Tenho um conselho incomum para você. Um conselho que muitos vão reprovar, mas que é bem fundamentando biblicamente. Meu conselho é que você observe mais as pessoas: note seus vizinhos, colegas de trabalho e familiares. Perceba suas atitudes e seus respectivos resultados. Observe erros e acertos daqueles que te cercam.
Como disse, esse conselho é respaldado pelas Escrituras Sagradas. Veja, Salomão, que foi o rei mais sábio que já existiu (segundo 1 Reis 3:12) fazia exatamente isso: ele observava as pessoas. Os livros de Eclesiastes e Provérbios estão repletos de registros da observação de Salomão as ações (e resultados) dos outros. Comprove:
Em Eclesiastes 1:14 ele diz: Atentei para todas as obras que se e fazem debaixo do sol; e eis que tudo era vaidade e desejo vão.
Já em Eclesiastes 9:1; Salomão escreveu: Percebi ainda outra coisa debaixo do sol: Os velozes nem sempre vencem a corrida; os fortes nem sempre triunfam na guerra; os sábios nem sempre têm comida; os prudentes nem sempre são ricos; os instruídos nem sempre têm prestígio; pois o tempo e o acaso afetam a todos.
E em Provérbios 24:30-32 ele disse: Passei pelo campo do preguiçoso, pela vinha do homem sem juízo; havia espinheiros por toda parte, o chão estava coberto de ervas daninhas e o muro de pedra estava em ruínas. Observei aquilo, e fiquei pensando, olhei e aprendi esta lição: […]
Se você deseja prosperar, se deseja progredir espiritualmente, emocionalmente e financeiramente: faça como Salomão, comece a observar e analisar mais a pessoas ao seu redor. Aprenda com os erros e acertos alheios. Isso te fará mais sábio. Diminuirá seus erros e aumentará seus acertos.
Salomão era especialista em observar as pessoas. Você também pode ser! Então, observe mais as pessoas e prospere!
Observação: caso você prefira, saiba que existe uma versão em vídeo deste conteúdo no YouTube.
Observe os erros alheios
Sejamos francos: é mais fácil observar, entender e explicar os erros das pessoas. É mais simples saber o que não fazer do que o que se deve fazer. A pobreza é relativamente fácil de explicar. Por isto, recomendo que você comece a criar o hábito da observação e análise pelos erros alheios. Deixarei três exemplos de erros a se observar.
Observe o erro da preguiça
Salomão, ao observar os homens, notou que o erro da preguiça conduz a pobreza:
As mãos preguiçosas empobrecem o homem, porém as mãos diligentes lhe trazem riqueza.
Provérbios 10:4
Observe você também a vida dos preguiçosos. Veja os resultados que a preguiça tem gerado para eles.
Traga a memória aquele seu colega de trabalho preguiçoso: como é a vida profissional dele? Ele está evoluído? Se tornando um profissional melhor? Ele é estimado pelos colegas e pela empresa?
Lembre-se daquele seu familiar preguiçoso. Como é a casa dele? Como suas finanças estão? Melhor ainda: como o casamento dele está?
Pare um pouco e observe. Observe e análise. Note os resultados da preguiça e você fugirá dela.
Observe o erro de se endividar
Analisando a vida daqueles que emprestam e daqueles que tomam emprestado, Salomão concluiu:
O rico domina sobre o pobre; quem toma emprestado é escravo de quem empresta.
Provérbios 22:7
Dívida é igual a escravidão. Esta foi uma conclusão que o rei Salomão teve ao analisar a vida dos endividados. É provável que, em suas observações, ele notou que aqueles que se endividam ficavam presos a seus credores. Boa parte do que produziam era destinado a pagar suas dívidas. Assim, já não conseguiam ter uma vida digna e, muito menos, oferecer uma vida digna para cônjuge e filhos.
Tenho certeza que, se você analisar a vida daqueles que você conhece e que muito se endividaram, você verá a escravidão que é uma vida baseada na dívida. Após essa análise, será bem mais fácil evitar as dívidas.
Observe o erro de perseguir fantasias
Os olhos atentos de Salomão também observaram que muitas pessoas viviam perseguindo e acreditando em coisas que não faziam sentido, que não batiam com a realidade. Assim, eles sempre estavam em apuros financeiros. Confira comigo Provérbios 28:19 e entenda melhor o que estou dizendo:
Quem lavra sua terra terá comida com fartura, mas quem persegue fantasias se fartará de miséria.
Provérbios 28:19
No mundo atual, somos bombardeados com promessas de enriquecimento rápido: são muitas falsas empresas de marketing de rede, muitas promessas de negócios altamente lucrativos, investimento com retornos surreais, promessas de lucro em apostas esportivas e até em loterias.
Porém, promessas fantasiosas já aconteciam na época de Salomão que, ao analisar os resultados daqueles que as perseguiam, concluiu: quem persegue fantasias se fartará de miséria.
Agora, faça você esse exercício: analise a vida dos perseguidores de fantasias. Mas, quem são os perseguidores de fantasia? Bem… Alguém que fica pulando de galho em galho, é (potencialmente) um perseguidor de fantasias. Alguém que está sempre empolgado com uma nova oportunidade, é (potencialmente) um perseguidor de fantasias. Quem está constantemente mudando de emprego, relacionamento ou igreja é (potencialmente) um perseguidor de fantasia.
Então, observe a vida de quem você conhece que age assim e analise seus resultados. É provável, muito provável, que você não queira ter os mesmos resultados.
Observe os acertos alheios
Ok… Observar os erros dos outros é bom: isso te faz ser mais sábio, e evita que você cometa os mesmos erros. Mas, vale a pena observar também os acertos dos outros. Então, acompanhe aqui três acertos:
Observe o acerto da prudência
O prudente percebe o perigo e busca refúgio; o inexperiente segue adiante e sofre as consequências.
Provérbios 22:3
O acerto de perceber o perigo e buscar refúgio é oposto ao erro de viver perseguindo fantasias, consequentemente, os resultados também são opostos: o prudente tende a ter mais fartura, uma vida mais tranquila, sem tantas turbulências; já o inexperiente, caí em muitos golpes, perde dinheiro, paz e a saúde devido aos problemas que se envolve.
Olhe ao seu redor e perceba que existem pessoas que parecem sempre estar enfrentando um problema novo: as vezes é problema com um financiamento; depois problema com o relacionamento com o vizinho, com a sogra, e por aí vai.
É obvio que não estamos isentos de enfrentarmos problemas. Todos enfrentam problemas. Entretanto, existem muitos problemas que são causados pela inexperiência. Sim, muitos dos problemas que as pessoas enfrentam é por falta de prudência, é por falta de perceber o perigo.
Observe o acerto do trabalho duro
Analisando a vida profissional das pessoas, Salomão concluiu o seguinte:
Todo trabalho árduo traz proveito, mas o só falar leva à pobreza.
Provérbios 14:23
Faça o mesmo que Salomão: observe a vida profissional das pessoas. Fazendo isso, você concluirá o mesmo que Salomão: todo trabalho árduo e honesto (como o próprio Salomão enfatiza em outros versículos) traz proveito.
Sim, muitos vivem falando, planejando e imaginando coisas. Mas, todavia, entretanto: não trabalham duro. Sonham, mas não praticam. Planejam, mas não fazem. Imaginam, mas não realizam. É provável que você conhece gente assim. Sobre isto, Provérbios 21:25 revela: O preguiçoso morre de tanto desejar e de nunca pôr as mãos no trabalho.
Observe o acerto de ser perito
Você já observou um homem habilidoso em seu trabalho? Será promovido ao serviço real; não trabalhará para gente obscura.
Provérbios 22:29
Ao observar pessoas habilidosas em suas atividades, podemos testemunhar os maravilhosos resultados que a excelência traz, tais como: melhores salários, mais oportunidades, realizações e felicidade.
É obvio que se você observar a vida daqueles que são bons no que fazem, você notará que a excelência exige um preço. Todavia, analisando a vida daqueles que não são bons no que fazem, daqueles que são profissionais medianos ou ruins: você observará que a mediocridade também tem um custo.
Observando isso, basta a você escolher qual o preço você quer pagar: o preço da excelência ou o da mediocridade.
Observe os outros e Prospere: conclusão
As pessoas que você conhece cometem erros e acertos. Elas podem errar sendo: preguiçosas, se endividam e perseguirem fantasias, como dissemos aqui. Mas, podem acertar sendo: prudentes, trabalhando duro e sendo peritos.
Cada um dos erros e acertos trarão suas respectivas consequências. Se você começar a observar melhor as pessoas, você identificará melhor tais consequência e assim poderá escolher de forma mais firme as suas próprias atitudes de modo a ter os resultados que deseja.
Não, esta mensagem não é um incentivo para você ser um fofoqueiro, intrometido, ou um julgador da conduta alheia. Ela é um incentivo para você aprender com as ações dos outros, pois, observação e análise são grandes professores. Professores que ensinaram Salomão e também podem te ensinar.
Se você deseja sair das dívidas, aumentar sua renda e conquistar a sua independência financeira: acesse o link abaixo e assista a aula especial onde revelo três chaves bíblicas para tais conquistas.
Assista aqui a Palestra Gratuita 3 Chaves para a Liberdade Financeira.
No mais: forte abraço, fique na paz do Senhor e até a próxima!