Existem 6 Níveis Financeiros… Podemos classificar as pessoas 6 níveis financeiros, desde a pessoa que está atolada em dívidas e com o nome sujo, até o homem mais rico do mundo. Todos eles podem ser classificados em 6 níveis financeiros.
- Quais níveis são esses?
- Em qual nível financeiro você está?
- Em qual nível financeiro você quer (e pode) chegar?
É isso que veremos aqui: os 6 Níveis Financeiros existentes.
Observação: caso prefira, saiba que existe uma versão em vídeo deste conteúdo publicada no YouTube.
Por Que Conhecer Os Níveis Financeiros?
É provável que você deseja melhorar sua vida financeira. É bem possível que você tenha sonhos financeiros que deseja realizar: seja o sonho da casa própria, de um negócio, de receber um aumento salarial, ter uma renda maior, se aposentar, conquistar a Independência Financeira, viajar frequentemente, ou poder dar uma vida melhor para seus filhos, cônjuge, ou mesmo para seus pais.
Se queremos melhorar e progredir, a primeira coisa que devemos fazer é descobrir onde estamos. Conhecendo onde estamos, poderemos saber quais são os passos até o lugar onde queremos chegar. É nessa linha que a Bíblia afirma:
Todo homem prudente age com base no conhecimento, mas o tolo expõe a sua insensatez.
Provérbios 13:16
É por isso que você precisa conhecer os 6 níveis financeiros. E, como este é um projeto de educação financeira baseado em princípios bíblicos: veremos também o que a Bíblia diz sobre cada nível financeiro.
1° Nível Financeiro: Inadimplente
É considerado inadimplente aquele que não está conseguindo pagar suas contas, ou seja, que possui contas em atraso.
Como sabemos, não é nada bom estar como inadimplente. Pelo contrário! É péssimo estar neste nível. Afinal, como já foi atestado por inúmeras pesquisas, a inadimplência gera: estresse, baixa autoestima, problemas de relacionamento e baixa produtividade no trabalho (o que reduza a capacidade do inadimplente de fazer dinheiro, o afundando ainda mais na inadimplência).
E o que a Bíblia fala sobre o inadimplente? Veja, Salmos 37:21 diz:
O ímpio toma emprestado, e não paga; mas o justo se compadece e dá.
Salmos 37:21
Sim, a Bíblia classifica o inadimplente como ímpio. Agora, vejamos o que está escrito em Provérbios 22:
Não seja como aqueles que, com um aperto de mãos, empenham-se com outros e se tornam fiadores de dívidas; se você não tem como pagá-las, por que correr o risco de perder até a cama em que dorme?
Provérbios 22:26-27
Por fim, Romanos 13:7 diz:
[…] dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto […]
Romanos 13:7
2˚ Nível Financeiro: Endividado
Peço sua total atenção, pois, a minha classificação de endividado é diferente da classificação do dicionário.
De acordo com o significado formal, se você possui algum compromisso financeiro (previamente firmado), tal como: parcelas do financiamento da sua casa, ou carro; uma compra a prestação; um empréstimo; ou mesmo uma parcela do cartão de crédito: você está endividado, pois, você possui (ao menos) uma dívida.
Porém, note que, no sistema econômico de hoje, quase todos possuem dívidas, afinal, todo mundo possui, ou uma compra parcelada, ou uma fatura do cartão de crédito, ou um financiamento imobiliário, estudantil ou veicular.
A meu ver, o problema não é possuir dívidas, afinal, com o modelo econômico atual é quase impossível não ter nenhuma dívida. O problema é quando você possui MUITAS dívidas. Atente-se para isso: o problema é quando você possui um alto grau de endividamento.
É por essa e outras questões que eu classifico como endividado aquela pessoa que possui mais de 30% da renda mensal comprometida com dívidas.
Por exemplo, se uma pessoa recebe 10 mil mensais, mas, gasta 4 mil com o financiamento do carro (por exemplo), essa pessoa possui um nível de endividamento de 40% da renda, o que é alto e perigoso, pois, qualquer imprevisto poderá impedi-la de pagar sua dívida, sujando seu nome, comprometendo seu crédito, piorando a vida da sua família e a colocando no nível financeiro de inadimplente.
Quando falo que não é bom ter mais de 30% da sua renda comprometida com dívidas, muitos retrucam: “Não tem problema ter muitas dívidas se eu pago todas em dia”.
Amigo e amiga, tem problema, sim! A Bíblia diz em Eclesiastes 9:11 que imprevistos podem ocorrer com todos. Já em Eclesiastes 11:2 está escrito que não sabemos que desgraça pode acontecer na terra.
Mas, convenhamos: diante dos acontecimentos recentes, tais como: pandemia, guerras, inflação, crises econômicas, políticas, jurídicas e financeira: eu nem precisava ficar citando versículos bíblicos que dizem que tempos imprevistos acontecem com todos.
Portanto, se você possui mais de 30% da renda comprometida com dívidas, você está no nível endividado. E o que a Bíblia fala sobre você?
Ela diz que: “O rico domina sobre o pobre; quem toma emprestado é escravo de quem empresta” (Provérbios 22:7). Ela diz: “A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor […]” (Romanos 13:7a).
3˚ Nível Financeiro: Acomodado
Aqui encontramos pessoas que possuem relativa estabilidade financeira: não estão inadimplentes, não possuem dívidas superiores a 30% da renda, estão empregadas ou possuem renda constante.
É fato: estar no nível Acomodado é o sonho de muitos. E, convenhamos, esse nível é muito melhor que estar o Endividado e Inadimplente.
Mas, todavia, entretanto… O que é bom, pode (e deve) melhorar. Apesar de não possuir muitas dívidas, o acomodado gasta tudo que recebe. Ele não consegue poupar nada, não tem reserva de segurança e não consegue juntar dinheiro para realizar seus maiores sonhos financeiros. Geralmente, o acomodado se vê preso num emprego onde não consegue mais evoluir, nem profissionalmente, nem financeiramente.
Em muitos casos, ele também não possui um bom plano de aposentadoria. Na verdade, muitos dos acomodados terão aposentadorias baixíssimas e insuficientes para arcar com o custo de uma vida na terceira idade. Assim, dependerão da ajuda de familiares, ou de caridade, ou de projetos sociais para se sustentarem.
A Bíblia afirma que o acomodado, que aquele que não poupa nada é tolo: Na casa do sábio há tesouros valiosos e azeite, mas o tolo devora tudo o que pode (Provérbios 21:20)
É… O acomodado precisa passar para o próximo nível.
4˚ Nível Financeiro: Poupador
O poupador não está inadimplente, não possui muitas dívidas e tem o ótimo hábito de guardar dinheiro. Ele sempre tem algo guardado – seja num cofrinho, numa poupança, ou numa aplicação do seu banco. Logo, ele raramente passa por grandes dificuldades financeiras.
Nesse nível, ocorre uma mudança de mentalidade financeira importante: aqui, as pessoas reconhecem a importância de poupar. Vale dizer que esse reconhecimento é fundamental para se ter uma vida realmente prospera. E mais, tal conhecimento é bíblico.
Veja, Eclesiastes 7:12 afirma que […] a sabedoria serve de defesa, como de defesa serve o dinheiro […]. Não podemos negar o fato de que, quem tem dinheiro guardado, está mais protegido.
Sim, o nível de poupador é um bom lugar! Mas, o que é bom, pode melhorar! O poupador poupa, mas poupa sem inteligência financeira, o que torna o caminho para a realização dos seus objetivos financeiros mais longo do que deveria ser, pois, o dinheiro poupado praticamente não rende nada.
Geralmente, quem está nesse nível financeiro não conhece boas opções de investimento, consequentemente, acaba colocando seu dinheiro poupado em investimentos que não são os mais rentáveis. Poupadores costumam colocar dinheiro na caderneta de poupança, em título de capitalização e em fundos de investimento com elevadas taxas de administração. Resumindo, colocam dinheiro em péssimas aplicações financeiras, que não rendem nada ou, no máximo, que rendem muito pouco.
5˚ Nível Financeiro: Investidor
No nível de investidor, as pessoas vão além de simplesmente poupar dinheiro, elas colocam o dinheiro para trabalhar por elas. Elas investem o dinheiro poupado! Investem em ações de boas empresas, imóveis, fundos de investimento imobiliários, tesouro direto, criptomoedas e etc.
Investir muda o jogo! Afinal, o dinheiro poupado é multiplica com os investimentos. É assim que 10 mil se transforma em 11 mil, depois em 12, 13, 15, 20 mil e assim por diante. É por isso que no curso Liberdade Financeira Cristã eu tenho um modulo com 12 aulas exclusivo sobre investimentos. Porque investir mudará a sua Vida!
E mais: o investidor também pode receber renda passiva com seus investimentos. E renda passiva é o tipo de dinheiro que você recebe sem ter que trabalhar de forma direta. Como dizem por aí, é o dinheiro que ganha dormindo.
É nessa linha que Eclesiastes 11:1 diz: Empregue o seu dinheiro em bons negócios e com o tempo você terá o seu lucro.
O Investidor, com o tempo terá o seu, ele receberá dividendos de suas ações; proventos (todos os meses) de seus fundos imobiliários; rendimento periódicos dos seus títulos do Tesouro Direto, de imóveis e etc.
É com essa renda passiva que muitos investidores se aposentam antes do tempo, que trabalham apenas naquilo que gostam e que conquistam a Independência Financeira, que é o próximo nível financeiro:
6˚ Nível Financeiro: Independente Financeiramente
O nível final é o da independência financeira. Neste estágio, seus investimentos geram renda suficiente para cobrir todas as suas despesas e sustentar seu estilo de vida. Ou seja, aqui você não precisar trabalhar para viver, você pode viver com a renda gerada pelos seus investimentos.
Não! Isso não é ilusão, não é balela e nem conto de fadas. Isso é real! Existem pessoas que vivem com a renda dos seus investimentos. Pessoas comuns, como eu e você, que não nasceram em berço de ouro, que não herdaram grandes heranças. Pessoas que, foram investindo, pouco a pouco, até que chegou o tempo em que o rendimento dos seus investimentos cobria todas as suas despesas.
Para que não ficar apenas no papel, te mostrarem um exemplo prático e real sobre como alguém pode conquistar a Independente Financeira.
Imagine que o seu custo de vida hoje é de 5 mil. Vejamos quanto você precisaria ter investido para receber 5 mil reais mensais de renda passiva investindo, por exemplo, em fundos imobiliários.
Para ver isso:
1° Acesse o site AnaliseDeAcoes.com;
2° Entre no menu “AÇÕES” e vá em “SIMULADOR DE DIVIDENDOS”;
3° Informe o valor médio mensal que você gostaria de ter, no caso 5 mil;
4° Depois informe os ativos que você gostaria de simular.
Por exemplo, investindo no fundo imobiliário HSML11, que é um fundo que administra alguns shoppings, você precisaria investir aproximadamente R$ 649.351,00.
Agora, se você investisse no fundo imobiliário VILG11, você precisaria de aproximadamente R$ 729.927,00.
E se você investisse no HGLG11, você precisaria de R$ 739.827,00 para receber cerca de 5 mil mensais.
Vale dizer que não estou recomendando nenhum tipo de investimento aqui. Estou mostrando exemplos reais apenas para ser o mais didático possível. E outra, se você deseja investir de forma seria para viver de renda, não é bom investir apenas em um, ou dois investimentos. O melhor seria diversificar em vários opção de investimento, eu por exemplo, atualmente, invisto em 12 fundos imobiliários, e em 10 ações, alguns títulos do tesouro direto, alguns ETFs e criptas.
O importante é que você perceba que é possível conquistar a Independência Financeira. Sim, é possível não precisar trabalhar para viver. É possível viver de renda! E o caminho para essa liberdade passa por esses 6 Níveis Financeiros:
- Inadimplente
- Endividado
- Acomodado
- Poupador
- Investidor
- Independente Financeiramente
Caso você queira avançar nesses níveis por meio de ensinamentos bíblicos, eu te convido a assistir a primeira aula do treinamento Liberdade Financeira Cristã acessando o link abaixo:
Acesse aqui a 1° Aula do Treinamento Liberdade Financeira Cristã.
No mais: forte abraço, fique na paz do Senhor e até a próxima!