Os Melhores Versículos Sobre Dívidas

versículos sobre dívidas

Existem inúmeros versículos sobre dívidas na Bíblia. Tantos que resolvi categorizá-los e trazê-los para você.

Faço isso pois sei que muitos cristãos não conhecem o que a Bíblia diz sobre dívidas. Sei também que esse desconhecimento bíblico e financeiro acaba arruinando a vida financeira de muitos.

Então se você está com dívidas ou conhece alguém que esteja, este artigo é ideal para você. Ideal pois aqui irei apresentar versículos que dizem se dívida é pecado, versículos sobre quem deve e não paga, versículos que mostram como sair das dívidas, entre tantos outros.

Mas atenção: como você já sabe, texto fora de contexto vira pretexto! Mostrarei apenas os versículos de dívidas. Se deseja realmente entender o que a Bíblia diz em cada versículo, recomendo a leitura do contexto que envolve cada versículo.

Feito essa ressalva, vamos agora aos Melhores Versículos Sobre Dívidas na minha opinião:

1. Evite as dívidas

Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele, dizendo: “Este homem começou a construir e não foi capaz de terminar”.
Lucas 14:28-30

2. Evite ser fiador

O homem falto de entendimento compromete-se, ficando por fiador na presença do seu amigo.
Provérbios 17:18

Não estejas entre os que se comprometem, e entre os que ficam por fiadores de dívidas, pois se não tens com que pagar, deixarias que te tirassem até a tua cama de debaixo de ti?
Provérbios 22:26-27

Filho meu, se ficaste por fiador do teu companheiro, se deste a tua mão ao estranho, e te deixaste enredar pelas próprias palavras; e te prendeste nas palavras da tua boca; Faze pois isto agora, filho meu, e livra-te, já que caíste nas mãos do teu companheiro: vai, humilha-te, e importuna o teu companheiro. Não dês sono aos teus olhos, nem deixes adormecer as tuas pálpebras. Livra-te, como a gazela da mão do caçador, e como a ave da mão do passarinheiro.
Provérbios 6:1-5

3. Dívida é escravidão

O rico domina sobre os pobres e o que toma emprestado é servo do que empresta.
Provérbios 22:7

4. Não seja escravo de ninguém

Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos dos homens.
1 Coríntios 7:23

5. Dívida é considerada uma maldição (no Antigo Testamento)

Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do Senhor teu Deus, para não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que hoje te ordeno, então virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão:
O estrangeiro, que está no meio de ti, se elevará muito sobre ti, e tu mais baixo descerás; Ele te emprestará a ti, porém tu não emprestarás a ele; ele será por cabeça, e tu serás por cauda.
E todas estas maldições virão sobre ti, e te perseguirão, e te alcançarão, até que sejas destruído; porquanto não ouviste à voz do Senhor teu Deus, para guardares os seus mandamentos, e os seus estatutos, que te tem ordenado;
Deuteronômio 28:15,43-45

6. Não estar endividado é uma bênção

E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus:
O Senhor te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo, e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado.
Deuteronômio 28:1,2,12

Se somente ouvires diligentemente a voz do Senhor teu Deus para cuidares em cumprir todos estes mandamentos que hoje te ordeno;
Porque o Senhor teu Deus te abençoará, como te tem falado; assim, emprestarás a muitas nações, mas não tomarás empréstimos; e dominarás sobre muitas nações, mas elas não dominarão sobre ti.
Deuteronômio 15:5,6

7. Pague suas dívidas

Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.
A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.
Romanos 13:7,8

Quando você fizer um voto, cumpra-o sem demora, pois os tolos desagradam a Deus; cumpra o seu voto. É melhor não fazer voto do que fazer e não cumprir.
Eclesiastes 5:4,5

8. Os ímpios não pagam suas dívidas

O ímpio toma emprestado, e não paga; mas o justo se compadece e dá.
Salmos 37:21

9. Os parâmetros bíblicos para fazer empréstimo

Não tomem as duas pedras de moinho, nem mesmo apenas a pedra de cima, como garantia de uma dívida, pois isso seria tomar como garantia o meio de subsistência do devedor.
Deuteronômio 24:6

Se fizerem empréstimo a alguém do meu povo, a algum necessitado que viva entre vocês, não cobrem juros dele; não emprestem visando lucro. Se tomarem como garantia o manto do seu próximo, devolvam-no até o pôr-do-sol, porque o manto é a única coberta que ele possui para o corpo. Em que mais se deitaria? Quando ele clamar a mim, eu o ouvirei, pois sou misericordioso.
Êxodo 22:25-27

Se alguém do seu povo empobrecer e se vender a algum de vocês, não o façam trabalhar como escravo. Ele deverá ser tratado como trabalhador contratado ou como residente temporário; trabalhará para quem o comprou até o ano do jubileu.
Então ele e os seus filhos estarão livres, e ele poderá voltar para o seu próprio clã e para a propriedade dos seus antepassados.
Pois os israelitas são meus servos, a quem tirei da terra do Egito; não poderão ser vendidos como escravos.
Levítico 25:39-42

Se houver algum israelita pobre em qualquer das cidades da terra que o Senhor, o seu Deus, lhe está dando, não endureçam o coração, nem fechem a mão para com o seu irmão pobre. Ao contrário, tenham mão aberta e emprestem-lhe liberalmente o que ele precisar.
Deuteronômio 15:7,8

Não cobrem juros de um israelita, por dinheiro, alimento, ou qualquer outra coisa que possa render juros.
Vocês poderão cobrar juros do estrangeiro, mas não do seu irmão israelita, para que o Senhor, o seu Deus, os abençoe em tudo o que vocês fizerem na terra em que estão entrando para dela tomar posse.
Deuteronômio 23:19,20

Quando um de vocês fizer um empréstimo de qualquer tipo ao seu próximo, não entre na casa dele para apanhar o que ele lhe oferecer como penhor. Fique do lado de fora e deixe que o homem, a quem você está fazendo o empréstimo, traga a você o penhor.
Se o homem for pobre, não vá dormir tendo com você o penhor. Devolva-lhe o manto ao pôr-do-sol, para que ele possa usá-lo para dormir, e lhe seja grato. Isso será considerado um ato de justiça pelo Senhor, o seu Deus.
Deuteronômio 24:10-13

Quem aumenta sua riqueza com juros exorbitantes ajunta para algum outro, que será bondoso com os pobres.
Provérbios 28:8

Suponhamos que haja um certo justo que faz o que é certo e direito. Ele não oprime a ninguém, mas devolve o que tomou como garantia num empréstimo. Não comete roubos, mas dá a comida aos famintos e fornece roupas para os despidos.
Ele não empresta visando lucro nem cobra juros. Ele retém a sua mão para não cometer erro e julga com justiça entre dois homens.
Ezequiel 18:5,7,8

Assim diz o SENHOR: “Por três transgressões de Israel, e ainda mais por quatro, não anularei o castigo. Vendem por prata o justo, e por um par de sandálias o pobre.
Amós 2:6

Dê a quem lhe pede, e não volte as costas àquele que deseja pedir-lhe algo emprestado.
Mateus 5:42

10. Perdoe determinadas dívidas

No final de cada sete anos as dívidas deverão ser canceladas. Isso deverá ser feito da seguinte forma: Todo credor cancelará o empréstimo que fez ao seu próximo. Nenhum israelita exigirá pagamento de seu próximo ou de seu parente, porque foi proclamado o tempo do Senhor para o cancelamento das dívidas.
Vocês poderão exigir pagamento do estrangeiro, mas terão que cancelar qualquer dívida de seus irmãos israelitas.
Assim, não deverá haver pobre algum no meio de vocês, pois na terra que o Senhor, o seu Deus, lhes está dando como herança para que dela tomem posse, ele os abençoará ricamente,
Deuteronômio 15:1-4

Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores.
Mateus 6:12

Dê a todo o que lhe pedir, e se alguém tirar o que pertence a você, não lhe exija que o devolva.
Lucas 6:30

11. Consequências das dívidas

A criança órfã é arrancada do seio de sua mãe; o recém-nascido do pobre é tomado para pagar uma dívida.
Jó 24:9

O prudente percebe o perigo e busca refúgio; o inexperiente segue adiante e sofre as conseqüências.
Provérbios 27:12

Decerto sofrerá severamente aquele que fica por fiador do estranho, mas o que evita a fiança estará seguro.
Provérbios 11:15

Os planos bem elaborados levam à fartura; mas o apressado sempre acaba na miséria.
Provérbios 21:5

12. Não fique ansioso por causa das dívidas

Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘que vamos beber?’ ou ‘que vamos vestir?’
Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas.
Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.
Mateus 6:31-33

O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.
Filipenses 4:19

Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância.
Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.
Tudo posso naquele que me fortalece.
Filipenses 4:11-13

Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei”.
Hebreus 13:5

Já fui jovem e agora sou velho, mas nunca vi o justo desamparado, nem seus filhos mendigando o pão.
Salmos 37:25

Os Melhores Versículos Sobre Dívidas: conclusão

versículos sobre dívidas

Esses são os melhores versículos bíblicos sobre dívidas (na minha modesta opinião). Por meio deles vimos que as recomendações e ensinamentos bíblicos quanto às dívidas são:

  1. Evite as dívidas
  2. Evite ser fiador
  3. Dívida é escravidão
  4. Não seja escravo de ninguém
  5. Dívida é considerada uma maldição (no Antigo Testamento)
  6. Não estar endividado é uma bênção
  7. Pague suas dívidas
  8. Os ímpios não pagam suas dívidas
  9. Os parâmetros bíblicos para fazer empréstimo
  10. Perdoe determinadas dívidas
  11. Consequências das dívidas
  12. Não fique ansioso por causa das dívidas

Para que você melhore seu conhecimento sobre dívidas, recomendo a leitura do artigo O que a Bíblia Diz Sobre Dívidas e do vídeo Os 10 Melhores Versículos Sobre Dívidas.

Agora, se você realmente quer sair das dívidas, aumentar sua renda e ter Liberdade Financeira, recomendo que assista a uma aula especial e gratuita onde ensino como:

Link para a Aula Como Sair Das Dívidas, Aumentar Sua Renda E Ter Liberdade Financeira.

 

Se ficou alguma dúvida, crítica ou sugestão: deixe seu comentário abaixo.

No mais: forte abraço, fique na paz de Cristo e até a próxima!

12 Comentários

  1. Iris

    Bom dia a paz ,me esclarece uma dúvida e pecado jogar nas lotérias ou jogos de bichos pra tentar ganhar um dinheiro, estou endividada meu salário não tá dando pra pagar as dúvidas.mas tenho dúvidas do jogo apesar de não está prejudicando ninguém

    Responder
    1. Samuel Vinicius

      Olá Iris. Obrigado pela confiança em contar um pouco da sua historia.
      Não considero pecado jogar em loteria, jogo do bicho e afins. Todavia a Bíblia diz claramente que o dinheiro de procedência vã diminuirá, confira isso em Provérbios 13:11.

      Neste mesmo contexto existem diversas pesquisas que atestam que a maioria dos ganhadores de loteria perdem tudo o que ganharam num prazo de 5 anos. Ou seja: a Bíblia está certa! O dinheiro de procedência vã diminuirá.

      Fato é que ganhar dinheiro NÃO RESOLVE problema financeiros. Explico mais sobre isso no vídeo abaixo:

      https://www.youtube.com/watch?v=jDfTFZZrIgk

      Espero ter esclarecido.

      Responder
    2. Luciene soares do Amaral do Carmo

      Meu pai foi salvo de uma dívida através de um jogo de bixo

      Responder

  2. Olá meu irmão! Tudo na paz? Espero que sim.

    Eu sempre acompanho teu trabalho aqui no blog e no canal do youtube.
    Eu sigo todas as suas dicas, você é benção de Deus.

    Mas gostaria de pedir teu conselho sobre o que venho passando durante esses tempos. Eu já estava juntando a minha reserva de emergência, estava aplicando no tesouro direto. Já tinha quase uns 7 mil reais lá. Estava ofertando em missões, dizimando e ofertando em minha igreja. Estava separando uma parte para doação em cestas básicas. Realmente ajudando de coração sempre que eu pudesse.

    Foi aí que tudo mudou, muitas coisas acontecerem e os imprevistos vieram como diz na bíblia.
    Primeiro foi meu carro, que precisei fazer o motor. Gostei uns R$ 7 mil. Minha renda baixou muito devido a essa pandemia, pois trabalho com aulas de música e perdi a grande maioria dos meus alunos. Os que ficaram eu tive que diminuir bastante a mensalidade para que eles continuassem.

    Minha esposa tem uma loja de açaí que iniciamos em fevereiro do ano passado. Com tudo isso acontecendo estamos com saldo bem negativo, apenas lutando para pagar as dividas.
    Como estamos devendo e com pouca entrada de caixa não estamos conseguindo separar o valor da reserva. Eu até tenho ajudado nos projetos sociais da nossa igreja com cestas básicas, mas bem menos do que antes. Fora que não conseguir mais tirar o dizimo.

    Estou buscando novas fontes de renda no marketing digital, já fiz alguns cursos. Já fiz algumas vendas no tráfego pago, mas sempre ficando com ROI negativo. Enfim, estou batendo em várias portas, eu sei que uma dessas vai se abrir. Mas confesso que estou preocupado, parece que Deus está me provando com tudo isso.

    Enfim, desde já agradeço por sua atenção irmão.

    Responder
    1. Anderson

      Deus não é tentado e a ninguém tenta. Todos nós somos tentados por nossas próprias situações. E o tempo eo acaso afetam a todos.

      Todavia, todas as coisas cooperam pra o bem dos que o amam. Então somente ame-o acima de tudo. Siga firme fazendo o que Jesus aconselha. A obediência a Cristo vale mais do que qualquer coisa. É a pérola de grande valor.

      Te falo na autoridade do nome de Jesus. Deus não é um sádico que te faz passar por essas situações, mas permite para que você esteja diante de suas próprias questões e você se enxergue… Para que você perceba sua própria fé. Essa é uma baita oportunidade de vocês glorificar a Deus, mostrando como testemunho de vida que você segue sua palavra custe o que custar.

      Não sucumba a suas próprias vontades

      Responder
      1. Ana

        Que a graça e a paz de Jesus Cristo esteja com todos. Oh irmão eu nao sei explicar o que acontece comigo, procuro ajudar as pessoas e só me afundo na minha vida financeira, tô com dois cartão de crédito sem conseguir pagar por comprar para os outros se nao bastasse fiz um empréstimo que é descontado na minha pensão e a pessoa nao tá pagando nem a metade.Que faço para aprender dizer não

        Responder

  3. A paz do Senhor

    Emprestei há mais ou menos, três anos, um quantia de $700,00 para ima parente, que ao me pedir se comprometeu rm pagar com três meses após…
    Essa parente até agora não pagou nenhum centavo. Ja a cobrei umas 4 vezes. No inicio, quando eu a cobrava, ela dizia que ia pagar… Só que por esses dias atrás eu a cobrei e ela simplesmente ficou calada. Nao me disse nada.
    Quero ressaltar, que essa minha parente trabalha e inclusive está organizando uma festa de aniversário da filha.
    Minha pergunta é: Se eu não perdoa-la irei para o inferno? Para eu agradar a Deus, preciso perdoar essa divida?????????

    Responder
    1. Anderson

      Ninguém sobre a terra é capaz de dizer quem vai ao inferno ou ao céu, se não o nosso Pai por meio do seu filho Jesus, minha irmã.

      Apenas a perdoe como você gostaria que o Pai perdoasse você. Exatamente da mesma forma.

      Se quiser falar mais sobre, me chame em @anderson_ao, no Instagram

      Responder
  4. Mila Vidal Maia

    Olá bom dia!

    Sou empresária no setor de festas e eventos , tenho uma casa de festa , infelizmente não aguentamos com essa pandemia , hj me encontro devendo certa de 60 clientes , estou tentando alugar o imóvel comercial para ressarcir um por um porém a pressão é muito grande até ameaças estou sofrendo . Um advogado me disse que se eu abrir falência não deveria pagar ninguém porém minha consciência é maior . Preciso de um grande milagre.
    Peço orações.

    Responder
    1. Lucas

      Mila, o seu ramo “setor” realmente foi um dos mais impactados com essa pandemia. (Turismo, Aviação e Eventos). Porém, vocês irão vivenciar uma retomada muito forte, assim que a pandemia passar, imagina o que tem de casamentos, festas, confraternizações que estão esperando a pandemia passar. Sugiro que você negocie com os clientes, seja honesta, sincera e não recuse nenhuma ligação, converse com todos. Você vai vencer esse momento difícil, renegocie o que der para pagar em 2022, mesmo com uma taxa de juros, os clientes irão entender. Assista aos vídeos do Pr. Tiago Brunet, sobre dívidas. Ele passou uma fase muito parecido com a sua, inclusive com ameaças. Deus honrou ele, por ter sido transparente e honesto com todos os credores.

      Responder
  5. Ana Lúcia d Oliveira Gomes

    Olá, tenho lido alguns estudos sobre dívidas, dinheiro,sobre como uma pessoa d caráter LIDAR com dinheiro e tenho passado isso p meus filhos q já são adultos porem um tempo atrás li algo q diz Q P DEUS O PECADO DO MAL PAGADOR É O MESMO Q DE UM ASSASSINO!!! PASSEI P UM DE MEUS FILHOS Q É CRISTÃO porem não consigo achar e não consigo m lembra onde está está passagem na bíblia: tenho lido lido a bíblia tenho feito várias pesquisas porem este versículo não encontrei d novo ainda sera q poderia m ajuda???? Já agradeço a atenção. AMÉM
    Obrigada!!!!

    Responder
  6. Rosangela rodrigues

    OLA A PAZ DO SENHOR !!!
    ESTOU SEM RENDA E COM DIVIDAS QUE GIRAM EM TORNO DE 5 MIL REAIS .
    ESTOU TENTANDO FAZER ALGO MAIS NADA DÁ CERTO .ORO PEÇO A DEUS A QUASE UM ANO E NAO OBTIVE RESPOSTA .
    O QUE DEVO FAZER QUERO PAGAR MAS NAO TENHO MEIOS PRA ISSO .

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *