Como ganhar dinheiro?
Taí uma pergunta simples que divide opiniões.
Alguns dizem: Quer ganhar dinheiro? Estude! Outros falam: acorde cedo, seja o primeiro a chegar e o último a sair, trabalhe enquanto os outros dormem. Também existem aqueles que dizem que você precisa trabalhar naquilo que ama.
O fato é que, cada um, tem a sua visão sobre como ganhar dinheiro. Apesar de todos terem uma opinião, poucos são os que conhecem todas as formas de ganhar dinheiro.
Ei… Existem 4 formas de ganhar dinheiro. 4 formas!
Se você deseja ter uma vida mais próspera, acima da média, é fundamental que você conheça essas 4 formas.
Mas, atenção! Cuidado com o que será dito aqui. Muito cuidado, pois, esse conhecimento poderá transtornar a sua vida, te fazer ver as coisas por um ângulo que a maioria não vê e ressignificar a forma como você faz dinheiro.
Isso aconteceu comigo, esse conhecimento mudou por completo a minha vida, meu trabalho e minhas finanças. Ele me permitiu trabalhar no conforto da minha casa, nos horários e dias que considero melhor, sem depender de um emprego formal, um patrão ou coisas do tipo.
Continue lendo e conheça as quatro formas de ganhar dinheiro.
Observação: existe uma versão em vídeo deste conteúdo no Youtube:
Quando Conheci As 4 Formas De Ganhar Dinheiro
A primeira vez que dei conta da existência das quatro formas para se ganhar dinheiro foi ao ler os livros Pai Rico Pai Pobre e Independência Financeira, ambos escritos por Robert Kiyosaki e que são altamente recomendados.
Eu tinha uma vida padrão: estudei, me formei, entrei numa empresa, mudei para outra, trabalhava oito horas por dia, pegava um trânsito horrível, recebia menos do que gostaria e tinha trinta dias de férias por ano.
Essa realidade da minha vida mudou drasticamente quando eu conheci as quatros formas de ganhar dinheiro. A partir desse conhecimento, passei a trabalhar da minha casa, nos dias e horários que prefiro, sem a necessidade de um emprego formal, e também passei a ter longos períodos de férias, que eu chamo de mini aposentadorias, inclusive, no ano passado, eu passei o ano inteiro viajando por diversos estados Brasileiros e países: Aruba, Chile, Peru, Colômbia, Paraguai e Argentina.
Toda essa mudança se deu quando conheci as quatro formas de ganhar dinheiro. Ao conhecê-las, eu percebi que as formas como eu ganhava dinheiro, limitavam muito os meus recebimentos. Ao conhecê-las, eu pude mudar a minha forma de trabalhar para fazer mais dinheiro com menos esforço direto.
Fácil não foi, principalmente no começo. Mas, valeu a pena me engajar em tal conhecimento. Então, preste muita atenção nessa mensagem. Ele também pode mudar a sua vida pra melhor.
Dito isso vamos as quatro formas de ganhar dinheiro:
4 Formas De Ganhar Dinheiro
1° Forma De Ganhar Dinheiro: Empregado
A primeira forma de ganhar dinheiro descrita na obra de Robert Kiyosaki é a mais conhecida, é sendo um empregado. Ou seja, trabalhando para terceiros.
Quem é empregado, de modo geral, troca seu tempo por dinheiro: trabalha, por exemplo, 40 horas por semana, e recebe uma determinada quantia.
A maioria recebe dinheiro dessa forma. Até porque, desde novos, somos incentivados a: estudar, fazermos uma faculdade e conseguirmos um bom emprego, com um bom salário e com bons benefícios. Em resumo, essa é a forma como a grande massa recebe dinheiro.
Sim, você pode ter um emprego onde ganha seu dinheiro e recebe benefícios, inclusive, algumas poucas pessoas possuem excelentes salários em seus empregos. Porém, existem outras formas de ganhar dinheiro. Mas, se faz necessário uma ressalva importante.
Ressalva: Ganhar Dinheiro, Não; Fazer Dinheiro, Sim.
Estou usando o termo “ganhar dinheiro” por ser uma frase mais comum. Mas, ao meu ver, este não é o termo mais correto. O mais coerente seria dizer “Fazer Dinheiro”, tal como é dito em inglês: make money.
Ganhar dinheiro nos traz uma ideia muito PASSIVA. Você trabalha e espera receber. Tal como alguém espera ganhar na loteria, espera a hora do ônibus chegar ou espera algo acontecer. Sem contar que esse termo passa uma mensagem de que a quantidade de riqueza do mundo é extremamente limitada e que, para que alguém ganhe, alguém precisa perder.
Hora, essa ideia não condiz com a realidade, inclusive, a quantidade de dinheiro no mundo não é tão limitada assim. A todo momento os bancos centrais (dos mais diversos países do globo) imprimem dinheiro aumentando a quantidade em circulação.
Por outro lado, o termo fazer dinheiro transmite uma postura mais ativa. Eu não vou ganhar, eu vou fazer dinheiro, vou criar algo, vou investir, vou gerar valor para alguém, eu vou fazer dinheiro.
Ressalva feita, vamos a 2° forma de fazer dinheiro:
2° Forma De Fazer Dinheiro: Autônomo
O Autônomo que me refiro aqui é aquele que tem um pequeno negócio ou trabalha como profissional liberal.
Prestadores de serviços (que trabalham por conta própria) como: contadores, mecânicos, ou nutricionistas se encaixam no perfil de autônomo. Aqueles que possuem pequenos negócios e que precisam trabalhar para que esses negócios continuem funcionando, também se enquadram nesse perfil, por exemplo: donos de lojas e de pequenas empresas.
Assim como o empregado, o autônomo também troca seu tempo por dinheiro. Se trabalha, recebe. Se não trabalha, não recebe.
3° Forma De Fazer Dinheiro: Dono De Negócio
O dono de um negócio aqui, não precisa trabalhar diariamente em seu negócio para fazer dinheiro. Seu negócio possui uma estrutura que funciona sem a necessidade do trabalho direto do dono. Ou seja, o dono possui pessoas que trabalham por ele, pessoas que fazem dinheiro por ele.
E vale dizer que existe uma diferença gritante entre donos e autônomos. Os autônomos precisam trabalhar para receber; já o dono recebe sem ter que trabalhar.
Vamos a quarta e última forma de fazer dinheiro, mas, já fique sabendo: depois de falar sobre ela, irei mostrar como você pode usar essas formas de fazer dinheiro para ter uma vida financeira realmente próspera!
4° Forma De Fazer Dinheiro: Investidor
O investidor faz dinheiro por meio de investimentos. Ele faz o dinheiro trabalhar para ele. Seus investimentos geram renda para ele. Inclusive, alguns investidores recebem uma renda tão grande que conseguem viver de renda.
Existem investidores que vivem da renda obtida com alugueis, da renda dos dividendos de ações, dos retornos de investimentos em fundos de investimento imobiliário, em investimentos em títulos públicos, em títulos privados e assim por diante.
O fato é que é sim possível obter renda com os investimentos sem ter que trabalhar diretamente. É sim possível ter um belo complemento de renda com seus investimentos. Bem como, é possível viver sem ter que trabalhar com a renda dos seus investimentos.
Até aqui, você conheceu as 4 formas de fazer dinheiro: Empregado, Autônomo, Dono de negócio e investidor. Essas quatro possibilidades constituem Os 4 Quadrantes Financeiros de Robert Kiyosaki. É a partir daqui que a coisa muda de figura. É a partir daqui do começarei a falar aqui que você poderá prosperar como nunca.
Os 4 Quadrantes Financeiros De Robert Kiyosaki
As quatro formas de fazer dinheiro formam os quatro quadrantes financeiros de Robert Kiyosaki, que também são conhecidos como quadrantes de fluxo de caixa.
Perceba que, quem faz dinheiro nos quadrantes da esquerda, os empregados e autônomos, precisa trabalhar para receber. Em outras palavras, quem está na esquerda troca seu tempo por dinheiro.
Porém, quem está nos quadrantes da direita, o dono e investidor, não precisa trabalhar diariamente para receber. Ou seja, nos quadrantes da direita você não troca tempo por dinheiro.
Você já deve estar imaginando onde quero chegar. Já deve estar imaginando que estou guiando essa conversa para a conclusão de que é possível fazer dinheiro sem ter que trabalhar diretamente para recebê-los. Mas, se você agir como eu agi ao ao conhecer esses quadrantes, você vai me questionar dizendo:
Qual é o problema de trocar tempo por dinheiro? Não tem problema nisso, pois, muitos sustentam suas famílias assim e são felizes!
Você pode ter vivido anos apenas nos quadrantes da esquerda, mas a verdade precisa ser dita. Preciso falar que existem diversos problemas em receber dinheiro apenas nos quadrantes da esquerda.
Os Problemas Dos Quadrantes Da Esquerda
Citarei dois problemas de quem recebe dinheiro exclusivamente dos quadrantes da esquerda.
Primeiro problema: se acontecer algo, algum imprevisto que te impeça de trabalhar (uma doença, ou até mesmo uma situação de desemprego), você simplesmente para de receber.
Ora eu conheço profissionais autônomos que deixaram de receber por que tiveram que passar por alguma cirurgia. Tenho amigos, diversos amigos que ficaram desempregados e passaram a enfrentar graves problemas financeiros que prejudicaram gravemente a vida de suas famílias.
Mas, tem outro problema que preciso dizer.
Segundo problema: quando você vende seu tempo por dinheiro você estabelece um certo limite para seus ganhos. Por exemplo, se a sua hora de trabalho custa R$ 30, você poderá receber até 30 reais por hora ou 240 reais por dia, caso trabalhe oito horas diárias, ou R$ 5.280 caso trabalhe 22 dias no mês. Percebe como o recebimento por hora pode limitar seus ganhos mensais e anuais?
Por outro lado, quem ganha dinheiro nos quadrantes da direita, pode ficar sem trabalhar e continuar recebendo. Por exemplo, se você aluga imóveis por meio de uma imobiliária que faz as cobranças e possíveis reparos, você pode simplesmente sumir do mapa por alguns meses que o dinheiro continuará entrando na sua conta.
Se você vive da renda de investimentos em fundos de investimento imobiliário, você pode tirar férias durante três meses que o dinheiro continuará caindo na sua conta.
Vale dizer que você pode receber dinheiro nos quatro quadrantes ao mesmo tempo. Por exemplo, um contador pode fazer parte do primeiro quadrante ao trabalhar numa empresa. Este mesmo contador pode trabalhar no segundo quadrante como autônomo fazendo por exemplo declarações do imposto de renda para algumas pessoas. Ele também pode abrir uma empresa contratando outros profissionais para fazerem o trabalho pra ele, atuando assim no terceiro quadrante como dono de um negócio. Por fim, ele também pode investir parte da sua renda em tesouro direto, ações ou fundos de investimento imobiliário e assim fazer parte do quarto quadrante, o quadrante dos investidores.
Mas, veja só. Aqui vem algo importante. Por isso peço que me ouça com atenção. Se você quer uma vida financeira tranquila e equilibrada, é importante que você não viva exclusivamente da renda dos quadrantes da esquerda.
Não Viva Exclusivamente Da Renda Dos Quadrantes Da Esquerda
Lembra que no começo eu disse que foi esse conhecimento que me permitiu trabalhar em casa, nos horários e dias que eu quero, sem depender de um emprego formal? Pois é, quando conheci essas quatro formas de ganhar dinheiro, eu ganhava apenas como funcionário de uma empresa, recebia apenas no quadrante um.
Ao saber que não era bom ter a minha renda apenas de um quadrante. E o pior, apenas de um quadrante da esquerda, comecei a investir em renda fixa e depois em renda variável e assim passei a ganhar também no quadrante 4.
Quando conheci o que estou falando aqui, também comecei a criar negócios no tempo que tinha depois do meu trabalho com o funcionário, que poderiam funcionar sem a minha presença. Negócios esses que, depois de cerca de três anos, geravam renda de forma automática pra mim e que me permitem hoje viver sem emprego formal, trabalhando nos meus horários e dias que quero e no conforto da minha casa.
Percebe como esse conhecimento mudou a minha vida? Então, ele também pode mudar a sua vida!
Não sei qual é a sua profissão, nem quais são as suas habilidades, mas acredito que você pode sim começar a ser dono de um negócio que no futuro não dependa do seu trabalho direto e que gere renda pra você.
Não sei quanto você recebe, mas acredito que você pode sim separar parte da sua renda para investir e assim se tornar também um investidor.
É claro e não é da noite para o dia que você vai conseguir renda suficiente para sustentar você e sua família nos quadrantes 3 e 4. Mas você pode começar hoje mesmo a trabalhar nos quadrantes 3 e 4.
Minha vida foi transformada pela educação financeira e é por isso que divulgo essa mensagem para mais e mais pessoas. É por isso que preparei uma palestra (mais do que especial) pra você. Onde revelo três segredos que vão te ajudar a conquistar a independência financeira é só acessar link abaixo para conferir:
Confira a palestra especial 3 Chaves Para A Independência Financeira.
No mais: forte abraço, fique na paz do Senhor e Vamos Prosperar!