Se você é cristão e sente que sua vida financeira precisa mudar, você está no lugar certo! Afinal, aqui irei te apresentar 5 Orações Que Transformarão Suas Finanças da água para o vinho.
Jesus é o Deus da nossa salvação. Mas, Ele também é nosso Jeová-Jireh, o nosso Deus da provisão – capaz de nos prover também financeiramente.
1° oração para transformar suas finanças:
Senhor, ajude-me a confiar em Ti nas questões financeiras.
Preciso te lembrar algo… Te lembrar que Deus tem bons planos pra você. Não planos de dor, sofrimento ou de miséria. Planos de prosperidade, de amor e alegria.
Sim, provavelmente você já sabia disso. Até por que, a maioria sabe disso. Porém, não sabem da forma como devem saber. A maioria sabe apenas de forma intelectual. Mas, são os que tem esse conhecimento guardado no coração. Pouquíssimos são os que conseguem transformar tal conhecimento em sabedoria para vida que se materializa em ações diárias.
Deus é onisciente, onipotente e tem um plano bom e amoroso para nós. Todavia, diante de contas que não param de pagar, diante de um desemprego, de uma crise econômica, de um imprevisto financeiro (uma manutenção na casa não prevista, um carro que precisa de consertar): pode ser difícil nos mantermos confiantes em Deus.
Em momentos assim, nossas mentes tendem a se concentrar mais no tamanho de nossos problemas, do que no tamanho de nosso Deus. Consequentemente, a ansiedade e estresses diminuíram a nossa sensibilidade espiritual.
Já adianto, a confiança em Deus é algo sobrenatural. Logo, ela não vem de nós mesmos. Não tem como eu simplesmente dizer que vou confiar em Deus e passar a confiar nele.
A confiança vem de Deus. Logo, é precioso redirecionarmos nossos pensamentos a Deus. Nos reconectarmos ao Eterno. Orarmos a Ele pedindo seu auxílio e força para confiarmos plenamente nele. Para lembrarmos que Ele é nosso Jeová-Jiré, o nosso Deus provedor (conforme Abraão já tinha dito em Gênesis 22:14 ) e que (como Deus provedor) suprirá todas as nossas necessidades, assim como Paulo afirmou: O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus (Filipenses 4:19).
2° oração para transformar suas finanças:
Senhor, preserve meu coração distante do amor às riquezas, do consumismo e me dê contentamento naquilo que já tenho.
Alguns dos problemas financeiros que enfrentamos são causados por questões inesperadas ou atípicas: crises econômicas, sanitárias ou até mesmo por desastres naturais. Porém, muitos são os problemas gerados por nossos comportamentos financeiros destrutivos: por compras compulsivas, não planejadas, e de produtos que até mesmo não precisamos.
Pra todo lado existe propagandas nos tentando convencer de que: precisamos de determinado produto; que nossa vida nunca mais será a mesma adquirindo tal serviço; e que nós merecemos e precisamos comprar algo. Diante de tanto apelo, é preciso constante orarmos para que Deus aumente o nosso contentamento pelo que já temos, e tire de nós o amor pelas posses materiais.
Não estamos isentos de fazermos compras compulsivas de coisas que, na prática, são inúteis para nós.
Você já se perguntou como seriam seus gastos se você não tivesse ninguém para impressionar? Imagine uma situação hipotética. Imagine que você morasse sozinho numa ilha deserta. Nessa situação, quais roupa você teria? Qual carro você iria dirigir? Quais móveis e eletrônicos usuária? Como seria a sua casa?
Imaginar essa situação pode nos ajudar a verificarmos se estamos comprando o que realmente precisamos e que faz sentido em nossas vidas, ou se estamos comprando apenas para impressionar os outros.
Nesse ponto, criar e seguir um orçamento é imprescindível. É no orçamento que você define suas prioridades financeiras de modo a viabilizar ou acelerar a realização de seus grandes sonhos e objetivos financeiros.
É no orçamento onde você define, de forma racional e longe das emoções do dia a dia, suas prioridades financeiras.
É claro que viver de acordo com um orçamento previamente definido pode parecer praticamente impossível para muitos, especialmente, para aqueles estão tentando sair das dívidas. Isso é normal, afinal, a mudança de hábitos de consumo não acontece da noite para o dia. Sem contar que estamos expostos a inúmeros apelos ao consumismo e ostentação. Logo, é importante (extremante importante) orarmos ao Senhor pedindo que mantenha nosso coração longe do amor às riquezas.
3° oração para transformar suas finanças:
Senhor, ajude-me a viver com integridade.
O noticiário (principalmente político), nos induz ao pensamento de que o crime compensa e que não é possível prosperar de forma totalmente legal. Infelizmente, essa forma de pensar atinge o trabalho de muitos.
Por maiores lucros, pessoas e empresas se corrompem em esquemas ilegais ou na exploração do outro.
Note que não é raro encontrarmos colegas de trabalho que manipulam e enganam os outros para, assim, serem promovidos. Quantos patrões não cumprem os acordos trabalhistas! E o que falar dos muitos que, diante dos olhos de seus supervisores, trabalham diligentemente – mas, nada fazem quando estão sozinhos.
No livro Feitas para durar, Jim Collins e Jerry analisaram empresas que se mantiveram lucrativas ao longo de anos e concluíram: tais empresas (feitas para durar) possuem uma cultura forte de integridade. Em outras palavras, de fazer as coisas da maneira correta.
Escute (e grave bem) o que vou dizer: a prosperidade duradoura não se sustenta na ilegalidade.
Sim, existam políticos, empresas e pessoas que prosperam por meios ilegais. É claro que existem! Mas, estes são exceções, não a regra!
Por favor, olhe o outro lado da moeda e se convença dos fatos. Veja, quantos faliram por se envolverem em esquemas ilegais? Quantos foram presos? Quantos vivem ansiosos, depressivos e com crises de pânico por viverem na ilegalidade? Quantos até mesmo morreram por se envolverem em fraldes?
Repito: a prosperidade duradoura não se sustenta na ilegalidade.
As palavras de Jesus devem estar em nossas mentes e corações: “Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito; e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito” Lucas 16:10.
Infelizmente, em muitas situações, a desonestidade pode ser tentadora e não estamos isentos as tentações desse mundo. Por isso, é preciso orar sem cessar (1 Tessalonicenses 5:17) para que o Senhor nos mantenha íntegros.
4° oração para transformar suas finanças:
Senhor, dá-me um coração generoso.
Evidentemente, sabemos que é preciso sermos generosos. Pois, além de ser um mandamento bíblico, a generosidade ainda contribui: para nossa felicidade (Salmos 41:1); para sermos parecidos e íntimos de Deus (Mateus 6:21); a generosidade aumenta o nosso galardão no céu (Mateus 6:19,20); e, para surpresa de muitos, a generosidade também pode contribuir para aumentar nossas riquezas na terra, conforme afirma Provérbios 11:24-25.
Falo mais sobre as grandes benesses da generosidade no artigo 5 Benefícios Reais Em Doar Dinheiro.
Mas, por mais que a generosidade seja um mandamento e que ainda conceda muitos benefícios, nem sempre é fácil ter um coração generoso. A verdade é, que nem sempre queremos ter empatia com o próximo. Nem sempre queremos contribuir ou ajudar o próximo.
Às vezes, podemos nos esquecer que tudo que (aparentemente) temos, na verdade pertence a Deus. Assim, podemos agir de forma egoísta e não sermos nada generosos.
Infelizmente, a ganância destrói nosso relacionamento com os outros, bem como, nossa alegria, paz, e ainda entorpece nossos ouvidos espirituais e dificultando nossa intimidade com Cristo.
Logo, é preciso orarmos para que o Senhor molde nossos corações para generosidade.
5° oração para transformar suas finanças:
Senhor, ajude-me a alinhar minhas prioridades com as suas.
Você já se perguntou quais são as prioridades de Deus sobre o seu dinheiro? Em outras palavras, onde o Eterno deseja que gaste o dinheiro que passa por suas mãos?
Certamente, o cuidado com sua família é uma prioridade para Deus. A contribuição com o Reino, também. A educação de seus filhos, sua saúde, seu lar, seus negócios: são prioridades financeiras para Deus.
Agora, pense comigo.
Se você, por algum motivo, começa a desalinhar suas prioridades financeiras com as prioridades de Deus priorizando outras coisas, quase sempre, sua vida financeira começa a desandar gerando consumismo, ansiedade e endividamento.
Um exemplo disso é quando passamos a priorizar coisas materiais e detrimento das espirituais. Quase todos passam por momentos mais consumistas, comprando mais do que o de costume: mais roupas, mais eletrônicos, mais utensílios domésticos e etc.
Em períodos de consumismo, é muito comum nos endividarmos e passarmos por apuros financeiros.
Definitivamente, não é errado ter boas coisas. O ponto aqui é: o que damos maior prioridade? As coisas do Reino ou as coisas terrenas? Nossa família ou apenas nossas vontades? Nossa Independência Financeira no futuro ou apenas o consumo no presente?
Por isso se faz necessário sempre orarmos para que o Senhor nos ajude a alinharmos nossas prioridades com as dele.
Oração (bônus) para transformar suas finanças:
Senhor, ajude-me a ter uma visão de longo prazo.
A tentação é grande de vivermos como se não houvesse amanhã: sem seguir um orçamento organizado; sem se preocupar com seguro de vida, seguro de carro, aposentadoria, sucessão patrimonial; sem fazer investimentos que gerarão renda no futuro; comprando tudo o que viesse a mente, sem ao menos ter que pagar agora, pagando só depois em parcelas a perder de vista.
Muitos dizem: Pra que investir, não sei se estarei vivo amanhã! Pra que poupar, para que estudar, pra que fazer cursos, progredir profissionalmente, pessoalmente e espiritualmente se o futuro a Deus pertence?
Note como tais pensamentos são absurdos… Quem vive como se o futuro não fosse chegar, só terá sucesso se morrer amanhã.
Percebe o absurdo disso? Como podemos viver fazendo planos que só darão certo se morrermos o mais rapidamente possível?
O pior é que boa parte das pessoas, inclusive, boa parte dos cristãos, só terão uma vida terrena minimamente descente, se não viverem por muitos anos.
Precisamos ver o que está diante de nossos olhos. Ver que a maioria esmagadora dos aposentados e pensionistas do INSS não conseguem viver com suas aposentadorias. Para ser mais preciso, uma pesquisa constatou que, dos aposentados e pensionistas do INSS:
– 46% dependem de parentes para sobreviver;
– 28% dependem de caridade
– 25% têm que continuar trabalhando
– 1% são independentes
Se você não criar uma visão de longo prazo, provavelmente você dependerá de parentes, ou de caridade ou terá que continuar trabalhando até seus últimos dias. Por isso, peça a Deus, mas peça com fé, para que Ele te ajude a ter uma visão financeira de longo prazo.
Revendo As Orações Que Transformarão Suas Finanças
Ore ao Senhor:
- Pedindo auxilio para confiar nele nas questões financeiras;
- Pedindo que seu coração permaneça distante do amor às riquezas e do
- consumismo;
- Pedindo uma vida de integridade;
- Um coração generoso;
- Alinhamento entre suas prioridades com as prioridades do Eterno;
- Para ter uma visão financeira de longo prazo
Espero realmente que essas orações façam produzam resultados práticos em sua vida.
Se você deseja sair das dívidas, aumentar sua renda e conquistar a independência financeira: acesse o link abaixo e assista a aula especial onde revelo 3 segredos para tais conquistas:
Assista Aqui A Aula 3 Segredos Para A Independência Financeira.
Forte abraço, fique na paz do Senhor e até a próxima!
Link permanente
Nossa consigo sentir a presença forte do Espírito Santo nesse artigo. Que Deus continue lhe dando sabedoria . Abri meu e-mail hoje , e essa palavra já estava lá me esperando. Há sempre um propósito, hoje estou vivendo dias de muitas dificuldades financeiras devido a uma mente não sadia .
E através dessas palavras eu creio que Deus irá restaurar minha mente e minha sorte ele mudará.