Você Não Precisa de Mais Dinheiro

Sendo direto, afirmo: você não precisa de mais dinheiro para resolver problemas financeiros.

Veja, assim como eu, você deve ter passado (ou está passando) por problemas financeiros: dívidas, contas que não param de chegar, juros altos, salário baixo, aposentadoria insuficiente, desemprego, e a lista segue.

Diante de problemas assim, é provável que você pense: se meu salário aumentar, se eu receber uma doação, um empréstimo, ou mesmo se eu fizer uma “fezinha” e ganhar na loteria: pronto, adeus problemas financeiros!

Mas, todavia, entretanto, sinto dizer: se você pensa assim, você está muito, mas muito, errado!

A verdade, por mais dura que possa ser, precisa ser dita: dinheiro não resolve problemas financeiros! Logo, você não precisa de mais dinheiro.

Às vezes, caímos no erro de pensarmos que nossos problemas financeiros são externos a nós. Podemos achar que a culpa é do governo, do sistema, do chefe, ou seja la o que for. Logo, se algo externo aconteceu e me deixou em apuros, outro algo externo poderia acontecer e me dar algum dinheiro para resolver meus problemas.

Sendo o mais direto, digo: um aumento salarial não resolve problemas financeiros. Uma doação também não resolve. Nem mesmo um prêmio na loteria, é capaz de eliminar problemas financeiros.

E para te provar isso, peço sua atenção pelos próximos 3 minutos, pois apresentarei estudos e dados que provam o que estou dizendo. Não apenas estudos, mostrarei também que a Bíblia afirma que dinheiro não resolve problemas financeiros.

Mas antes, fique sabendo que existe uma versão em vídeo deste artigo:

Dinheiro Não Resolve Problemas Financeiros

Ao passarmos por dificuldades financeiras, a primeira coisa que pensamos é: preciso ganhar mais, preciso de um aumento, uma promoção. Porém, a dura realidade é que um aumento salarial não resultará numa vida financeira mais equilibrada e distante dos problemas.

Sei que tal afirmação é difícil de engolir, mas, antes de desacreditar, peço que me ouça e depois, só depois, tire suas próprias conclusões.

Um prêmio na loteria não resolve problemas financeiros

Se você está cheio de contas para pagar: cartão de crédito, financiamento de carro, parcela de casa, conta de água, luz e não possui dinheiro para pagá-las, basta ganhar na loteria e seus problemas acabarão!

Certo?

Infelizmente, não! Seus problemas financeiros (caso você os tenha), provavelmente, não acabarão com um prêmio na loteca.

Sim, talvez eles até fiquem imperceptíveis por um momento. Mas, com o passar do tempo, voltarão com força máxima.

Eu sei que é difícil acreditar nisso. Mas, eu peço: espere um pouco e logo você vai perceber, que, de forma estatística, é exatamente isso que acontece. Mas não é só estatística, isso é o que a Bíblia diz.

Veja, várias pesquisas verificaram que o percentual de ganhadores de grandes prêmios que perdem tudo é significativo.

Como exemplo podemos citar o Fundo Nacional de Educação Financeira dos Estados Unidos que concluiu em pesquisa que cerca de 70% dos ganhadores de loterias perderam tudo em até cinco anos. Isso é assustador! Imagine só, sete a cada dez pessoas que ganharam, por exemplo, 10 milhões na mega sena perdendo tudo em até cinco anos!

De forma semelhante, temos várias pesquisas: algumas dizem que 30% perderam tudo, outras que 50% e etc. Evidentemente, não conseguiremos saber o número exato dos que chegam à falência. Mas o fato é fato: muitos que ganham dinheiro da noite para o dia, também o perdem da noite para o dia.

Mas, convenhamos: nem era preciso de pesquisas para comprovar que boa parte dos ganhadores da loteria perdem tudo. Pois é isso que a Bíblia diz:

A riqueza de procedência vã diminuirá, mas quem a ajunta com o próprio trabalho a aumentará.

Provérbios 13:11

Ou seja, ganhar na loteria (provavelmente) não resolverá problemas financeiros.

Mas, se um prêmio na loteria pode não resolver, quem sabe um belo aumento salarial? Vejamos:

Um aumento salarial não resolve problemas financeiros

Lembre-se do seu passado, lembre-se do seu primeiro emprego, do seu primeiro salário. É provável que você recebia menos que hoje. Talvez você recebesse duas, cinco, ou dez vezes menos que o valor do seu salário atual.

Embora recebesse menos, seu custo de vida se adequava (mesmo que com certa dificuldade) a seu salário. E hoje, mesmo recebendo mais, suas despesas são maiores e você continua apertado. Mas, não falo isso num tom acusativo. Falo apenas considerado os dados que dizem que a maioria das pessoas aumentam suas despesas na mesma proporção que suas rendas aumentam. Se recebem 2 mil, gastam 2 mil. Se recebem 20 mil, gastam 20 mil.

Este fenômeno social foi observado por um escritor britânico chamado Parkinson. Ele notou que nós tendemos a usar todos os recursos disponíveis. Se temos uma semana para fazer determinada tarefa, só terminaremos tal tarefa em uma semana. Se temos 20 mil para sustentar nosso estilo de vida, usaremos 20 mil, ou seja, gastaremos todo o salário de 20 mil.

Isso faz sentido? Isso já aconteceu com você? Você já passou pela situação de viver com o orçamento apertado e depois receber um aumento significativo e, após pouco tempo, voltar a ficar em apertado financeiro?

Se sim, não se condene. Isso é o que acontece com a maioria: aumentam as despesas na mesma proporção que a renda. Dessa forma, um aumento salarial acaba não resolvendo os problemas financeiros. No máximo, os disfarçam ou amenizam no curto prazo. Mas, no médio e longo prazo, os problemas voltam com força máxima para a maioria das pessoas.

Sobre isso, a Bíblia questiona:

De que serve o dinheiro na mão do tolo, já que ele não quer obter sabedoria?

Provérbios 17:16

Mais dinheiro sem uma maior capacidade em administrá-lo: não resolve. É como encher um colchão de ar furado, por mais ar que você coloque, ele sempre esvaziará com o tempo.

Bem… Mas, se um aumento salarial e um prêmio na loteria podem não resolver, então, o que resolve problemas financeiros?

O que resolve problemas financeiros?

Saber que um aumento salarial, uma doação, ou um prêmio na loteca (provavelmente) não resolverá problemas financeiros: pode parecer uma má notícia, mas, não é!

Note o seguinte, embora possamos passar por problemas financeiros causados por questões externas (um desastre natural, uma crise financeira, ou uma crise sanitária) foi constato que a maioria dos problemas que enfrentamos é causado por questões internas. Ou seja, por causa de nossos comportamentos financeiros.

Nesse sentido, o Banco Central realizou uma pesquisa e constatou que as maiores causas do endividamento são:

  • Primeira, fatos inesperados: perda de emprego, de renda, doença própria ou de algum familiar, morte de um responsável pela maior parte da renda na família, gravidez não planejada, ou separação conjugal;
  • Segunda causa do endividamento, falta de planejamento financeiro: compras por impulso, excesso de parcelas, excesso de compras e uso de linhas crédito de forma impulsiva ou descontrolada;
  • Terceira maior causa do endividamento, empréstimo do nome: onde as pessoas ficam como fiador ou pegam empréstimos em nome de outros.

Olhe bem para essas causas e perceba: todas elas só acontecem porque as pessoas não seguem os ensinamentos bíblicos sobre dinheiro.

Vejamos, por exemplo a primeira causa, que é fatos inesperados.

causa do endividamento: fatos inesperados

Fatos inesperados causam grandes problemas financeiros porque muitos não seguem as recomendações bíblicas sobre dinheiro e não criam uma Reserva de Segurança. Desconsiderando, por exemplo, o que está em Provérbios 21:20:

Tesouro desejável e azeite há na casa do sábio, mas o homem insensato os esgota.

Provérbios 21:20

Tais fatos inesperados acabam com a vida financeira de muitos cristãos que não consideram as verdades escritas em Eclesiastes 9:11 que diz que o “tempo e o imprevisto sobrevêm a todos”.

Semelhantemente, fatos inesperados podem causar problemas financeiros aos cristãos que não seguem o exemplo de José no Egito que (no tempo da fartura) poupou um quinto da produção.

Percebe? Se você segue os ensinamentos bíblicos sobre dinheiro, dificilmente os fatos inesperados gerarão grandes problemas.

causa do endividamento: Falta de Planejamento Financeiro

Vários afundam suas finanças pela falta de planejamento, por não considerarem o questionamento feito por Jesus em Lucas 14:28:

[…] qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?

Lucas 14:28

Semelhantemente, a falta de planejamento financeiro atinge aos que não seguem os princípios descritos em Provérbios:

Os planos bem elaborados levam à fartura; mas o apressado sempre acaba na miséria.

Provérbios 21:5

causa do endividamento: Empréstimo do nome

Sabemos que a Bíblia está cheia de passagens que desaconselham (ao máximo) ficar por fiador de alguém. Como exemplo, confira Provérbios 6:1-5:

Meu filho, se você serviu de fiador do seu próximo, se, com um aperto de mãos, empenhou-se por um estranho
e caiu na armadilha das palavras que você mesmo disse, está prisioneiro do que falou.
Então, meu filho, uma vez que você caiu nas mãos do seu próximo, vá e humilhe-se; insista, incomode o seu próximo!
Não se entregue ao sono, não procure descansar.
Livre-se como a gazela se livra do caçador, como a ave do laço que a pode prender.

Provérbios 6:1-5

Dinheiro Não Resolve Problemas Financeiros

Você Não Precisa De Mais Dinheiro

Dinheiro (geralmente) não resolve problemas financeiros. Ou seja, você provavelmente não precisa de mais dinheiro para resolver seus problemas financeiros. O que você realmente precisa é conhecer o que a Bíblia diz sobre dinheiro. Nesse sentido, Oséias 4:6a diz que “Meu povo perece por falta de conhecimento”.

Depois de conhecer os poderosos ensinamentos financeiros bíblicos, você precisará colocá-los em prática. Até porque, como diz Provérbios 13:16a: “Todo homem prudente age com base no conhecimento, mas o tolo expõe a sua insensatez”.

Se é este o seu desejo, conhecer e pratica o que a Bíblia diz sobre dinheiro, eu te convido a acessar o link abaixo e assistir a aula 3 chaves bíblicas para sair das dívidas, aumentar sua renda e conquistar a Independência Financeira:

Assista aqui a Aula Especial e Gratuita 3 Segredos Para Prosperar!

Forte abraço, fique com Deus e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *