Às vezes, você tem o sonho do abrir um negócio próprio, ou de viver da sua arte ou da obra de Deus. Com esse sonho em mente, você ouve essa minha palavra sobre eliminar o caminho de volta e então decide pedir demissão do seu emprego atual e dar um salto de fé em direção ao sonho que você acredita ser sua terra prometida.
Não! Não é isso que estou dizendo ou incentivando!
Muito cuidado para não confundir vontade, desejo pessoal ou sonho com terra prometida. Veja, a terra de Canaã foi uma promessa feita por Deus a seu povo. Ela não era simplesmente um desejo ou sonho do povo. Percebe?
Não foi o povo que decidiu sair do Egito. Não, não e não! Foi Deus que mandou o povo sair do Egito!
Sim, em determinadas, situações você precisará quebrar as fontes com o passado para avançar, mas, muito cuidado nessas horas para não ser iludido pelos desejos do seu coração, afinal, ele é enganoso.
5° lição do deserto: Deus é o nosso sustento / Deus provê de maneiras milagrosas / Deus queria demonstrar aos israelitas que poderia sustentá-los mesmo no deserto.
Disse, porém, o Senhor a Moisés: “Eu lhes farei chover pão do céu. O povo sairá e recolherá diariamente a porção necessária para aquele dia.
Êxodo 16:4a
Eu estarei à sua espera no alto da rocha que está em Horebe. Bata na rocha, e dela sairá água para o povo beber.
Êxodo 17:6a
Na travessia do deserto, o povo teve fome: Deus enviou maná. Obviamente, Eles também tiveram sede: Deus fez água jorrar da rocha.
Isso é extraordinário. O Sustento do povo de Deus não vinha do sistema de irrigação Egípcio. Não vinha do rio Nilo, das plantações ou das ferramentas de trabalho da sociedade egípcia. De forma alguma! O sustento do povo sempre veio de Deus!
Sabe… Ao revisitar a história de Israel no deserto, fico pensando quantas vezes eu já me enganei pensando que meu sustento vinha do meu emprego, da minha profissão ou dos meus estudos. É claro que devemos estudar, nos dedicarmos e trabalharmos. Mas, nosso sustento não vem dessas coisas. Elas são apenas meios pelos quais o Senhor nos sustenta. Mas, a fonte do sustento foi, é, e sempre será Ele.
Tal consciência é libertadora, pois, por mais que você perca seu emprego, como eu já perdi, a fonte do nosso sustento não pode ser perdida, afinal, Deus é eterno. E o Eterno é o nosso sustento!
A Terra Prometida nos dias atuais
Por isso desci para livrá-lo das mãos dos egípcios e tirá-los daqui para uma terra boa e vasta, onde manam leite e mel.
Êxodo 3:8
Deus prometeu a terra que mana leite e mel para os hebreus. Isto é, uma terra prospera e abundante.
Evidentemente, como afirma Efésios 3:8, quando nos achegamos a Cristo recebemos abundância das riquezas espirituais. Em Cristo encontramos tudo o que (de fato) precisamos! Nele temos abundância de graça, de misericórdia, perdão e salvação. Sim, Cristo é uma terra prometida para aqueles que Nele Creem.
Além do mais, em Hebreus 11 vemos Canaã sendo retratada como um símbolo de nossa Pátria Celestial. Existe a promessa do céu, das moradas celestiais, onde não haverá mais choro, nem dor.
Essa visão da eternidade enche nossos corações de esperança. Mas, devo dizer, existem também pequenas terras prometidas para o tempo que peregrinaremos nessa terra. De fato, Deus aqui nos guia por caminhos que nos levam a vitorias, vitorias espirituais e também vitorias profissionais, financeiras e familiares.
Geralmente, as grandes vitorias são precedidas por vitorias menores. A conquista da pátria celestial é precedida pelo reconhecimento de Cristo como salvador. Tal reconhecimento, será o combustível para que você viva uma vida guiada por Deus, uma vida onde você conseguirá eliminará o caminho de volta ao passado por saber que seu sustento está Nele, que Ele te guia e abre os caminhos.
Se você deseja sair das dívidas, aumentar sua renda e conquistar a terra que mana lei e mel da Independência Financeira: acesse o link abaixo e assista a palestra especial onde revelo 3 chaves para tais conquistas:
Acesse aqui o link para a palestra online especial 3 chaves para a Independência Financeira.
Forte abraço, fique na paz de Cristo e até a próxima!
Link permanente
Obrigada, tenho 64 anos, sou uma “José” .Sonho muito, recentemente passei na OAB e preciso ter força para conquistar uma vida profissional de êxito e excelência.e espelho muito no nas lutas e vitórias povo de Deus e admiro muito a história de José. Agradeço esse documento ao irmão Samuel Vinícius, Pra para o Senhor nosso Deua e Pai, continue abençoando sua vida e de sua família, de uma forma maravilhosa e poderosa!! Abraço.
Link permanente
Oro**”
Link permanente
Tbm oro
Link permanente
Também gosto de mais a história de Jose. Inclusive, aqui tem vários artigos e vídeos sobre José