Se você acreditar no versículo de Provérbios que vou ler, muita coisa poderá ser diferente em sua vida. Você poderá receber promoções no trabalho, sua carreira poderá decolar, consequentemente, sua renda aumentará, bem como o seu patrimônio, e seus investimentos renderam mais.
Não é exagero e eu vou te provar! Veja o que está em Provérbios 17:2: O servo sábio dominará sobre o filho de conduta vergonhosa, e participará da herança como um dos irmãos.
Esse versículo é tão poderoso que você poderia colocá-lo no fundo de tela do seu celular.
Aqui, Salomão está descrevendo uma situação mais ou menos assim:
Imagine o dono de uma empresa de sucesso. Seus filhos trabalham com ele. Porém, eles não são bons profissionais. Eles não estudam com dedicação. Não conhecem o mercado. Não trabalham com afinco. Não se relacionam bem com as pessoas. Vivem em baladas, bebendo todas e sempre se atrasam para os compromissos profissionais.
Por mais que o pai ame os filhos, quando a empresa precisar de um novo gerente, diretor ou mesmo de um SEO, o pai escolherá um de seus bons funcionários, não seus filhos. Ou seja, nesse caso, aqueles que largaram na frente, que nasceram com privilégios, foram ultrapassados por quem estava em desvantagem.
Eu disse que esse versículo é poderoso e vou te provar.
Observação: caso você prefira, fique sabendo que publiquei esse conteúdo em vídeo no YouTube:
Os últimos podem ser os primeiros
É fato: a grande maioria da população é pobre, isso falando do ponto de vista financeiro.
Boa parte das pessoas em nosso pais não nasceram em berço de ouro. A maioria nasceu em famílias que enfrentavam dificuldades e privações financeiras. Assim, muitos não conseguiram frequentar as escolas mais renomadas, fazer os melhores cursos, nem mesmo ter as melhores condições.
Foi assim comigo. Nasci num bairro de classes média baixa. Estudei numa escola pública que não era referência em ensino. Apesar de nunca ter passado grandes necessidades, e meus pais terem feito o melhor que eles podiam, ainda assim, eu nasci com condições muito inferiores aos filhos de famílias abastardas.
Note que essa é a realidade do Brasil. A maioria das famílias possuem grandes limitações financeiras. Mas, note que essa também é uma realidade do planeta, visto que a grande maioria dos países não são prósperos – financeiramente falando. Boa parte dos países da América do Sul são prósperos. O mesmo acontece com a América Central, com a Africa, com o oriente médio, com parte da Asia, e até mesmo com parte da Europa.
Sendo assim, é provável que eu esteja agora falando com alguém que largou em desvantagem na corrida por um lugar nesse mundo. Mas, até aqui eu só falei apenas das questões financeiras que podem nos dificultar. Existem muitas outras questões.
Ora, se você é mulher, provavelmente, você terá mais obstáculos para progredir. Se você é negro, você poderá sofrer discriminação. Se você é imigrante, também. O mesmo pode acontecer se você for baixo, estiver acima do peso, tiver tatuagem e a lista segue.
Porém, o que Salomão diz é que é possível progredir, mesmo sendo servo, mesmo sendo funcionário, e mesmo não sendo filho do dono.
Quem é bom em desculpas, não é bom em mais nada
Pessoas tolas, preguiçosas e vitimistas procuram (desesperadamente) justificativas para a falta de progresso na vida. Eles dizem que é por causa da situação do país, da crise, da inflação, dos pais, da sua etnia, idade e a lista segue.
Não estou negando o óbvio. É evidente, quem nasceu numa família bem sucedida economicamente, num país próspero, quem não sofre preconceito por sua cor ou etnia, e quem é filho do dono de uma empresa bem sucedida, nasceu num cenário bem menos dificultoso. Ele já nasceu como uma estrada pavimentada para o sucesso.
Porém, a Bíblia afirma que esses filhos privilegiados podem ser superados por mim e por você. Para tal, não podemos nos apegar em justificativas! Desculpas não ajudam em nada! Pelo contrário! Quem vive se justificando, não tem tempo para buscar aquilo que precisa para dominar sobre o filho de conduta vergonhosa descrito em Provérbios.
Quando comecei a investir
Quando comecei a investir, ficou claro pra mim que (no fim das contas) o que conta mesmo é a sabedoria da pessoa – não a sua origem, não a sua etnia, altura ou seja lá o que for.
Pense só. Para investir na bolsa de valores, você faz um cadastro numa corretora, daí começa a investir nas empresas que você deseja. As ações das empresas podem valorizar ou desvalorizar. Você pode receber dividendos. Pode vender ou comprar ações no aplicativo ou site da corretora. Consequentemente, você pode enriquecer ou até mesmo empobrecer investindo. O interessante é que tudo isso acontece sem que as pessoas saibam quem você é. Você compra e vende ações para pessoas que você não sabe se são homens, mulheres, altos, baixos, pretos ou brancos. Na verdade, no mercado de capitais, ninguém está nem aí para quem você é. As pessoas só querem saber por quanto você está vendendo ou comprando determinada ação.
Vejamos então como você pode dominar sobre o filho da conduta.
Dominando sobre o filho de conduta vergonhosa (com o conhecimento)

O provérbio diz que “O servo sábio dominará sobre o filho de conduta vergonhosa”.
Sabedoria. É buscando a sabedoria que dominaremos sobre o filho de conduta vergonhosa. E só existe sabedoria onde há conhecimento. Você precisa buscar conhecimento!
Olha, se você não nasceu num berço de ouro, se seus pais não são donos de grandes empresas, se você não teve as melhores oportunidades da vida: é aí que você tem mesmo que buscar (com todas as suas forças) conhecimento. É com ele que você pode vencer os muitos filhos de conduta vergonhosa que existem por aí.
Lute para se profissionalizar! Lute para estudar, fazer um curso técnico, uma graduação, pós, mestrado, doutorado. Se esforce para ler livros da sua área de atuação. Faça cursos online. Consuma conteúdos que valem a pena. Aprenda mais sobre a sua profissão. Estude sobre finanças. Sobre como gerar renda extra, renda passiva, como ter inteligência emocional para conseguir poupar, como investir bem e assim por diante.
Oséias 4:6 afirma que “Meu povo [isto é, o povo de Deus] foi destruído por falta de conhecimento”.
É somente com conhecimento que você não será dominado pelo filho de conduta vergonha.
Dominando sobre o filho de conduta vergonhosa (com a sabedoria)
Segue uma ótima definição de sabedoria. Sabedoria é saber fazer, é conhecimento colocado em prática.
Muitos acham que sabem como ter uma alimentação saudável. Eles dizem: é só comer comida de verdade, comer menos alimentos industrializados, não consumir tantas calorias e etc. Porém, se você tem esse conhecimento, mas não consegue aplicá-lo no seu dia a dia. Você não sabe como ter uma alimentação. Você não tem essa sabedoria. Na melhor das hipóteses, você apenas tem esse conhecimento. Como disse, sabedoria é saber fazer, é conhecimento colocado em prática!
O mundo capitalista de hoje clama por resultados. O mercado de trabalho quer resultados. O mundo financeiro, também. Então, não se engane achando que vivemos num mundo (apenas) de cartas marcadas. Não! O mercado é cruel. Se uma empresa (ou mesmo pessoa) gera lucro, ela permanece. Se não gera, a falência é inevitável.
O que importa é o valor que você gera, é a sua capacidade de produzir, ou seja, o conhecimento que você aplica, isto é, a sua sabedoria.
Inclusive, Eclesiastes 7:12 diz que “A sabedoria oferece proteção, como o faz o dinheiro”. Já Provérbios 3:16 fala que a sabedoria lhe garante vida longa; […] riquezas e honra.
Amigo e amiga, busque ser um servo sábio! Seja um servo sábio em seu trabalho, em sua família, em sua igreja, no seu bairro e no seu condomínio. Somente com sabedoria você dominará sobre os muitos filhos de conduta vergonhosa que existem por aí.
Em certa ocasião, o Rei Salomão (que é autor desse Provérbio) observou como Jeroboão era um trabalhador exemplar. Salomão o promoveu para a gerência ( I Reis 11:28 ), mesmo ele sendo jovem. O rei Salomão não deu a gerência a nenhum de seus filhos. Poucos anos depois, Jeroboão era rei de dez tribos de Israel, e o filho favorito de Salomão, Roboão, tinha apenas duas tribos!
Me diga quem você escolhe ser: Jeroboão ou Roboão?
Agora, também recomendo o artigo As 4 lições financeiras da Riqueza de Salomão.
No mais: forte abraço, fique na paz de Cristo e até a próxima!