Monte Gerizim: O Monte da Benção!
Gerizim é o nome do monte onde as bençãos do Senhor sobre à nação Israelita eram proclamadas e nos podemos ver a lista dessas bençãos capítulo 28 de Deuteronômio:
- Promessa de estarem acima de todas as nações da terra;
- De terem filhos abençoados;
- De prosperarem abundantemente em tudo que fizerem;
- E muito mais!
Para que todas essas Bençãos do Monte Gerizim acontecessem, o Senhor pediu obediência.
Sim, essas promessas foram feitas para aquele povo e naquele tempo. Porém, elas revelam como Deus é e quais bençãos Ele pode conceder aquele que busca obedecê-lo.
Então, continue comigo e conheça As Bênçãos do Monte Gerizim, afinal, elas também podem te alcançar.
Mas saiba: existe uma versão deste artigo em vídeo:
O Monte Gerizim
Antes de conquistarem a terra prometida, o Senhor entregou a Israel uma lista de mandamentos descrevendo como deveriam viver na terra prometida que o Senhor lhes daria.
Assim, se eles obedecessem: a consequência seriam inúmeras bençãos. Porém, se desobedecessem: a consequência seria maldição.
Sim… Benção ou maldição estavam sobre o povo e, para que eles estivessem cientes disso, o Senhor determinou que as bençãos deveriam ser contadas a nação do Monte Geizim e as maldições do Monte Ebal (Deuteronômio 11:29).
Daí, o Monte Gerezim passou a ser conhecido como o Monte da Benção e o Monte Ebal como monte da Maldição.
A partir de agora, irei de apresentar As Bençãos Do Monte Gerizim descritas em Deuteronômio 28, pois, como disse, elas também podem te alcançar.
As Bênçãos do Monte Gerizim
Deuteronômio 28:1
Se vocês obedecerem fielmente ao Senhor, ao seu Deus, e seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos que hoje lhes dou, o Senhor, o seu Deus, os colocará muito acima de todas as nações da terra.
Deuteronômio 28:1
Ao ver isso logo penso numa nação economicamente forte, onde há emprego, baixa criminalidade e muita prosperidade. Também imagino uma nação forte militarmente que não pode ser facilmente vencida ou invadida.
Obviamente, a tendência é que os indivíduos que moram numa nação assim, desfrutem de uma alta qualidade de vida. Inclusive, é isso que (de forma estatística) vemos em países desenvolvimentos: uma maior qualidade de vida de seus indivíduos.
Agora, atente-se ara algo que poucos percebem…
Nação remete a uma reunião de pessoas que, geralmente: são do mesmo do mesmo grupo étnico, falam o mesmo idioma e tem os mesmos costumes.
Observe que, você, seu cônjuge e filhos, fazem parte de uma, como posso dizer, pequena nação. De igual modo, você seus, pais e avos, também fazem parte de uma pequena nação. Da mesma forma que você e sua igreja também fazem parte de uma pequena nação.
Agora perceba o mais interessante: essa especie de nação também pode ser abençoada pelo Senhor! Sim, Deus pode abençoar, você, sua família, congregação e etc.
Qual foi a condição dada aos Israelitas para receberem essa benção? A obediência ao Senhor, como diz o versículo 2:
Todas estas bênçãos virão sobre vocês e os acompanharão, se vocês obedecerem ao Senhor, ao seu Deus.
Deuteronômio 28:2
Deuteronômio 28:3: benção na cidade e no campo
Vocês serão abençoados na cidade e serão abençoados no campo.
Deuteronômio 28:3
Vejo muitos saindo do campo por pensarem que ali nunca serão abençoados. Mas, esta não me parasse ser a visão Bíblica. O que me parasse ser mais adequado biblicamente é que a benção do Senhor estar onde o fiel estiver: seja no campo, seja na cidade!
Sim, a benção do Senhor pode te seguir onde você estiver.
Deuteronômio 28:4: filhos abençoados
Os filhos do seu ventre serão abençoados […]
Deuteronômio 28:4
Essa é uma benção de valor incalculável.
Filhos não nascem prontos, obedientes e fieis. Não! Eles são ensinados. Ensinados por Deus, pelos pais e pela sociedade – e a Bíblia fala sobre todos esses pontos de influência que os filhos recebem.
Fato é que, nem tudo, depende apenas dos país. Logo, a benção do Senhor é muito bem vida.
Mas, a benção do Senhor não se limitou apenas ao fruto do ventre dos Israelitas, ela também alcançou o fruto de suas terras. Veja:
Os filhos do seu ventre serão abençoados […], como também as colheitas da sua terra e os bezerros e os cordeiros dos seus rebanhos.
Note que o Senhor prometeu benção sobre tudo que vier do israelita fiel: tudo que vier de seu ventre e tudo que vier de sua terra.
Confesso que fico impressionado ao ver isso. Fico impressionando com o quanto o Senhor pode abençoar o israelita; com o quanto Ele pode abençoar o fiel; e com o quanto Ele pode abençoar você.
Deuteronômio 28:5: linha de produção abençoada
Aqui chegamos numa promessa impactante. Confira:
A sua cesta e a sua amassadeira serão abençoadas.
Deuteronômio 28:5
Observe:
Cesto remete ao processo de captação de recursos – os frutos são colhidos e colocados no cesto. Já amassadeira remete ao momento de processamento do fruto – a uva é amaçada para se tornar vinho.
O que Deus está dizendo? Ele está dizendo que pode abençoar a sua captação de recursos, bem como, o processamento de recursos.
Trazendo para a área financeira, o Senhor pode te abençoar para que você receba mais dinheiro e ainda saiba administrar melhor o dinheiro recebido gastando com inteligência, poupando e investimento com mais rentabilidade, e contribuindo de forma mais efetiva.
Como se não bastasse, o Senhor ainda faz a seguinte promessa:
Deuteronômio 28:6: benção em tudo
Vocês serão abençoados em tudo o que fizerem.
Deuteronômio 28:6
Isso é muito forte. Ser abençoado em tudo! Se abre um negócio, é abençoado. Troca de trabalho, é abençoado. Se casa, também. Tá passando por dificuldade, é abençoado na dificuldade também. Muda de cidade, abençoado de novo.
Essa foi a promessa feita por Deus a Israel. Mas, convenhamos: não impedi que o Senhor faça o mesmo com você! Nada impede que o Senhor possa te abençoar em tudo que você fizer!
Mas aquente aí que ainda não chegou no fim. Acompanhe o próximo versículo:
Deuteronômio 28:7: inimigos derrotados
O Senhor concederá que sejam derrotados diante de vocês os inimigos
Deuteronômio 28:7
que os atacarem. Virão a vocês por um caminho, e por sete fugirão.
Aqui muitos dirão: eu não tenho inimigos.
Puro engano! Pois, acredite, você tem sim um inimigo, afinal, no mundo espiritual existe o inimigo de nossas almas que inúmeras vezes tenta impedir que vivamos os planos que Deus tem para nos.
Mas, não se preocupe. Não se preocupe pois: O Senhor enviará bênçãos aos seus celeiros […] Deuteronômio 28:8.
Essa é a promessa que o Senhor deu a nação de Israel e, sim, o mesmo pode acontecer com você. O Senhor pode se garantir o seu sustento, de modo, que não precisamos ficar preocupados, pois é o Senhor que nos mantém. Inclusive, foi isso que Jesus disse: Não se preocupem […] quanto ao que comer ou beber […] o Pai celestial sabe que vocês precisam [dessas coisas] (Mateus 6:25).
O Senhor é poderoso para abençoar quem Ele quer em tudo.
Deuteronômio 28:9: você será do Senhor
O Senhor fará de vocês o seu povo santo, conforme prometeu sob juramento, se guardarem os mandamentos do Senhor, do seu Deus, e andarem nos caminhos dele.
Deuteronômio 28:9
Ser santo ao Senhor, separado para Ele, é maravilhoso.
Ao ler isso, é quase impossível não lembrar de Jó, onde o Senhor disse a Satanás: Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele,
irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal (Jó 1:8).
É… Quando somos do Senhor, se torna mais fácil sermos íntegros, tementes a Deus e a evitarmos o mal. E essa é outra benção que o Senhor pode te conceder!
O próximo versículo diz:
Deuteronômio 28:10: Você será admirado
Então todos os povos da terra verão que vocês são chamados pelo nome do Senhor e terão medo de vocês.
Deuteronômio 28:10
Ou seja, o Senhor pode nos fazer, até mesmo, sermos admirados.
Note: muitos hoje, fazem de tudo para serem notados, para receberem aplausos, curtidas e seguidores. Mas aqui, o Eterno está prometendo a sua nação que todos os verão como sendo chamados pelo nome do Senhor. Não só verão, mas até temerão.
Deuteronômio 28:11: grande prosperidade
Caminhando para o fim, vemos que o Senhor ainda promete prosperidade:
O Senhor lhes concederá grande prosperidade, no fruto do seu ventre, nas crias dos seus animais e nas colheitas da sua terra, nesta terra que ele jurou aos seus antepassados que daria a vocês.
Deuteronômio 28:11
Não é mentira! O Senhor prometeu abençoar uma nação com prosperidade. Logo, Ele também pode te abençoar assim.
Mas como é que Ele fará a nação prosperar?
Deuteronômio 28:12: o Senhor dará condições de prosperidade
O Senhor abrirá o céu, o depósito do seu tesouro, para enviar chuva
Deuteronômio 28:12
à sua terra no devido tempo e para abençoar todo o trabalho das suas mãos. Vocês emprestarão a muitas nações, e de nenhuma tomarão emprestado.
Aqui está uma verdade que poucos percebem: a verdade que a benção vem do trabalho e do Senhor.
Observe o que o versículo diz: O Senhor abrirá o céu, o depósito do seu tesouro, para enviar chuva à sua terra no devido tempo.
Se você é produtor de grãos, você pode usar a melhor semente, controlar possíveis pragas e tratar bem a terra. Mas, se as condições naturais não forem favoráveis (se não tiver chuva no tempo certo, se o clima não ajudar, ou se ocorrer algum desastre): você não terá uma boa colheita.
É… Só o seu trabalho não basta! É preciso também a benção do Senhor.
Mas, isso não significa que o seu trabalho não seja preciso. Pelo contrario! A benção e a prosperidade de Deus vem também pelo trabalho. Inclusive o versículo diz que o “O Senhor abrirá o céu, o depósito do seu tesouro, para […] abençoar todo o trabalho das suas mãos”.
Deuteronômio 28:13: liderança
O Senhor fará de vocês a cabeça das nações, e não a cauda. Se obedecerem aos mandamentos do Senhor, do seu Deus, que hoje lhes dou e os seguirem cuidadosamente, vocês estarão sempre por cima, nunca por baixo.
Deuteronômio 28:13
Impressionante! O Senhor prometeu colocar Israel em posição de destaque mundial. Mais impressionante ainda, o Senhor pode colocar quem Ele quiser nessa posição, inclusive: você.
E para finalizar, veja o ultimo versículo
Deuteronômio 28:14: não se desvie
Não se desviem, nem para a direita nem para a esquerda, de qualquer dos mandamentos que hoje lhes dou, para seguir outros deuses e prestar-lhes culto.
Deuteronômio 28:14
Você quer ser abençoado? Sim? Então busque seguir o que o Senhor diz. Mas não faça isso apenas pelas possíveis bençãos que receberá. Faça isso por amor ao Senhor! Afinal, se você o ama, você o obedece.
Mas, que fique claro: não estou aqui dizendo que o Senhor te fará prosperar somente se você obedecê-lo. Essa foi uma promessa direcionada para Israel e ainda vale dizer: você nunca conseguirá obedecer tudo que Deus pede – nesse sentido Romanos 3:23 diz que todos pecamos.
Porém, precisamos reconhecer que todas essas promessas podem sim recair sobre nos. Ora, é inegável que o Senhor pode sim nos agraciar com benção em nossos negócios, família e finanças! É obvio que se seguirmos obedecermos ao Senhor, estaremos mais propensos às suas bençãos. E mais: se seguirmos os seus princípios financeiros, a tendência é termos uma vida muito mais prospero.
Então, se você realmente quer conhecer os prinípios financeiros bíblicos que nos ajudam a sair das dívidas, aumentar nossa renda e, em fim, conquistar a tão sonhada Independência Financeira: acesse o link abaixo e conheça o Curso Liberdade Financeira Cristã. É só acessar o primeiro link na descrição.
Clique aqui e conheça o curso Liberdade Financeira Cristã.
Eu me chamo Samuel Vinícius e este é o Vamos Prosperar: Educação Financeira à luz da Bíblia. Se gostou do que viu aqui: siga o canal Vamos Prosperar, siga o nosso Instagram, Facebook e Spotifly.
Tem alguma dúvida ou sugestão: deixe seu comentário abaixo.
No mais: forte abraço, fique na paz do Senhor e até a próxima!
Link permanente
Parabéns pelo belíssimo comentário! Sem dúvida, a obediência é o caminho para a comunhão com Deus. É claro que temos que ser gratos e estar em constante oração…
A verdadeira prosperidade é estarmos sob a bênção do Eterno. As outras coisas serão acrescentadas a seu tempo pelo Senhor e dominador de todas a coisas.
Link permanente
Obrigado pela mensagem Gedeão. Deus continue te abençoando!
Link permanente