Cuide bem de suas ovelhas! É a recomendação de Provérbios 27:23-24:
Esforce-se para saber bem como suas ovelhas estão, dê cuidadosa atenção aos seus rebanhos, pois as riquezas não duram para sempre, e nada garante que a coroa passe de uma geração a outra.
Provérbios 27:23-24
Você precisa de uma profissão, um emprego ou um negócio lucrativo. Não só para se sustentar, mas também para cumprir seu propósito na terra. Fomos feitos para o trabalho. Desde o Edén, antes mesmo da queda do homem, o Senhor já havia o ordenado: Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar – Gêneses 2:15.
Porém, além de ter uma profissão, você deve ficar atento, pois, o mundo muda! Empregos, profissões e negócios não são vitalícios, eles não são eternos!
Observação: caso você prefira, saiba que existe uma versão em vídeo deste artigo no Youtube.
O mundo muda e as profissões também.
Não existem mais vendedores de enciclopédias, datilógrafos, acendedores de poste, reveladores fotográficos, nem arrumadores de pinos de boliche.
Semelhantemente, estamos testemunhando a redução do número de trocadores de ônibus, devido (entre outras coisas) a maior utilização dos pagamentos eletrônicos. Os agentes de viagens estão sendo ameaçados pelo surgimento de diversos sites e aplicativos especializados na busca de passagens, hospedagens e passeios. De igual modo, os taxistas podem ser engolidos pelos aplicativos de transporte.
Você não quer estar num ramo de atuação fadado a extinção. E a extinção de profissões está cada vez mais comum. O avanço tecnológico rapidamente chega atropelando tudo que vê pela frente – atropelando as ovelhas que não se adaptaram ao novo mundo!
Por isso, você precisa conhecer a real sobre o seu ramo de atuação! De tempos em tempos, é preciso analisar sua profissão, emprego ou negócio.
As riquezas não duram para sempre
Esforce-se para saber bem como suas ovelhas estão, dê cuidadosa atenção aos seus rebanhos, pois as riquezas não duram para sempre, e nada garante que a coroa passe de uma geração a outra.
Provérbios 27:23-24
Salomão usou dois exemplos para demonstrar que as mudanças podem ameaçar suas ovelhas, ou seja, que as transformações do mundo podem colocar em risco seu sustento. Ele disse: “as riquezas não duram para sempre”. Isto é, ricos podem se tornar pobres! Também disse “nada garante que a coroa passe de uma geração a outra”. Em outras palavras, governantes podem não governar para sempre, eles podem morrer, serem depostos, ou não se reelegerem.
A história da humanidade nos lembra de reis extremamente vitoriosos que governaram impérios grandiosos e que, mesmo assim, desapareceram.
- Alexandre, o Grande, morreu aos 33 anos e seus filhos foram assassinados. Sua coroa e família pararam ali!
- O que aconteceu com o grande Nabucodonosor? E a sua gloriosa cidade? Onde está Babilônia? O que aconteceu com ela?
- E o poderoso Império Romano que dominou o mundo por anos a fio? O que aconteceu com seus imperadores? O que aconteceu com Júlio César? Com Caligula? Domiciano? Cláudio? Cômodo? O que aconteceu com eles? Eu digo: eles foram mortos! Assinados! Os líderes máximos do maior império do mundo passaram! Viram seu reinando junto com suas vidas desaparecerem.
Algo semelhante aconteceu com o primeiro rei de Israel. Saul e toda sua família foram exterminados, inclusive Isbosete, seu filho que governou Israel por dois anos (2 Samuel 2:10).
As riquezas não duram para sempre, e nada garante que a coroa passe de uma geração a outra.
Provérbios 27:23-24
O mundo muda rápido
Profissões, empregos e negócios podem mudar rapidamente e drasticamente e serem perdidos por: crises econômicas, crises sanitárias e políticas; mudanças nas leis, nos impostos, mudanças tecnológicas e até mesmo mudanças culturais; concorrência, negligência e até pela preguiça; desastres naturais, roubo, morte, e a lista segue.
Muita coisa pode mudar rapidamente levando um negócio a extinção. Por isso, é preciso se esforçar para saber bem como suas ovelhas estão.
Conheça bem suas ovelhas
Esforcem-se para ter uma vida tranquila, cuidar dos seus próprios negócios e trabalhar com as próprias mãos, como nós os instruímos; a fim de que andem decentemente aos olhos dos que são de fora e não dependam de ninguém.
1 Tessalonicenses 4:11-12
Você precisa trabalhar com afinco e a Bíblia está repleta de versículos que dizem isso! Mas também precisa ficar alerta. Observando se seu ramo de atuação está ou não em risco. Isto é sinal de prudência. E como diz Provérbios 22:3:
O prudente percebe o perigo e busca refúgio; o inexperiente segue adiante e sofre as consequências.
Provérbios 22:3
Quando seu sustento vem de um rebanho, é importante conhecer a condição dos animais. Eles possuem alguma doença? Estão sendo roubados? Mortes estão ocorrendo? Existem predadores por perto? O pasto é suficiente? A qualidade da água está boa? Quais pastores e funcionários estão prestes a te deixar?
Não basta a fazenda prosperar hoje, ela precisa ser prospera amanhã, depois de amanhã e ao longo dos anos que sua família existir na face dessa terra.
É mais fácil cair do que levantar
Note que: falir, fechar um negócio, se endividar e empobrecer é muito, mas muito mais fácil, do que manter um negócio próspero. Sim, num mundo assolado pelas consequências do pecado, pode ser mais fácil cair do que levantar! O inferno é mais acessível que o céu! “Pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram”. Mateus 7:13-14.
É fácil deixar ser um profissional atualizado. É fácil ver seu negócio fincando pra traz diante do progresso dos concorrentes. É fácil parar enquanto os outros avançam!
Olha, procrastinação e preguiça fazem parte da natureza humana pecaminosa. Salomão advertiu que era preciso nos esforçarmos para preservarmos nossos negócios, pois, as mudanças dos dias tendem a roubar o sucesso do preguiçoso que não se esforça para se adaptar ao novo.
Você é hoje um profissional melhor do que era quando seu empregador te contratou? Ou o tempo passou e você só acumulou dias sem nenhum aperfeiçoamento efetivo em seu trabalho – sem nenhum curso, nenhuma especialização, nenhuma melhoria?
Você está tocando seu negócio com a mesma intensidade e zelo que tinha no início? Ou está há anos acomodado e sem nenhuma mudança?
Seu trabalho ainda é demandado? Ou sua profissão está desaparecendo? Você está acompanhando as mudanças tecnológicas? Você tem um plano para o que estará fazendo daqui a dez anos? Você continuará em sua profissão atual ou terá que fazer algo novo? Você tem bons contatos? Pessoas que podem te indicar para novos serviços?
Um exemplo pessoal
Lembro de um amigo que trabalhava numa oficina de concerto de eletrônicos – principalmente TVs e rádios. Sempre que eu o visitava, ele reclamava! Reclamava que as fabricantes estavam fazendo eletrônicos “descartáveis”, que não valiam a pena serem concertados. Quando uma TV quebrava, as pessoas não iam na sua oficia para concertá-la. Eles a jogavam fora e compravam outra!
Grave a seguinte frase: você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer – Cora L. V. Hatch. Em outras palavras, você não pode mudar a maioria das grandes tendências do mundo, mas pode se adaptar a elas. Tu não podes fazer com que as fabricantes façam aparelhos para serem concertados. Mas, pode mudar seu negócio. Ao invés de concertar aparelhos de TV, você pode concertar celulares, ou vender eletrônicos novos, ou até mesmo mudar completamente seu ramo de atuação: vender sistemas de segurança, sistemas para automação de casas inteligentes, e por aí vai.
Percebe? Não adianta ficar reclamando sobre como o mundo é. É melhor (e mais efetivo) se concentrar naquilo que você pode fazer!
Parábola do Administrador Infiel
Vemos um exemplo disso na Parábola do Administrador Astuto registrada em Lucas 16:1-13. Nela, Jesus conta que um administrador encontrava-se desperdiçando os bens de seu empregador. Ao ser descoberto, estava prestes a ser despedido. Sabendo da eminente demissão, o administrador astutamente recorreu aos devedores de seu empregador e concedeu generosos descontos para a quitação das dívidas. Dessa forma, ele fez o que poderia fazer para cair na graça dos devedores de seu patrão a fim de que estes o socorressem quando fosse demitido e assim ele não precisasse mendigar.
Sim, essa parábola é mais complexa que isso e apresenta diversos outros ensinamentos a respeito do Reino de Deus. Mas, aqui, concentre-se nessa lição: pare de reclamar e faça o que pode fazer!
Não é medo, é diligência
Esforce-se para saber bem como suas ovelhas estão, dê cuidadosa atenção aos seus rebanhos, pois as riquezas não duram para sempre, e nada garante que a coroa passe de uma geração a outra.
Provérbios 27:23-24
Veja, tão provérbio não incentiva o medo, incentiva a diligência. Já que você não sabe o que acontecerá amanhã, você deve fazer a sua parte e confiar em Deus, pois, o futuro a Ele pertence e sem sua bênção, qualquer trabalho é vão (Salmos 127:1).
Resumindo: faça sua parte e descanse (Salmos 127:2)!
Provérbios 27:23 tem uma grande aplicação no que diz respeito a trabalho, empreendedorismo e finanças. Mas, também testifica sobre Jesus, que é o bom pastor, que conhece suas ovelhas, que é conhecido por elas, que as comprou por um alto preço e não perderá nenhuma delas (João 10:1-16)!
Que você siga o exemplo divino e seja diligente também com suas ovelhas.
Caso queira sair das vívidas, aumentar sua renda e conquistar a liberdade, acesse o link abaixo onde apresento 3 segredos para tais conquistas:
Assista aqui a primeira aula do Curso Liberdade Financeira!
Forte abraço, fique na paz de Cristo e até a próxima.