Você Precisa de Bois (Provérbios 14:4)

Você precisa de bois… É isso que Provérbios 14:4 sugere:

Onde não há bois o celeiro fica vazio, mas da força do boi vem a grande colheita.

Provérbios 14:4

Não sei você, mas eu demorei muito para entender o que tal provérbio diz. E vou te falar: quando percebi a importante lição financeira Provérbios 14:4, eu quase pulei da cadeira.

Deus inspirou o rei Salomão para transmitir conhecimentos vindos do próprio Deus sobre trabalho, investimentos e finanças pessoais.

Mas, o que Salomão quiz dizer ao falar que “onde não há bois o celeiro fica vazio”? O que isso tem a ver com a sua vida financeira? Como esse conhecimento fará você prosperar? Continue comigo e conheça a resposta para tais perguntas.

Onde não há bois o celeiro fica vazio

Se imagine sendo um agricultor nos tempos bíblicos.

Você ara manualmente sua terra. Não só isso, você planta e colhe à mão – sem maquinário. Sem ajuda de ninguém. Somente você, a sua força e resistência. Dessa forma, por mais que se esforce, você só conseguirá cultivar uma pequena porção de terra e, consequentemente, seus resultados serão limitados a essa pequena porção de cultivo.

Trabalhando manualmente, você produzira pouco. O pouco que produzir (no máximo) será suficiente para seu sustento básico. Você terá que comer tudo o que produz. Assim, seu celeiro, que é o lugar onde você armazena sua produção, ficará vazio. Sua família mal, mal conseguirá sobreviver. Você não realizará seus sonhos. Terá dificuldades de contribuir com a obra de Deus. Você estará vulnerável, se uma praga atingir parte da sua pequena produção, você não terá sustento. Nada disso é bom. Pelo contrário! Um celeiro vazio é péssimo! Você não quer ter seu celeiro vazio.

Da força do boi vem a grande colheita

Se você tiver alguns bois, no lugar de fazer seu trabalho de forma totalmente manual, você poderá utilizá-los na lavoura e aumentar (significativamente) a sua capacidade de produção.

O boi pode puxar um arado pelo solo por várias horas por dia (1 Reis 19:19) – muito mais do que você conseguiria fazer manualmente!

Bois também podem ser usados para debulhar as sementes, isto é, para tirarem a semente ou grão da espiga ou casca (Deuteronômio 25:4). O boi pisa, e com seu peso, consegue separar o trigo da sua casca. Obviamente, de forma mais rápida do que você conseguiria fazer sozinho.

Semelhantemente, o boi também pode ser utilizado para girar um moinho.

Sim, utilizando alguns bois, você terá grande ganho na produção. Como diz o provérbio: da força do boi vem a grande colheita.

Entretanto, bois não são baratos! Nem todos possuem bois! Daí, vem a pergunta: como você pode ter alguns bois?

Como ter alguns bois?

Para adquirir alguns bois e aumentar sua capacidade de produção, você terá que abrir mão de algumas coisas. Será preciso gastar menos. Economizar. Talvez, você terá que rever seu orçamento e cortar alguns gastos.

Se você realmente quer aumentar a sua produção, você não poderá gastar tudo que recebe. Você terá que poupar. Fazer alguns sacrifícios. Mas, não se desanime. Sacrifícios no presente trazem benefícios maiores (bem maiores) no futuro.

Sacrifícios no presente trazem benefícios maiores (bem maiores) no futuro.

Provérbios 14:4 nos dias atuais

Tá ok… Até que imaginamos como seria viver na época em que tal provérbio foi escrito, mas vejamos agora o que seriam as colheitas, celeiros e bois nos dias atuais.

Colheitas nos dias atuais

No mundo financeiro atual, colheita pode representar a sua renda, o seu salário, o quanto você ganha, ou melhor dizendo: quanto dinheiro você faz.

Fato é fato. Dificilmente você conseguirá ter uma vida financeira tranquila, onde é possível sustentar sua família, realizar sonhos, contribuir generosamente com o reino e ainda abençoar outras pessoas: tendo uma colheita de um salário-mínimo.

Geralmente, eu digo GERALMENTE, um salário-mínimo mal te permitirá sobreviver. Ganhado o mínimo seu celeiro tende a ficar sempre vazio.

Celeiros nos dias atuais

Celeiros são utilizados para armazenar a produção. Se você produzia mais do que precisava para subsistência, você armazena em celeiros para: consumir no futuro; para ter uma reserva financeira; ou para vender.

Você precisa de um celeiro financeiro hoje. Uma reserva de segurança é um celeiro moderno.

Celeiros nos dias atuais: Reserva de Segurança

Vale explicar, uma reserva de segurança é um dinheiro poupado que só poderá ser gasto em casos de emergência: desemprego, manutenções imprevistas, problemas de saúde e etc.

O recomendado é que você tenha um celeiro (ou melhor dizendo: uma reserva de segurança) equivalente a seis meses do seu custo básico de vida. Se você precisa de 3 mil para custear o básico para viver, sua reserva deveria ser de 18 mil, que é seis vezes 3 mil.

Sim, eu sei que poupar o equivalente a seis meses do custo de vida pode ser um desafio gigantesco para quem recebe pouco ou não tem o hábito de poupar. Mas, não se assuste! O ideal seria ter o equivalente a seis meses. Porém, ter o equivalente a um mês: é melhor do que nada. Ter 50% de um mês também. Então, não se desaperre com o objetivo final, concentre-se em ter algo, mesmo que pouco, agora!

Caso queira saber mais sobre reserva de segurança, recomendo conferir o artigo exclusivo sobre reserva de segurança que publiquei: Reserva de Emergência: tudo que você precisa saber à luz da Bíblia.

Uma reserva de segurança é um celeiro. Porém, existem outros tipos de celeiros atuais. Investimentos também são celeiros.

Celeiros nos dias atuais: Investimentos

Para investir, primeiro você poupa parte daquilo que recebe. Ou seja, não gasta tudo o que passa por suas mãos. E isso já é muito bom. É o que a Bíblia recomenda em Provérbios 22:7.

Investindo em ações de boas empresas, em fundos imobiliários e em renda fixa: você poderá receber dividendos e multiplicar o dinheiro. Isso aumenta o seu celeiro te dando mais paz financeira, mais sonhos realizados, mais capacidade de ofertar, dizimar e contribuir. Sem contar que você ainda pode viver de dividendos, isto é, viver da renda que seus investimentos produzem. O que pode te permitir: sair de um emprego chato que você possa estar aturando pela necessidade de sobreviver; pode possibilitar que você se dedique a sua missão; que você trabalhe naquilo que gosta, nos horários que acha melhor, sem ter que enfrentar trânsito ou ônibus lotado. Você pode conquistar a Independência Financeira com o celeiro chamado Investimentos, mas para isso, você precisará de bois.

Bois nos dias atuais

Nos dias atuais, bois representam seus meios de produção, ou seja, o que você utiliza para produzir, para trabalhar.

Sendo direto, afirmo. Conhecimento é um boi. Diploma, outro boi. A leitura de livros relacionados à sua área de atuação, também são bois. Cursos e especializações são bois. Ferramentas que aumentam a produtividade no trabalho, são bois. Bons métodos de trabalho: também são. Bons contatos profissionais, bons funcionários e bons fornecedores, são bois!

Observação: Por favor, não estou chamando pessoas de bois hein. Você entendeu a analogia. Estou dizendo que existem pessoas, métodos e conhecimentos que podem aumentar seus resultados.

Provérbios 14:4
Você Precisa De Bois (Provérbios 14:4)

Veja, se você trabalha numa área onde existem pessoas (outros funcionários ou empresas concorrentes) que produzem muito e você não, é possível que, tais pessoas que muito produzem, possuam alguns “bois” que você não tem. Talvez, quem produz muito tenha mais conhecimento, ou mais contatos, ou métodos de trabalho melhores, ou até mesmo funcionários mais capacitados.

Se você sente que seu dinheiro não rende, que você poderia ter uma vida financeira melhor e mais prospera: é possível (muito possível) que você precise adquirir um determinado conhecimento financeiro. Geralmente, o que nos separa daquilo que queremos é o conhecimento que temos. Por isso, recomendo fortemente que acesse o link abaixo e assista a palestra onde revelo três chaves para você sair das dívidas, aumentar sua renda, e conquistar a sua Independência Financeira:

Assista aqui a Palestra 3 Chaves Para a Liberdade Financeira!

No mais: forte abraço, fique na paz do Senhor e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *