Colérico, sanguíneo, fleumático ou melancólico? Qual é o seu temperamento? E como o seu temperamento influência a sua vida financeira? Seu temperamento te faz prosperar ou empobrecer? Quais são os pontos fortes e fracos (do ponto de vista financeiro) do seu temperamento?
Você já se perguntou por que algumas pessoas parecem naturalmente inclinadas a economizar dinheiro, enquanto outras prosperam ao assumir riscos elevados empreendendo ou mesmo investindo em criptomoedas?
Já notou que tem gente que vive fazendo planejamentos e orçamentos de forma quase que natural? Enquanto outros lidam com suas finanças de uma forma relaxada, despreocupada, sem controlar nada ao ponto que beira a irresponsabilidade?
Bem-vindo ao fascinante mundo dos temperamentos humanos! Existem 4 tipos (mais conhecidos e estabelecidos) de temperamento: colérico, sanguíneo, fleumático e melancólico. E cada temperamento exerce grande influência na vida financeira das pessoas.
O que significa que muito de seus hábitos financeiros, muitas das atitudes financeiras que você tem facilidade de fazer, bem como aquelas que você tem dificuldade em realizar, são determinadas (em grande medida) pelo seu temperamento.
Por isto, você precisa conhecer qual é o seu temperamento e como ele influência a sua vida financeira.
Vem comigo e conheça Os 4 Temperamentos Humanos E Como Eles Influenciam A Sua Vida Financeira.
Caso prefira, existe uma versão deste conteúdo em vídeo no YouTube.
Atenção
Vale dizer que aqui irei passar por cada um dos temperamentos explicando: o que eles são, quais são seus pontos fortes e fracos, e deixando conselhos financeiros práticos para que você possa maximizar seus pontos fortes e minimizar seus pontos fracos.
Então, sem enrolação: vamos ao primeiro temperamento:
Temperamento Colérico
Pessoas que possuem o temperamento colérico são firmes, independentes, trabalhadoras, dominadoras e líderes naturais. Eles são motivados, orientados a objetivos e incansáveis na busca por seus ideais. São grandes realizadores e frequentemente são selecionados como líderes – seja no trabalho, na escola, igreja ou até mesmo em momentos de lazer.
Pontos fortes do Temperamento Colérico
Por priorizarem o cumprimento das metas definidas, coléricos podem ser bons em resolver problemas. Ele pode ser muito dedicado, um trabalhador nato que visa o resultado e o cumprimento do objetivo.
Eles possuem muita energia, o que contribui para prosperarem. E vale dizer que existem muitos empreendedores, donos de negócios altamente lucrativos, e CEOs de multicanais coléricos.
Pontos fracos do Temperamento Colérico
Por estarem sempre atentos a novas oportunidades (de vida e negócios), coléricos podem cair em esquemas de enriquecimento rápido: esquemas de pirâmide, investimentos que prometem altas rentabilidades e negócios duvidosos.
Coléricos podem agir de forma muito rápida, ao ponto de, às vezes, serem impulsivos, raivosos e estressados. Isto pode levá-los a grandes problemas financeiros. A impulsividade pode levar a compra de coisas indevidas que podem levar ao endividamento. A raiva pode gerar brigas que, por sua vez, podem trazer prejuízos financeiros.
Coléricos podem tomar decisões financeiras sem consultar o cônjuge. Fato este que contribui para a tomada de decisões equivocadas.
Por outro lado, toda essa energia e trabalho pode fazer o colérico prosperar, e muito. Porém, tal prosperidade pode levá-lo a confiar na riqueza, em vez de confiar em Deus. Sem contar que, para prosperar, o colérico pode ser insensível ao outro e até mesmo passar por cima do outro para alcançar seu objetivo.
Também vale dizer que pode ser difícil para coléricos, doar com generosamente, afinal, eles podem não ver o benefício prático disso para seus objetivos, principalmente se não forem bem instruídos a respeito da visão bíblica sobre doações.
Sugestões Para Coléricos
Se você é colérico, cuidado com a impulsividade. De tempos em tempos analise suas decisões financeiras, não confie apenas no seu coração e em seus impulsos.
Além disso, procure envolver seu cônjuge nas decisões financeiras.
Lembre-se da importância dos relacionamentos. Quando as pessoas olham para trás em suas vidas, não é o sucesso profissional e financeiro que elas têm que mais importa; são as pessoas e relacionamentos que elas cultivam.
Paulo, que segundo especialistas, é um exemplo bíblico de temperamento colérico, deixou um importante conselho, que deve ser lembrado especialmente pelos coléricos. Ele disse:
Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei. Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá.
1 Coríntios 13:1-3
Temperamento Sanguíneo
Sanguíneos são tipicamente extrovertidos e sociáveis. Eles são alegres e veem um copo meio cheio, em vez de meio vazio.
Você provavelmente encontrará o sanguíneo no meio de uma multidão, não encostado no canto. Eles são bons em interagir com pessoas, podem ser falantes e cheios de energia.
Pontos fortes do Temperamento Sanguíneo
Sanguíneos tendem a ser muito generosos. Enquanto alguns temperamentos precisam ser convencidos a doarem por meio da lógica, e outros tendem a ser mais mão de vaca, os sanguíneos costumam ser rápidos em compartilhar.
Sanguíneos podem ser ótimos vendedores, pois, costumam serem bons comunicadores. Isto significa que também pode fazer negócios lucrativos com outras pessoas e terem uma boa rede de networking.
Pontos fracos do Temperamento Sanguíneo
Os sanguíneos geralmente não gostam de se prenderem a detalhes, então orçamento definitivamente “não é a praia deles”.
Eles também podem ser impulsivos em seus gastos, o que pode fazer um simples passeio ao shopping resultar numa dívida que prejudicará o orçamento pelos próximos meses.
Sugestões para Sanguíneo
Como foi dito, sanguíneos podem ser doadores generosos, então, se você é sanguíneo encoraje os outros nessa jornada de generosidade. Por outro lado, cuidado para não ser excessivamente generoso e comprometer seu próprio sustento, bem como o de sua família.
Meu conselho pratico é que você limite seus gastos com doações. Você pode por exemplo definir que vai doar no máximo um percentual da sua renda, por exemplo, doarei no máximo 5% da minha renda, 10%, 15%… O valor, você define. O importante é que você defina um valor (que não comprometa seu orçamento) e não passe desse valor.
Se você é casado com um sanguíneo e está frustrado com a resistência dele em seguir um orçamento, minha sugestão é que não tenha muita expectativa de que um dia ele passe a fazer orçamentos e segui-los fielmente. Talvez, uma maneira mais eficaz, seja que ele deixe seus recibos em um lugar pré-determinado todas as noites. Ou talvez, que ele crie o hábito de, ao receber, primeiramente cumpra os compromissos financeiros, para depois gastar somente aquilo que sobra.
Ressalva importante: mais de um temperamento
Um ponto importante sobre temperamentos é que cada um de nós tem um temperamento primário e um temperamento secundário. Em algumas pessoas, o temperamento primário é muito dominante. Já em outras, seus temperamentos primário e secundário são mais equilibrados.
Temperamento Fleumático
Os fleumáticos são pessoas confiáveis, pacientes, gostam de rotina, são tranquilos e tendem a ser muito empáticos ao se relacionarem com as pessoas. Enquanto um colérico pode atropelar os outros para conseguir seu objetivo, o fleumático tenta ao máximo evitar conflitos.
Pontos fortes do Temperamento Fleumático
Fleumáticos tendem a ser equilibrados, pacíficos e amigáveis. Alguns especialistas até dizem que fleumáticos “são os mais simpáticos de todos os temperamentos”, logo, tendem a ser mais tranquilos para aceitarem conselhos financeiros.
Eles geralmente não são gastadores compulsivos, pelo contrário, geralmente gostam de poupar dinheiro, o que evita que se endividarem.
Fleumáticos demonstram pouca emoção, o que pode ser muito útil em situações tensas onde é preciso agir mais com a razão do que com a emoção.
Eles também são confiáveis, o que significa um fleumático poderá ser um ótimo profissional para trabalho em equipe.
Sem contar que, embora não sejam compradores natos, são especialmente bons compradores de pechinchas.
Pontos fracos do Temperamento Fleumático
Ser econômico pode ser algo bom, mas, quando levado ao extremo não é nada bom. De fato, é comum que fleumáticos sejam econômicos ao extremo, principalmente quando o gasto é consigo mesmo. Por exemplo, fleumáticos podem usar roupas por muito tempo, mesmo que já estejam gastas, furadas e desbotadas. Isso vale para muitas outras coisas: carros, celulares e etc.
Outra característica que pode ser perigosa, diante de uma grande decisão financeira, fleumáticos podem ser bons em pesquisar e planejar, mas, podem não ser tão bom assim em realmente tomar a decisão depois da pesquisa. Geralmente, eles pensam, pensam, pensam e demoram muito a agirem.
Por gostarem de rotina, e pela natureza cautelosa, fleumáticos podem ficar no mesmo emprego, ou num investimento, por mais tempo do que deveriam.
O desejo por segurança e proteção pode torná-los excessivamente conservadores: conservadores nos negócios, na vida profissional e também nas finanças, o que pode fazê-los evitar qualquer tipo de investimento que possa ter um risco maior.
O fato de evitarem conflitos pode faze-los levarem prejuízos financeiros. É comum que fleumáticos sejam prejudicados financeiramente ao pagarem por serviços ou bens (que não foram recebidos como o acordo) e mesmo assim não lutarem por seus direitos.
A tendência fleumática de poupança pode dificultar a generosidade. Sem contar que também pode evitar que invistam em seus negócios como deveriam.
Embora sejam confiáveis, fleumáticos tendem a não serem os mais motivados e nem mesmo os melhores motivadores, o que pode prejudicá-los profissionalmente e financeiramente.
Sugestões para fleumáticos
Quando se trata de investir, pessoas fleumáticas podem se beneficiar trabalhando com um consultor de investimentos, que orientará as decisões, ou assinando o serviço de uma casa de análise que dirá exatamente quais investimentos fazer e quando.
Também recomendo que o fleumático se esforce para ser mais generoso, neste sentido, deixo a citação de 2 Coríntios 8:7, que diz: Todavia, assim como vocês se destacam em tudo: na fé, na palavra, no conhecimento, na dedicação completa e no amor que vocês têm por nós, destaquem-se também neste privilégio de contribuir.
Temperamento Melancólico
Muitos confundem o temperamento melancólico com triste ou sem alegria, mas, há muito mais para pessoas com esse temperamento.
Embora reservadas, os melancólicos são pessoas atenciosos, sensíveis, analíticos e metódicos – especialmente no trabalho, o que os tornam valiosas para qualquer local de trabalho.
Por outro lado, eles preferem trabalhar sozinhos e podem não ser as melhores pessoas em equipe.
Melancólicos pode ficar mal-humorados e ansiosos quando as coisas não estão indo como esperavam.
Pontos fortes do Temperamento Melancólico
Pessoas com temperamento melancólico se importam com detalhes, logo, geralmente fazem e usam orçamentos com mais facilidade.
Além de detalhistas, são confiáveis. O melancólico tende a cuidar bem da sua vida financeira, assim como da vida profissional. Em outras palavras, se você quer um trabalho bem-feito, o dê a um melancólico.
Eles tendem a pesquisar muito sobre cada decisão financeira, logo, costumam tomar boas decisões de compra.
Pontos fracos do Temperamento Melancólico
Embora melancólicos se preocupem com os detalhes, eles podem se tornar obsessivos aos detalhes, preferindo que o orçamento esteja extremamente equilibrado — até o último centavo — e ficando infelizes se isso não acontecer.
Planejar é uma coisa boa, mas, eventualmente, você vai precisar agir de forma mais rápida sem poder pensar em todas as alternativas possíveis. Nessas situações, o melancólico pode não se dar bem.
Embora, geralmente, tenham uma grande capacidade de controlar gastos, melancólicos podem gastar muito em coisas que tenham um forte apelo estético, como roupas, comida gourmet, livros, obras de arte e etc.
Sugestões para Melancólicos
Pessoas de temperamento melancólico podem facilmente sucumbir ao medo. Inclusive, alguns especialistas afirmam que nenhum outro temperamento precisa lutar tanto contra o medo quanto o melancólico. Então, faça o possível para que o medo não te paralise.
O medo não deve te impedir de mudar de profissão, quando necessário. Ele não pode te impossibilitar de fazer investimentos – de investir na renda fixa, ou na variável, como por exemplo em ações, fundos de investimentos imobiliários ou ETFs.
Sobre o medo, deixo o versículo de 2 Timóteo 1:7, que diz: Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.
O Melancólico também pode ficar muito tempo planejando e demorar demais para agir, se este é seu caso, deixo a citação de Eclesiastes 11:4: Quem observa o vento não plantará; e quem olha para as nuvens não colherá.
Os 4 Tipos De Temperamentos Humanos: Conclusão
Há uma citação atribuída a Sócrates que precisamos considerar. Ela diz: Conhece-te a ti mesmo. Conhecer seu temperamento majoritário, bem como o secundário, faz parte desse autoconhecimento.
Conhece-te a ti mesmo.
Sócrates
Seu temperamento é uma parte essencial do seu design, que foi dado por Deus. Há um propósito para seus pontos fortes e suas fraquezas. E vale dizer: nossas fraquezas nos lembram de nossa dependência de Deus. Mas, independentemente delas, as promessas de Deus são verdadeiras para cada um de nós, independentemente do temperamento.
Espero que tenha ficado claro que seus comportamentos financeiros são influenciados (em grande medida) pelo seu temperamento: a dívida do endivido, é influenciada em seu temperamento; o comodismo profissional de determinados profissionais, tem relação com o temperamento; da mesma forma que a prosperidade financeira de algumas pessoas e o controle financeiro de outras também são influenciados por seus temperamentos.
Se você conhecer seu temperamento e, consequentemente, aprender a lidar com os pontos fortes e fracos dele, você estará bem mais próximo de ter uma vida prospera.
E aí? Qual é o seu temperamento majoritário? Sanguíneo, melancólico, colérico ou fleumático? Por favor, me diga nos comentários. Gostaria muito de saber qual é o seu temperamento.
No mais: forte abraço, fique na paz de Cristo e até a próxima.
Link permanente
Ainda não parei para analisar qual é exatamente o meu temperamento. Mas, quero dizer que gostei muito destas informações.
Já recebo orientações suas sobre finanças por E-mail a bastante tempo. E quero aqui agradecer por sua dedicação a nos orientar, cada vez melhor.
Obrigada!
Link permanente
Por nada, Aderildes. Deus te abençoe grandemente.