A Lei Da Semeadura: O Guia Cristão Definitivo Para Uma Vida Extraordinária

A Lei Da Semeadura Na Bíblia

O mundo é governado por leis:

Lei da gravidade, leis da física, leis matemáticas e uma infinidade de outras leis. Dentre estas, uma das mais notáveis se chama Lei Da Semeadura – e ela diz:

Você colherá aquilo que semear.

O poder e a veracidade dessa lei é mencionado por pensadores, filósofos, teólogos e principalmente, pela Bíblia Sagrada!

Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá.

Gálatas 6:7

Esta é uma lei simples, mas que (se bem aplicada) pode gerar resultados extraordinários em todas as áreas de sua vida: na área espiritual, na área familiar e também na área financeira.

Entretanto, essa poderosa lei também possui algumas armadilhas que acabam levando cristãos: a erros, à falsas interpretações dos fatos e, consequentemente, a dificuldades profissionais e financeiras.

Continue comigo e conheça tudo que você precisa saber sobre a Lei Da Semeadura e como aplicá-la em sua vida para colher resultados fantásticos.

Mas antes, vale dizer: se você gosta mais de vídeo, saiba que existe uma versão deste artigo em vídeo:

O que é a lei da semeadura?

Veja um pouco (do muito) que a Bíblia fala sobre a Lei da Semeadura:

Quem semeia a injustiça colhe a maldade;

Provérbios 22:8a

O ímpio recebe salários enganosos, mas quem semeia a retidão colhe segura recompensa.

Provérbios 11:18

Esses dois versículos evidenciam que colheremos aquilo que plantarmos. Se plantarmos sementes de laranja, colheremos laranjas. Se plantarmos goiaba, colheremos goiaba. Se plantarmos paz, colheremos paz! Se plantarmos um bom relacionamento no casamento, colheremos um bom casamento. Se plantarmos prosperidade financeira, colheremos prosperidade financeira! Assim como está em Gálatas:

Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá.

Gálatas 6:6

Colhemos o que plantamos de forma multiplicada

Mas a Lei da Semeadura não determina apenas que colheremos o que plantarmos. Ela determina que colheremos de forma multiplicada aquilo que plantarmos:

Se plantamos uma cemente de laranja, poderemos colher inúmeras laranjas ao longo de inúmeros anos. De igual modo, se semeamos um pouco de inimizade, contenda e briga, provavelmente colheremos muita inimizade, contenda e briga.

Esse fato é evidenciado em Oséias 8:7:

Porque semeiam ventos e colherão tempestades. O cereal que estiver por ser colhido não terá espigas, e não haverá farinha; e, se houver, os estrangeiros a comerão.

Oséias 8:7

A Lei da semeadura vale para tudo

Existe outro fato importante sobre a Lei da Semeadora que é ignorado por grande parte dos cristãos. Este fato é que essa Lei vale para (absolutamente) tudo! Vale para a área familiar, espiritual, profissional, emocional e, também, para a área financeira!

Se você semear um bom relacionamento com seus filhos, provavelmente, o que você colherá é um ótimo relacionamento. Investindo continuamente em sua formação profissional, a tendência é que você se torne um excelente profissional. Se você se dedicar em sua Educação Financeira (plantando conhecimento sobre finanças; semeado os ensinamentos financeiros bíblicos em sua mente; aplicado esses ensinamentos em sua vida), muito provavelmente você terá resultados financeiros fenomenais.

Mas atenção! Atenção, pois, nem toda semente produz boa colheita. Isso fica claro na Parábola do Semeador contada por Jesus e registra nos Evangelhos Sinóticos de Mateus, Marcos e Lucas.

Essa parábola conta que um semeador saiu a semear sua semente. Parte da semente caiu à beira do caminho; e foi pisada, e as aves do céu a comeram. Outra parte caiu sobre pedra; e, nascida, secou-se porque não havia umidade. E outra parte caiu no meio dos espinhos; e crescendo com ela os espinhos, sufocaram-na. Mas outra parte caiu em boa terra; e, nascida, produziu fruto de um a cem, outro a sessenta e outro a trinta por um.

Mesmo não tratando de assuntos financeiros, essa parábola deixa claro que nem toda boa semente, trará bons resultados.

Assim, você pode plantar uma boa vida financeira e não colher uma boa vida financeira. Daí vem a pergunta:

Como Ter Uma Boa Colheita?

A partir daqui, irei te apresentar 4 Passos Para Você Ter Uma Boa Colheita Financeira:

1˚ passo: Plantar Uma Boa Semente

Me diga: quais são as sementes financeiras que você tem semeado?

Você tem se dedicado a melhorar seus conhecimentos financeiros investindo em educação financeira? Você tem se organizado financeiramente? Tem feito e seguido um orçamento? Você tem poupado dinheiro todos os meses? Você tem uma Reserva Financeira de Segurança?Você investe em ações, fundos imobiliários e em renda fixa? Você tem se programado para se aposentar sem ter que depender do governo?

O primeiro passo para uma boa colheita é plantar uma boa semente!

Plante conhecimento financeiro. Plante planos bem elaborados. Plante crescimento profissional!

Mas não pare no primeiro passo, avance para o segundo passo:

2˚ passo: Plantar Numa Boa Terra!

Amigo e amiga, a boa terra pode se referir a lugares e a pessoas:

Você, seus familiares e amigos podem ser a boa terra! Então, invista em você, nos seus conhecimentos, busque a sabedoria financeira. Mas não se limite a você. Afinal, você não é uma ilha! Você vive com pessoas. Com amigos, familiares, cônjuge, com filhos.

Se você crescer em conhecimento e em resultados financeiros, incentive os outros a crescerem também! “Quando a maré sobe, todos os barcos devem subir”. A prosperidade individual e egoísta não é bíblica e nem duradoura.

Plante numa boa terra. A boa terra também pode ser um bom lugar. Busque trabalhar em bons lugares, em lugares que permitam o seu crescimento profissional. Em lugares que valorizem resultados e não apenas horas trabalhadas.

Se seu trabalho atual não te permite crescer, considere mudar! Considere mudar para oura empresa. Considere criar a sua própria empresa!

Mas quanto a boa terra, algo precisa ser dito: nem sempre conseguimos saber quais são as boas terras.

Na parábola contata por Jesus, o semeador semeou sua semente em muitos lugares. Mas nem todos foram propícios para que a semente frutificasse. O que fazer então? É aqui que entra o terceiro passo:

3˚ passo: Diversificar Suas Plantações

Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retenhas a tua mão; pois tu não sabes qual das duas prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão, igualmente boas.

Eclesiastes 11:6

No mundo das finanças existem algumas formas de diversificar suas plantações. Uma delas é tendo múltiplas fontes de renda. Isto é não ter renda de um único emprego. Mas, várias fontes de renda de vários lugares.

Plantar diversas sementes na área financeira também é ter vários tipos de investimentos. Seja em ações, em Fundos de Investimentos Imobiliários, em renda fixa; investindo tanto no Brasil, quanto no exterior.

Diversificar suas plantações: isso é o que você precisa fazer! E por que eu acredito que você deva diversificar seus investimentos? Por que um dia eu li no livro de Eclesiastes a seguinte recomendação:

Reparte com sete, e ainda até com oito; porque não sabes que mal haverá sobre a terra.

Eclesiastes 11:2

4˚ passo: Não Se Cansar De Semear

Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retenhas a tua mão; pois tu não sabes qual das duas prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão, igualmente boas.

Eclesiastes 11:6

Plantou e não colheu? Plante outra semente!
Não teve frutos satisfatórios? Plante em outro lugar!
Você está plantando a boa semente num bom lugar, mas ainda não teve bons resultados? Continue plantando! Não cesse de semear pois no tempo de Deus, você ceifará:

E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.

Gálatas 6:9

Ressalva sobre a Lei da Semeadura

Algo importante deve ser dito: nem sempre os resultados da lei da semeadura são terrenos!

A lei da semeadura é sim capaz de trazer resultados extraordinários em sua vida. Mas você precisa se atentar para a realidade dos fatos. Pois a vida pode ser mais complexa que o que é pregado por aí. Então, ouça-me:

A lei da semeadura é uma lei geral. Mas pode sim ocorrer exceções terrenas. Por favor, acompanhe até o final para entender!

Quero dizer com isso que pode acontecer que, mesmo plantando uma boa semente num bom lugar, você não consiga bons resultados terrenos. Isso é improvável, mas pode acontecer!

A Bíblia apresenta pessoas que, mesmo plantando boas sementes, não tiveram resultados tão bons assim num determinado período. A vida de Jó é um exemplo disso:

Jó era íntegro, reto, temia a Deus e se desviava do mal e mesmo assim perdeu seus filhos, seus negócios e até mesmo sua saúde!

Note que todas essas perdas não eram condizentes com o que Jó plantava. Por mais que Jó recebeu o dobro do que antes tinha, não era (aparentemente) lógico que ele passe por tempos de dificuldades tão grandes.

Veja também a vida de Paulo. Paulo pregou o evangelho, foi peça chave no estabelecimento da igreja primitiva. Paulo acolheu, aconselhou e amou a muitos. Mas mesmo assim Paulo foi preso, caluniado e passou por dificuldades.

Amigo e amiga, a vida não é uma estrada em linha reta. Existem curvas, pedras e acidentes no caminho. Saiba de algo: todos, absolutamente todos, estão sujeitos aos imprevistos da vida:

Retornei para ver debaixo do sol que a corrida não é dos ligeiros, nem a batalha dos poderosos, nem tampouco são os sábios os que têm alimento, nem tampouco são os entendidos os que têm riquezas, nem mesmo os que têm conhecimento têm o favor. Por quê? Ele explicou: “Porque o tempo e o imprevisto sobrevêm a todos eles.

Eclesiastes 9:11

Outro ponto que você precisa se atentar. Além da estrada da vida não ser reta, ela não termina na morte terrena. Isso significa que pode acontecer de você semear coisas que só plantará na eternidade. Quanto a isto a Bíblia diz:

Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.

1 Coríntios 15:19

Olha… A lei da Semeadura pode ser um campo delicado. Pois se você plantar constantemente boas sementes e de forma diversificada, é muito provável que você colha bons resultados. Isso é o que a Bíblia diz!

É por isso que eu te incentivo a plantar boas sementes financeiras em sua vida e na vida daqueles que te cercam. Pois os resultados dessa semente são extremamente prováveis.

Mas isso não exclui o fato de que imprevistos podem acontecer. Diante desses imprevistos, mesmo não sendo o mais provável, podem sim ocorrer de pessoas que não plantaram boas sementes, terem bons resultados.

Também preciso ser franco: injustiças também podem acontecer! Olhe ao seu redor. Provavelmente você conhece alguém que viveu de forma toda errada (cometendo crimes, sendo corrupto, fraldando, roubando, mentindo…) e mesmo assim morreu tendo boas condições financeiras.

A regra é: você colhe o que você planta. Mas, nem sempre a colheita é na vida terrena! Algumas colheitas só começaram na eternidade! Por isto, tenha em mente: Plantar é mais importante que colher.

Conclusão Sobre a Lei da Semeadura

A Lei Da Semeadura Na Bíblia

Essa é a poderoso Lei da Semeadura que pode trazer resultados fantásticos para sua vida.

Mas atenção! Lei da semeadura não é lei da barganha. Você não tem o direito de exigir de Deus riquezas por qualquer coisa que você faça.

Outro ponto, lei da semeadura não significa ofertar em grande quantidade para receber em grande quantidade! Não ofertamos para receber, ofertamos como sinal de gratidão e adoração ao Senhor!

Aqui vimos que a lei da semeadura vale para tudo na vida. De que ele consiste no fato de que colhemos multiplicado aquilo que plantamos. E que existem 4 passos para termos uma boa colheita:

  • 1˚ passo: Plantar uma boa semente
  • 2˚ passo: Plantar numa boa terra
  • 3˚ passo: Diversificar suas plantações
  • 4˚ passo: Não se cansar de semear

Você deseja melhorar suas sementes financeiras? Deseja plantar melhor para ter uma vida mais prospera? Então acesse o link abaixo e descubra três segredos para sair das dívidas, aumentar sua renda e conquistar a liberdade Financeira:

Acesse aqui a aula gratuita que revela como sair das dívidas, aumentar sua renda e conquistar a liberdade Financeira!

Gostou do que viu aqui? Então me siga no Instagram e Facebook, e se inscreva no Canal Vamos Prosperar.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!

No mais: forte abraço, fique na paz de cristo e até a próxima.

6 Comentários


  1. Achei ótimo esse comentário, pois a maioria das pessoas pensam que podem herdar
    alguma coisa sem mesmo ter plantado ou semeado, vemos pois nos dias de hoje que é
    poucos que herdam e conseguem manter o patrimônio herdado, só aqueles que tem mind set
    apropriado para tal situação.
    Pretendo ainda fazer o curso com o irmão, mas primeiro estou arrumando a casa, tenho 55 anos
    pretendo chegar os setenta se Deus me der saúde e vida pois tudo esta nas mão Dele, com uma boa
    provisão financeira, não pretendo depender de meus filhos(as).

    Responder
    1. Samuel Vinicius

      Obrigado pela mensagem e por compartilhar um pouco da sua história. Deus te abençoe grandemente Isaias!

      Responder




  2. Glórias a Deus. Conhecerei a verdade e ela nos libertará. Uau, como faz sentido a cada artigo que leio aqui. Parabéns!!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *