Mel. Você gosta de mel? Quase todos gostam. É doce, gostoso e natural. Entretanto, Provérbios 25:16 apresenta um alerta quanto ao seu consumo que revela ensinamentos preciosos que você precisa conhecer:
Se você encontrar mel, coma apenas o suficiente, para que não fique enjoado e vomite.
Provérbios 25:16
Assim como este versículo, existe muitos outros que trazem alertas bíblicos ao consumo do mel. Mas, já adianto: esta não é uma mensagem de nutrição e vida saudável, está é uma mensagem de desenvolvimento pessoal, empreendedorismo e finanças pessoais. Continue comigo e você entenderá perfeitamente como esse CUIDADO COM O MEL trará um novo marco à sua vida profissional e financeira.
Mas antes, caso prefira, fique sabendo: existe uma versão em vídeo deste conteúdo no Youtube.
Coma mel
Comer mel é uma sugestão feita por Deus (através do rei Salomão) para você:
Coma mel, meu filho. É bom. O favo é doce ao paladar.
Provérbios 24:13
Comecemos do começo. Mel aqui não se refere apenas ao alimento produzindo pelas abelhas. Ele representa diversas coisas que são boas e agradáveis: um relacionamento amoroso e sexual, um bom emprego, uma casa, carro, um alto salário, viagens pelo mundo, boas refeições e uma vida financeira abundante.
Alerto: o maior desejo do Eterno é que você alcance a prosperidade eterna. Isto é, que você seja salvo e viva com Ele na eternidade. Todavia, o Senhor criou (e disponibilizou para você) diversos tipos de mel, em outras palavras, diversas coisas boas e agraveis que você pode desfrutar aqui e agora. Enfatizo: Deus deseja a sua salvação, mas isso não significa que Ele deseja uma vida excessivamente complicada, turbulenta e escassa.
Como esse assunto é um tanto quanto polêmico, me esforçarei ao máximo para ser claro. Em contrapartida, peço que me ouça atentamente. Assim, evitamos interpretações bíblicas equivocadas.
Eclesiastes 3
Tenho visto o fardo que Deus impôs aos homens.
Eclesiastes 3:10
Sim, a vida pode não ser fácil, enfrentaremos problemas, perigos, doenças e crises financeiras. Mas, continuemos lendo as Escrituras:
Ele fez tudo apropriado a seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim este não consegue compreender inteiramente o que Deus fez.
O desejo maior de Deus é a sua eternidade. Por isto, ele colocou em você o anseio pela eternidade.
Continuemos:
Descobri que não há nada melhor para o homem do que ser feliz e praticar o bem enquanto vive.
Eclesiastes 3:11
É… Deus deseja que você seja feliz e que essa felicidade comece (se possível) nesse plano existencial. Se sua felicidade aqui não interferir em sua felicidade eterna: provavelmente o Senhor desejará felicidade para você neste plano. Não! Deus não quer que você viva infeliz, em excessiva miséria e atolado em problemas sem resolução. Prossigamos na leitura:
Descobri também que poder comer, beber e ser recompensado pelo seu trabalho, é um presente de Deus.
Eclesiastes 3:12
Você passará por dificuldades. Você terá desafios. A fé em Cristo não te privará dos problemas deste mundo. Mas, não se perturbe: existe mel para você. Coisas boas existem. E quando elas chegarem, saiba que comer, beber e ser recompensando pelo seu trabalho, é um presente divino. Por favor, pelo amor de Deus: não negue esse presente! Não o recuse! Coma o mel! Ele é bom e doce ao paladar (Provérbios 24:13). Mas, cuidado: não coma demais.
Não coma mel demais
Comer mel demais não é bom […]
Provérbios 25:27a
Sim, o mel é bom, gostoso é um presente de Deus. Entretanto, em excesso: não é nada bom. Se comer demais, você poderá ficar enjoado, vomitar e (segundo nutricionistas) você poderá aumentar os depósitos de gorduras em suas células, podendo te levar à obesidade, abrindo a porta para a resistência insulínica o que te conduzirá à diabetes. Não! Isto não é nada agradável! Lembre-se do provérbio que lemos: Se você encontrar mel, coma apenas o suficiente, para que não fique enjoado e vomite (Provérbios 25:16).
Isso me surpreende: como algo tão bom, criado por Deus, pode causar coisas tão horríveis? A simples resposta é a seguinte: tudo em excesso faz mal! Até mesmo coisas boas precisam de limites. Como se diz: a diferença entre o remédio e a droga é a dose.
Lembre-se: esta não é uma mensagem de nutrição. Eu não sou nutricionista. Mel aqui representa um relacionamento amoroso e sexual, bens materiais, casa, carro, moveis, eletrônicos, um bom emprego, um alto salário, viagens pelo mundo, uma boa vida financeira e a lista segue.
Tudo isso é bom, mas em excesso, pode não ser.
O excesso do mel chamado trabalho
Trabalhar e desfrutar do resultado de seu trabalhando (incluindo um excelente salário) é bom, muito, muito bom! Mas, cuidado com o excesso desse mel. Não exagere no trabalho! Não se mate tentando enriquecer. Este é o alerta de Provérbios 23:4: Não esgote suas forças tentando ficar rico; tenha bom senso!
Tal provérbio, escrito há cerca de dois ou três mil anos atras, continua extremamente atual. Pare um pouco, olhe ao seu redor e conclua: muitos estão esgotando suas forças em busca de riquezas. Quantos abandonam suas famílias em prol de uma carreira? Quantos perdem a saúde em seus empregos? Quantos já não têm tempo para Deus devido a correria profissional?
Nenhum sucesso profissional justifica o fracasso de uma família.
Nenhum sucesso financeiro justifica a doença física e mental.
Nenhum sucesso material justifica o fracasso espiritual.
Este não é um convite ao descanso, ócio ou vadiagem. Este é um convite ao equilíbrio! A ideia aqui não é proibir o mel, mas sim, não comê-lo em excesso: Se você encontrar mel, coma apenas o suficiente […] Provérbios 25:16a.
O excesso do mel chamado bens materiais
Não é novidade: vivemos uma sociedade marcada pela busca incessante por mais – uma sociedade marcada pelos excessos. Queremos mais bens, produtos, roupas e eletrônicos direto da China, queremos smartphones, smartwacths, smarttvs e uma série de outros smarts!
A globalização, o capitalismo e as revoluções industriais que passamos aumentaram consideravelmente a oferta de produtos. Isso é bom, mas também pode ser ruim.
Bom, pois, hoje você (mesmo sendo uma pessoa comum) tem acesso a mais produtos que o presidente dos Estados Unidos tinha 50 anos atrás.
Ruim, pois, o mel do consumo pode facilmente atravessar o limite do necessário e se transformar em consumismo. Isso é perigoso! Muito perigoso! Já vi pais e mães acabando com as finanças de suas famílias pelo consumo excessivo: por fazerem empréstimos que não conseguir cumprir, por comprarem carros que não podiam comprar; ou até mesmo por financiarem imóveis não eram capazes de comprar.
Comprar é bom: eu gosto e provavelmente você também. Mas, é um mel que deve ser consumido com MODERAÇÃO para que não gere enjoos e vômitos financeiros. Vale lembrar que há muito tempo, por meio do profeta Isaías, o Senhor questionou:
Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão! E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e deleitai-vos com a gordura.
Isaías 55:2a
Outros excessos de outros tipos mel
Você também pode cometer excessos em relacionamentos, comidas, bebidas, atividades físicas, informações, vídeo games, prazeres e muito mais. Tudo isso é bom, se for moderado; em excesso, é altamente prejudicial. Equilíbrio: se você quer prosperar de forma saudável, sustentável e duradoura: você precisará de moderação. Como Paulo recomendou aos filipenses: Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens (Filipenses 4:5a).
Nossa sociedade foi adoecida pelos excessos. É provável, muito provável, que parte dessa doença tenha te alcançado em alguma área da vida. Talvez na área financeira, profissional, sentimental ou alimentar. Não, você não é um super-herói. Seu corpo ainda não foi glorificado. Olhe para si com sinceridade. Analise seus excessos e trace um plano de retorno ao equilíbrio.
Caso você conquistar tal equilíbrio na vida financeira de modo a sair das dívidas, aumentar sua renda e caminhar rumo a Liberdade Financeira, acesse o link abaixo e assista a palestra onde apresento três chaves bíblicas para tais conquistas. Acesse o primeiro link na descrição:
Assista aqui a Palestra Gratuita 3 Chaves para a Liberdade Financeira.
Forte abraço, fique na paz do Senhor e até a próxima!