Os 3 Níveis Da Independência Financeira

Você pode conquistar a Independência Financeira… Você pode viver de renda e não mais precisar trabalhar para viver. Mas, para tal, será preciso passar pelos 3 níveis da Independência financeira, afinal, todos que desejam conquistar a Independência Financeira plena, precisam passar por esses 3 níveis.

Observação: saiba que existe uma versão em vídeo deste conteúdo no YouTube, caso prefira.

Os 3 Níveis Da Independência Financeira

Níveis Da Independência Financeira

1° Nível Da Independência Financeira: Independência De Salário

Muitos trabalhadores vivem com medo de perderem o emprego e não terem condição de sustentar suas famílias. Entretanto, quem atingiu o primeiro nível da Independência Financeira, não tem esse medo, pelo menos não como a maioria das pessoas possuem, afinal, ele já criou uma reserva financeira que lhe permite viver mesmo que ele fique sem renda, por um tempo significativo:

Quem está no nível de Independência de salário, tem reserva suficiente para viver seis meses, dez meses ou até mesmo um ano sem nenhuma renda e, mesmo assim, ter suas contas pagas em dia.

RESERVA DE SEGURANÇA: se você deseja a Independência Financeira, você precisa criar uma reserva financeira de segurança. Então, comece (o quanto antes) criando uma reserva. Comece poupando parte da sua renda e colocando ela num investimento que tenha alta liquidez, tal como: CDBs de liquidez diária, tesouro direto selic e até mesmo a caixinha do NuBank de liquidez diária.

Na minha opinião, é importante que sua reserva seja equivalente a seis meses do seu custo de vida. Sendo assim, é claro que você não conseguirá criar uma reserva desse tamanho rapidamente. Mas, comece aos poucos. Comece poupando parte da sua renda e, de pouco em pouco, sua reserva vai crescendo.

Se você nunca fez isso, você não faz ideia do quanto uma reserva pode ser LIBERTADORA. Falo por experiência própria. Inclusive, vale a pena contar (resumidamente) a minha experiência com a reserva.

Minha História Pessoal Com A Reserva De Segurança

Quando comecei a me educar financeiramente, coloquei como objetivo criar uma reserva. No começo foi difícil, pois eu não tinha o hábito de poupar. Porém, aos poucos, fui pegando gosto pela coisa e minha reserva foi crescendo. O que começou com cerca de 50 reais, foi aumentando: passou para 100, 500, 1000… Depois chegou a ser equivalente a um mês do meu custo de vida; depois, dois meses; e foi crescendo até o ponto que chegou em cerca de 8 meses do meu custo de vida mensal.

Neste momento, eu não ficava preocupado com imprevistos. Eu não tinha mais receio de surgir uma manutenção imprevista no carro. Não me preocupava se tivesse que fazer uma consulta médica de emergência. Neste momento, eu tinha uma reserva capaz de suprir a grande maioria dos imprevistos financeiros que poderiam acontecer comigo.

Mas, como a própria Bíblia diz no livro de Eclesiastes que o tempo do imprevisto sobrevêm a todos, um grande imprevisto aconteceu comigo. A empresa onde eu trabalhava há 5 anos começou enfrentar dificuldades, e, em um período de um ano, 80% dos funcionários foram demitidos, entre eles, eu. É… Eu fui demitido, perdi meu emprego.

Porém, graças a Deus (e a minha reserva de segurança), eu conseguia viver tranquilamente, com todas as minhas contas pagas, por mais de um ano.

Ei… Você não faz ideia da paz que eu tive nesse momento. Enquanto, meus colegas de trabalho tiveram que rapidamente procurar novos empregos, às vezes, até mesmo com salários menores e condições de trabalho piores, eu pude, com tranquilidade, me dedicar integralmente aos projetos que sempre sonhei. Entre eles, este projeto: o Vamos Prosperar. Sim, esse projeto que visa apresentar a educação financeira com base em princípios bíblicos só foi possível a partir do momento que eu conquistei o primeiro nível da independência financeira por meio de uma reserva de segurança equivalente a um ano do meu custo de vida.

A tranquilidade financeira que uma reserva pode trazer é extraordinária. Porém, existe um grande benefício numa reserva que poucos percebem. E este é, na minha opinião, o maior benefício de uma reserva de segurança. Então, ouça com atenção: uma reserva de segurança não apenas te protegerá de imprevistos, ela poderá te prosperar, e prosperar muito!

Novamente, falo por experiência própria, pois, hoje recebo mais (muito mais) do que recebia quando trabalhava no meu emprego formal. Sem contar que consigo impactar positivamente a vida de diversas pessoas. É… A reserva me deu tranquilidade e tempo para colocar em prática projetos promissores, coisa que não seria possível sem ela.

Se você nunca teve uma reserva, é provável que você já tenha se deparado com muitas oportunidades extremamente lucrativas que não pode aproveitar por falta de recursos. Oportunidades estas que (se aproveitadas) poderiam te fazer prosperar muito.

Sim, uma reserva, além de te dar tranquilidade, pode trazer muita prosperidade.

2° Nível Da Independência Financeira: Independência De Emprego

Neste nível, você pode perder uma de suas principais fontes de renda e, mesmo assim, viver bem – e sem ter que gastar sua reserva de segurança.

Aqui, se você perder seu emprego, não precisará ter grandes preocupações, pois, além da reserva de segurança, você ainda possui outras fontes de renda que garantem uma boa qualidade de vida sem a necessidade de um emprego.

No segundo nível da Independência Financeira, além do emprego formal, existem outras fontes de renda extra.

Como por exemplo: fonte de renda que vem de vídeos que você publicou no YouTube, fonte de renda da venda de um livro que você escreveu, de músicas que você compôs, renda que vem de aluguel, de investimentos em produtos financeiros, renda proveniente de ações que você comprou de empresas pagadoras de dividendos, de fundos imobiliários que pagam proventos mensais e até mesmo do tesouro direto que pagam juros semestrais que você adquiriu.

Ou seja: neste nível, você possui outras fontes de renda que te dão liberdade com relação ao seu emprego.

Mas, apesar de ter outras fontes de renda, neste nível você ainda precisa trabalhar ativamente para que essas fontes de renda sejam mantidas e sua renda seja suficiente para bancar seu custo de vida.

Por exemplo: quem possui renda proveniente de vídeos no YouTube, mas que (para que a renda continue), precisa publicar vídeos frequentemente, possui liberdade quanto ao emprego formal, mas ainda não possui liberdade quanto ao trabalho.

Outro exemplo: a pessoa que possui renda proveniente de blog ou perfis em redes sociais – e que precisa sempre fazer artigos, postar nas redes ou fazer parcerias para que a renda permaneça – possui liberdade de emprego, mas, ainda não possui liberdade de trabalho. Em outras palavras, neste nível de independência financeira você não precisa de um emprego e ainda pode trabalhar no que gosta. Porém, você ainda precisa trabalhar.

Todavia, não podemos negar: estar no nível de Independência de Emprego é bom, muito bom! Todavia, o que é bom, pode melhorar, e pode melhorar passando para o último nível da Independência Financeira.

3° Nível Da Independência Financeira: Independência De Trabalho

Neste nível você não precisa trabalhar para viver, pois, aqui você consegue viver de renda. Ou seja, o rendimento dos seus investimentos geram uma renda passiva suficiente para sustentar seu estilo de vida sem ter que trabalhar.

Essa possibilidade é algo que poucas pessoas percebem, principalmente aquelas que estão iniciando a carreira profissional. Poucos notam que é possível receber dinheiro sem ter que trabalhar diretamente. E como é que você consegue receber sem ter que trabalhar? Por meio da renda passiva, que é aquela renda que não depende da sua ação, ou seja, não depende do seu trabalho direto.

Veja…

Quem recebe dinheiro de aluguel, não precisa trabalhar diretamente para que o dinheiro caia na conta.
Quem recebe proventos mensais de fundos de investimentos imobiliários, também não precisa trabalhar para receber. Basta adquirir os fundos e receber mensalmente o dinheiro.
O mesmo vale para quem possui ações de empresas pagadoras de dividendos e para quem possui cotas do tesouro direto que pagam juros semestrais.

A partir disso, note que, se você possuir uma renda passiva superior aos seus gastos, você não precisará trabalhar para viver e, consequentemente, você poderá se aposentar (se assim quiser); ou, você poderá se dedicar exclusivamente à sua vocação. Logo, você será Independente Financeiramente.

Sim, é claro que não é fácil chegar neste nível. Mas também, não é impossível! Então, comece adquirir ativos o quanto antes. Não se engane, ao contrário do que muitos pensam, você não precisa ser rico para comprar ativos geradores de renda. Com menos de 100 reais você já pode comprar ações de algumas empresas que pagam dividendos; com menos de 100 reais, você já pode comprar cotas de alguns fundos imobiliários; com menos de 100 reais, você já pode comprar títulos do tesouro direto. Então, comece a adquirir ativos geradores de renda o quanto antes, pois, são eles que viabilizaram a sua tão sonhada Independência Financeira.

Os 3 Níveis Da Independência Financeira: Conclusão

Níveis Da Independência Financeira

Estes são os três níveis de Independência Financeira:

  1. Independência De Salário
  2. Independência De Emprego
  3. Independência De Trabalho

Se você deseja realmente conquistar a Independência Financeira, recomendo que acesse o link abaixo e assista a palestra especial onde apresento três chaves para a Liberdade Financeira:

Confira a palestra especial 3 Chaves Para A Independência Financeira.

No mais: forte abraço, fique na paz do Senhor e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *