Você já se perguntou por que cristãos sofrem tantos problemas financeiros?
Bem…
A fé em Cristo não nos isola dos problemas desse mundo. Provavelmente, a maioria dos cristãos concordam com essa afirmação. Porém, a maioria, quando enfrenta situações difíceis, agem como se algo estranho, inesperado e injusto estivesse acontecendo. Dessa forma, alguns chegam até mesmo a questionar a fidelidade de Deus, especialmente em situações de problemas financeiros.
A verdade é, que (as vezes) é fácil interpretar mal a Bíblia diz.
Em Mateus 6:33 lemos “Mas buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Sim, Deus prometeu cuidar de nós e de nossas necessidades, mas como ele fará isso pode não atender às nossas expectativas ou acompanhar o estilo de vida a que estamos acostumados, e é aí que começam os questionamentos.
Existem muitas razões pelas quais cristãos passam por dificuldades financeiras, se eu fosse passar por toas essas razões, ficaríamos aqui por horas. Em vez disso, irei me concentrar em 3 razões principais de Por Que Cristãos Sofrem Problemas Financeiros.
Além dessas razões, direi o que você pode fazer para superar as causas desses problemas e prosperar financeiramente.
Como de costume, se você preferir, saiba que existe uma versão desse artigo em vídeo.
1° razão: Desconhecimento, Ou Descumprimento, Dos Princípios Financeiros Bíblicos
As Sagradas Escrituras revelam os princípios financeiros celestiais. Os princípios de:
- Viver abaixo de seus meios
- Poupar
- Evitar dívidas
- Gastar com sabedoria
- Investir com inteligência
- Diversificar
- Ter uma Reserva de Segurança
- O Princípio da Semeadura
- E a lista dos princípios financeiros bíblicos segue!
Com princípios, não te conversa. Não tem desculpa! Quem segue, colhe os resultados. Quem não segue, sofre as consequências.
É obvio que o Senhor é onipotente e tudo pode fazer por nós, mas, geralmente, Ele simplesmente estabelece seus princípios, nos apresenta esses princípios, e aconselha: filho, siga meus princípios!
Ou seja, se você não poupar, se viver a base de dívidas, se gastar de forma descontrolada, se não trabalhar com diligência, como se fosse para o próprio Deus, por mais que você acredite em Deus, por mais que ore, que leia a Bíblia, por mais até mesmo que seja um dizimista e ofertante, a tendência, é que sua vida financeira seja um total desastre!
Essa é uma verdade dura! Desconfortável! Uma verdade que, às vezes, não queremos ouvir. A verdade que, boa parte dos problemas que vivemos, é por culpa nossa! Por não seguirmos os princípios financeiros bíblicos. Colhemos o que plantamos!
Embora haja falta de educação financeira bíblica na igreja, isso não é uma desculpa! Até por que, a Palavra de Deus está aí disponível a todos. Lembre-se do que as Escrituras dizem:
E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente…
Tiago 1:5
Como cristãos, somos responsáveis por aprender e obedecer aos princípios e mandamentos de Deus revelados em Sua Palavra. Se você ainda não conhece os princípios financeiros divinos, recomendo fortemente que conheça o curso Liberdade Financeira Cristã, mais detalhes ao final deste vídeo.
Ressalva
Aqui, duas ressalvas se fazem necessárias.
Primeira ressalva. Não estou dizendo que você pode exigir prosperidade a Deus por seguir seus princípios. Não! Isso não é mandiga gospel. O que estou dizendo é que, se você segue os princípios financeiros bíblicos, a tendência é ter uma vida muito mais próspera.
Segunda ressalva. O fato de colhermos o que plantarmos não significa que, se seguirmos todos os bons princípios financeiros bíblicos, seremos ricos ou bilionários. Não! O mundo é mais complexo do que isso. E entenderemos um pouco dessa complexidade na próxima razão pela qual cristãos enferma dificuldades financeiras.
2° razão de por que cristãos sofrem problemas financeiros: O Mundo Está Cheio De Pecado
Algumas das dificuldades financeiras que enfrentamos, não estão diretamente relacionadas às nossas ações, não são totalmente por causa daquilo que fizemos ou deixamos de fazer.
Note o obvio: vivemos em um mundo imperfeito e cheio de pecado, e as consequências do pecado afetam a todos.
Lembre-se da trajetória de Israel descrita nas Sagradas Escrituras. Quantas vezes a nação passou por dificuldades por causa da falha de algumas pessoas, de algumas autoridades e governantes.
Sim, houveram momentos em que o Senhor livrou toda a nação por causa da oração de uma única pessoa. Mas, isso não elimina o fato de que houveram momentos onde os justos sofreram (pelo menos em parte) pelos atos dos injustos.
Tenhamos bom senso
Basta olharmos para nosso país, para nossos governantes, para nosso judiciário.
Quantas vezes passamos por dificuldades, devido a atitudes estúpidas de outras pessoas.
Negar isso é negar que existem injustiças nesse mundo pecaminoso.
Deus deu às pessoas a opção de escolher entre o certo e o errado, porém, às vezes, as pessoas escolhem o errado.
Veja, existem muitos exemplos de empresas listadas na bolsa que eram corretas, seguiam a lei, eram lucrativas, cresciam e ainda distribuíam dividendos, mas que, por uma mudança de gestão, por alguns que foram tomados pela ganância, começaram a se envolver em esquemas ilícitos que caíram na mídia e as ações da empresa despencaram.
Desastres econômicos e naturais imprevistos e que não temos o controle, também podem ocorrer e impactar de forma profunda e negativa nossas finanças.
Sim, problemas naturais podem acontecer. Também pode acontecer de investirmos em empresas que terão um futuro ruim. É claro que, ao seguir os princípios financeiros bíblicos, estaremos mais protegidos contra esses problemas. Se seguimos o princípio bíblico da diversificação, a ação de uma empresa que vá mal, não terá tanto impacto em nossos investimentos, pois as ações de outras empresas, podem ir bem. De igual modo, se temos uma reserva de emergência, teremos uma segurança financeira maior contra crises financeiras e desastres naturais. Mas isso não elimina o fato de que estamos sujeitos a acontecimentos que podem afetar nossas finanças.
O futuro a Deus pertence. Você e eu não somos oniscientes.
Mas, vale lembrar: como cristãos, nossa esperança não está em nossas contas bancarias nem em nossos investimentos diversificados. Nossa esperança está somente em Deus, e Ele prometeu estar sempre conosco e cuidar de nós, principalmente nos momentos difíceis.
3° razão pela qual cristãos enfrentam dificuldades financeiras: Deus Usa As Dificuldades Financeiras Para Aumentar Nossa Fé
Romanos 12:2 diz: “…não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente…”
É fácil nos conformarmos com a ideologia deste mundo e abraçarmos seus muitos prazeres. Temos tantos bens materiais disponíveis para nós, tantos confortos e distrações para nos preocupar que, permanecer fiéis a Deus e ao nosso chamado, está se tornando cada vez mais difícil.
Este mundo não é nosso lar. A Bíblia diz que somos “estrangeiros e peregrinos” e, como tal, devemos “nos abster dos desejos carnais que guerreiam contra a alma” (1 Pedro 2:11).
Ao contrário do que muitos pensam, nosso bem estar financeiro é sim importante para Deus. Se não fosse, Ele não teria deixado tantos conselhos financeiros em suas Sagradas Escrituras.
Porém, existe algo que, para Deus é mais importante que nossa prosperidade financeira. Que algo é este? Este algo é a nossa prosperidade espiritual!
De nada adiante sermos prósperos durante 60, 80 ou 100 anos na terra e sermos miseráveis na eternidade. Lembre-se do questionamento de Cristo: do que adiante ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?
Deus pode usar problemas para aumentar sua fé
Percebe? O tempo que vivemos nessa terra e insignificante diante da eternidade. Logo, Deus poderá usar toda oportunidade para aumentar sua fé a manter seus olhos fixos nas maravilhas que Ele tem para nós.
Note o seguinte: se uma dificuldade financeira fazer com que você se afaste de um caminho perigoso (que colocará sua família em risco ou que ameaçaria a sua eternidade) o Senhor pode (sim) permitir essa dificuldade.
Se um problema financeiro fizesse você crescer muito profissionalmente, emocionalmente e espiritualmente: Deus pode sim criar essa dificuldade pra você.
Se uma crise financeira for aquilo que você precisa para ser alguém de mais caráter: o Eterno pode sim permitir, ou mesmo criar, uma crise financeira para você.
Note o seguinte, você só conhecerá aquilo que é capaz de fazer (ou suportar), quando for testado!
Sêneca, um famoso filósofo romano do primeiro século, escreveu em sua obra intitulado “Sobre a providência”, o seguinte:
Ninguém conheceu sua capacidade sem tê-la submetido à prova.
Sêneca
Ei… Seus testes revelarão suas capacidades, eles mostraram que, com Cristo, você muito pode! Muito pode fazer e muito pode suportar!
Lembremos das palavras de Paulo:
Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, se bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece.
Filipenses 4:12,13
Por Que Cristãos Sofrem Problemas Financeiros? Conclusão:
Dificuldades financeiras acontecem com praticamente todos os cristãos. E elas podem ocorrer por causa do:
- Desconhecimento, Ou Descumprimento, Dos Princípios Financeiros Bíblicos
- Fato Do Mundo Está Cheio De Pecado
- Deus Poder Usar As Dificuldades Financeiras Para Aumentar Nossa Fé
Note o seguinte, diante dessas três causas de dificuldades, a primeira causa é a que mais temos poder de ação. Eu e você podemos conhecer os princípios financeiros bíblicos e aplicá-los em nossas vidas.
Note também que, se fizermos isso, se estudarmos e praticarmos os princípios financeiros bíblicos iremos reduzir, ou até mesmo eliminar as causas 2 e 3.
Seguindo os princípios bíblicos estaremos mais protegidos contra maiores danos financeiros ocasionados por crises financeiras, investimentos em ruins e desastres naturais.
Seguindo o que a Bíblia diz sobre dinheiro, tenderemos a necessitarmos de menos problemas financeiros para crescermos espiritualmente, emocionalmente e profissionalmente.
Então, se você realmente deseja conhecer, aplicar e ver os maravilhosos resultados dos princípios financeiros bíblicos em sua vida, acesse o link abaixo e conheça o curso Liberdade Financeira Cristã:
Clique aqui e conheça o curso Liberdade Financeira Cristã.
Nesse link você poderá assistir a primeira aula do curso onde revelo 3 segredos para aumentar sua renda e conquistar a sua Independência Financeira.
Deixo aqui o vídeo relacionando onde apresento as Impactantes Lições Financeiras do Rei Davi. Essas lições, se conhecidas e aplicadas, podem virar o jogo das suas finanças.
Forte abraço, fique na paz de Cristo e até a próxima!