De acordo com a Bíblia, contentamento é um estado de satisfação, de paz e realização com o que se tem ou com a situação em que se encontra, independentemente de posses materiais ou circunstâncias.
Mas, como conseguir isso? Como ficar contente num mundo tão problemático?
É isso que veremos aqui. Confira os 7 melhores versículos sobre contentamento!
Observação: existe uma versão em vídeo deste conteúdo no YouTube:
1° versículo sobre contentamento: 1 Timóteo 6:6–10 (Contentamento É Grande Fonte De Lucro)
De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro, pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos. Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos.
1 Timóteo 6:6-10
A perspectiva da eternidade (ressaltada no versículo sete, que diz “pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar”), é um grande auxílio para que o cristão evite cair na tentação destruidora da ganância. Com essa perspectiva em mente, de que nada trouxemos e nada levaremos, será mais fácil (ou menos difícil) se contentar com aquilo que temos, mesmo que seja pouco.
Que fique claro: não é pecado ser rico, muitos fiéis na Bíblia foram ricos: Davi, Abraão e José de Arimatéia são exemplos disso. Mas, tome cuidado, muito cuidado, pois, o desejo pela riqueza terrena pode destruir seu contentamento – o que por sua vez, poderá te tornar eternamente pobre.
O desejo pela riqueza, pode nos levar ao amor ao dinheiro, que por sua vez, é definido pela Bíblia como a raiz de todos os males.
2° Versículo Sobre Contentamento: Hebreus 13:5 (Contentamento É O Antídoto Contra O Amor Ao Dinheiro)
Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei”.
Hebreus 13:5
O contentamento combate o amor ao dinheiro. E o contentamento vem da confiança de que o Senhor nunca nos abandonará.
3° Versículo Sobre Contentamento: 2 Coríntios 12:9–10 (A Graça É Suficiente)
Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte.
2 Coríntios 12:9-10
Paulo afirmou que a graça de Deus é suficiente para o cristão. Vale ressaltar que a graça do Senhor está sempre presente e disponível para todo cristão.
Para Paulo, não importava quão críticas as circunstâncias estavam, pois, era em momentos de fraqueza que o Senhor o tornava forte.
Não sei você, mas posso dizer por mim, os momentos que eu mais evolui na vida foram em tempos de dificuldade. Por exemplo, foi na dificuldade financeira que eu me capacitei mais, estudei mais, foi aí que eu me tornei um profissional melhor e que aprendi a fazer mais dinheiro, poupar e investir.
É diante de um problema de saúde que muitos passam a se alimentar melhor, sair do sedentarismo e cultivar hábitos mais saudáveis.
Geralmente, são em tempos de desafios espirituais que buscamos mais ao Senhor.
É… O nosso poder pode se aperfeiçoa muito em nossas fraquezas.
4° Versículo Sobre Contentamento: Habacuque 3:17–19 (Alegre-Se, Mesmo Que…)
Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação. O Senhor Soberano é a minha força; ele faz os meus pés como os do cervo; ele me habilita a andar em lugares altos.
Habacuque 3:17-19a
Imaginando a grande destruição que a nação israelita sofreria nas mãos dos babilônios, Habacuque começa seu livro num tom pessimista. O que contrasta fortemente com o final do livro, onde encontramos esses versículos que dizem que, mesmo se tudo der errado, ainda assim me alegrarei no Senhor.
O versículo 17 contém uma lista de desastres materiais nos quais todas as colheitas e criações são perdidos: mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos… Note que, se tais desastres acontecerem, o sustento da população estaria em grande risco.
No entanto, mesmo em meio ao sofrimento, à perda e ao risco de vida, Habacuque aprendeu que pode (e deve) confiar em Deus. Ele também aprendeu que essa confiança não é vã, pois o Senhor é sempre fiel. E ainda mais: ele aprendeu que tal confiança vem acompanhada de grande alegria: não nas circunstâncias, mas no próprio Deus: todavia, eu me alegrarei no SENHOR; terei alegria no Deus da minha salvação.
5° Versículo Sobre Contentamento: Filipenses 4:11–12 (Aprenda A Estar Contente)
Não digo isto por causa de necessidade, porque já aprendi a contentar-me com as circunstâncias em que me encontre. Sei passar falta, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece.
Filipenses 4:11-13
Nessa carta, Paulo agradece a igreja de Filipos pela ajuda financeira que havia recebido. Mesmo agradecendo por estar abastecido, ele ressalta que aprendeu a estar contente, tanto em momentos de abundância, quanto em momentos de falta.
Tais versículos nos induzem ao pensamento de que a chave para viver contente em meio às dificuldades da vida é confiar em Deus de tal forma que possamos dizer o mesmo que Paulo disse: posso todas as coisas naquele que me fortalece.
Tal confiança e fé vem de Deus, logo, é preciso orarmos para que o Senhor aumente a nossa fé.
6° Versículo Sobre Contentamento: Salmo 37:3–4 (Se Deleite No Senhor)
Confia no Senhor e faze o bem; assim habitarás na terra, e te alimentarás em segurança. Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração.
Salmos 37:3-4
Aquele que confia e se deleita no Senhor, isto, que coloca seu prazer em Deus, terá seus desejos atendidos, logo, contente será.
Mas, precisamos ressaltar: o coração daquele que se deleita em Deus terá desejos bons, agradáveis e alinhados aos desejos de Deus, consequentemente, tais desejos serão atendidos.
7° Versículo Sobre Contentamento: Neemias 8:10 (A Alegria Do Senhor É A Nossa Força)
Então lhes disse: — Vão para casa, comam e bebam o que tiverem de melhor. E mandem porções aos que não têm nada preparado para si. Porque este dia é consagrado ao nosso Senhor. Portanto, não fiquem tristes, porque a alegria do Senhor é a força de vocês.
Neemias 8:10
Este versículo foi concebido num momento difícil para israelitas: eles viveram anos no cativeiro babilônico, onde Jerusalém ficou desolada: com o templo destruído e dominada por estrangeiros.
Todavia, havia chegado o tempo da restauração. O povo recebeu permissão para voltar a terra, reconstruir a cidade e, consequentemente, o Templo. Em dado momento, após a reconstrução dos muros da cidade, o povo foi confrontado pela leitura da Palavra de Deus. Seus pecados foram expostos e eles ficaram tristes.
Foi aí que foram tranquilizados com as palavras deste versículo dizendo que não era tempo de tristeza, mas sim, tempo de exultação e contentamento pelo perdão e misericórdia do Senhor.
Era tempo de alegria, e de alegria realmente verdadeira: era tempo da alegria do Senhor.
Se no passado eles buscaram alegrias passageiras, que culminaram no cativo babilônico, agora eles vão buscar a alegria que vem de Deus, alegria essa que os ajudaria reconstruir a nação e traria prosperidade material e espiritual.
Sim, existem muitas formas de contentamento por aí. Mas, nenhuma se compara com o contentamento que vem do Senhor – ele é pleno, perpétuo e independe da circunstância.
É isso que Desejo para você! Um contentamento que independe da circunstância. Isso não significa que você deve passar a vida inteira em meio a problemas. Não, não e não! Isto significa que, quando um problema surgir, você poderá continuar se alegrando com a alegria do Senhor, e tal alegria te fortalecerá para enfrentar e vencer as situações da vida.
No mais: forte abraço, fique na paz do Senhor e até a próxima!