Acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam (Mateus 6:20). Jesus nos convida para uma nova mentalidade financeira. Não terrena, não apenas para hoje, mas sim celestial e eterna. Mas, o que o Filho de Deus quis dizer com isso? Que não podemos enriquecer nessa terra?
Por trás dessa fala de Jesus existem pilares financeiros bíblicos fundamentais que todos deveriam praticar.
Mas a verdade é que a maioria nem mesmo conhece tais princípios. Por isso, aqui irei apresentar 4 Pilares Financeiros Bíblicos essenciais para uma eternidade próspera.

1° Pilar: Deus É Dono De Tudo
Ao seguir ensinamentos financeiros seculares, é fácil desenvolver uma perspectiva equivocada sobre dinheiro. Mas, Romanos 12:2 nos chama para sermos transformados pela renovação de nossas mentes. Essa transformação começa com o princípio base:
Deus é dono de tudo, e eu sou o administrador do Seu dinheiro.
Imagine pegarmos emprestado um carro de alguém e então batê-lo. Se o carro fosse seu, já seria um problema, mas, como é de outras pessoas, o problema aumenta significativamente. O mesmo acontece com o dinheiro — ao reconhecermos que tudo o que temos pertence a Deus, mudamos completamente a forma como o usamos.
Esta verdade sozinha já é capaz de mudar radicalmente a forma como vemos nossas finanças. Se tudo pertence a Deus, então somos simplesmente administradores de seus recursos. Assim como um gerente financeiro supervisiona a riqueza de outra pessoa, devemos perguntar a Deus o que Ele quer que façamos com o que Ele nos confiou. Felizmente, Ele deixou claro o que deseja que façamos com o dinheiro em Sua Palavra.
A Bíblia revela como devemos ganhar dinheiro, como devemos poupar, investir, gastar e doar. É por isso que já publiquei mais de 200 artigos aqui no site Vamos Prosperar. Por que a Bíblia tem muito a dizer sobre finanças.
2° Pilar: Nossos Corações Seguem Nossos Investimentos
Este pilar vem diretamente de Mateus 6:21: “Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração”. Ou seja, nosso coração tende a seguir o lugar onde colocamos o dinheiro de Deus.
Muitas pessoas acreditam que suas doações seguirão naturalmente os desejos de seus corações. Mas Jesus vira essa ideia de cabeça para baixo: se quisermos cultivar um coração para o reino de Deus, precisamos começar investindo nele; se desejamos amar ao próximo, precisamos investir no próximo.
Quer desenvolver um amor mais profundo por missões? Comece a doar para obras missionárias. Doe dinheiro e tempo. Assim que você fizer, você começará a acompanhar o projeto missionário, as pessoas alcançadas e seu amor pela causa aumentará significativamente.
Quer se importar mais com sua igreja? Invista tempo e dinheiro em sua congregação. Nossos corações seguem nosso tesouro.
3° Pilar: O Céu É O Nosso Lar
Hebreus 11:16 nos diz que os fieis esperam “uma pátria melhor, isto é, a pátria celestial”. Reconhecer que este mundo não é nosso destino final muda por completo a forma como usamos nosso dinheiro. Afinal, só poderemos desfrutar do dinheiro adquirido aqui por cerca de 60, 80 ou 100 anos.
Em contrapartida, existe uma riqueza que poderemos desfrutar eternamente. Jesus disse: acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam (Mateus 6:20).
O interessante é que podemos usar a riqueza passageira deste mundo para adquirirmos riquezas eternas, tal como afirma Lucas 16:9: usem a riqueza deste mundo ímpio para ganhar amigos, de forma que, quando ela acabar, estes os recebam nas moradas eternas.
E, nessa linha, há uma verdade bíblica que sempre me confronta. Inclusive, este é o versículo bíblico que mais me chocou quando o conheci. Ele diz: se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas (Lucas 16:11)?
A forma como administramos o dinheiro que passa por nossas mãos nessa terra influenciará o nosso destino eterno. Então, pelo amor de Deus, comece a aprender a administrar o dinheiro da forma como a Bíblia ensina.
4° Pilar: Prosperidade Com Propósito
Deus nos faz prosperar não apenas para elevarmos nosso padrão de vida, mas também para nos fazermos mais bem ao próximo. Isso fica claro na parábola do rico insensato. Jesus conta que:
“A terra de certo homem rico produziu muito bem. Ele pensou consigo mesmo: ‘O que vou fazer? Não tenho onde armazenar minha colheita’. “Então disse: ‘Já sei o que vou fazer. Vou derrubar os meus celeiros e construir outros maiores, e ali guardarei toda a minha safra e todos os meus bens.
E direi a mim mesmo: Você tem grande quantidade de bens, armazenados para muitos anos. Descanse, coma, beba e alegre-se’.
“Contudo, Deus lhe disse: ‘Insensato! Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou? ’
“Assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus”.Lucas 12:16-21
Quando sua prosperidade financeira aumentar, você também deve elevar seu padrão de contribuição com o próximo e com o reino. Não, isso não significa que você não possa desfrutar das bênçãos de Deus, até porque Eclesiastes 5:19 afirma que “quando Deus concede riquezas e bens a alguém e o capacita a desfrutá‑los, a aceitar a sua porção e a ser feliz no seu trabalho, isto é um presente de Deus”.
O que quero dizer é que também devemos aumentar a nossa generosidade a medida que recebemos mais, não podemos acumular tudo apenas para nós mesmos.
Pilares Financeiros Bíblicos: Conclusão
A maneira como vemos o dinheiro reflete nossa fé, caráter e prioridades espirituais. Se estivermos alicerçados nos pilares financeiros bíblicos, não apenas experimentamos uma vida financeira equilibrada aqui na Terra, mas também acumularemos recompensas eternas em nossa verdadeira pátria.
Todo cristão deve reconhecer que (1) Deus é dono de tudo. Todo cristão deve ter ciência de que (2) seu coração segue seu investimento. De igual modo, (3) é preciso sabermos que o céu é o nosso lar, por isso, não é sensato investir somente na terra. Por fim, (4) é preciso ver a prosperidade financeira com um propósito de eternidade, de fazer o bem ao próximo, de fazer amigos nas moradas eternas.
Agora se você deseja sair das dívidas, aumentar a sua renda e conquistar a Independência Financeira, acesse o link abaixo e confira a breve aula onde apresento 3 chaves escondidas pela grande mídia para tais conquistas. É só acessar o link abaixo:
Aula 3 Chaves Para a Independência Financeira!
No mais: forte abraço, fique na paz de Cristo e até a próxima.