5 Benefícios Reais Em Doar Dinheiro

doar dinheiro

Jesus disse: “dar é melhor do que receber”. Mas…

Por que é melhor? O que você ganha ao fazer doações? Quais são os benefícios de doar dinheiro?

Assim como eu tive dúvidas sobre esse verdade bíblica, acredito que muitos cristãos ainda tem dúvidas. Pensando nisto resolvi escrever este artigo com 5 Reais Benefícios Em Doar Dinheiro.

Continue lendo este artigo para descobrir as vantagens fazer doações que vão melhorar (e muito) a qualidade da sua vida espiritual, emocional e também financeira.

Caso você prefira, este conteúdo também foi publicado no YouTube: https://youtu.be/Bxv3qQV4YiQ.

Dito isto, vamos ao primeiro benefício de doar dinheiro:

1º benefício: Doar contribui para a nossa felicidade

Bem-aventurado é aquele que atende ao pobre; o SENHOR o livrará no dia do mal.
Salmos 41:1

Bem-aventurado significa feliz. Ou seja, o versículo diz: feliz é aquele que doa ao pobre.

O interessante é que existem inúmeras pesquisas e estudos científicos que comprovam a veracidade deste versículo. Dentre estas, irei citar uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard que foi feita da seguinte forma:

Participantes aleatórios foram selecionados e receberam quantias distintas de dinheiro: alguns receberam 10 dólares, outros 50, outros 100.

E para todos foi dado uma tarefa: alguns deviam gastar o dinheiro com outras pessoas (comprando presentes ou fazendo doações); já outros deviam gastar o dinheiro consigo mesmo.

Ao final do dia os participantes foram questionadas a respeito da satisfação que tiveram com o gasto do dinheiro. E o que aconteceu?

Aqueles que gastaram com outras pessoas, se sentiam mais realizadas e contentes com o gasto. Já aqueles que gastaram consigo, não se sentiam mais felizes por isto.

A conclusão dos pesquisadores foi obvia: há maior felicidade em doar dinheiro do que em gastar consigo mesmo. De fato Jesus tinha razão: “há maior felicidade em dar do que em receber”.

2º benefício: Doar contribui para sermos parecidos com Deus

Uma das frases mais marcantes sobre doação e cristianismo foi dita por uma missionária chamada Amy:

Você pode doar sem amar. Mas não pode amar sem doar.
Amy Carmichael

Pensando nessa frase me lembro de João 3:16:

Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:16

Baseado em João 3:16 e na frase de Amy, você percebe qual é o resultado do amor?

O resultado é doação!

E o amor, é a essência do cristianismo. Tanto que os mandamentos sem resumem em amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo (Mateus 22:34-40). E como se não bastasse, a Bíblia ainda diz que Deus é amor:

Quem não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.
1 João 4:8

Portanto: quando doamos com amor estamos fazendo aquilo que Deus fez e continua fazendo por nós; estamos agindo com Ele age; assim estamos nos tornando mais parecidos com Ele.

3º benefício: Doar contribui para sermos mais íntimos de Deus

Mateus 6:21 diz que onde está o seu tesouro, está também o seu coração.

Quando vejo esse texto fico pensando que ele poderia ser escrito da seguinte forma: onde está o seu coração, está o seu tesouro.

Mas não! Ele não foi escrito assim. Ele foi escrito: onde está o seu tesouro, está também o seu coração. Em outras palavras: a Bíblia diz que o nosso coração é colocado naquilo onde colocamos o nosso tesouro.

Seu tesouro é seu tempo, seu esforço e também seus recursos financeiros, seu dinheiro. E quando você dá parte do seu tesouro aos necessitados, seu coração tende a ser colocado nos necessitados.

Jesus inclusive disse que quando ajudamos os necessitados dando alimento, água, hospedagem, entre outras coisas, estamos ajudando ao próprio Cristo (Mateus 25:35-40).

Ajudando Jesus, passamos a ter um relacionamento maior e melhor com Ele. Passamos a fazer o que ele diz e faz. Passamos a ser mais íntimos de Deus.

4º benefício: Doar aumenta o nosso galardão no céu

Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
Mateus 6:19,20

Existe uma verdade bíblica que poucos cristãos conhecem. A verdade que temos uma conta bancaria no céu. Sendo mais direto: você tem uma conta bancaria no céu.

Certa vez Paulo em gratidão a Igreja de Filipos que havia o socorrido financeiramente, agradeceu a doação e disse: não que eu procure dádivas, mas procuro o fruto que cresça para a vossa conta (Filipenses 4:17).

O que aprendemos com isso? Aprendemos que a conta bancária celestial dos membros da igreja de Filipos estava crescendo por causa de suas doações.

Do mesmo modo a sua conta bancaria celestial também pode crescer se você doar com amor.

5º benefício: O doador aumenta suas riquezas na terra

Ao que distribui mais se lhe acrescenta, e ao que retém mais do que é justo, é para a sua perda.
A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido.
Provérbios 11:24-25

A partir deste versículo e do primeiro benefício em doar (que se refere a felicidade que temos ao fazer doações), reflita no seguinte:

Se você doa parte da sua renda e se sente realizado por isso, é provável que você vai querer ganhar mais, para poder doar mais. Motivado pelo desejo de ganhar mais para poder doar mais, a tendência é que você se torne um profissional melhor e assim ganhe mais, e por consequência, doe mais.

Percebe que uma coisa leva a outra? Doar pode te levar a ganhar mais, e ganhar mais pode te levar a doar mais!

Este é um dos muitos motivos pelos quais a Bíblia diz: “a alma generosa prosperará”.

Nessa linha, vale recomendar a leitura do artigo Dinheiro traz felicidade? O que a Bíblia diz?.

5 Benefícios em Doar Dinheiro, conclusão:

doar dinheiro

Estes são os 5 benefícios em doar dinheiro:

  1. Doar contribui para a nossa felicidade
  2. Doar contribui para sermos parecidos com Deus
  3. Doar contribui para sermos mais íntimos de Deus
  4. Doar aumenta o nosso galardão no céu
  5. O doador aumenta suas riquezas na terra

Espero que esses benefícios te motivem a ser um doador, caso você ainda não seja. Ou ser um doador mais generoso, caso você já seja uma doador.

Mas não se esqueça do mais importante: estes benefícios são válidos apenas aqueles que doam com a motivação correta que é o amor:

E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
1 Coríntios 13:3

É isso aí. Caso tenha uma dúvida, crítica ou sugestão: deixe seu comentário, terei o maior prazer em respondê-lo.

Caso queira aprender como sair das dívidas, aumentar sua renda e ter liberdade financeira, acesse o link abaixo e conheça nosso curso oficial:

Liberdade Financeira Cristã

No mais: forte abraço, fique na paz de Cristo e até a próxima!

22 Comentários

    1. Samuel Vinicius

      Obrigado pela mensagem Carla. Que Deus te abençoe grandemente!

      Responder
    2. Jose Maria da Silva

      A paz de Cristo!
      Estou bastante entusiasmado com os ensinamentos e sensibilizou-me bastante o texto sobre os benefícios de dar… De facto, nunca o entendi. Porem, tenho uma duvida: Devo me preocupar com destino que terá a minha oferta quando esta estiver nas maos de quem a recebeu? Por outras palavras, se eu fizer uma oferta, devo-me preocupar com o destino que será dada a minha contribuição?
      N.B: Fico triste ao saber que a minha contribuição a obra de Deus nao sera exactamente para a obra de Deus

      Responder
      1. Samuel Vinicius

        Olá José, tudo na paz?

        Essa é uma situação delicada… Acredito que o mais sensato é não sermos extremados, nem 8 nem 80.

        Quero dizer o seguinte: sempre que possível é bom que venhamos nos envolver com o destino de nossas ofertas, doações e contribuições. Exemplo: se um familiar pediu dinheiro, o melhor é, além de doar, se envolver na situação que gerou a necessidade a fim de que não ocorra mais.

        Falo sobre isso no vídeo NÃO EMPRESTE DINHEIRO:
        https://www.youtube.com/watch?v=aXMAGT5novc

        Falando sobre contribuições para a obra de Deus, é importante pensarmos que temos como dever contribuir. E quem recebe essa contribuição, tem como dever fazer bom uso dela (dando manutenção na igreja, pagando trabalhadores, prestando assistência social…). Ou seja, a falha do outro (de não administrar corretamente as contribuições) não deve justificar a nossa falha (de não contribuir). Afinal, contribuir é uma coisa, administrar é outra.

        Evidentemente, se estamos num lugar onde nossas contribuições não estão sendo usadas da maneira correta, vale considerarmos uma mudança de lugar. Mas se uma mudança não é viável, na minha opinião, isso não deve te impedir de fazer a sua parte que é contribuir.

        Responder
      2. José Roberto Rosa Milares

        Creio que desde que vc NÃO DOE A UM “NÓIA” …com toda certeza, será bem aproveitada sua doaçào ..

        Responder
    1. Samuel Vinicius

      Obrigado pela participação Alexandre. Deus abençoe a sua vida!

      Responder
  1. Tatiane Lima

    Gostei muito, estudo esclarecedor. Tenho me perguntado, porque o financeiro nos abate tanto e desestrutura a nossa vida. Mas aprendi muito hoje.

    Responder
    1. Samuel Vinicius

      Obrigado pela mensagem Tatiane. Fico feliz em saber que você gostou!

      Responder

  2. Tarcya

    O seu site chegou na minha vida na hora que mais precisei ,parecia que estava no fundo no poço depois de fazer escolhas erradas. Tenho apenas 24 anos e minha dívida no banco ultrapassava 10.000 fora o investimento que fiz me cadastrando no MEI e não tive condições de continuar e acabei deixando de pagar e virou uma bola de neve, tentei investir vendendo doces sem a direção de Deus e fiz essa escolha errada saindo de um emprego de carteira assinada para empreender sem antes adquirir conhecimento . Mas com essa educação financeira ,estou parando de me precipitar em comprar sem precisar , meu dinheiro ia todo para comida e besteiras , sempre fazia contas além do que recebia ,e vivia pedindo emprestado em cheque especial e com pessoas que tinha que pagar juros depois. Agora estou mais organizada , voltei a dizimar ,anoto minhas contas e penso e repenso várias vezes antes de fazer uma escolha. Minha dívida alta no banco negociei com juros baixíssimo prestações de 300,00 cairam para 115,45 agora consigo pagar e já comecei ver ainda que pouco ,frutos dessa melhores escolhas. Obrigada por você dedicar seu tempo a nos ensinar.

    Responder

  3. Josiane Barbosa Peres Francisco

    Amei e ja compartilhei 🌅💒🌾🌴📖💞

    Responder




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *