Não empreste dinheiro! Essa é recomendação de Jesus que encontramos na Bíblia Sagrada.
Se você já emprestou dinheiro para algum amigo ou familiar ou se foi solicitado recentemente para emprestar algum dinheiro, esse artigo é para você! Pois, aqui vou te mostrar que a Bíblia recomenda que não empreste dinheiro!
Continue comigo e você entenderá (e provavelmente concordará) que o mais correto é não emprestar dinheiro!
Observação: caso prefira, saiba que existe uma versão em vídeo deste conteúdo no Youtube.
Não empreste dinheiro: um conselho radical!
Sei que este é um conselho radical, mas, em breve você entenderá o que estou dizendo – até porque, tão posição possui forte respaldo bíblico. E vale dizer: na parte final dessa mensagem, eu te mostrarei o que a Bíblia realmente recomenda que você faça, aquando alguém te pedir um empréstimo.
Então, por favor, leia toda essa mensagem. Não tire conclusões a partir de partes dela. Veja tudo, depois, só depois, tire suas próprias conclusões.
Não empreste dinheiro, pois imprevistos acontecem
A verdade é que imprevistos acontecem com todos. Todos nós estamos sujeitos aos imprevistos, e a própria Bíblia nos alerta sobre isto. Confira o que está em Eclesiastes 9:11:
Percebi ainda outra coisa debaixo do sol: Os velozes nem sempre vencem a corrida; os fortes nem sempre triunfam na guerra; os sábios nem sempre têm comida; os prudentes nem sempre são ricos; os instruídos nem sempre têm prestígio; pois o tempo e o acaso afetam a todos.
Eclesiastes 9:11
O versículo é claro: todos nós estamos sujeitos aos imprevistos. Isso significa que seu amigo, o qual você vai emprestar dinheiro, também está sujeito aos imprevistos. Não importa quem ele seja: se é um cristão fiel, se é uma pessoa de caráter, responsável e etc – a Bíblia afirma que todos (absolutamente todos) estão sujeitos aos imprevistos.
Note que: empregos não são vitalícios; a nossa saúde não é eterna; e não há nenhum bem que possamos ter que esteja imune a acidentes.
Se todos estão sujeitos aos imprevistos, o seu amigo que te pediu o empréstimo, também está sujeito a imprevistos que inviabilizem o pagamento do empréstimo.
Não empreste dinheiro, pois um bom nome é melhor do que prata e ouro
O bom nome vale mais do que muita riqueza; ser estimado é melhor do que ter prata e ouro.
Provérbios 22:1
Ao emprestar você colocará em risco o nome de quem pede o empréstimo. E um bom nome vale mais do que dinheiro.
Não empreste dinheiro, pois dívida é escravidão
O rico domina sobre o pobre; quem toma emprestado é escravo de quem empresta.
Provérbios 22:7
Não sei se você já teve o desprazer de passar por um período de endividamento. A verdade é que quando passamos por períodos assim todo o nosso sentimental é afetado. Surge um sentimento de culpa, de vergonha e de incapacidade diante da situação.
Este é um dos motivos pelos quais a Bíblia afirma que quem toma emprestado se torna escravo de quem empresta. Mas, continuamos…
Será que a Bíblia recomenda que sejamos escravos? É óbvio que não! Veja só o que está escrito em 1 Coríntios 7:23:
Vocês foram comprados por alto preço; não se tornem escravos de homens.
1 Coríntios 7:23
Não, não para por aí. Confira agora Romanos 13:8:
Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a lei.
Romanos 13:8
Não empreste dinheiro, pois a dívida foi considerada uma maldição no Antigo Testamento
Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do Senhor teu Deus, para não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que hoje te ordeno, então virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão:
Deuteronômio 28:15, 43-45a
O estrangeiro, que está no meio de ti, se elevará muito sobre ti, e tu mais baixo descerás;
Ele te emprestará a ti, porém tu não emprestarás a ele; ele será por cabeça, e tu serás por cauda.
E todas estas maldições virão sobre ti, e te perseguirão, e te alcançarão, até que sejas destruído;
A Bíblia afirma que a dívida seria uma maldição para a desobediência de Israel. Sim, este versículo foi direcionando para os israelitas naquele tempo, mas, não há como pensarmos que para os gentios Deus consideraria a dívida uma benção! É obvio que não!
Penso que hoje não é muito diferente. Acredito até que posso dizer que, em alguns casos, a dívida é similar a uma maldição. Consequentemente, eu não desejo que meu amigo ou familiar esteja em situação de possível maldição.
O risco de emprestar dinheiro
Ao emprestar, você estará colocando:
- A pessoa em situação de escravidão;
- O bom nome da pessoa em risco;
- Sua relação familiar ou de amizade em risco.
Tudo isso não é recomendado biblicamente! Então, me diga: você realmente acha que faz sentido emprestar dinheiro e colocar alguém que você ama numa situação contraria ao que as Sagradas Escrituras recomendam?
É claro que não faz sentido! É por isso que eu recomendo que você não empreste dinheiro.
Mas, calma aí! Não seja precipitado. Não conclua nada antes de me ouvir até o final, pois, existe uma alternativa bíblica para você auxiliar aquele que te pede emprestado, tal alternativa foi apresentada por Jesus. Vejamos qual é.
Não empreste, doe dinheiro!
Foi isso o que Jesus aconselhou em Lucas 6, confira:
E que mérito terão, se emprestarem a pessoas de quem esperam devolução? Até os ‘pecadores’ emprestam a ‘pecadores’, esperando receber devolução integral.
Lucas 6:34-36
Amem, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta. Então, a recompensa que terão será grande e vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso para com os ingratos e maus.
Sejam misericordiosos, assim como o Pai de vocês é misericordioso”.
Jesus foi categórico, empreste sem esperar receber nada de volta. Para mim, a melhor forma de resumir a mensagem de Cristo é: doe dinheiro!
Ao doar, você:
- Não vai esperar receber nada de volta;
- Não colocará a pessoa em dívida, nem seu nome em risco;
- Estará sendo misericordioso, assim como o Pai é;
- Estará seguindo a remendarão de Cristo!
Mas, não simplesmente doe o dinheiro, busque se envolver na situação que causou essa demanda. Além de doar dinheiro, procure doar o seu tempo, doar seu trabalho e atenção.
Outra sugestão importante: além de doar seu tempo e dinheiro, deixe claro que você só poderá fazer isso nesse momento. Assim, tanto você, como ele, estarão mais comprometidos com uma solução definitiva do problema.
Ao recomendar isso, eu lembro de uma importante frase dita por John Wesley, ele disse: Ganhe tudo que puder, economize tudo o que puder, doe tudo o que puder.
Ressalva sobre emprestar dinheiro
Se o empréstimo for extremamente necessário e, por algum motivo, a doação não for um caminho: faça o empréstimo apenas se, e somente se, você puder não receber o dinheiro de volta. Somente se a falta desse dinheiro não comprometer o sustento de sua família. Assim, você não estará colocando a sua amizade ou relação familiar em risco.
Forte abraço, fique na paz de Cristo e até a próxima!
Link permanente
Poxa,e verdade,eu estou pedindo emprestado dos outros.tenho vergonha, mais no momento não tenho outra solução.minha família deixou umas dividas no meu nome,q está sujo.estou pagando dívida q não fiz.e bem isso q o senhor falou.me sinto assim,sem perspectiva de melhora. Não e fácil ter q se humilhar para os outros.q não te ajudam,e ainda querem dá lição de moral.So Deus sabe o q tenho vivido.
Link permanente
Obrigado pela confiança em compartilhar um pouco da sua história. Existem momentos que fazemos coisas sem refletir de forma mais profunda. Que o Senhor possa estar nos direcionando cada vez mais.
Link permanente
Graça e paz, eu sou o contrário, emprestei dinheiro a amigos e familiares e não recebi.
Eu mim sinto envergonhado de pedir dinheiro emprestado.
Link permanente
Glórias a Deus por sua Vida!
Que luz trouxe em minha vida esse artigo. Realmente preciso me colocar dentro da palavra e não quebrar mais esse princípio.
Louvado seja Deus.
Abraços