“É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus”, foi isso que Jesus disse em Mateus 19:24.
Mas, o que isso significa?
Significa que ricos não se salvarão? Que eles não herdarão o Reino de Deus?
E que agulha é esta? Que camelo é este? O que essa expressão quer dizer?
Continue lendo e conheça o que realmente Jesus quiz dizer ao falar que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus.
Mas antes, caso prefira, saiba que existe uma versão deste artigo em vídeo:
Índice
- Contexto da fala de Jesus
- Possíveis interpretações de camelo pela agulha
- O que poucos percebem sobre o camelo pelo fundo da agulha
Contexto da fala de Jesus
Para entendermos definitivamente o real significado dessa fala de Jesus, precisamos conhecermos o contexto de tal frase.
Aconteceu que um jovem rico se aproxima de Jesus e o perguntou: Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna? (Mateus 19:16).
Jesus respondeu: Se você quer entrar na vida, obedeça aos mandamentos: Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho [e etc] (Mateus 19:17-18).
O jovem respondeu dizendo que já seguia os mandamentos e então Jesus disse: Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me (Mateus 19:21).
Ouvindo isso, o jovem afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas (Mateus 19:22).
Em seguida Jesus se direciona a seus discípulas e fala:
Dificilmente um rico entrará no Reino dos céus. É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus.
Mateus 19:23-24.
Possíveis interpretações de camelo pela agulha
Sobre a expressão “camelo pelo fundo da agulha”, existem diversas interpretações. Mas, para ser objetivo, irei te apresentar as três interpretações mais aceitas e direi qual a interpretação que é, ao meu ver, mais coerente do ponto de vista teológico.
1˚ interpretação: Camelo significa corda
A primeira interpretação diz que o termo “camelo”, em seu original grego, na verdade seria kamilos, que significa corda, como por exemplo: uma corda de pesca. Passando, assim, a ideia de que é difícil passar uma corda grossa por uma agulha fina. Para tal, talvez seja necessário desfiar a corda, para que ela passe. Ou seja: é difícil (mas não impossível) passar a corda pela agulha.
Em resumo, quem defende essa interpretação acredita que a palavra grega traduzida como “camelo” possa ter sido trocada por engano pelos copistas.
Porém, essa interpretação não tem uma base teologia solida, pois, essa fala de Jesus foi registrada nos três evangelhos sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas), e nos três o termo do grego se refere a camelo, não a corda. O que nos faz pensar ser pouquíssimo provável que os copistas erraram ao copiarem o mesmo termo nos três evangelhos.
2˚ interpretação: Agulha se refere as pequenas portas da cidade de Jerusalem
Muitas das cidades antigas eram cercadas por muralhas que possuíam grandes portões que, por questões de segurança, em determinados momentos eram fechados – sendo possível a entrada na cidade apenas pelas portinholas, que eram pequenas portas.
Nessas portinholas, animais menores passavam sem dificuldades. Mas o camelo, que era um dos maiores animais daquela região, tinha grandes dificuldades para passar. Sendo necessário tirar a carga do camelo, deixa-lo ajoelhado e o empurrar.
Segundo essa interpretação, Jesus estava dizendo: para o rico entrar no reino de Deus seria necessário deixar a carga do amor as riquezas para traz, se agachar e se humilhar diante de Deus.
Jerusalém era uma cidade murada, inclusive, até hoje existem muros na cidade. E também, os indícios históricos, apontam para a existência de portinholas. Entretanto, não existem indícios suficiente fortes para assegurarmos que essas portinholas eram conhecidas pelo nome fundo da agulha. Logo, não podemos afirmar, com convicção, que essa seja a interpretação mais correta.
3˚ interpretação: Jesus estava usando uma hipérbole
Essa é a interpretação que, ao meu ver, é mais correta. Aqui, camelo realmente significa camelo e agulha significa agulha. Ou seja, Jesus realmente disse “é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus”.
Porém, isso não quer dizer que ricos não entraram no Reino de Deus e que eles vão para o inferno por simplesmente serem ricos. Falo mais sobre isso no vídeo RICO NÃO VAI PRO CÉU?
Ao meu ver, aqui Jesus estava usando uma figura de linguagem chamada hipérbole. E o que é uma hipérbole? É uma forma de exagerar uma ideia para dar ênfase a uma mensagem.
Certamente você já disse “estou morrendo de fome”, ou “estou congelando de frio”, ou “eu já falei um milhão de vezes”. Todas essas expressões são hipérboles. E na Bíblia também existem muitas hipérboles. Como por exemplo a expressão 70×7 e o que vemos no no final do livro de João, onde o autor diz:
Jesus fez também muitas outras coisas. Se cada uma delas fosse escrita, penso que nem mesmo no mundo inteiro haveria espaço suficiente para os livros que seriam escritos.
João 21:25
O que poucos percebem sobre o camelo pelo fundo da agulha
Existe outro ponto de extrema importância nessa passagem que poucos percebem.
Sim, Jesus realmente quiz disser que é muito difícil para o rico entrar no reino de Deus e que é mais mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar herdar a vida.
Mas, o que poucos percebem é o que Jesus realmente estava querendo dizer com isso.
Note o seguinte: naquele tempo, a riqueza era vista como sinal da benção do Senhor, como sinal de Deus era com a pessoa. Lembre-se: muitos dos heróis da fé do antigo testamento eram ricos: Abraão, Isaac, Jacó, José, Davi, Jó, Salomão e lista segue.
Ora, por este pensamento, se a riqueza é benção de Deus e se alguém é rico, provavelmente Deus é com ela, logo, essa pessoa herdará o Reino do Senhor.
Este era o pensamento da época. É aí que, diante de Jesus, chega um jovem rico que segue os mandamentos e o Mestre diz que ele dificilmente entrará herdara a vida.
Ao afirmar isso, Jesus confrontou seus discípulos que, perplexos, perguntaram: quem pode ser salvo? (Mateus 19:25)
Ora, se nem o rico consegue se salvar, quem pode se salvar?
Em resposta, Jesus afirma:
Para o homem é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis.
Mateus 19:26
Para o homem é impossível se salvar
Para o homem, rico ou pobre, alto ou baixo, gordo ou magro, é impossível se salvar. O homem por si mesmo, por suas riqueza, por suas boas obras, ou seja lá por que for, não consegue se salvar. Por que? Por que ele é falho, por que ele erra, logo, por suas atitudes a única consequência plausível seria a morte, afinal, o salário do pecado é a morte.
Mas, o Senhor morreu e ressuscitou por nos. Para Ele, tudo é possível: é possível que o pecador tenha seus pecados perdoados; que o sujo seja limpo; e é sim possível que o rico, e também que o pobre, entrem na vida Eterna.
E você?
Quer saber mais o que a Bíblia tem a dizer sobre dinheiro e posses materiais? Sim? Então acesse o link abaixo e conheça o curso Liberdade Financeira Cristã:
Conheça aqui o Curso Liberdade Financeira Cristã.
É neste curso onde mostro passo a passo tudo o que é preciso saber sobre finanças pessoais para que você alinhe suas finanças aos princípios bíblicos e assim possa viver, em plenitude, os planos de Deus para sua vida.
Tem alguma dúvida ou sugestão: deixe seu comentário.
No mais: forte abraço, fique na paz do Senhor e até a próxima!
Link permanente
Link permanente
Link permanente
Link permanente
Link permanente
Que explicação esclarecedora!!!
Muito obrigada pelas informações!!!
Link permanente
louvo a Deus pelos ensinamentos sobre Mateus 19: 23 e 24. muito obrigado. Deus abençoe todos vocês.