A Parábola do Filho Pródigo revela o grande amor de Deus e os inúmeros perigos de uma vida longe do Eterno. Mas, poucos percebem As Poderosas Lições Financeiras existentes nessa parábola contada por Cristo.
Confesso: quando notei os ensinamentos financeiros contidos nessa parábola, eu tive dois choques:
O primeiro foi ao perceber que muitos são os que vivem na miséria, na escassez e na pobreza por cometerem os mesmos erros financeiros do filho pródigo, erros que Jesus fez questão de mencionar.
O segundo choque foi notar que, apesar dos muitos erros que geraram pobreza, o filho também teve sabias decisões que o livraram da miséria e o levou a prosperidade!
A sabedoria financeira vai impactar você. Então, vem comigo e conheça As 7 Lições Financeiras do Filho Pródigo.
Observação: se preferir, saiba que existe uma versão deste artigo em vídeo:
Resumo da Parábola do Filho Pródigo
A Parábola do Filho Pródigo, registrada em Lucas 15:11-32, conta a história de um homem tinha dois filhos. O mais novo, pede sua herança e parti para uma terra distante, onde desperdiça os bens, chega a falência e começa a passar necessidade.
Assim, ele passa a trabalhar apascentando porcos. Porém, ainda em necessidade e desejando até mesmo comer a comida dos porcos, decide voltar e trabalhar para seu pai.
No caminho, antes mesmo de chegar, seu pai o avista e o recebe com uma grande festa.
Feito esse breve resumo, vamos direto para a primeira lição:
1º Lição Financeira do Filho Pródigo: Cuidado com a Ansiedade Financeira
Um homem tinha dois filhos. O mais novo disse ao seu pai: “Pai, quero a minha parte da herança”
Lucas 15:11b,12a
Note o seguinte: em caso de falecimento, a herança é direito do filho. Mas esse filho, não quis esperar. Ele exigiu sua herança com seu pai ainda em vida! Em outras palavras, ele quis “antecipar” a morte de seu pai. É como se ele tivesse dito: “Pai, eu desejo que você morra agora para que receba minha herança”.
Infelizmente, muitos cristãos fazem o mesmo hoje em dia. Não esperam. Sofrem de ansiedade financeira. Se desejam algo, fazem de tudo para terem na hora.
É fato, vivemos em um mundo onde o imediatismo prevalece. É por isso que muitos vivem comprando em parcelas. Ninguém mais tem paciência (nem mesmo disciplina) para (primeiro) juntar dinheiro e (depois) comprar o que precisa.
Agora, pense comigo:
Se de um lado o imediatismo está cada vez maior; Por outro lado, o valor das coisas também cresce a cada dia.
Qual é o resultado dessa combinação? Da combinação entre “valores altos” com “imediatismo crescente”?
O resultado é DÍVIDA!
É por isso que mais de 70% das famílias brasileiras estão endividas.
Aqui, eu tenho um conselho indigesto que pode mudar a sua vida financeira pra sempre. Escute o que vou dizer:
Se não pode comprar à vista, não compre!
Se você é capaz de pagar as parcelas de uma compra, também é capaz de juntar dinheiro para comprar à vista, sem juros e com desconto no futuro.
Sim, sim eu sei que existem casos onde comprar parcelado é necessário e até mesmo é recomendado:
Se você adoeceu e precisa de um remédio urgente, não faz o menor sentido juntar para depois comprar!
Se você está diante de uma oportunidade, que dará retorno financeiro superior ao valor do financiamento, e você não tem condições para comprar à vista, vale a pena financiar. Um exemplo disso, ocorre no financiamento da expansão de um negócio que dará retorno superior a dívida adquirida; ou mesmo no parcelamento de uma faculdade ou curso, até porque investir em sabedoria, rende mais do que riquezas (conforme diz Provérbios 3:14).
Mas atenção: esses exemplos de compras em parcelas são exceções à regra. E a regra é: não ter a mesma ansiedade financeira do filho pródigo.
2º Lição Financeira do Filho Pródigo: Não supervalorize o dinheiro
O filho mais novo reuniu tudo o que tinha, e foi para uma região distante […]
Lucas 15:13a
O filho trocou sua família, casa e amigos por riquezas financeiras. Por um momento, ele considerou que o dinheiro era mais importante que tudo isso.
Hoje muitos pensam da mesma forma. Somos constantemente avaliados pelo que temos, e não pelo que somos. A todo momento somos bombardeados por propagandas que valorizam o “poder” do dinheiro. Evidentemente, tudo isso nos leva a superestimarmos a importância do dinheiro.
Sim, dinheiro é importante, não há como negar. Porém, ele não é a coisa mais importante do mundo. Ora, existem várias coisas mais importantes que dinheiro.
- Provérbios 22:1 diz que mais vale um bom nome do que muitas riquezas.
- Em Provérbios 3:13,14 vemos que a sabedoria dá mais lucro que a prata e o ouro.
- Já em Mateus 16:26, Jesus questiona sobre qual proveito haveria em ganhar o mundo inteiro e perder a alma.
A lista de coisas que são mais importantes que dinheiro é gigantesca: a saúde é mais importante, a honestidade, bons relacionamentos, reputação, sabedoria, disciplina, salvação, Deus, e a lista segue!
Inclusive, publiquei um artigo onde apresento 7 Coisas mais importantes que o dinheiro.
Mas, na prática (na vida real), nem sempre percebemos que existem coisas mais importantes que dinheiro. Não percebemos isso quando: fazemos “gato” na energia elétrica, quando podemos ajudar financeiramente familiares e não fazemos, e quando não administramos bem os recursos financeiros que Deus colocou em nossas mãos.
O pródigo filho atribuiu ao dinheiro mais importância do que ele de fato tem. Espero que eu e você não caiamos no mesmo erro.
3º Lição: Aprenda ser um bom administrador
O filho mais novo reuniu tudo o que tinha, e foi para uma região distante; e lá desperdiçou os seus bens vivendo irresponsavelmente.
Lucas 15:13
Ao ver este versículo imagino um jovem rico, num país distante, fazendo as maiores bobagens possíveis com seu dinheiro e, obviamente, sofrendo as piores consequências possíveis.
Vale dizer que as bobagens financeiras que imagino aqui, se dividem em tipos de gastos:
- 1º tipo: Gastos com uma vida pecaminosa: prostituição, drogas licitas e ilícitas;
- 2º tipo de bobagens financeiras: Gastos irresponsáveis, sem controle, sem uma boa administração financeira.
Existem aqueles caem na pobreza por causa de muitos vícios. Mas, também existem aqueles que desperdiçam seus bens por não saberem administrá-los – por não terem Inteligência Financeira.
Sendo direto, vejo muitos cristãos fieis desperdiçando dinheiro em títulos de capitalização, em consórcio e em compras parceladas repletas de juros. Falo mais sobre isso no artigo Piores Investimentos do Mercado.
Muitos desperdiçando por não possuírem um orçamento financeiro e por não terem o hábito de poupar. Esses aí, estão seguindo o exemplo do filho pródigo por assumirem gastos irresponsáveis. Por não se mostrarem dignos de confiança nem mesmo nas riquezas deste mundo injusto, conforme o próprio Jesus alertou Lucas 16:11:
Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas?
Lucas 16:11
4º Lição Financeira: Tenha uma Reserva de Segurança
Depois de ter gasto tudo, houve uma grande fome em toda aquela região, e ele começou a passar necessidade.
Lucas 15:14
Talvez o filho pródigo tenha pensado: vou sair de casa, aproveitar a vida, fazer tudo que sempre quis, e se um dia o dinheiro acabar: posso procurar um trabalho e me virar.
Talvez foi nesse pensamento que ele gastou tudo que tinha e não poupou nada. Quem sabe, foi pensando assim que ele foi pego de surpresa quando seu dinheiro acabou e a fome na terra chegou.
Olha… Diante de todas as incertezas da vida, algo é certo: imprevistos vão acontecer! Salomão nos alertou sobre isso:
Retornei para ver debaixo do sol que a corrida não é dos ligeiros, nem a batalha dos poderosos, nem tampouco são os sábios os que têm alimento, nem tampouco são os entendidos os que têm riquezas, nem mesmo os que têm conhecimento têm o favor.” Por quê? Ele explicou: “Porque o tempo e o imprevisto sobrevêm a todos eles.
Eclesiastes 9:11
Diante da previsibilidade dos imprevistos, quero te alertar para três fatos importantes:
1º fato: Empregos não são vitalícios
Podemos ficar desempregados (até mesmo funcionários públicos). E se isso acontecer com você? Você teria condições de viver com dignidade?
2º fato: Podemos ter problemas de saúde
Achamos que nunca teremos problemas, que nunca ninguém em nossa família vai adoecer, que sempre seremos saudáveis. Mas uma doença pode acontecer. Inclusive, a Bíblia mostra que muitos servos fieis adoeceram. Como exemplo disso temos Eliseu (2Re 13:14), Timóteo (1Tm 5:23) e Paulo (2Co 12:7-9).
3º fato: Países podem quebrar
Muitos são os exemplos de países que antes eram prósperos e – por causa de um governo que assumiu o poder, de uma nova visão política, econômica, e por inúmeros outros motivos – entraram em colapso econômico e social e viu população na miséria. Inclusive, muitos desses países são bem próximos do Brasil.
Estamos sujeitos a imprevistos. Diante da certeza destes imprevistos, a única coisa que podemos fazer é nos prepararmos financeiramente. Logo: precisamos criar uma Reserva de Segurança. Precisamos juntar dinheiro, para casos de necessidade.
Mas de quanto deve ser a sua reserva para emergências?
O que eu recomendo é que sua reserva seja equivalente a 6 meses do seu custo de vida.
5º Lição Financeira do Filho Pródigo: Trabalhe duro
E foi, e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos, a apascentar porcos.
Lucas 15:15
A primeira atitude do filho ao se ver em necessidade, foi trabalhar duro. Não! Não era nenhum trabalho do primeiro escalão para um jovem (ex-rico) judeu. É… Ele começou a tratar de porcos. E para o judeu, o porco era um animal impuro.
A verdade é que poucos são os que tomam a sabia decisão deste jovem. Muitos preferem passar necessidade, ao invés de trabalhar num emprego que não seja tão bem valorizado. Muitos preferem a ociosidade do que se submeterem aquilo que pensam ser “subempregos”.
Eu mesmo já tive a desventura de ver um amigo, em dificuldade, negando trabalhos por não querer se “sujeitar”. Sabe no que isso resultou? No fim de seu casamento!
Todos estão sujeitos a momentos financeiros complicados. A vida é assim: cheia de altos e baixos. Só nos resta consideramos cada momento e nos adaptarmos.
Quando os dias forem bons, aproveite-os bem; mas, quando forem ruins, considere: Deus fez tanto um quanto o outro, para evitar que o homem descubra qualquer coisa sobre o seu futuro.
Eclesiastes 7:14
6º Lição: Perceba sua realidade
E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada. E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!
Lucas 15:16,17
Os dois primeiros passos para mudar qualquer coisa na vida, são:
- Reconhecer onde você está;
- Definir onde quer chegar.
Foi isso que o filho pródigo fez. Reconheceu que estava na miséria e definiu que queria sair dessa situação.
Muitos vivem problemas financeiros e continuam mantendo a máscara de “bem sucedidos”. Há quem fica desempregado, mas não troca o carro por outro mais barato e econômico, não troca o aluguel por outro mais em conta, não reduz seus gastos.
Charles Spurgeon, pregador que viveu no século XIX, disse:
Ninguém é tão miserável quanto o pobre que mantém a aparência da riqueza.
Charles Spurgeon
Quando estamos endividados, desempregados ou passando por uma situação financeira difícil, precisamos reconhecer. Se não reconhecermos, dificilmente venceremos os problemas. Se o filho da parábola não reconhece sua situação trágica, provavelmente não teria saído dela.
Chegamos a sétima lição, mas, essa não é a última. Então, continue comigo que ainda temos um bônus.
7º lição: Se planeje
Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados’.
Lucas 15:18,19
Após reconhecer sua triste realidade, ele fez um plano para mudar de vida. Ele disse: irei pedir perdão para meu pai e depois pedirei um emprego.
Para uma situação indesejada, um plano de mudança se faz necessário. Até porque, como já disse Einstein, seria insanidade fazer a mesma coisa e esperar resultados diferentes.
Se você precisa de uma promoção no emprego, será necessário sentar com seu gerente e juntos determinarem um plano para tal.
Neste caso, uma boa sugestão é, ao invés de simplesmente pedir um aumento, perguntar o que você precisa fazer para ser promovido. Percebe o poder dessa pergunta? A resposta dela determinará o seu plano para ser promovido.
Se você precisa administrar melhor seu dinheiro, você precisa de um plano, de um orçamento financeiro. Sendo assim, recomendo que baixe a Planilha de Orçamento Financeiro do Vamos Prosperar: é grátis e fácil de usar. O link da planilha está na descrição.
Resumindo… Independente das mudanças financeiras que você deseja, um plano deve ser feito.
Lição Bônus: Aja
E, levantando-se, foi para seu pai;
Lucas 15:20a
O filho pródigo não ficou esperando a virada do ano, o início da semana ou mesmo uma data especial. Ele começou agir imediatamente!
Aí que está a diferença. Tem gente que vive fazendo planos. Planos para emagrecer, para poupar dinheiro, para abrir um negócio… Mas, só ficam nos planos, nunca partem para ação.
Já outros, estão sempre esperando o momento ideal. Estes dizem: quando sobrar dinheiro, vou poupar; quando a crise passar, vou abrir meu negócio; quando comprar uma bicicleta, vou emagrecer.
Ei… Não se engane! A melhor data para começar é sempre HOJE! É sempre agora!
Quer administrar melhor seu dinheiro? Comece hoje! Tenho certeza que existem coisas simples que você pode começar a fazer agora mesmo que vão contribuir para uma melhor administração.
As 7 Lições Financeiras do Filho Pródigo: Conclusão
Recapitulando, segue as Lições Financeiras do Filho Pródigo:
- Tenha cuidado com a Ansiedade Financeira
- Não supervalorize o dinheiro
- Aprenda ser um bom administrador
- Tenha uma Reserva de Segurança
- Trabalhe duro
- Perceba sua realidade
- Se planeje
- Bônus: Aja!
Se você deseja conhecer mais o que a Bíblia ensina sobre finanças e sair da pobreza, aumentar sua renda e conquistar a sua Independência Financeira, acesse o link abaixo e assista a aula gratuita onde revelo três segredos para tais conquistas:
Assista a aula gratuita 3 Segredos Para A Independência Financeira.
Forte abraço e fique na paz do Senhor!
Link permanente
Gostei das lições e qto custa o livro?
Link permanente
Qual livro?