10 Coisas Que Você Precisa Saber Sobre Dinheiro (Segundo a Bíblia)

10 Coisas Que Você Deve Saber Sobre Dinheiro (Segundo a Bíblia)

Conheça neste artigo as 10 coisas essenciais que você precisa saber sobre dinheiro, segundo a bíblia:

Mas antes, saiba que existe uma versão deste artigo em vídeo:

1˚ coisa que você deve saber sobre dinheiro: Não Temos Direito De Usar O Dinheiro Como Quisermos

O Senhor é quem domina o universo e tudo que nele há: Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas (Romanos 11:36a).

Evidentemente, essa perspectiva deve guiar a maneira como pensamos e lidamos com o dinheiro.

A vida não é, em primeiro lugar, sobre nossas vontades, desejos, sonhos, propósitos, expectativas ou planos. A vida é sobre as vontades de Deus, os sonhos de Deus, os propósitos de Deus, os planos de Deus e sobre a glória de Deus. Logo, não devemos, e não podemos, olhar para o dinheiro fora dessa realidade.

O que significa que nossas vidas não nos pertencem para usarmos como bem quisermos. Como consequência, nosso dinheiro também não nos pertence, ele pertence a Deus – por isso, não temos o direito de usá-lo, de gasta-lo, de investi-lo ou seja lá o que forma sem considerarmos a vontade de Deus, que é o legitimo dono do dinheiro que possamos ter.

2˚ coisa: O Dinheiro Revela O Coração

Lembre-se disso: nossos gastos mostram o que consideramos importante.

Logo, se você deseja saber o que (realmente) considera importante, recomendo que analise seu extrato bancário. É como diz Mateus 6:21: onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.

O problema desse fato é que, enquanto vivemos nesse mundo caído e nesse corpo pecaminoso, estamos mais propensos a darmos mais importância aquilo que não devemos e, consequentemente, a gastarmos mais em coisas que não deveríamos gastar tanto.

Há uma tendência (perigosa) em nós atribuirmos as coisas desse mundo mais importância do que eles (de fato) possuem. Assim, essas coisas podem passar a comandar nossos pensamentos e desejos e, sem seguida, a consumir nossas finanças.

É por isso que vemos muitos gastando uma infinidade de dinheiro em produtos que servem apenas para ostentação e exibição de riqueza.

Então, nunca se esqueça dessa verdade: o dinheiro revela o seu coração.

3˚ O Dinheiro Pode Nos Levar A Negligenciar Deus

O dinheiro pode funcionar como ingrediente de um estilo de vida que esquece a existência de Deus e o seu plano.

Esse estilo de vida tem mais a ver com a glória pessoal do que com a glória de Deus, e reduz o uso do dinheiro apenas para saciar o desejo pessoal e a busca de prazer individual.

Quem se deixa seduzir por essa visão, pode viver um estilo de vida que, apesar de não negar teologicamente a existência de Deus, o ignora completamente em sua vida.

4˚ Nunca Seremos Mais Inteligentes Financeiramente Do Que Deus

Geralmente, o mau gasto do dinheiro começa com o ato de ignorar a sabedoria financeira de Deus revelada na Bíblia Sagrada, para assim, gastar o dinheiro como bem quiser, ignorando os princípios bíblicos de bons usos do dinheiro.

Problema financeiros, costumam começar com a suposição de que algo que Deus diz que é ruim, talvez, não seja tão ruim assim. Nesse sentido, alguns cristãos se arriscam sendo fiadores de outros sem terem plenas condições para tal e sem considerarem o que a Bíblia diz sobre o perigo da fiança.

Semelhantemente, muitos se endividam excessivamente por desconsiderarem os alertas bíblicos referentes às dívidas.

Não há nada mais perigoso para o nosso bem-estar financeiro do que pensar, mesmo que por um segundo, que somos mais inteligentes que Deus. Então, elimine suas opiniões financeiras e busque conhecer qual é a opinião financeiro de Deus.

Elimine suas opiniões financeiras e busque conhecer qual é a opinião financeiro de Deus.

5˚ Problemas Financeiros Começam Em Problemas De Mentalidade

É extremamente comum culparmos a economia, a política e os baixos salários pelos nossos problemas financeiros.

Sim, é obvio que tudo aquilo que nos cerca exerce influência sobre nós. Mas, exercer influência, não significa determinar nossa realidade.

É obvio que decisões politicas podem afetar sua vida financeira. Entretanto, você pode ter atitudes proativas quanto a sua própria vida de modo a prosperar, mesmo num ambiente adverso. Assim fez José no Egito! Ele não ficou reclamando dos tempos de escassez que viriam. Muito pelo contrario. Ele agiu dentro da realidade que lhe foi proposta.

Porém, infelizmente, temos uma tendência maior de reclamarmos das circunstâncias em vez de agirmos.

6˚ Status Impulsionam Gastos Desnecessários

Muito do que gastamos é, não é apenas por aquilo que compramos, mas, pelo status do que compramos:

  • Alguns compram determinado celular, pelo status que ele traz;
  • Outros compram determinas roupas, pela imagem que elas passam;
  • Também existem aqueles que compram determinado carro, não pelo carro em sim, mas pela mensagem de sucesso e prosperidade que ele passa a sociedade.

De fato vivemos na sociedade da ostentação onde muitos gastam mais pensando no que os outros pensaram do que no que realmente eles precisam.

7˚ O Dinheiro Te Abençoará Ou Amaldiçoará

Como os dois lados de uma moeda, há dois lados espirituais do dinheiro: o lado da benção e o lado da maldição!

Cada lado chama por você; te apresenta promessas; cada lado solicita, não apenas, o investimento do seu dinheiro, mas a fidelidade do seu coração.

Sim… O Dinheiro pode ser benção! Com ele, você pode contribuir para: a expansão do Reino, com projetos sociais; pode dar uma vida digna a seu cônjuge, filhos e até mesmo a seus pais.

Mas, dinheiro também pode ser maldição! Pois, ele pode tomar o lugar de Deus em seu coração; pode contribuir para que você se afaste de Deus; e pode fazer até mesmo que você se envolva em negócios ilícitos.

É… Dinheiro pode ser Benção ou maldição. O que ele será? Dependerá do coração que o possuir!

Dinheiro pode ser Benção ou maldição. O que ele será? Dependerá do coração que o possuir!

8˚ O Dinheiro Pode Te Proteger

A sabedoria oferece proteção, como o faz o dinheiro […]

Eclesiastes 7:12a

Não há como negar o obvio: o dinheiro pode nos proteger:

  • Pode proteger nossa saúde, nos permitindo fazer tratamentos médicos mais adequados.
  • Também pode proteger de acidentes, permitindo andarmos em meios de transportes mais seguros.
  • E ainda, pode proteger dos imprevistos financeiros da vida: do desemprego, crises econômicas e politicas.

É obvio que nossa real proteção vem do Senhor. Mas, não se engane! O Senhor usa coisas materiais para nos proteger. E uma destas coisas é o dinheiro! Então, atente-se para o que a Bíblia diz e use o dinheiro para se proteger.

9˚ O Dinheiro Deve Ser Usado Para Honrar A Deus

Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda; assim se encherão de fartura os teus celeiros, e trasbordarão de mosto os teus lagares.

Provérbios 3:9,10

Você pode usar seu dinheiro para honrar o Criador! E como é que você honra ao Senhor com os teus bens?

Você honra a Deus quando administra bem os recursos financeiros que Cristo deixou em suas mãos. Também o honra ajudando o próximo com os seus bens. Você honra a Cristo ofertando e contribuindo na casa dEle.

10˚ O Dinheiro Impacta Nossa Eternidade

Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.

Mateus 6:19,20

Nos temos uma especie de conta no bancária celestial. Uma conta onde a inflação na corrói seu valor, o governo não cobra impostos abusivos e que não pode ser roubada.

Estamos nesse mundo e aqui compramos, vendemos, poupamos, investimos e doamos. Mas, temos que estar cientes: nosso foco financeiro deve ser o longo prazo! E não um longo prazo de 10, 20 ou 30 anos. Mas, o longo prazo da eternidade! Afinal, a nossa forma de lidar com o dinheiro hoje, afetará a nossa eternidade. Sobre isso, Jesus questionou:

Se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas
deste mundo ímpio, quem confiará as verdadeiras riquezas a vocês?

Lucas 16:11

As 10 coisas que você deve saber sobre dinheiro (segundo a Bíblia)

10 coisas que você deve saber sobre dinheiro
  1. Não temos direito de usar o dinheiro como quisermos
  2. O dinheiro revela o coração
  3. O dinheiro pode nos levar a negligenciar Deus
  4. Nunca seremos mais inteligentes financeiramente do que Deus
  5. Problemas financeiros começam em problemas de mentalidade
  6. A imagem impulsiona nossos gastos
  7. O dinheiro te abençoará ou amaldiçoará
  8. O dinheiro pode te proteger
  9. O Dinheiro deve ser usado para honrar a Deus
  10. Nosso trato com o Dinheiro impacta nossa eternidade

Faça valer o tempo que esteve comigo e analise sua vida em cada um desses tópicos. Veja onde você pode melhorar e trace um plano para melhorar.

Caso você queira um plano passo a passo para conhecer e praticar tudo aquilo que a Bíblia diz sobre finanças, acesse o link abaixo e conheça o curso Liberdade Financeira Cristã:

Conheça aqui o Curso Liberdade Financeira Cristã.

Forte abraço, fique na paz de Cristo e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *