Como ser próspero financeiramente (de acordo com a Bíblia)

como ser próspero

Indo direto ao assunto: a Bíblia Sagrada revela como ser próspero financeiramente. Isso é um fato!

Mas já vou logo dizendo: ser próspero financeiramente não significa ser bilionário, um ricaço, ou coisa do tipo. Ser próspero significa ter uma situação financeira superior as suas necessidades financeiras.

E mais: trilhar o caminho rumo a prosperidade financeira, não é fácil. Entretanto, este não é um caminho desconhecido, afinal, a Bíblia revela claramente como conquistar a prosperidade financeira.

Sim… a Bíblia possui princípios para que você tenha uma vida próspera.

Infelizmente, nem todos conhecem ou seguem esses princípios. Foi por isso que resolvi criar este artigo. Para revelar 7 Princípios Bíblicos para que você conquiste a tão sonhada Prosperidade Financeira.

Então, continue lendo e descubra como ser próspero financeiramente de acordo com a Bíblia.

Vamos ao primeiro princípio.

1. Obedecendo ao Senhor

Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.
Josué 1:8

A prosperidade duradoura está relacionada à obediência aos princípios bíblicos. Aqueles que seguem o que Deus determina, tendem a ser mais prósperos.

Quando analisamos a história do povo israelita, podemos notar isto. Quando o povo seguia os estatutos divinos, havia prosperidade. Veja:

Se andardes nos meus estatutos, e guardardes os meus mandamentos, e os cumprirdes, então eu vos darei as chuvas a seu tempo; e a terra dará a sua colheita, e a árvore do campo dará o seu fruto;
E a debulha se vos chegará à vindima, e a vindima se chegará à sementeira; e comereis o vosso pão a fartar, e habitareis seguros na vossa terra.
Levítico 26:3-5

Mas quando a nação se afastava de Deus, o povo perecia:

Mas, se não me ouvirdes, e não cumprirdes todos estes mandamentos,

então assim os tratarei: eu lhes trarei pavor repentino, doenças e febre que tirarão a visão e lhes definharão a vida. Vocês semearão inutilmente, porque os seus inimigos comerão as suas sementes.
Levítico 26:14, 16

Evidentemente estas são palavras direcionadas a nação de Israel no tempo da lei (vivido no Antigo Testamento) e hoje vivemos no tempo da graça (Novo Testamento).

Mas não se engane, aqueles que seguem os princípios bíblicos estão mais propensos à uma vida de prosperidade. O próprio Jesus, em pleno tempo da graça, disse que são felizes os que observam a palavra de Deus (Lucas 11:28).

Em Tiago 1:25 existe outra passagem linda que comprova este fato:

Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer.
Tiago 1:25

Ser feliz naquilo que fizer, significa ser próspero. Portanto, a obediência ao Senhor contribui sim para a sua prosperidade na terra.

2. Buscando a Deus

E toda a obra que empreendeu no serviço da casa de Deus, e de acordo com a lei e os mandamentos, para buscar a seu Deus, ele a fez de todo o seu coração e foi bem sucedido.
2 Crônicas 31:21

Do mesmo modo que obedecer a Deus traz prosperidade, a busca por Deus também traz, veja:

Ele continuou a procurar Deus nos dias de Zacarias, que tinha entendimento através da visão de Deus; E enquanto ele procurava o Senhor , Deus o prosperou.
2 Crônicas 26:5

O Salmo de número 1 fala sobre o poder das influência. Este salmo diz que quando sentamos a roda dos escarnecedores, podemos ser influenciados por eles.

Trazendo para o assunto deste artigo (que é: como ser prospero), podemos perceber que quando buscamos constantemente a presença de pessoas corruptas, mentirosas, infiéis, maus profissionais ou que traem seus cônjuges, estamos mais propensos a agir como eles.

Certa pessoa disse que você é a média das cinco pessoas com quem passa mais tempo. Ou seja: se você passa muito tempo com sonegadores de impostos, você tem mais chance de sonegar impostos. Se passa muito tempo com quem não é fiel ao seu cônjuge, a chance de você cair na infidelidade é maior.

A Bíblia demonstra isso no seguinte provérbio:

Quem anda com os sábios será sábio; mas o companheiro dos tolos sofre aflição.
Provérbios 13:20

Todavia, quando buscamos a Deus, Ele passa a ser uma grande influência em nossas vidas. Logo: nos tornamos mais parecidos com Ele.

Diante disso, me responda: Deus é, ou não é, próspero? Claro que é!

Então dedique-se mais a passar tempo com Ele. Aprenda com Ele. Tenha prazer na presença dEle.

O Evangelho de Mateus confirma o que acabei de dizer, confira:

Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Mateus 6:31,33

Neste ponto, não posso deixar de chamar a sua atenção para algo. O versículo diz buscai primeiro o reino de Deus. Mas não está escrito buscai somente o reino de Deus.

Faço essa ressalva pois muitos cristãos, com base neste versículo, pensam que basta buscar por Deus que terão prosperidade financeira. E isto é um mito “bíblico” sobre dinheiro!

Pense bem… quantos cristãos você conhece que buscam a Deus constantemente e possuem uma vida financeira complicada? Eu conheço muitos.

Mas por que isso acontece? Por que buscar a Deus não é o único princípio de como ser próspero. É por isso que neste artigo estou descrevendo 7 princípios.

Dito isso, vamos ao próximo principio.

3. Buscando a justiça

Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão.
Salmos 37:25

O salmista Davi é enfático ao dizer que ao longo de sua vida nunca viu a descendência do justo a mendigar.

Escute o que vou dizer: se você quer prosperar, seja justo! Justo com as pessoas, justo nos impostos, justo no trato com o dinheiro.

Conheço cristãos que usam energia elétrica ilegalmente por meio de “gato”, que não declaram o imposto de renda quando deveriam declarar e que não devolvem o troco dado de forma errada. Ai eu te pergunto: como ser próspero agindo dessa forma?

A verdade é que todos estes “cristãos” possuem uma vida financeira péssima, cheia de dívidas e privações financeiras.

Existem alguns ditados populares que são uma afronta a Palavra de Deus. E um destes é aquele que diz: se ficou rico é por que roubou. Isso é pura mentira! Para possuir riqueza financeira (de forma duradora), é preciso ser justo.

Muitos veem os escândalos de corrupção mostrados nos teles jornais apenas por uma ótica: roubou, ficou rico!

E o outro lado da moeda? O outro lado da moeda diz: roubou, foi preso! Roubou, não tem paz! Roubou, vive com medo de ser pego!

Salomão escreveu que o salário do justo traz vida, mas a renda do ímpio traz castigo (Provérbios 10:16). Jesus no sermão do monte disse que aqueles que tem fome e sede de justiça são felizes (Mateus 5:6). Já o salmista diz que os justos viverão na presença de Deus (salmos 140:13).

Portanto, não se esqueça: para uma prosperidade duradora, justiça e honestidade são pré-requisitos.

4. Honrando a Deus

Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda;
assim se encherão de fartura os teus celeiros, e trasbordarão de mosto os teus lagares.
Provérbios 3:9,10

Existem muitos modos de honrar a Deus: o adorando, tendo uma vida correta, praticando boas obras…

Mas um belo modo de honrar ao Criador é com os seus bens, com o seu dinheiro!

Você honra a Deus quando administra bem os recursos financeiros que Cristo deixou em suas mãos. Você o honra ajudando o próximo com os seus bens. Você honra a Cristo ofertando e dizimando na casa dEle.

Preste atenção no que vou dizer…

Quando você não poupa parte do seu salário (diga-se de passagem que recomendado é poupar pelo menos 10%), você não está honrando ao Senhor. E mais, você não está sendo sábio, afinal, a Bíblia diz que o sábio poupa (Provérbios 21:20).

Quando você não ajuda o próximo mesmo tento condições, você não está desonrando ao Senhor e o amor de dEle não está em sua vida(1 João 3:17).

Quando você não contribui na casa de Deus, você não está honrando ao Senhor! Até por que a Bíblia diz que Deus ama ao que dá com alegria (2 Coríntios 9:7).

Deus é o maior doador que existe. Ele doou o seu próprio filho.E  nós… nos somos feitos à imagem e semelhança de Deus, somo imitadores dEle. Por isso, também devemos ser doadores, também devemos honrá-lo com nossos bens!

5. Planejando-se

Os planos do diligente tendem à abundância, mas a pressa excessiva, à pobreza.
Provérbios 21:5

Planejamento é necessário para se ter sucesso em quase tudo na vida. Para evangelizar, para administrar uma igreja, para comprar um carro e para ter uma vida financeira próspera.

Planejar é preciso e quem falha em planejar, planeja falhar!

O próprio Deus trabalha por meio de planos. Veja a criação do universo como foi feita. Cada coisa no seu devido lugar, ao seu devido tempo: primeiro luz, depois firmamento, mares…

Novamente digo, somos copiadores de Cristo. Portanto, temos que agir como Ele!

Infelizmente, é tão comum encontrar pessoas cheias de sonhos mas vazias de planos. Estas dizem: eu queria abrir uma empresa, passar em um concurso, queria conhecer Israel, queria ser próspero financeiramente…

Dai você pergunta:

  • Você está poupando dinheiro para a viagem a Israel? A resposta é: ainda não.
  • Você está estudando para passar no concurso? A resposta é: não.
  • Qual é o seu projeto para abrir a sua empresa: A resposta é: ainda não tenho.

O mundo está farto de sonhos sem planos. Se você deseja realmente prosperar, você precisa começar a criar planos para a sua vida financeira.

E como é que criamos planos para a vida financeira? Por meio de um orçamento familiar! Colocando seus ganhos e gastos na ponta do lápis.

Caso você tenha facilidade com planilhas eletrônicas, recomendo que utilize a Planilha de Orçamento do Vamos Prosperar. Essa é a planilha que eu uso para fazer o meu orçamento. Ela é prática, fácil de usar e já faz todos os cálculos para você!

Planilha de Orçamento do Vamos Prosperar.

Mas ao fazer o seu orçamento, tome cuidado! As pessoas costumam superestimar o que podem fazer no prazo de 1 ano e subestimar o que podem fazer em 5 anos.

O que quero dizer com isso? Quero dizer que muitos imaginam e planejam que vão fazer muito mais do que são capazes dentro de 1 ano. Vão poupar muito dinheiro, vão abrir empresa e faturar rios de dinheiro, vão ver a renda triplicar, em fim. Planejam coisas muito grandes para um período muito pequeno e acabam se frustrando por não conseguirem.

Em contra partida, muitos subestimam o que podem fazer em um prazo de 5 anos. E por que subestimam? Por que não fazem planos para este prazo! Ai, eu te pergunto: quais são os seus planos para os próximos 5 anos?

Você precisa de ter planos. Mas crie planos bem elaborados, planos verdadeiros, planos que não superestimam o que pode ser feito em prazos curtos e que não subestimam o que você pode ser feito em prazos mais logos.

6. Sendo diligente

A alma do preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança, mas a alma dos diligentes se farta.
Provérbios 13:4

De nada adianta sonhar com uma vida próspera, sem ter planos para conquistá-la. Do mesmo modo, de nada adiante fazer planos e não segui-los diligentemente.

Provérbios 13:4 é claro ao dizer que o desejo sem ação é vão. Nesta mesma linha, certa vez ouvi a seguinte frase: tem poder que age!

Isto é a mais pura verdade. Mas a Bíblia não recomenda apenas a ação, ela recomenda a ação de forma diligente. E o que é ser diligente?

Diligente é a qualidade daquele que é rápido, cuidadoso, zeloso e que está sempre de prontidão.

Se você quer ser próspero financeiramente é preciso ser diligente no seu trabalho. É preciso trabalhar de forma focada, com cuidado, com zelo. É preciso trabalhar com foco em resultados.

Infelizmente, muitos trabalham de qualquer maneira, apenas para cumprir um horário. Muitos trabalham sem o menor foco, perdendo boa parte do tempo em redes sociais e em conversas que não levam a lugar nenhum.

Se você deseja ter uma vida próspera, você precisa ser diligente. Diligente com o seu propósito de vida, com a sua fé, com seus valores e diligente com o seu trabalho. Afinal, é quase impossível ser prospero financeiramente sem trabalho diligente.

O que trabalha com mão displicente empobrece, mas a mão dos diligentes enriquece.
Provérbios 10:4

Mas como é que você se torna um trabalhador diligente? A resposta é: focando nos três pontos a seguir:

  1. na quantidade produzida
  2. na qualidade produzida
  3. no resultado obtido

Evidentemente, você já sabe que produzir mais com maior qualidade é bom. Mas o que significa focar no resultado obtido?

Significa que nada adianta fazer muito e fazer bem se o que você está fazendo não agrega valor ao resultado necessário. O melhor carro do mundo nunca fará o serviço de um barco, não adianta entregar maçã se o que é preciso são bananas.

Isso parece obvio, mas não é!

Vou exemplificar… Certa vez conheci uma maquiadora que tentava a todo custo aumentar a sua clientela. O que ela fazia para isso? Comprava mais produtos e fazia cursos para ser uma profissional melhor e atender melhor as suas clientes.

Entretanto, por mais que ela tinha produtos melhores e se tornava uma profissional melhor, nenhum resultado aparecia. Sua clientela não aumentava.

Qual era o problema? O problema é que ela não agiu focada no resultado. Os clientes não aumentavam por que faltava divulgação, faltava marketing. A maneira correta dela agir seria, focar no resultado que era conseguir mais clientes por meio de uma divulgação melhor.

Percebe? Podemos trabalhar muito, podemos entregar produtos ou serviços de forma rápida e com qualidade, mas nada adiantará se o que entregarmos não trouxer os resultados desejados.

Se você é um funcionário, analise as atividades que realiza. Certamente você encontrará muitas tarefas que não geram os resultados desejados. Converse com a sua direção e proponha mudanças. O mesmo vale para empresários e autônomos.

É preciso seguir o que a Bíblia diz, é preciso trabalhar diligentemente como se estivéssemos trabalhando para o próprio Deus. Como se tivéssemos entregando resultados para o próprio Senhor.

E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens,
Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis.
Colossenses 3:23,24

7. Buscando a sabedoria

Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;

Vida longa de dias está na sua mão direita; e na esquerda, riquezas e honra.
Provérbios 3:13,16

Você quer ser próspero? Então busque sabedoria. A busque com todas as suas forças.

Busque sabedoria para ser o melhor profissional que você pode ser. Busque sabedoria para administrar da melhor forma o dinheiro que Cristo confiou a você. Busque sabedoria para fazer os melhores investimentos.

Mas preste atenção: sabedoria é diferente de conhecimento. Sabedoria e saber fazer. É conhecimento colocado em prática. Se você conhece, mas não faz: você não sabe! Veja o que está escrito em João 13:17:

Se compreenderdes estas coisas, sereis felizes, sob condição de as praticardes.
João 13:17

A Bíblia diz mais, Ela diz que todo homem prudente age com base no conhecimento (Provérbios 13:16). Você precisa do conhecimento, mas também precisa agir com base nele. Conhecimento sem ação, não tem o menor valor.

Então, busque conhecimento, depois tome atitudes baseadas neste conhecimento.

Deixe eu dizer mais uma coisa: a sabedoria é a coisa principal!

A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento.
Provérbios 4:7

Parece estranho a Bíblia, que é um livro centrado no plano de salvação de Deus ao homem, dizer que a sabedoria é a coisa principal, não é?

Mas pense comigo…

Quem é sábio, faz o bem (Eclesiastes 10:12). Quem é sábio, se afasta do mal (Provérbios 14:16). Quem é sábio, leva as boas novas do evangelho (Provérbios 11:30). Quem é sábio, busca a salvação (2 Timóteo 3:15).

Percebe que todas estas coisas direcionam para o plano de salvação de Deus ao homem? Portanto, sabedoria é sim a coisa principal! Que você a busque!

E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.
Tiago 1:5

Como ser próspero: conclusão

A prosperidade financeira não é a mensagem central da Bíblia. Mas não há como negar, prosperidade é sim um tema importante nas Sagradas Escrituras. Inclusive, vimos neste artigo que a Bíblia nos dá os princípios de como ser próspero. E estes princípios são:

  1. Obedecendo ao Senhor
  2. Buscando a Deus
  3. Buscando a justiça
  4. Honrando a Deus
  5. Planejando-se
  6. Sendo diligente
  7. Buscando a sabedoria

Sendo assim, recomendo que você busque com todas as suas forças primeiramente o reino de Deus. Afinal, essa busca te dará uma eternidade muito próspera ao lado do Senhor.

Mas também peço que você siga os princípios bíblicos para a prosperidade financeira pois eles podem te oferecer uma vida financeira próspera em sua jornada terrena.

Escrava esses princípios no papel e avalie cada um deles dando nota de 0 a 5 para o quanto você os segue. Assim ficará aquilo você que precisa melhorar.

Lembre-se: a mais comprometimento naquilo que é escrito.

E mais: de nada terá valido a leitura deste artigo se ele não causar nenhuma mudança em sua vida. É como eu disse, conhecimento sem ação não vale nada!

Então veja onde você precisa melhorar, trace um plano para melhorar e siga diligentemente este plano.

Se você gostou deste artigo e deseja melhorar a sua vida financeira, te convido a conhecer o projeto Liberdade Financeira Cristã. É neste projeto que eu detalho passo a passo como ter mais estabilidade financeira, realizar seus maiores objetivos financeiros e ainda conquistar a Independência Financeira por meio de ensinamentos bíblicos. Então, conheça mais clicando no link abaixo:

Liberdade Financeira Cristã!

É isso ai… Forte abraço e que Deus te abençoe ricamente.

 

Fontes:

2 Comentários

  1. reichard felipe kampmann

    Parabéns pelo artigo, realmente precisamos melhorar muito para sermos realmente prósperos, mas em nome de Jesus vamos conseguir, Deus te abençoe

    Responder
    1. Samuel Vinicius

      O primeiro passo para melhorar é saber onde precisamos melhorar. É muito mais fácil trilhar um caminho que sabemos. Que Deus nos ajude em nossa caminhada.
      Forte abraço e fique com Deus Reichard.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *